17 julho 2018

Resenha | As Elizas - Sara Shepard


Livro: As Elizas
Série: Não
Gênero: Suspense
Autora: Sara Shepard
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 384
Ano: 2018

Resenha: Eliza Fontaine está hospedada no Tranquility Resort, mas quando acorda não consegue reconhecer o quarto do hotel. Mas também ela não não lembra muita coisa do dia anterior. Algumas cenas vem a sua mente, como ela esvaziando o minibar do quarto, mesmo tendo prometido a sua família que não iria mais beber após a cirurgia. É então que Eliza vê sua mãe, sua meia irmã e seu padrasto e ela percebe que está em um quarto de hospital. Quando pergunta o que está acontecendo, Eliza vê a cara de decepção que sua mãe faz, e seu padrasto diz que ela foi encontrada no fundo de uma piscina. E quando Eliza pergunta se a pessoa que a empurrou lá dentro foi encontrada, eles dizem que ela pulou e chamam a enfermeira que coloca Eliza para dormir.

Quando acorda Eliza não se conforma por ninguém acreditar que ela foi empurrada. Mas devido a seu histórico, não é surpresa que ninguém acredite em sua versão, já que essa é a quinta vez que Eliza tenta se afogar, e a quarta em uma piscina. Mas Eliza sabe que dessa vez foi diferente. As outras vezes foram antes do tumor pressionando sua amígdala ser descoberto e operado. E como nem sua família, nem a policia acreditam nela, Eliza decide investigar por conta própria e sua primeira atitude é falar com Desmond, o homem que a tirou da piscina e prestou os primeiros socorros. Desmond é um ator que interpreta Júlio César em uma feira e quando Eliza fala sobre suas suspeitas ele diz que acha que pode ter visto alguém fugindo da piscina.

E enquanto tenta lembrar o que realmente aconteceu, o lançamento de seu livro As Dots se aproxima. Eliza escreveu o livro logo após a cirurgia e é sobre uma garota, Dot, que tem um tumor no cérebro e sua tia Dorothy, que por vezes faz o papel de mãe, já que sua mãe só trabalha o tempo todo. A agente de Eliza acha que ela se jogou da piscina como um golpe de marketing, para alavancar as vendas do livro que está em pré-venda. E funcionou. E não adianta Eliza dizer que não se jogou, ninguém acredita, e num certo momento Eliza começa a duvidar dela mesma e não só nesse assunto, mas tem várias coisas que começa a se confundir em sua cabeça e ela não sabe mais o que é real ou o que é inventado, até mesmo a história do seu livro começa a se confundir com a realidade.

Eu li Pretty Little Liars há alguns anos por causa da série, que eu amava as primeiras temporadas, depois achei que enrolou demais, e gostei bastante da escrita da autora, apesar de ter achado os livros bem infantis. Então quando vi que a HarperCollins ia lançar outro livro da autora e com um enredo bem mais adulto, fiquei bastante interessada em ler. E posso dizer que amei. Eu que sou fã de livros de suspense estou bastante feliz com os livros do gênero que estão sendo lançados. É um melhor que o outro. Pelo menos os que eu li até agora me agradaram bastante. Fazia tempo que as editoras não traziam livros tão bons do gênero.

Eu particularmente prefiro livros em terceira pessoa, não gosto de ficar presa a visão de apenas um personagem. E quando calha desse personagem ser chato, o livro se torna insuportável. Mas quando acontece do personagem não ser confiável em um gênero como esse, o livro acaba se tornando maravilhoso de se ler. Eu devorei as páginas porque precisava saber o que realmente estava acontecendo. Se a personagem era louca, se era doente, ou se ela tinha razão nas coisas que via e lembrava, e as pessoas a sua volta é que estavam mentindo para ela. Por vezes me segurei para não ler o final do livro e acabar com minha agonia. Que desespero!

O livro alterna entre o que acontece com a Eliza e a história do seu livro As Dots. Logo que comecei a ler o livro dentro do livro já comecei a imaginar mil teorias e o primeiro pensamento é se a história do livro é a história da Eliza. Mas então as coisas começam a ficar tão fortes que não tem como não pensar que o que está escrito lá é pura ficção. Duvidei da Eliza o livro todo. Ela via coisas que os outros não viam, tinha mania de perseguição, o que poderia estar relacionado ao tumor, não lembrava de pessoas e de ter estado em alguns lugares. E além de tudo ela bebia. Então poderia ser real, poderia ser doença, ou poderia ser alucinações devido a grande quantidade de álcool que ela consumia. Por isso achei a Eliza um personagem incrível.

Outro personagem fascinante, é a Dorothy de As Dots. Para quem lê As Dots fica claro que ela manipula todos a sua volta, principalmente sua sobrinha Dot. Ela joga o tempo todo com as emoções da menina. Mas para Dot ela é a tia que lhe dá atenção enquanto sua mãe só pensa em trabalhar. E o desenvolvimento de As Dots foi de arrepiar. Quase que é um livro de terror. E da mesma forma que eu duvidava da Eliza, eu duvidei de todos os personagens. É impossível saber quem está falando a verdade e chegar a alguma conclusão antes do final. Mas gostei muito da forma como a autora não deixou nenhuma ponta solta. Todas as perguntas foram respondidas.

O livro me prendeu do começo ao fim e gostei muito do final. Há quem diga que ele ficou aberto, mas eu não achei. Leiam e tirem suas conclusões. Quanto a edição, gostei muito do trabalho da HarperCollins. A diagramação está ideal para uma boa leitura e a capa está bem enigmática com esse detalhe da água, que já lembra a Eliza tentando o suicídio. Gostei mais do que da original. Enfim, é um livro que recomendo sem pensar duas vezes. Se você já é fã da autora, vai amar. Se ainda não é vale a pena conferir a história.

Nota:









19 comentários:

  1. Oi, Sil
    Nunca li nada da autora mas muita gente fala das obras dela. Eu comecei a assistir PLL na terceira temporada por causa da minha irmã e fiquei extremamente apaixonada por causa da 6ª e 7ª temporada, são tantas descobertas que você fica louco, mas só tenho uma coisa a dizer: a Mona é a melhor personagem!
    Enfim, eu não sei se leria algo da autora porque não curto suspense mas eu acho interessante esse negócio de não sabermos se o personagem está inventando coisas, é agoniante do início ao fim.
    Beijos

    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. OI Sil
    Ainda não conhecia este livro e fiquei instrigada com este enredo, não sei se o leria.
    Ah, eu prefiro livros em primeira pessoa, quando leio livros em terceira pessoa parece que a leitura se arrasta, e sinto como se tivesse uma pessoa falando o tempo inteiro na minha cabeça ehehehhe.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante! Vou procurar ele para lê.

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,

    Parece ser um livro bem interessante, mas confesso que não me atraiu a ponto de ler.
    Mas fico feliz que tenha gostado e que ele tenha dado essa sensação de querer descobrir tudo.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Sil.
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro e fiquei aqui roendo as unhas pra ver se você falava mais sobre o que aconteceu e o motivo de ela não se lembrar do quarto do hotel e do que realmente aconteceu com ela.

    Gosto de Thrillers assim rsrsrs.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nunca tive muita curiosidade com essa autora, também nunca assisti à serie PLL e suspense não é um género que goste muito, mas fiquei curioso com este livro por causa da sua opinião.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma história bem diferente e original.. um livro dentro de um livro.. muito interessante.. fiquei muito curiosa!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Faltam 4 livros pra eu terminar Pretty little liars ♥ Já quero ler esse livro da autora ♥ Afinal, é muito bom ler algo mais adulto rs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha, ainda não tinha visto nada sobre esse livro, ele foge do que costumo ler. Mas, anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem? Lá no blog quem pegou esse livro foi a Natália e pela sua resenha eu já sei que ela vai gostar! Não esperava essa pegada quase terror, mas achei legal ter prendido sua atenção ate o final!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Tudo bom?
    Se não me engano, a Eduarda recebeu esse livro e tá pra ler ou já começou a ler? Eu não tinha parado pra saber muito da história, mas parece bem interessante.
    ADORO quando a trama te faz desconfiar do narrador, essa vontade de continuar lendo até descobrir as respostas é a melhor sensação quando se pega um thriller.
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Gente do Céu, que livro é esse!!!
    Ainda não conhecia nem a obra nem o autor, mas, estou aqui totalmente fascinada pela história do livro! Pelos seus comentários parece ser exatamente o tipo de livro que curto, então, espero poder ter a oportunidade de ler brevemente... Ultimamente venho alimentando uma paixão por livros de suspense e diante de seus excelentes comentários com certeza essa é uma obra que vai direto para os meus desejados <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Eu estou louca para ler esse livro. A melhor parte desse gênero é quando consegue colocar a dúvida em nossa cabeça, né? Isso de não saber se o narrador é louco ou não, é o que me prende. Já está na minha lista!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  14. Nossa Silvana, adorei a história. Parece ser um suspense de tirar o fôlego, fiquei curiosa demais para conhecer o desenrolar da história. Amei a dica!

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Eu só li o primeiro de PLL mesmo, tenho a mesma opinião que você sobre a série, então desanimei de pegar os outros. Mas, agora que acabou, fiquei curiosa haha.
    Então, fiquei bem curiosa em relação a esse. Lendo sua resenha, já captei um suspeito. E nossa, adoro quando os personagens são escritores e a gente aprecia suas obras nos livros.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil! Tudo bem?

    Eu gosto da série PLL, mas peguei o livro de uma amiga para ver como era e logo não me interessei, como você disse, parecia infantil. No entanto, tenho curiosidade de conhecer melhor os trabalhos da autora e este, que eu não conhecia, parece ótimo.
    O que eu mais gostei é que a autora conseguiu fazer o leitor duvidar da protagonista, porque isso acaba nos deixando mais instigado com a leitura, não é?
    Depois de tantos elogios, é claro que eu quero ler este livro.

    Beijos,
    Magia é Sonhar
    Conheça o nosso Canal

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil!
    Nunca li nada da Sara e particularmente as suas obras não me chamam atenção :(
    Nossa, eu fiquei foi agoniada com essa capa. Misericórdia.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  18. Oi eu AMEI a série pll na Netflix!!
    Não li os livros
    Mas li perfectionist em inglês dessa autora e gostei ! Agora comprei esse mas ainda não li.

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil! Sou fã da autora e do gênero, então acho que vou gostar com certeza. Personagens nada confiáveis são os melhores, tornam a história mais intrigante.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo