28 fevereiro 2021

Resenha | Mordidas na Escola - Steven Banks

Livro: Mordidas na Escola
Série: Vambizomem #1
Gênero: InfantoJuvenil
Autor: Steven Banks
Ilustrador: Mark Fearing
Editora: Milk Shakespeare
Páginas: 295
Ano: 2021

Resenha:

Tom Marks está, e ao mesmo tempo não está muito empolgado para começar o ensino médio. A maior vantagem que ele vê é que Tanner Grantt, o valentão que sacaneava Tom o tempo inteiro não vai estar lá, mas Annie Barstow, por quem Tom é secretamente apaixonado e tem até um plano para namorar com ela, sim. Mas em compensação ele já ouviu tantas coisas terríveis de sua irmã Emma que Tom morre de medo toda vez que pensa no ensino médio, mesmo Emma sendo a maior mentirosa do mundo. Por via das dúvidas Tom tem um plano: o Plano do Tom invisível, que é basicamente ficar na dele sem ser notado. Mas então no último dia de férias de verão aquilo aconteceu. Ninguém vai acreditar se ele contar, nem ele acreditaria, mas é a pura verdade. 

Tom sempre passa o último fim de semana de férias na casa da avó e todo ano é a mesma coisa, Tom parece que atrai todos os insetos disponíveis na região e costuma sair de lá todo picado. Por isso ele nem ligou quando sentiu algo estranho no pescoço, como uma mordida, no meio da noite, só voltou a dormir. Ainda mais que ele tinha decidido acordar cedo para correr, para já ir treinando para as aulas de educação física. E pelo jeito aquele seria o dia das mordidas, já que assim que começa a correr o cão husky siberiano do vizinho, que mais parece um lobo, corre atrás de Tom até mordê-lo. Mas depois ele descobre que no fim das contas não era o cachorro do vizinho e precisa ir ao médico tomar vacina antirrábica e descobre que a mordida anterior foi feita por um morcego. 

E como se não bastasse ser mordido por um morcego e por um cachorro no mesmo dia, Tom ainda é mordido uma terceira vez no caminho de volta para casa. Tom precisa muito ir ao banheiro e o único lugar que sua avó encontra é um posto de gasolina com um ar sinistro, com restos de um circo abandonado na parte de trás. Ao "investigar" um trailer com um cartaz de um zumbi, Tom acaba sendo arranhado pelos dentes do boneco, muito realista por sinal, que estava lá dentro. Sorte pouca é bobagem. Mas até então Tom nem desconfiava o pesadelo, ou aventura, dependendo do ponto de vista, sua vida ia se tornar. Ele agora é um VAMBIZOMEM e a única pessoa que parece achar isso uma coisa incrível, é seu melhor amigo Zeke Zimmermann. 

E temos uma nova série infantojuvenil sendo publicada pelo selo Milk Shakespeare da Faro Editorial. E assim como aconteceu com Os Últimos Jovens da Terra, fui fisgada logo nas primeiras páginas do livro. A série é do roteirista do Bob Esponja, que infelizmente não é da minha época, já que era meio grandinha quando surgiu hehe. Mas amei a história, me diverti horrores e ainda tirei muitas lições dela. Acredito que quem está nessa faixa etária vai se identificar muito e quem já passou por ela vai lembrar muita coisa que viveu e chegar a conclusão de que a vida na escola não é fácil para ninguém hehe.

O autor parte de uma premissa um tanto quanto absurda, porque é muito fantasioso ser mordido por três criaturas sobrenaturais no mesmo dia, e acabar virando um terço de cada um deles. Mas é ai que as coisas que poderiam desandar acabam sendo o ponto forte do livro e num misto de humor e ironia temos uma história que vai agradar a todos os públicos. Todos os personagens do livro são interessantes, mesmo sendo descritos pelo nosso narrador protagonista Tom. Eu prefiro narração em terceira pessoa, principalmente na hora de ter uma visão real dos outros personagens e não da opinião de quem está narrando, mas aqui isso não me incomodou porque senti que eles eram aquilo mesmo que estava sendo descrito.

Primeiro temos Tom, nosso Vambisomem que é muito simples apesar de toda complexidade do que acontece com ele. Eu ria muita dos diálogos que ele criava em sua cabeça das situações à sua volta. A conversa dos insetos da casa da sua avó imaginada por ele é hilária, a dos professores da escola então, é exatamente o que a gente pensa ser quando está nessa época. E ele é uma pessoa que acredita em tudo que os outros falam, principalmente sua irmã mais velha, que aproveita para fazer bullying com o coitado. E temos também o melhor amigo Zeke, que é aquele tipo de amigo que todo mundo queria ter em todas as fases da vida. Aquele amigo que incentiva, que não tem tempo ruim, que apoia e que está ali para dar aquele puxão de orelha quando o amigo precisa.

Temos também outros personagens que se destacam, como a avó que ama ouvir musica alta, mas não é porque ela está ficando surda, os pais que tentam ajudar da forma que podem, os amigos da escola, com destaque para Abel Sherril, que antes de Tom virar um vambizomem era o mais esquisito da turma. Nesse primeiro livro temos mais uma introdução para os próximos que virão, mas já deu para ver que será daquelas séries que vou amar do começo ao fim. As ilustrações são um destaque a parte e dão todo um charme para a história. E como sempre, já característico da editora, a edição está um arraso. Vale muito a pena para quem está a procura de livros para presentear os mais jovens. E se você como eu ama um livro infantojuvenil, com certeza esse livro é mais do que recomendado.

Nota:








15 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem?
    Eu ri muito do azar do Tom! Coitado desse menino. O autor foi até o extremo do "nonsense" (num bom sentido) e isso parece trazer uma leveza e diversão bem legais pra história!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Ei, Sil, tudo jóia? Eu já quero esse livro desde que você fez um post sobre os lançamentos da Faro, e agora depois da sua resenha só fiquei com mais vontade de ler esse livro, amei!


    Books House

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bem?

    Não conhecia o livro e nem a série, mas achei a premissa muito criativa. Deve ser muito divertido acompanhar a jornada desse jovem com tão pouco sorte rs... Confesso que me sinto um pouco "velha" para infantojuvenis, mas a sua resenha me deixou curiosa.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Eu olhei rápido e achei parecido com Os últimos Jovens da Terra. Eu adorei a proposta do livro. Gosto dessa mistura e adoraria ler a obra.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bom?
    Acho que nunca ouvi falar dessa história, mas adorei o trocadilho com o nome dos monstros UHUHSAUHSAUHSAUHAS não faz meu estilo de leitura, mas parece bem legal pro público jovem começando nas leituras!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, só de olhar o título e capa eu já abri um sorriso aqui! Eu adorei essa premissa, nem sabia da obra, mas agora eu quero!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro histórias voltadas para o público infantojuvenil e até infantil. Sempre me divirto e me surpreendo. O autor foi muito criativo em transformar o pobre do garoto em três criaturas sobrenaturais ao mesmo tempo. Isso não é justo, risos... Só pela capa do livro e pelas imagens que você colocou já dá para perceber o tom de bom humor do enredo. Quero ver o que irá acontecer com ele nos próximos livros. Dica mais do que anaotada! Adorei sua resenha!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha. Já super curti a ideia geral do livro, todo mundo precisa de um livro mais leve e divertido assim.
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil

    Quando olhei a capa pensei que era dá série Os últimos Jovens da Terra que sempre tô vendo por aqui. Rs
    Eu não leria porque não é muito minha praia, mas adorei essa coisa de Vambisomem! hahahaha Achei criativo!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Achei essa premissa um tanto quanto criativa kkk... É no mínimo muito surreal ser mordido por três criaturas sobrenaturais no mesmo dia!
    Acho que no momento não leria esse livro, mas achei a premissa bem divertida.
    Beijos

    Vem participar do Top Comentarista de Março, está valendo os livros NÃO É ERRADO SER FELIZ e O CLUBE DO LIVRO DOS HOMENS!

    http://coisasdediane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Rindo muito com a história, adoro quando o livro é bem pensado assim! Compraria pro meu sobrinho ler acho que ele iria amar hahaha
    Beijoss, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei demais esse livro, traz uma vibe leve e é perfeito para escalar em leituras mais densas. Beijos!

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curioso em ler. O título e a capa são bem interessantes.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil. Como vai? A capa deste livro é bastante atrativa. Não é mesmo! Que bom que gostou, pois me parece uma leitura para lá de divertida e criativa. Adorei a resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu não sei se digo que ele é um menino sortudo e muito azarado. Três mordidas no mesmo dia e ainda conseguir se transformar em tudo ao mesmo tempo?! Isso é um caso raríssimo e merece ser estudado! kkkkk Eu não sou muito de ler livros infanto-juvenis, mas fica a dica para presentear alguém no futuro. S2

    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo