11 novembro 2020

Resenha | O Feitiço dos Espinhos - Margaret Rogerson

Livro: O Feitiço dos Espinhos
Série: Não
Gênero: Fantasia
Autora: Margaret Rogerson
Editora: Literalize
Páginas: 524
Ano: 2020

Resenha:

Elisabeth Scrivener foi deixada ainda bebê na porta da Grande Biblioteca de Summershall, uma da seis Grandes Bibliotecas de Austermeer. Quando isso acontece as crianças são levadas para um orfanato, mas a Diretora viu alguma coisa em Elisabeth e ela foi criada dentro da biblioteca. A diversão de Elisabeth era explorar o lugar em que cresceu e ela conhece quase tudo por lá como a palma da mão dela. Só um lugar lhe é proibido, o cofre, onde ficam os grimórios de graus mais altos e são mais perigosos. Os grimórios são livros mágicos que guardam feitiços poderosos e que tem vida própria, e se transformam em monstros assustadores quando são provocados, os Malefict.

Quando completou treze anos Elisabeth se tornou uma aprendiz e seu sonho é ser uma Guardiã da Biblioteca e desde então nesses três anos ela tem se esforçado para isso. Mas uma tragédia coloca seu sonho em risco. Numa madrugada Elisabeth acorda de repente achando ter ouvido um barulho e ao levantar para investigar descobre que a biblioteca foi atacada e todas as pessoas estão em um sono encantado, e para sua tristeza a Diretora que a criou como uma filha, está morta. E como se não bastasse o grimório mais perigoso, o Livro dos Olhos, está solto e se tornou um Malefict e está prestes a atacar a cidade. Elisabeth não pensa duas vezes para enfrentar o monstro e acaba levando a melhor sobre ele, destruindo assim todo o conhecimento que ele continha.

Elisabeth foi corajosa ao enfrentar o Malefcit, sendo uma aprendiz ainda, mas não é nisso que o novo Diretor da biblioteca, Finch, acredita. Ele acusa Elisabeth de traição e assassinato e manda ela para ser julgada em Cátedra, o governo dos feiticeiros na capital. E quem vai fazer a escolta de Elisabeth é o feiticeiro Nathaniel Thorn e o misterioso criado dele, Silas. À principio Elizabeth tem medo de Nathaniel, porque ela foi criada para temer os feiticeiros, mas descobre que as coisas não são exatamente como lhe ensinaram. E ao chegar em Brassbridge, Elisabeth fica sabendo que a Grande Biblioteca não foi a única que teve um Malefict solto e pessoas assassinadas, e percebe que está envolvida em algo muito maior e perigoso, e não é somente sua vida que está em risco.

"Ele tinha cometido um erro. Tinha ido à biblioteca dela. À casa dela. Desta vez, ele não escaparia das consequências.”

Quem viu a postagem que mostrei sobre a chegada desse livro aqui em casa, viu que comprei ele na empolgação e me arrependi depois. O Feitiço dos Espinhos é o primeiro lançamento da Editora Literalize e custou os olhos da cara. Assim que saiu a pré-venda e todo mundo viu que o livro ia custar R$ 89,00 reais, a editora recebeu um monte de reclamações sobre o preço. E eles tentaram justificar explicando sobre os custos e todo processo envolvido na publicação, mas a mim particularmente não convenceu. O livro está muito bem feito sim, é capa dura, incrível por sinal, e tem vários detalhes lindos na diagramação. Mas ainda assim se comparamos o preço com outras editoras, ele está bem mais caro. Vamos ver se isso muda quando a editora se firmar no mercado.

Mas deixando de lado toda essa polemica envolvendo o preço, eu estava ansiosa pela leitura porque já tinha lido resenhas incríveis dele de blogueiras que leem em inglês e confesso, minhas expectativas estavam altíssimas. Ainda mais por saber que seria um livro único. Geralmente livros de fantasia são séries para dar tempo do autor construir todo um novo cenário e desenvolver a história e seus personagens. Por isso estava curiosa para saber como a autora tinha se saído em um livro único, e nem tão extenso assim. E já adianto que minhas expectativas foram alcançadas e superadas porque a história faz jus ao gênero, e me vi fisgada logo nas primeiras páginas.

E que escrita gostosa e que prende a gente. Eu peguei ele para ler e quando percebi já tinha lido mais de 130 páginas sem nem ver o tempo passar. Mesmo com cenas bem descritivas, a leitura não se tornou cansativa, nem lenta. As páginas viram sozinhas e quando a gente percebe já devorou o livro. Sem falar que é uma aventura atrás da outra vivida pela protagonista. E as cenas são tão desenhadas que facilmente a gente assiste elas e a impressão era de que eu estava assistindo um filme e não lendo um livro. Se você não lê o gênero por um ou outro motivo, mas tem vontade de ler, esse é o livro perfeito para você. Uma fantasia fácil e com uma protagonista que vai te encantar logo de cara.



A primeira coisa que me chamou na atenção na Elisabeth foi que ela tem dezesseis anos, e já pensei, mais uma protagonista adolescente para fazer o papel de girl power em livros de fantasia. E foi ai que me surpreendi porque a Elisabeth tem dezesseis anos e se comporta como se tivesse dezesseis anos com toda molecagem e inseguranças que são características na adolescência, mas sem a parte da chatice (me perdoem quem estiver nessa idade, mas é verdade esse bilhete) e do achar saber mais que todo mundo. Ela ainda tem a responsabilidade de salvar o mundo em suas costas, mas isso não impede ela de viver sua real idade. É claro que gosto daquela protagonista poderosa que começa o o livro como uma ninguém e no meio do caminho se descobre a mais forte da turma. Mas é sempre bom ler algo diferente.

Quando vi na sinopse que teríamos dois protagonistas masculinos, Nathaniel e Silas, já achei que fosse encontrar um triângulo amoroso, mas não passou nem perto disso. Nathaniel é aquele personagem que usa de ironia e cinismo em suas falas que a gente se apaixona logo de cara. E Silas, bom não posso falar muito dele para não soltar spoilers, mas dos três foi meu personagem favorito e com certeza o mais bem desenvolvido pela autora. A relação dele com Elisabeth é incrível, mas Silas e Nathaniel juntos são de dar aquele quentinho no coração. E o romance entre Elisabeth e Nathaniel também foi muito bem desenvolvido, não é o foco da história, mas existe e está li para fazer a gente ter um sorriso no rosto.

Agora sem dúvida nenhuma o mais interessante da história é o cenário. Qual amante de livros não se imagina vivendo em uma biblioteca? E ainda mais em uma biblioteca que está viva e cheia de magia? É simplesmente maravilhoso acompanhar a relação de Elisabeth com os livros e com a biblioteca em si. Quando li a resenha da Jéssica e ela falou que a sensação ao ler esse livro foi a mesma de quando ela leu Harry Potter eu já quis sentir isso também e, não foi que senti. E esse é mais um dos motivos para você ler esse livro. Quem é fã de livros com magia com certeza vai apreciar bastante o livro.

Agora como nenhum livro é perfeito, tenho que citar a tentativa mal feita da autora de usar de representatividade no livro. Temos um personagem Assexual e um bi, mas isso só é citado em uma frase, não faz diferença nenhuma na história. Desnecessário. Mas enfim, é uma história maravilhosa que teve um final perfeito e que se a autora quiser, existe espaço para uma continuação. Mas acredito que ele terminou muito bem da forma como foi. Espero poder ler outros livros dela, porque gostei bastante do que encontrei por aqui.

Nota:











18 comentários:

  1. Oi, Sil. Como vai? Este livro parece ser incrível, principalmente para os fãs de fantasia. Que bom que o livro atendeu suas altas expectativas. Sua resenha está maravilhosa. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sil, eu acho que você consegue nos envolver tão bem com a história nessas suas resenhas. Adoro!

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ei, Sil, tudo bem? Eu estou muito animada para ler esse livro, mas ele ainda está caríssimo, então vou esperar mais um tempo para comprar. Eu estou felicíssima de saber que não tem triângulo amoroso, e eu achei que essa história seria uma série, tô passada, e fantasia é meu gênero preferido, vou ler assim que o meu bolso permitir. E que bom que você adorou a leitura, pelo menos aí valeu o preço.


    Books House

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia o livro. Parece uma leitura muito agradavel. O que me chamou atençao é ele ser um livro de fantasia único sem continuações.
    Mas o preço é desanimador e não compraria.

    Gostaria muito de saber sua opinião na última postagem que fiz.
    Beijos,
    Paloma Viricio❤

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil
    Eu ainda quero ler esse livro, mas esse preço me deixa muito triste porque eu ainda não tenho coragem de comprar KKKKKK Tenho ele aqui em inglês só que quero ler em português. Então eu que luta. Li a resenha bem por cima mas tenho esperanças de gostar também.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, quanto autores, inclusive bem modinhas que não sabem usar a representatividade né? Uma pena.. enfim gostei dos dois protagonistas e a trama parece boa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!

    Caramba, bem carinho mesmo, a capa dura sem dúvidas conta bastante pra isso, a maioria dos livros da Darkside também são caros por essa razão. E a capa aliás desse livro é super linda! Fiquei feliz de saber que a história também é ótima e alcançou as suas expectativas, me deixou total na vontade de ler!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Mulher, a capa desse livro é linda, toda vez que vejo foto dele fico babando nessa edição sem contar que a história parece ser incrível e além disso tudo em um livro só (coisa que amo são livros únicos), não tem como melhorar! Mas o preço realmente da aquela desmotivada né :( de longe não pagaria isso tudo nele e vamos de esperar um promoção hahaha
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  9. Estou sonhando em ter esse livro kk. Desanimei quando saiu a pré venda por conta do valor, mas estou sempre de olho para ver se consigo achar ele num preço bom. Adorei o mapa e a edição. Eu amo fantasia, então acho que irei gostar muito.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,

    Que bom que você gostou e teve essa mesma sensação mágica que eu durante a leitura.
    Sobre o valor também achei bem alto e no começo fiquei com um pé atrás de acabar não curtindo tanto a história e ter pagado um absurdo, mas que bom que final foi uma leitura bem prazerosa para mim e senti que valeu a pena.
    Espero que mais pessoas leiam, pois realmente é uma obra muito bem feita.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bom?
    Eu ainda não comprei exatamente pelo valor. Entendo que o preço é "justo" perante todos os custos e investimentos que a editora iniciante tem que fazer, porém não é um valor que a maiorida da população possa gastar em um livro, né? Temos que ser sinceros, ainda mais na pandemia, não é possível.
    Estava animada esperando sua resenha, porque é com base nela que vou decidir se faço esse 'investimento' todo ou se espero mais. rs
    Bom, acho que já sei que vai ser uma leitura proveitosa para mim, agora é esperar o 13º! kkkkk
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha.
    Já estou querendo esse livro por ser livro único, e capa está linda. Só o preço que achei um pouco absurdo, mas acho que daqui pra frente, os preços vão subir um 'pouco' mesmo.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que incrível deve ser esse cenário, já fiquei mega com vontade de viver essa narrativa. Que maravilhosa indicação!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. O livro deve ser incrível mesmo, pela resenha já fiquei com vontade de ler. A edição então, maravilhosa... mas 89 reais é um preço beeeem salgado e não sei se compraria agora não... =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil! Tudo bom?
    Como pessoa bi e ace, eu devo discordar de ti a respeito da representatividade da autora. Na verdade, foi maravilhosamente bem inserida simplesmente porque está ali. Nem tudo precisa ser sobre a sexualidade de um personagem e tá tudo bem por isso! O Nate é bi e pronto. Ele existe sendo bi, ele não VIVE para ser bi. A assexualidade mencionada também; ela está ali mas não é relevante pra trama assim como a heterossexualidade da Elisabeth não é relevante pra trama, né? Só que como é padrão, a gente já vê isso como "não precisa explicar". Eu gostei MUITO de ver a abordagem da autora com essas orientações, e queria que mais autores trouxessem vivências diferentes pra fantasia desse jeito - simples, porque às vezes é bem simples. Oi Sarah Jamais, não é tão difícil né? :).
    De resto, a ambientação e a coisa com os grimórios eu amei demaaaaaaaaaaaais, foi maravilhoso me afundar nesse universo.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ter que discordar então hehe. Porque pra mim foi irrelevante ela usar duas frases para dizer que fulano é bi e ciclano é assexual e isso nao ter nenhuma relevância na história. Tem que ser de forma natural sim, mas tem que ser de uma maneira que faça algum sentido, que o leitor perceba por si só e não porque foi falado em uma frase. E nao é porque nao vai fazer diferença na história que não vá fazer no desenvolvimento do personagem.

      Excluir
  16. O preço está mais alto do que os livros da DarkSide, que também são maravilhosos *-* Com esse valor nem sei se a editora vai conseguir se firmar no mercado, haha.
    Sobre adolescentes chatinhos, concordo plenamente, essa fase é difícil pra quem é adolescente e pra quem convive com eles também.
    Que bom que o livro supriu as expectativas, eu tenho lido mesmo boas resenhas sobre ele e eu amei o fato de ele sair da mesmice.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Amei demais saber que a menina foi criada numa biblioteca e com certeza vem muitas coisas a serem descobertas ao longo do livro o que me fez ficar curiosa, e sim, achei muito caro, esperaria uma super promoção para poder adquirir então enquanto isso fica na lista dos desejados.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo