25 agosto 2020

Resenha | Nêmesis - Agatha Christie

Livro: 
Nêmesis
Série: Box 4 #3
Gênero: Policial
Autora: Agatha Christie
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 266
Ano: 2015

Resenha:
Na opinião de Miss Marple envelhecer é uma coisa muito desagradável. Não se pode fazer mais nada sozinha, nem ficar com seus próprios pensamentos sem ter uma dama de companhia perguntando se ela está bem. Mas o pior é ver seu precioso jardim definhando porque ninguém cuida dele como ela sempre fez. O problema é que por culpa do reumatismo ela não consegue mais fazer uma das coisas que mais amava na vida. Agora tem que se contentar com um dos seus outros prazeres, ler o jornal, que também já não é mais a mesma coisa desde que mudaram tudo de lugar. O obituário mesmo que antes tinha um lugar de destaque, agora fica na última página.

E a memória de Miss Marple nem de longe é a mesma, outro problema de envelhecer. Ela tem que se esforçar cada vez mais para ligar os nomes as pessoas. Como é o caso agora de Jason Rafiel, nome que ela encontra entre os falecidos. Ela tem certeza de conhecê-lo mas não lembra de modo algum de onde possa ser. Mas Miss Marple não se deixa derrotar e pensa nisso o dia todo até lembrar que Rafiel foi o milionário arrogante que ela conheceu durante uma viagem ao Caribe meses atrás. Rafiel foi seu aliado na solução de um crime que ela mais uma vez se viu metida no meio durante a viagem, mesmo prometendo a seu sobrinho Raymond e sua esposa Joan que isso não ia acontecer.

E para surpresa de Miss Marple uma semana depois de ter lido a notícia do falecimento de Rafiel no jornal, ela recebe uma carta dos advogados do falecido. Miss Marple vai receber uma alta quantia da herança desde que solucione um crime. Ela tem um ano para resolver o mistério. O problema é que Rafiel não deu nenhum detalhe sobre o crime. Miss Marple não sabe onde aconteceu, como aconteceu e nem mesmo quem é a vítima. Rafiel só fornece um código: Nêmesis. E Miss Marple nem cogitaria em aceitar a missão se fosse somente pela herança, porque ela também já está velha e pode nem ter tempo de desfrutá-la, mas a curiosidade fala mais alto e ela decide aceitar o desafio.

"Que a justiça corra como as águas
E o bem como um caudaloso rio."

Não é segredo que a Agatha é minha autora favorita de toda vida. E o Hercule Poirot é meu detetive favorito de todos os tempos. Mas a Miss Jane Marple não fica muito atrás não. A senhorinha que ama fazer um tricô e que sem perceber se mete no meio de muitos mistérios e resolve eles apenas comparando as personalidades dos criminosos, com pessoas que ela conheceu na aldeia de St. Mary Mead. O que me encanta nela é que ninguém dá nada por ela e quando percebem ela já resolveu o mistério apenas conversando com as pessoas ao seu redor. E isso de conversar é meio que uma característica da Agatha. Seus detetives não são de ficar correndo atrás de pistas, eles trabalham com a mente.

Os livros da Agatha não tem uma ordem para serem lidos, mas algumas histórias tem personagens que já foram vistos em outras como é o caso desse. Rafiel e Miss Marple se conhecem no livro Mistério No Caribe, mas as histórias são independentes e não é necessário ler uma para entender a outra e nem vai pegar nenhum spoiler também. Li algumas resenhas dizendo o contrário, que tinha que ser lido para entender o porque do Rafiel ter dado esse tipo de missão para a Miss Marple. Mas isso é uma inverdade já que até mesmo a Miss Marple não entendeu o que ele fez. Porém fica a critério de quem for ler.

Esse cenário de Nêmesis é um dos mais interessantes dos livros da autora já que, como desvendar algo que você não tem nem ideia do que seja. Por isso a principio a impressão é que a história não vai chegar a lugar nenhum, mas é ai que entra a genialidade da Agatha e começamos a enxergar o quebra cabeça tomando forma. Se você é daqueles leitores que ama uma adrenalina e um plot twist a cada fim de capitulo, já vou avisando que esse livro não é para você. Nenhum da Agatha aliás. Ela é daquelas autoras que vai soltando uma pista aqui e outra ali bem devagarzinho. Mas isso não significa que a história seja chata ou que não te prenda a atenção, pelo contrário a vontade é de ler logo o final para descobrir o culpado.

Como todos os livros da Agatha que vocês verão resenha por aqui, essa é uma releitura do livro e como é prazeroso ler e enxergar os detalhes que não prestei a atenção na primeira leitura do livro. Está tudo ali na cara da gente e só conseguimos ver em uma segunda leitura ou se você é daquelas pessoas que realmente presta atenção em tudo, e ainda assim só vai conseguir perceber que estava li quando finalmente tudo for esclarecido pelo detetive da vez. Mas enfim, é mais um livro da Agatha que indico com certeza. É uma pena que a edição deixou a desejar. Esse box em capa dura foi publicado pela Nova Fronteira antes da Harper Collins assumir os títulos e assim como aconteceu nos outros livros, a revisão deixou muito a desejar. Mas a capa é linda.

Nota:










16 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem?

    Esse foi um dos poucos livros da Agatha que não li. Acho que não tinha ele na minha escola. Eu gosto bastante das histórias em que o Hercule Poirot é o protagonista, mas confesso que Miss Jane Marple deixa as histórias bem interessantes quando ela aparece, justamente porque ela tem esse jeitinho de quem não quer nada.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil como vai? Menina este livro é excelente, o li já tem um tempinho e fiquei com enorme vontade de lê-lo novamente. Os livros da "Rainha do Crime" são maravilhosos. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil
    Fiquei sabendo que a Harper tá lançando alguns livros da autora conhecidos e desconhecidos para os fãs. Infelizmente suspense não é minha praia, mas já tive vontade de ler um livro da autora, só que enrolei tanto que a vontade foi embora hahahaha mesmo assim é bom saber que a história agrada uma fã como você.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Bateu aquela vontade de reler. Os livros da autora são daqueles que nunca me decepcionam e eu também gosto bastante da forma como os detetives dela usam a mente para chegar nas respostas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,
    Não li todos os livros da Miss Marple ainda, mas pelo pouco que conheço simpatizo bastante com a personagem, acho adorável o jeitinho dela se aproximar dos suspeitos, a conversa e tals. Tem uma série adaptada dela que adoro.
    Acho que um bom mistério - nem sempre - precisa de inúmeros ganchos pra entregar um mistério delicioso e bem escrito. A autora fazia com maestria mesmo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Fiquei morrendo de vontade de ler esse livo agora! Tava pensando em comprar o box da Agatha, mas fiquei com pé atrás em saber que essa edição foi mal revisada :(
    Mais um da Agatha que vai pra minha lista haha. Dica salva :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha. Quase não leio a autora, e a última vez que li algo dela faz anos.
    Mas fiquei bem curiosa com esse livro para tentar descobrir o mistério antes do livro acabar
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bom?
    A Ágatha é aquela autora que eu sei que já li, só não lembro o que ou quais títulos. Queria mudar isso, mas esse ano minha meta tá uma bagunça, então vou deixar pra consertar em 2021.
    Que pena que a revisão foi falha; pelo menos a história salvou!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa incrível e um dos meus objetivos literários é ler Agatha Christie ainda esse ano, assim como Jane Austen. ♥ E curti a premissa da história e é tão legal reparar nos detalhes antes não vistos, né? Adoro quando isso acontece em filmes e séries também. E sabe o que eu descobri esses dias? Que minha mãe já leu a autora e minha bisavó era apaixonada por ela. Então, mais um motivo para eu embarcar nas histórias dela! Dica anotada. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  10. Acredita que nunca li um livro dessa autora, mas ela está na minha lista já faz um bom tempo, inclusive achei uma edição de um livro dela dos anos 80 aqui e tá só esperando minha leitura atual terminar.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Faz tempo que não leio nada desta autora, até fiquei animada agora.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Agatha é genial nos seus trabalhos, em pensar que uma autora tão antiga ainda consegue nos satisfazer com mistérios de qualidade. Ainda não conhecia Nêmesis, mas já quero colocar na minha lista de leituras futuras.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  13. Tô adorando visitar e ler seus conteúdos, são sempre os melhores!


    Meu Blog: Geovana Queiroz

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil

    Então, esse é o meu principal problema com os livros da autora: o fato dos detetives não ficarem correndo atrás das pistas. No caso eu só conheci o Poirot e tomei um bode enorme dele. Admiro a inteligência e a perspicácia, mas já me deparei com inúmeros detetives super inteligentes também, mas que botam a mão na massa. Ele literalmente passa a investigação toda de Assassinato no Expresso do Oriente sentado! HAHAHAHAHAHAHAAHHA
    Não sabia que a Harper agora estava publicando os livros dela. Eu só tinha uma edição que foi a de ANEDO, mas troquei no Skoob assim que li.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Ei, tudo bem? Eu nunca li nada dessa autora, mas eu já ouvi/li milhares de elogios a respeito da escritora. A premissa desse livro é interessantíssima, será adicionado na minha lista de leituras. Beijos e sucesso.

    https://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo