14 julho 2018

Falando Sobre...

... parcerias.



Lá vou eu novamente para mais um desabafo. Dessa vez o assunto é parcerias, principalmente com autores nacionais. Antes de mais nada vamos definir o que é parceria. Achei várias definições, mas a que mais aparece é essa: Uma parceria é um arranjo em que duas ou mais partes estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns.

Bom deu para perceber que é um acordo, no caso entre o blog e o autor/editora em busca do mesmo interesse, no caso divulgar uma obra. Para quem acha que parceria é sinônimo de livro de graça está muito enganado. Acho que a maior parte dos leitores de blogs literários é formado por blogueiros, que entendem bem sobre o assunto, mas ainda temos uma grande parcela de leitores que não entendem esse conceito. 

Graça quer dizer um favor imerecido, e nós os blogueiros fazemos e muito por merecer receber um livro para resenha. Então não é nada de graça não. Primeiro, você só vai ter uma chance de ter uma parceria se seu blog tiver um bom layout, o que custa muito caro para quem não sabe fazer o seu próprio. Segundo, como dizem, tempo é dinheiro e manter um blog custa muito tempo. Tempo para ler os livros, tempo para escrever as resenhas, tempo para deixar a postagem apresentável com fotos e imagens atrativas, tempo para revisar a postagem, e ainda assim sempre acaba passando um erro ou outro, tempo para divulgar a postagem e tempo para ir nas postagens dos amigos blogueiros, retribuir o comentário e ler o que eles escreveram e escrever um comentário condizente com a postagem.

Então já deu para ver que esse conceito de graça não é bem assim. E no caso do autor/editora, eles estão tendo uma divulgação que se fosse paga seria bem mais cara do que ceder um livro ou um e-book para o blogueiro. E ainda mais que é uma divulgação para um público específico, porque quem lê blogs literários é porque gosta de ler e compra livros. 

Então antes de entrar no que realmente é o objetivo dessa postagem, quero deixar um recadinho para alguns blogueiros. Valorize seu trabalho. Não se sujeite a qualquer coisa por uma parceria que vai te dar um livro por mês, coisa que você pode muito bem obter sem ter que ficar divulgando horrores os parceiros e ainda mais em alguns casos sem poder expressar sua real opinião por medo de perder a parceria. Inclusive fiquei sabendo essa semana de uma editora que mandou um contrato para os parceiros assinarem dizendo que não podiam falar nada negativo dos livros deles nas resenhas. Absurdo! E aqui entra o que eu quero realmente falar com essa postagem.

Desde que criamos o blog lá em 2012, um de nosso objetivos sempre foi incentivar a literatura nacional. Mas isso está ficando cada vez mais dificil porque eu particularmente já estou cansada de algumas atitudes de alguns "parceiros" que só se lembram da parceria na hora de cobrar alguma divulgação e resenha e que querem sempre ter seus livros avaliados com nota máxima e quando isso não acontece tenho que ficar dando inúmeras explicações do porque não gostei desse ou daquele ponto do seu livro.

Sinceramente já estou cheia disso. Você que é autor lembra que antes de ser um autor você é um leitor e que não gostou de todos os livros que você leu na vida? Pois é, eu também não. Vocês que acompanham o blog a mais tempo sabe que nunca fui desrespeitosa com nenhum autor por aqui. Sempre que escrevi alguma resenha negativa eu expliquei porque e sempre salientei que cada um tem um gosto e que eu posso não ter gostado, mas outra pessoa pode amar.

Por isso tomei uma decisão um tanto drástica. Vou manter apenas algumas parcerias que são autores que me respeitam como eu os respeito. E para futuras parcerias vou pensar muito antes de aceitar. Tem autores nacionais que tenho prazer em dizer que são parceiros do blog. Eles enviam material de divulgação antecipadamente, não envia hoje e quer que eu publique amanha, leem a resenha, comentam e ajudam na divulgação. Tem autor que fica enchendo o saco para eu fazer a resenha e quando publico nem vem no blog comentar. Acho um absurdo isso.

Por isso de hoje em diante vou manter parceria apenas com quem eu realmente tenho prazer de ser parceira. É claro que existem exceções e vou citar aqui de autores que mesmo eu não tendo gostado do livro e tendo entrado em contato para dizer que a resenha seria negativa e se eles preferissem eu não publicaria a mesma, eles disseram que não, que eu podia publicar o que eu realmente tinha achado do livro, como é o caso do autor Elias Flamel. Minha admiração pela atitude. 

Entre os autores que quero manter a parceria estão a Alana Gabriela, Bianca Gulim, Denise Flaibam, Layla Casanova e a Mari Scotti. Citei essas porque são as que estão sempre lançando livros, mas tem alguns outros que também sempre que precisar estou a disposição. 

Enfim, esse é meu desabafo. Cansei de passar raiva com autores que não aceitam que não é todo mundo que vai gostar do que eles escreveram. Antes de tudo sou leitora e como leitora tenho o direito de não gostar de todos os livros que vou ler. E como blogueira tenho o direito de não gostar de algum livro mesmo que ele tenha sido "de graça" como visto por alguns.

E você o que pensa sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários.




20 comentários:

  1. Oi Silvana, eu estou nos dois lados da moeda, por assim dizer.
    Sou blogueira desde 2012 e sou autora desde o ano passado. Realmente é muito dificil para ambos os lados, como blogueira é MUITO trabalho manter um blog, divulgar, fazer posts realmente bons - não aquelas resenhas-resumo - e tudo mais. Como autora, especialmente no meu caso, que sou bem iniciante, é muito dificil porque ainda não tive qualquer retorno financeiro para poder mandar brindes e afins. Mas justamente por isso eu sempre deixo minhas parceiras completamente livres. Muitas me deram já notas de 2,5 ou 3 e eu jamais contestei qualquer nota, apenas li suas resenhas, fiz anotações do que melhorar e relevei. Afinal, nem sempre o meu livro vai agradar todo mundo, assim como nem todo livro me agrada, como você mesma disse!
    É muito interessante esse seu post justamente para ter que deixar o óbvio ainda mais evidente! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Oi
    menina só li verdades, eu também ando pensando bem nas parcerias nacionais, até porque muitos autores não aceitam bem uma resenha negativa, não ofensiva mas comentando dos pontos negativos, afinal só porque somos parceiros não somos obrigados a gostar de uma leitura. Por isso a maioria dos Nacionais que ando lendo são os e-books que baixo no amazon sem compromisso nenhum com o autor. Eu adoro as parcerias Alana, Denise e Layla, realmente elas sempre passam o conteúdo da divulgação com antecedência.
    Além disso tem parceiros que não divulgam nem o link das resenhas de seus livros.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii Sil

    Senti raiva de ler teu desabafo, porque teu desabafo é um eco no sentimento de todos nós blogueiros, a gente vai engolindo calado, porque não quer causar mal estar, quer manter o clima cordial mas realmente tem horas que não dá mais pra calar, porque a gente se sente desvalorizado, abusado, explorado.
    Eu não faço mais parcria com autores, infelizmente fiquei assim de radical depois de algumas péssimas experiências. Teve autor que literalmente me usou pra ajudar a divulgar a obra e depois sumiu, nem obrigado. Tem autor que ficou bravinho por causa de resenha negativa (sendo que a gente avisa que nosa opinião vai ser sincera, não é negociável!), enfim, passei tristeza mesmo literalmente e por isso decidi não fazer mais.
    Denise é uma fofa que adoro, não sou nem parceira mas sempre que dá leio os livros dela porque amo a escrita e o talento dela simplesmente, o fato de ela mesma ser blogueira, assim como as outras citadas ajuda pra que entendam e respeitem mais, pois tb conhecem "o lado de cá", mas elas são exceções, triste isso, porque deveriam ser regra.
    Isso da editora cobrar resenha ainda não sei, comigo nunca aconteceu e até aqui as editoras com quem mantive e mantenho parcria tem sido muito agradáveis, mas se uma editor realmente teve a coragem de mandar contrato pra forçar (ou calar) a opinião sincera de blogueiro, aff, essa editora não merece respeito, de nenhum de nós.
    Estou contigo no teu desabafo, palavra por palavra, te apóio 100%, e quem te acompanha realmente sabe do teu profissionalismo e respeito em cada resenha, até mesmo quando é necessário criticar.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil
    Você falou uma coisa que eu queria até mesmo ter comentado antes aqui. Eu acho um saco quando o autor parceiro fica te cobrando como se você estivesse tendo muita "sorte" por ele ter escolhido enviar seu livro pra você. Por exemplo, tem uma autora mesmo que até hoje não li o segundo livro dela porque simplesmente não consegui. O livro não me chama atenção, e eu vou fazer o que? Tentar engolir ele goela abaixo só porque foi cedido em parceria? Acho que todo mundo tem seus momentos e infelizmente não rolou, ninguém pode me obrigar a ler algo que eu claramente não quero só porque temos prazo com parceiros, e eu vejo que alguns autores não conseguem entender isso. Eles acham que é pouco caso que fazemos sendo que na verdade a gente tá se esforçando ao máximo pra conseguir fazer a resenha.
    Eu também vi uma autora no twitter falar mal de uma blogueira porque ela deu uma nota ruim pro seu livro. Nunca vou me esquecer isso porque eu simplesmente me senti enojada, sendo que veio mais outras blogueiras ajudarem a meter o pau na guria que não tinha gostado do livro, como se fosse anormal não ter a mesma opinião.
    Por isso eu também não faço mais parcerias. Eu leio somente os livros que quero assim como só me interesse em livros de gênero que leio, porque sei que vou conseguir ir até o final. Mas fazer o que... a gente ainda é desvalorizada porque tem autor que acha que só sabemos escrever, sem precisar fazer nada, e ainda dizem que não apoiamos a literatura nacional.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Mulher, que desabafo! Acho que representou praticamente todos os blogueiros.
    Ainda bem que eu nunca tive problema com meus autores parceiros. OK que tem alguns que sumiram nesse mundão, mas outros - como todas essas que você citou que vai manter a parceira - são autoras que sempre estou em contato e admiro muito o trabalho.
    Quando eu criei o blog, eu tinha em mente em não fechar parcerias justamente por esse detalhe da resenha negativa. Essa semana fiquei sabendo de uma editora que praticamente proibiu os seus parceiros de fazer resenha negativa. Gente, e onde fica nossa liberdade de opinião? Eu mesma sou uma pessoa que falo o que acho da história, seja bom ou ruim, então numa parceria dessas eu já diria bye bye porque eu não iria me sujeitar a esse tipo de censura.
    MBeijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Você está certíssima em tudo o que falou. Eu nunca tive problema com os meus parceiros, mas já vi muitos colegas que receberam reclamações por ter postado uma resenha negativa. Por mais que deve doer ver uma pessoa que não gostou do que você escreveu, isso deve servir como forma de melhorar, né? Sem falar que quando eu escrevo uma resenha negativa e é de um autor brasileiro (parceiro ou não), eu tomo o maior cuidado na hora de falar do que não gostei e do que gostei, para não ofender. Isso ninguém nota, né?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem?
    Acho que você está certíssima em ser criteriosa.
    Tem autor que nem divulga a resenha que você fez, sabe. Vacilo. =/
    E eu nunca aceito parcerias que preciso pagar pelo livro. Afinal, já estou "alugando" meu espaço!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oie Sil =)

    Eu revi a questão de parceria final do ano passado. Com autor nacional a muito tempo não faço parceria justamente por que alguns não sabem lidar bem com avaliações não tão positivas e não quis mais passar stress com isso.

    Porém, com editoras também cancelei as parcerias fixas e estou só com as de ação. Percebi que muitas vezes estava lendo um livro por "obrigação" e com isso estava perdendo a vontade de ler. Hoje leio os livros que quero, no ritmo que quero sem ter a necessidade de resenhar ou não. E tipo, posso garantir que é libertador.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  9. É um assunto delicado mesmo. E super concordo com você. Já tive a época de aceitar tudo quanto é parceria. Mas hoje tenho só as que quero mesmo, mas acho que a gente tem que passar infelizmente pelos dois lados para se dar conta do quanto nosso trabalho tem que ser valorizado.
    Já recusei parceria com editoras que pediam post todo mês.. ou que cobravam coisas de mais. Elas tem direito de cobrar, mas só o que é cabível.
    Sobre autores nacionais. concordo com você. É difícil.. a gente quer incentivar, mas tem uns que só se puxam para trás.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Me identifiquei muito com o seu texto, quando uma marca entra em contato comigo e aprecia e valoriza o meu trabalho até me surpreendo, porque parece que ninguém valoriza o nosso trabalho por pensar que ele é fácil demais. Mal sabem o trabalho que da!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!! Eu nunca tive grandes problemas com editoras e nem autores parceiros, mas este ano o blog pegou muitas parcerias e descobri que algumas não são vantajosas, daí não pretendo renovar, acontece. Quanto a contrato achei um abuso, ainda bem que nunca peguei uma parceria assim, credo! No mais, acho que a gente precisa selecionar melhor porque o blog dá trabalho demais e não podemos perder o lado divertido de tudo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Eu não falo necessariamente sobre livros, mas já tive uma experiência ruim com isso, acredita? No começo, meu blog falava também sobre livros (um dia volto à falar sobre) e uma autora entrou em contato comigo e eu, empolgada, aceitei seu livro de bom grado. Pois bem, eu li e não gostei e falei de forma respeitosa que não havia gostado mas que quem curtisse seu tema era pra se aventurar. Foram três emails explicando que eu não havia gostado e porquê e ela terminou falando "Mas você lê outros livros que são piores" UÉ, quem é ela pra julgar o meu gosto? Não a tratei com desrespeito e não sou obrigada à gostar!
    E com a área de moda e beleza é assim também, eu já recusei parcerias por isso (além de estar ficando mais chata e decidindo cobrar por certas coisas). Mas essa galera só nos vê como meio de divulgação e por isso temos que ser positivos, salvos uns e outros como você mesma disse.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil! Eu não sabia dessa do contrato, mas fico imaginando se é uma determinada Editora que gosta de pedir divulgação toda semana e várias ações especiais. Eu concordo com você, que antes de autor, a pessoa deve ser um leitor e com certeza não gostou de tudo que leu na vida. Gosto é gosto e deve ser respeitado, se você não curtiu, outro pode curtir. Ter blog é muito trabalhoso, nada é de graça não. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil

    Está certíssima no seu desabafo! Eu até hoje não tive nenhum problema com nenhum parceiro, mas conheço muitos blogueiros amigos que tiveram. Essa coisa de achar que a gente tem que amar porque eles deram "de graça", entre aspas, como você bem salientou, é lamentável!
    Até hoje eu lembro de uma autora nacional cujo livro dela não curti. Ela não era minha parceira, o nome dela é Neiva Merielle, e ela viu minha resenha no Skoob. Pois ela foi no blog e me deu parabéns por falar minha opinião sem ofendê-la, ressaltando os pontos que eu curti mesmo sem ter curtido o livro como um todo... não poderiam ser todos assim?
    E fora o descaso, quando a gente publica a resenha e nem se dão ao trabalho de comentar... divulgar... é muito chato!
    E sobre essa editora que queria fazer as pessoas assinarem um contrato: nada a declarar! --*

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Adorei e super concordo com seu texto.
    Sei que editora foi e fiquei super decpecionada porque foi uma das primeiras parcerias do Obsession e ficamos anos juntos.
    Sobre os autores, eu criei uma política de parceria lá no blog que ressalta que devem pesquisar o conteúdo antes de solicitar e respeitar opinião. Desde então, nem ando recebendo mais pedidos kkkkkkkkkk o que leio de nacional é de parceria com editora ou da Amazon, que pego. Graças, que ainda não tive nenhum problema.
    MAS, não me ache creepy HAHA, mas até hoje não esqueço de uma resenha nacional que li aqui e você avaliou de forma super positiva. Passando pelos comentários, vi o da autora que preferiu focar só na ressalva que você fez. Eu confesso, que fiquei meio traumatizada com ela. Tenho vários livros dela no Kindle e até hj tenho receio de ler e ela vir fazer textão no meu blog hahaha.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  16. Oi, Silvana! Estamos vivendo um momento bem complicado. Depois do boom do youtube e dos youtubers e booktubers, muitas pessoas encontraram um meio de ler e saber das coisas mais rápido. Estamos na era do imediatismo. Logo, nós que ainda mantemos o blog não somos valorizados, já que uma pesosa ao invés de ler um grande texto, podem ler um vídeo e está tudo OK. Então, vem aquelas velhas frases ridículos sobre blogueiros não fazer nada. Cara, como não? |VocÊ bem citou muitos dos nosso esforços. Escrever coisas coerentes e com qualidade não é fácil. Ninguém escreve um texto em cinco minutos para achar maravilhoso. E tem a questão to tempo e fotos também como você disse. Sendo assim, realmente não fazemos nada de graça e o que cada um de nós devemos fazer manter nossa fidelidade. Não vejo muitos retornos de muitas editoras no quesito divulgação dos blogs, por exemplo; a não ser que você seja famoso e faça videos. Isso é revoltante. A gente tenta dar chance aos novos autores e coisas como essa acontecem. Precisamos lidar com mais profissionais de verdade.

    Foi bom seu desabafo e sinceridade.

    Bjão,
    Diego França | Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil!
    Acho que só pelos comentários que estão rolando na sua postagem, podemos ver que não é um desabafo só seu, não é?
    Gostei muito da forma como explicou as coisas porque deixou muito claro, principalmente a questão das coisas "de graça". Além de tudo o que você falou, me irrita quando o outro acha que nosso trabalho não serve para nada, pois isso é ridículo. Para termos um blog com parcerias, precisamos de visualizações e sabemos que não é fácil tê-las, então além de tempo para ler, escrever, precisamos estar constantemente em um trabalho para que o blog continue "relevante".
    No ano passado, o Magia é Sonhar fechou muitas parcerias com autores e passei por situações ridículas, do tipo: uma autora que eu divulgasse, falando bem do livro, sendo que ela nem tinha enviado. Quando me recusei a fazer isto, ela ficou brava e desfez a parceira (isso foi até bom). E isso foi o de menos dentre tantas outras situações. Porém, neste ano não realizei parcerias com escritores novos, só com alguns que eu já tinha. Pelo menos por este ano, eu só realizo parceria com o livro, sem relação nenhuma com o escritor, se el quiser, envia o livro, leio e resenho. Tem alguns autores que acha que porque lemos um livro deles, temos que fazer das nossas redes sociais um lugar só de divulgação deles.
    Eu ainda tive a sorte de realizar parcerias, em maioria, com autores bons, que sabem valorizar o nosso trabalho e posso citar aqui a Soraya Abuchaim, Helena Andrade, Diana Scarpine e outras. São autoras que foi e é realmente maravilhoso trabalhar com elas.
    Infelizmente, levar um blog para frente, custa dinheiro, tempo, dedicação e muito mais e na verdade, pelo menos comigo, não tenho nenhum retorno financeiro, então receber um livro de um escritor por uma divulgação com um bom número de visualizações não é como receber um presente.
    Enfim, acho que falei demais aqui porque este é um assunto que me incomoda também e que às vezes é preciso desabafar. Concordo totalmente com a sua atitude.

    Beijos,
    Magia é Sonhar
    Conheça Nosso Canal

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil
    Que texto maravilhoso, acho que todos aqui se identificaram e já passaram por alguma situação dessas citadas. No inicio do meu blog eu tinha muitos autores nacionais como parceria e sim já tive problemas com um autor que queria que eu postasse coisas toda hora e no fim eu cancelei a parceria, sem nem ao menos ter recebido o livro para leitura.
    Hoje em dia eu quase não aceito mais parcerias com autores, eu primeiro avalio, vejo se o livro é do gênero que gosto e se me identifico fecho a parceria.
    Adorei sua explicação sobre parcerias.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá Sil,

    Parabéns pelo excelente texto, concordo plenamente com tudo que disse, já divulguei autor nacional e ele nem comentou e nem agradeceu, quando critiquei piorou, gostei da atitude da Faro Editorial, critiquei um livro deles e eles não ficaram chateados, só não divulgaram como normalmente fazem...é isso aí....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil, como vai?
    Você comentou sobre este desabafo lá no blog e eu tinha que passar por aqui para conferir.
    Quando comecei o blog em 2011, não tinha nenhuma pretensão a não ser de falar sobre o que amo e conseguir incentivar cada vez mais pessoas a descobrirem este mundo maravilhoso da leitura. Aos poucos fui fazendo amizades no meio literário e começaram a surgir as parcerias com autores nacionais. Mas começaram também muitos problemas. Uns não aceitavam a opinião sobre os livros, outros não sabiam nem mesmo agradecer ou ajudar a divulgar seu próprio livro e por mais que eu seja a favor e ajude muito a Literatura Nacional fui cansando e acabei por desistir. Já tem uns 3 anos que não faço mais parcerias com autores nacionais e foi a melhor decisão que tomei. Leio o que quero, quando quero e só resenho se achar que vale a pena. Só mantenho algumas parcerias com autores que estão comigo desde o início e os quais já se tornaram amigos. Quanto as Editoras também venho diminuindo as parcerias a cada ano, pois também acabava ficando com muita cobrança e andava estressada e a leitura começou a ficar como obrigação e não prazer. Ando preferindo as parcerias de lançamentos, pois não tenho a obrigação de resenha, somente de divulgar.
    Enfim adorei seu texto, foi perfeito! Temos que ser mais unidos, mais profissionais e sempre nos valorizarmos, porque manter um blog dá trabalho e muito gasto.
    Bjus
    www.doceseletras.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo