25 fevereiro 2020

Resenha | Os Miseráveis - Victor Hugo


Livro: Os Miseráveis
Série: Não
Gênero: Drama
Autor: Victor Hugo
Editora: Martin Claret
Páginas: 1512
Ano: 2014

Sinopse:
Esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean — o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Os miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político.

Resenha: 
Para quem ainda não sabe esse ano estou participando do IDY, um desafio literário bem bacana que resolvi participar para me incentivar a ler alguns livros que estão parados na minha estante. E justamente meu primeiro pensamento foi que se tivesse um clássico eu ia ler Os Miseráveis. Mas como ele tem 1512 páginas resolvi começar já em janeiro para dar conta de ler até em fevereiro, que é o mês onde o desafio é um livro clássico. Mas acabei me enrolando e ainda bem que existe feriado de carnaval hehe.

E antes de mais nada quero deixar registrado o meu arrependimento ao ter comprado essa edição específica do livro. Gente que sufoco para ler. Eu pesei o livro e ele pesa quase dois quilos e meio. Agora imaginem segurar esse peso durante uma hora de leitura. Achei a edição tão maravilhosa, porque ela é, que nem pensei na hora de ler. Acho que essa edição é mais para colecionador mesmo, porque para leitor tem que ser uma edição dividida. Se pensar que um livro tem em média 300 páginas, seriam cinco livros em um.

E ele é até divido em cinco partes mesmo. Não sei sobre as outras edições, mas eu acabei comprando uma que pode ter feito com que eu não apreciasse a história como deveria. Antes de começar a história em si temos um apanhado sobre o autor e eu que ainda não conhecia nada sobre ele, mesmo já tendo lido O corcunda de Notre-Dame, fiquei surpresa em saber que ele contagiou grandes nomes da literatura nacional como José de Alencar, Castro Alves e Machado de Assis.


E além do peso do livro outra coisa que me incomodou bastante foi a linguagem. Eu vi algumas pessoas que já leram outras versões da história dizendo que nessa edição a linguagem está bem mais fácil. Se essa é a mais fácil fiquei pensando como seria a dificil então. E outra coisa que quase me fez desistir da leitura foram os "detalhes". O autor tem as mesmas características do Stephen King, um autor que eu nunca gostei de ler por causa do tanto que ele enrola para chegar ao ponto.

As primeiras cem paginas do livro são bem maçantes. Tem um capitulo inteiro onde ele descreve a casa de um dos personagens, o bispo de Digne. Outra hora descreve o funcionamento dos esgotos na cidade (18 páginas). E assim segue o livro todo. Detalhes e mais detalhes de coisas irrelevantes para a história. O próprio autor diz isso em algumas passagens. Depois de ficar um monte de páginas falando sobre um assunto, ele encerra dizendo que aquilo não é relevante para a história. Porque escreveu então?

A história em si mesmo, fica até em segundo plano para o tanto de coisas que o autor aborda no livro. Inclusive para os amantes de História temos uma descrição detalhada da Batalha de Waterloo. O que não é o meu caso. E até as criticas sociais e politicas eu achei entediante pelo tanto de páginas e mais páginas descrevendo coisas que não tinham nenhuma relevância. Acredito que ele quis usar de uma história de ficção para fazer suas criticas, mas o excesso de descrição acabou tornando o livro chato e monótono.


Quando o autor focava na história o livro me prendia, eu lia páginas e páginas sem nem perceber. Mas quando eu pensava que a coisa ia engrenar lá ia ele de novo divagar por outros assuntos. E minha mente também ia, mas para qualquer coisa que não fosse o que eu estava lendo. É uma pena porque a história é fascinante, principalmente os personagens, mas com todos esses "detalhes" ela se torna chata. Mas acho que isso se deve a minha escolha de edição, porque vi algumas com 250 páginas que provavelmente tem só o essencial.

E para tirar essa má impressão que o livro deixou resolvi assistir o filme e assisti a versão que tem na Netflix. E foi outra dificuldade porque o filme é um musical, o que eu não gosto. Mas no filme temos só a história em si, o que deveria ter acontecido no livro e acabei gostando mais do filme do que do livro. E sem falar nos atores que estão maravilhosos. Quanto ao machismo presente nas palavras do autor eu vou até relevar porque esse tipo de coisa era "normal" na época em que o livro foi escrito.

Emfim, é um livro que apesar de não ter gostado tanto assim eu recomendo, porque afinal é um clássico que apesar da época em que foi escrito poderia ser uma história atual, porque a miséria é a mesma, se não pior. E temos nele uma história maravilhosa que seria um livro perfeito se não fossem as divagações do autor e o excesso de descrição em quase todas as cenas.

Nota:












15 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Que pena que a obra tenha se tornado tão enfadonha à você. Eu não li essa versão de capa dura e com todo esse peso presente neste livro aí. Eu li a versão reduzida, como você bem mencionou na resenha com a estória em si. E para este que vos escreve me agradou, pois encontrei uma estória fascinante e muito bem escrita, apesar de toda as mazelas que nela apresenta. De todo modo, concordo com sua visão no que diz respeito ao entendimento da obra, este clássico não é para todo tipo de leitor, principalmente essa versão que você possui, pois nela existem muitos detalhes que tornam a leitura maçante. Adorei saber sua opinião sobre o livro. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil! Coragem encarar este livrão. Eu, sinceramente, não tenho vontade de ler. Um colega está lendo e reclamou das mesmas coisas que você do excesso de descrições e divagações. Atualmente procuro histórias mais objetivas, então não é para mim.
    Só o King ainda me prende em suas viagens.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oii, como vai?
    Estou lendo uma obra do autor também, O Corcunda de Notre Dame e acho que ele consegue enrolar mais do que o King nas descrições porque eu costumo gostar disso mas no meu caso está sendo bem maçante até agora. Eu vi o filme desse livro e acho que por isso que não peguei OS MISERÁVEIS aidna para ler, achei o filme bem chatinho. rs

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, eu ainda não consegui encarar o livro, mas pretendo, um dia rs A adaptação para o cinema me agrada, mas acredito que a obra original seja mais rica.

    PS: O conde de Monte cristo é do Dumas, né?

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada por avisar. Na verdade pensei em um e escrevi outro. Era O corcunda de Notre-Dame hehe

      Excluir
  5. Oi, Sil
    Já tive vontade de encarar essa leitura, mas eu já li uma versão menor do livro pra escola e eu super gostei, então não vejo muito sentido em embarcar nesse livro sendo que ele não entrega nada demais do que o menor. Mas é sempre legal falar que leu 1500 páginas KKKKKK
    Beijo!

    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bom?
    Tá ai um livro que eu tenho muita curiosidade por motivos de adorar a história e as adaptações e tudo mais, mas tenho também MUITA preguiça de tentar ler. Não só pelo fato de ser gigantenorme, mas porque a narrativa parece bem o tipo que você comentou, com enrolação e tédio em momentos que não precisava e_e
    Quem sabe no futuro? HSAHUASHUASHUASUHSHUA

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro quando era adolescente e fiquei apaixonada pelas histórias que ele conta, embora ele tivesse realmente muita enrolação, quando você termina é aquele BUM.
    Amei a resenha e esse livro diferentão <3

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvana.
    Você foi corajosa! Eu nunca tive vontade de ler essa história, nem mesmo quando mais nova e era muito lida por amigos na escola. Quanto ao filme, eu tentei assistir mas achei chato e desisti. Enfim... Uma pena que a leitura não funcionou pra você, pois sei que isto é frustrante pra gente.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Oii Sil
    Tenho muito interesse em ler alguns clássicos, mas confesso que Os Miseráveis não é um deles. Só pelo tamanho já fico desanimada. Sem contar que livros com descrições demais me fazem abandonar de cara. Eu gosto muito de críticas sociais e fatos históricos nos livros, acho que ficam bem completos. Mas ainda assim, não sei se leria esse.
    Beijos
    Apaixonada por Palavras

    ResponderExcluir
  10. Meu deus que edição monstruosa! hahaha é uma pena que o livro tenha se tornado uma experiencia tão cansativa, tenho certeza que a história de fato é incrível. Tenho vontade de ler, mas vou começar pela versão mais curta e quem sabe se um dia me der coragem encaro esse livrão (aliás, que capa maravilhosa!) hehe
    Ótima resenha <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil

    Eu li It apoiando no braço do sofá, então faria o mesmo com esse para não ficar com uma tendinite. Hahahaha
    Que pena que foi um texto tão prolixo... descrever o sistema de esgoto foi demais! Hahahaha
    Eu já assisti a adaptação e gostei, mas gostaria de ler a história pelo peso do clássico mesmo, sabe?
    Porém, não farei isso tão cedo.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. eu AMO essa história, já vi vários filmes, mas ainda nao peguei de fato o classico pra ler, os classicos tem mesmo essas enrrolações que as vezes cansam mas msm assim eu gostaria de ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, tudo bem?
    Adorei a sinceridade da sua resenha. Quando criança, li uma versão adaptada pra escolas desse livro, bem curtinha. Na adolescência descobri que ele era gigante assim e desisti, não tenho paciência rs. E, assim como você, não curto excesso de descrições (fico com sono), o que também me faz evitar o Stephen King.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Eu já te disse o quanto você me inspira?
    Essa versão de Os Miseráveis é a versão que quero ler, mas já sei que terei dificuldades. Gosto bastante da história tanto pelo filme como por um teatro que fui uma vez, agora preciso tomar coragem e ler. Vai ser uma longa e lenta jornada que preciso me arriscar!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo