08 fevereiro 2021

Resenha | A Garota Anônima - Greer Hendricks e Sarah Pekkanen

Livro: A Garota Anônima
Série: Não
Gênero: Suspense
Autoras: Greer Hendricks e Sarah Pekkanen
Editora: Faro Editorial
Páginas: 365
Ano: 2021

Resenha:

Jessica Farris é uma maquiadora profissional de vinte e oito anos que luta para sobreviver sozinha em Nova York. Todo mês é aquela luta para pagar as contas, porque Jessica tem uma irmã mais nova que sofreu traumatismo cranioencefálico quando criança e seu tratamento custa os olhos da cara. Por isso quando surge uma oportunidade de ganhar um dinheirinho a mais, Jessica agarra ela com unhas e dentes. Em um final de tarde quando estava em seu ultimo trabalho do dia Jessica ouve sua cliente falando com a amiga sobre uma entrevista de um experimento que ela teria que comparecer na manhã do dia seguinte, a qual ela não tem a intenção de ir, o que era uma pena porque eles pagariam 500 dólares por duas sessões de duas horas cada.

Para ganhar esse valor Jessica teria que fazer dez atendimentos e como sua cliente não vai mesmo, Jessica resolve ir no lugar dela. E ela não tem nenhuma dificuldade ao inventar uma história e fazer a entrevista no lugar da cliente, e por ironia o projeto de pesquisa que ela vai participar é sobre ética e moralidade. Jessica acreditava que teria que responder algum questionário com perguntas aleatórias, mas já na primeira pergunta ela vê que estava bem enganada e que as perguntas são bem pessoais e acaba mexendo com assuntos que ela guarda bem lá no fundo e que ela faz de tudo para esquecer. E enquanto responde as perguntas a impressão que Jessica tem é que a pessoa por trás do computador está lendo sua mente e sabe exatamente quando ela hesita e não diz toda a verdade.

Mas as duas sessões terminam e Jessica sente um peso sendo tirado de seus ombros. Porém ao visitar sua família no Dia de Ação de Graças Jessica descobre que seu pai perdeu o emprego e as coisas que já eram difíceis vão piorar e, quando o responsável pela pesquisa entra em contato perguntando se ela tem interesse em ampliar sua participação no estudo, Jessica prontamente aceita. Mas dessa vez as coisas serão mais profundas e a pesquisa vai sair da teoria para a prática e Jessica vai entrar em paranoia sem saber mais o quanto da sua vida real e o quanto está sendo manipulado. Mas será que vale a pena perder o controle da sua vida por dinheiro?

"Hoje, você me convidou para entrar, Jessica.
Seu segredo ficará bem guardado a sete chaves... se tudo correr bem."

Eu já conhecia a fama das autoras no gênero por uma outra publicação delas aqui no Brasil, mesmo que só de ler as resenhas porque não li o livro em si. Mas ainda assim fui surpreendida positivamente e me vi presa em uma história de tirar o folego e ao mesmo tempo tensa ao extremo. Eu geralmente fico com um pé atrás quando uma história é escrita por mais de uma pessoa, a maioria das experiências que tive não foram positivas, sempre com um dos autores sendo muito melhor que o outro. Mas as duas são tão boas juntas que nem se percebe narrativas diferentes. A impressão é que toda a ideia e tudo escrito saiu de uma só pessoa. Isso que é parceria.

Como fã de um bom livro de suspense fico mais do que feliz quando me deparo com um thriller psicológico como esse apresentado pelas autoras. Eu sou dessas que ama uma história onde a gente desconfia de tudo e de todos e que até o final do livro fica aquela duvida sobre quem está falando a verdade. Adoro ser enganada hehe. Em A garota anônima vamos conhecer a história por dois pontos de vista, o de Jessica que está participando do experimento e o da pessoas por trás do projeto. Logo no começo já sabemos quem é essa pessoa, mas vou me abster de falar quem é para não estragar a surpresa de quem for ler. E mais para a frente temos a entrada de um outro personagem que só veio para bagunçar ainda mais minhas certezas e me fazer duvidar do que eu acreditava saber até então.

O estudo é composto por questões morais. Aquele tipo de pergunta que a gente fica em uma saia justa para responder e em uma luta interna sobre responder o que a gente acha que acredita ser o correto ou o que provavelmente a gente faria naquela situação. E a sessão de perguntas termina com a pessoas exaustas e parecendo que lutou uma batalha. São perguntas feitas para abalar o psicológico mesmo. E em um certo momento do experimento ele foca bastante na traição. E esse é um assunto doloroso no meu caso, e me vi mais envolvida com a história do que pensei a princípio. Tanto que fiquei na duvida do lado de quem eu ficava na história por um bom tempo. 

Não vou falar muito sobre os personagens por motivos de spoilers, mas adianto que nenhum deles é aquela pessoa gostável, todos tem um segredo que quer esconder e que se revelado pode acabar com a vida dele e de outros a sua volta. Todos mentem, manipulam e apesar de ter lido alguns comentários falando que o final do livro é previsível, em nenhum momento eu soube como aquilo tudo ia terminar e quem ia ganhar aquela queda de braço, só sabia que seria ganha por quem conseguisse enganar melhor seu adversário. Por isso terminei o livro satisfeita e recomendo ele com certeza para quem ama um bom livro do gênero. Quanto ao tamanho do livro que em um primeiro momento pode assustar, possui capítulos curtos o que deixa a leitura fluida e a gente nem percebe as páginas passarem. E mais uma vez agradeço a Faro por trazer esse título para o Brasil, e em uma edição muito bem feita como só eles sabem fazer.

Nota:









16 comentários:

  1. Oi, Sil. Como vai? Este livro parece daquelas leituras de tirar o fôlego, não é mesmo! Que bom que curtiu a obra. Sua resenha está maravilhosa e completa. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Mais uma ótima indicação de livros de suspense
    A premissa é ótima. Já vai para de desejados

    ResponderExcluir
  3. A resenha que eu pedi na minha mesa <3
    Confesso que também não sou fã de livros escritos em conjunto com mais de um autor, mas fico feliz que Garota Anônima tenha sido uma leitura positiva pra você. Quanto ao tamanho do livro, não me assustou, haha. Aceito numa boa livros até 450 páginas, mais que isso pra mim é um martírio.
    Enfim, amei a sua resenha e tô ansiosa pra poder ler esse livro. A Faro é maravilhosa, meu sonho ter parceria com eles, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil. Tudo bem?
    Não conhecia a autora nem o livro e fiquei muito interessada na história, amo suspenses e gostei do fato dos personagens terem segredos, principalmente deles não carregarem aquela aura boazinha.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha. Eu amo um bom suspense, e esse livro parece deixar a gente duvidando de tudo. Já vou colocar na frente da minha lista
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu não conhecia as autoras, e até que tô pra leitura de suspense ultimamente - o último intrinsecos me fisgou de jeito. Quando a história é boa e bem narrada pega a gente que não dá pra soltar até o fim, né?
    Pena que é dessa editora, então that's a no pra mim :/

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil
    Eu gostei muito do enredo da trama, é bem diferente do que eu imaginei (pensei que ela fosse aceitar o trabalho e acabar sendo morta ou traficada kk). Mas imagino que tenha mais coisas por detrás do passado da protagonista. Infelizmente não gosto de thriller senão já estaria na minha wishlist. Mas mesmo assim vou tentar pesquisar mais sobre porque fiquei curiosa.
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bem?

    Estou feliz com sua resenha porque eu levei um suto com o tamanho do livro, confesso rsrsrsrs Agora j[a me empolguei de novo rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi
    me interessei por esse suspense psicológico, a faro está trazendo títulos interessantes de suspense, fiquei curiosa com esse estudo com a personagem participa e como isso mexe com a cabeça dela, que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Quero muito ler esse livro! Sempre esbarro com ele pelas redes sociais e me dá aquela vontade de ler!
    Adoro livros com capítulos curtos, pois, assim como você disse, a gente nem vê as páginas passarem. Não me importo com o tamanho do livro, pois o enredo parece ser maravilhoso, então, já anotei a dica.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,

    Que legal a parceria da autoras e como elas combinam na escrita.
    Eu confesso que não conhecia o livro e nem elas na verdade.
    É gostoso pegar um livro assim que acaba fluindo bem e não sabemos o que vai acontecer.
    Vou anotar como dica com certeza.


    Bjs
    http://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Personagens com caráter duvidoso são bem mais reais e gosto de livros que tenham. Esse livro parece incrível e eu adoraria realizar a leitura. Os pontos que você citou me chamaram atenção.

    bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  13. Que interessante. Primeira vez que vejo e leio uma resenha deste livro. Me pareceu muito envolvente e interessante. Adorei!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, td bem?
    Ainda não tinha visto esse livro por aí, fiquei curiosa pra saber onde a Jessica realmente se meteu! rs E tbm não conheço as autoras. Parece enredo daqueles filmes que o pessoal se mete em experimento e vai morrendo um por um kkkk
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Fui rejeitada pela Faro de novo na parceria 2021, então esse livro vai demorar mais um pouco para ser lido, kkkkkkkkk.
    Mas está na lista!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Amo um thriller psicológico, mas não conhecia a escrita dessas autoras ainda. Eu também fico com o pé atrás quando o livro é escrito por mais de uma pessoa. Se forem contos, eu até relevo, porque cada um faz o seu mesmo. Mas em histórias mais longas, eu sempre acho que vou reconhecer a escrita de cada um como histórias paralelas numa trama só. Felizmente não é isso o que acontece e até fiquei curiosa para conferir essa trama.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo