03 abril 2020

Resenha | A Luneta Âmbar - Philip Pullman


Livro: A Luneta Âmbar
Série: Fronteiras do Universo #3
#1 - A Bússola de Ouro
#2 - A Faca Sutil 
Gênero: Fantasia/InfantoJuvenil
Autor: Philip Pullman
Editora: Suma
Páginas: 504
Ano: 2017

contêm spoilers dos livros anteriores. 

Resenha:
No final de A Faca Sutil, Will volta para o acampamento e descobre que Lyra desapareceu. E logo no começo de A Luneta Âmbar já descobrimos o que aconteceu com ela, foi levada novamente por sua mãe, a Sra Coulter. Lyra está sendo mantida adormecida em uma caverna perto de uma aldeia no Himalaia, o que gera a desconfiança dos moradores locais, principalmente de Ama, uma garotinha ainda mais nova que Lyra. Mas Lyra não está apenas adormecida, enquanto dorme ela está visitando o mundo de sombras onde ela encontra Roger que implora por ajuda. E Lyra promete que vai salvá-lo daquele lugar, já que ela tem certeza de que Will e Iorek Byrnison logo vão chegar até ela.

Já Will decide que não vai levar a Faca Sutil para Lorde Asriel antes de encontrar Lyra e descobre que consegue viajar entre todos os Universos e não somente entre o dele e Cittàgazze. Na companhia dos anjos Balthamos e Baruch eles entram no mundo se Lyra. E eles quase não conseguem atravessar porque são atacados pelo anjo Metraton, o Regente que está no comando desde que a Autoridade entrou em reclusão. Mas eles conseguem e Will encontra com Iorek Byrnison e seu exército de ursos que também está à procura de Lyra. Porém os dois não são os únicos, tanto lorde Asriel, como a Igreja, enviam pessoas para encontrar a garota. Resta saber quem vai chegar até ela primeiro.

E enquanto nosso heróis seguem seus caminhos, a Igreja finalmente descobre tudo sobre a profecia referente a Lyra, que ela será a nova Eva e vai desencadear novamente a queda, e envia um assassino para matá-la. Mas esse assassino não deve procurar Lyra e sim a Dra. Mary Malone, que desempenhará o papel da serpente na vida de Lyra. Mary está estudando o pó no mundo dos mulefas e cria um objeto para conseguir vê-lo, a Luneta Âmbar. Tudo está se encaminhando para um fim, cada um já está em seu posto preparado para essa guerra que vai decidir o destino da humanidade. De que lado você vai ficar?

"Temos que ser todas essas coisas difíceis como ser alegres, e gentis, e curiosos, e corajosos, e pacientes, e temos que estudar e pensar, e trabalhar com afinco, todos nós, em todos os nossos mundos diferentes, e então construiremos..."

Eu comecei essa trilogia com altas expectativas, afinal o mundo criado pelo autor é muito interessante, principalmente a parte sobre os daemons. E poderia ter sido uma história de fantasia com uma aventura perfeita se o autor tivesse focado nisso e não misturado e até mesmo baseado todos os "segredos" da história em suas criticas pessoas contra a Igreja, já que ele é um ateu declarado. Eu sou evangélica e sempre me abstenho de julgar livros onde existem esse tipo de conteúdo, até prefiro não ler, afinal cada um tem o direito de criticar o que quer que seja. Mas quando a critica é feita até mesmo em forma de deboche como aconteceu nessa trilogia, eu não posso relevar.

A sensação que tenho ao terminar a trilogia é a mesma que tive quando terminei de ler a série Fallen. Aquele gosto de que li um monte de baboseira e que perdi meu tempo ao ler os livros e meu dinheiro ao comprar eles. Sinceramente se eu soubesse que ia ser dessa forma eu nem teria começado a ler. Decepção é a palavra para descrever o que eu estou sentindo agora. Mas decidi ainda assim dar uma nota na média para o livro porque se tirar isso, é uma história interessante e se for olhar para ela superficialmente e termos uma visão de uma história totalmente voltada para um publico juvenil, ela será uma aventura gostosa de acompanhar. Mas mesmo olhando por esse lado, esse terceiro livro ainda é o mais fraco e deixou bastante a desejar em relação aos outros.

Para começo de conversa, os dois primeiros livros tem na média 300 páginas. Esse terceiro tem 500. É muita página para pouca história que ele tinha para contar. Então fatalmente temos páginas e páginas de pura enrolação e com assuntos e conversas desnecessárias. Eu geralmente leio um ultimo livro de alguma série ou trilogia desse tamanho em dois dias e nesse demorei cinco. Achei que nunca ia terminar de tão chato que estava. E outra coisa que não entendi foi o título do livro porque nos dois primeiros os objetos citados foram essenciais na história, diferente do que aconteceu nesse. E sem falar que os dois protagonistas ficaram esquecidos boa parte do churrasco. E todo o progresso que havia sido feito com a Lyra, nesse teve um retrocesso. O amadurecimento conquistado no segundo livro, nesse foi por água abaixo.

E o personagem mais interessante da trilogia a feiticeira Serafina Pekkala teve somente algumas pequenas aparições nesse terceiro livro. Até os vilões que brilharam nos livros anteriores também não passaram de meros coadjuvantes nesse. Infelizmente a ideia era muito boa, mas não foi conduzida perfeitamente no papel como o autor imaginou na cabeça dele. Talvez por isso ele resolveu escrever uma nova trilogia dese universo, talvez para consertar os erros que ele cometeu na trilogia. E como já li o primeiro livro eu posso dizer que gostei muito mais de O Mundo de Sombras do que de Fronteiras do universo. Mas essa é somente minha opinião, tanto que só vejo elogios aos livros. Por isso leia e tire as suas conclusões.

Nota:









13 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Pena que a trilogia não funcionou para você. Pra mim ela é uma das melhores fantasias escritas e uma das favoritas da vida.
    Não lembro de muita coisa porque faz anos que li, mas esse ano pretendo reler.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!

    Não li nada da trilogia ainda, mas pelo visto o final te decepcionou um pouco :( realmente, de 300 pra 500 páginas é um pulo grande, ainda se contasse com um grande desfecho que justificasse isso, mas pelo visto não é o caso, foi só pra encher linguiça mesmo. Uma pena!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,
    Decisão tomada, vou deixar essa série passar.
    Não estou conseguindo me apegar a muitas fantasias ultimamente, então quando pegar uma, tem que ser algo certeiro, não uma com tantos altos e baixos.
    P.S.: Eu nem consegui terminar Fallen ainda, então acho que entendo sua comparação, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil como vai? Que pena que a leitura não tenha funcionado tanto para você. Eu não li esta trilogia, mas já li outros livros do autor e amei. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bom?
    Putz, que pena que a trilogia não funcionou pra ti D: eu sou apaixonada nos dois primeiros livros mas um acontecimento ali no finzinho do 2 me partiu tanto o coração que não achei coragem pra terminar a série ainda HUHUSAHUSAHUSAHUSAHUSAHUSA
    Desse ano não passa, tho!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Essa eu deixo passar, não achei muito empolgante pelo que li na resenha. Vou optar por assistir a série e ver se desta forma a história me atrai mais.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha dito de outra vez que não tinha lido e nem leria essa trilogia, por já saber como ele trata certos assuntos. Concordo contigo que é muita página para pouco assunto, mas acho que seria típico dos autores que se tornam "famsoinhos", mas os livros são uma bela porcaria. Um apena, pois só o nome chama atenção de algo que deveria ser incrível. =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  8. Só li o primeiro da trilogia até agora em preparação a série da HBO e eu notei mais as críticas à religião na série do que no livro e não fiquei com a sensação que cairia para o lado do deboche e sim que seria mais uma homenagem, que estranho!
    Fallen eu não passei dos 20% do primeiro livro ahsuahuahsuasuhaus

    Abraços
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. as capas desses livros sao mt lindas! que pena que esse terceiro livro acabou desandando um pouco

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil.
    Apesar de ser católica gosto bastante de críticas a igreja e a maneira como ela se porta a determinado assuntos, principalmente as sanções e ideologias massivas. Sinto que ficaria dividida por esse livro. Se parte de mim iria gostar das críticas — como nas obras do Dan Brown — a outra parte se sentiria incomodada pelo deboche. Fico na dúvida se leria. Ainda mais com uma finalização de 500 páginas.
    Beijos
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem? Eu achei o terceiro livro muito arrastado, por isso ainda prefiro o segundo livro. De modo geral, eu achei uma boa fantasia, com boas críticas, mas uma pena que não tenha funcionado pra você, acontece....

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. É muito chato quando isso acontece. :( Também não gosto quando o autor enrola, mas espero que essa nova trilogia tire essa impressão ruim! E acho que cada um pode ter a sua opinião e tal, mas realmente é muito chato quando é feito com desrespeito!
    No mais, eu achei essa capa bem bonita. :) Espero que venham mais leituras legais!!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil. Tudo bem?
    Estou interessada nessa trilogia há muito tempo, quero também saber como desenrola esse universo. Que pena que não funcionou com você, sempre tem algum livro ou outro que não é legal por mais que queremos, né?

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo