16 fevereiro 2021

Resenha | A Revolução dos Bichos - George Orwell

Livro: A Revolução dos Bichos
Série: Não
Gênero: Fábula, Politica
Autora: George Orwell
Editora: Avis Rara
Páginas: 160
Ano: 2021

Resenha:

A Revolução dos bichos tem início com um sonho de Major, um porco de doze anos que sente estar no fim da sua vida. No sonho Major lembra de uma canção a muito esquecida, que fala sobre um tempo dourado onde os Homens tiranos cairão e os animais serão livres. Major reúne todos os animais da Fazenda do Solar, conta seu sonho e incita os animais a tomarem uma atitude contra seu opressor, no caso o Sr. Jones. Mas ele também faz alerta, para que os animais sempre vejam um ao outro como iguais e que eles nunca se comportem como os Homens, que só tem maus hábitos.

Dias depois o velho Major vem a falecer, mas seu discurso continua vivo entre os animais da fazenda e eles não sabem quando nem como será essa rebelião, mas eles estarão preparados quando ela se iniciar. E a tarefa de instruir e organizar os animais recai sobre os porcos, uma coisa natural já que alem de ter sido um porco a ter a revelação, eles eram considerados os animais mais espertos da fazenda. E entre esses porcos existiam dois líderes, Bola de Neve e Napoleão. E a tarefa deles não é nada fácil já que grande parte dos animais ainda reluta em se rebelar. Mas a rebelião chega mais rápido do que eles imaginavam. 

Num dia o Sr. Jones acaba bebendo demais e nem ele nem seus empregados alimentam os animais, que desesperados acabam expulsando todos da fazenda. Os animais agora finalmente estão livres. Depois de muito comemorar eles criam Os Sete Mandamentos que todos deverão seguir e por um tempo tudo parece estar indo muito bem e os animais estavam tão felizes como jamais imaginaram ser possível. Mas então os porcos, que assumiram a liderança da agora Fazenda dos Animais, começaram a requisitar para si alguns privilégios e logo eles se veem em uma ditadura muito pior da que viviam com o Sr. Jones.

Faz tempo vejo falarem desse livro, dos livros do autor na verdade, e sempre tive vontade de ler ele, mas por ser um clássico sempre acabava deixando para depois. Mas agora a Faro está publicando clássicos e estou me aventurando em alguns que todo mundo leu menos eu hehe. E acredito ter lido ele no momento certo. A leitura é rápida, li ele em mais ou menos 2 horas, mas a mensagem que o livro traz com certeza vai abrir os olhos de quem o ler. Ver ali uma história praticamente infantil, mas contada de um jeito que não tem como não reconhecer, não se indignar e não querer mudar aquela situação. 

O livro foi publicado em 1945 e é uma crítica clara a Revolução Russa e seu regime posterior. Mas poderia ter sido escrito aqui no Brasil nos dias atuais e ser também uma critica aos nossos governantes. É incrível como o autor parece estar descrevendo nossa politica com um governo anterior corrupto, sendo trocado em uma "rebelião" por um governo que prometia acabar com tudo aquilo e estarmos vivendo algo ainda pior que antes. Temos aqui um personagem que descreve perfeitamente apoiadores do atual governo, que por mais ruim que a coisa fique sempre está ali lembrando o povo de como o governo anterior era ruim. E são tantas situações que em vez de um livro escrito há 75 anos, parecia que eu estava lendo uma noticia de um jornal.

Mas não quero influenciar ninguém colocando na resenha minha opinião pessoal. Cabe a cada um que ler o livro tirar suas próprias conclusões, que como já disse, é impossível ficar indiferente diante de toda a situação e não se reconhecer ali em um daqueles animais. Mas voltando ao livro, gente que tristeza. Fazia tempo não sofria tanto lendo uma livro. A sensação de impotência é muito grande diante da situação. Você quer entrar ali e abrir os olhos deles, fazer eles enxergarem a situação como um todo e não somente o que lhes é apresentado no dia a dia. Mostrar que eles tem poder e capacidade para mudar tudo aquilo. E mais uma vez a ficção se confunde com a realidade.

Achei a escrita do autor maravilhosa, tanto que já preciso ler seus outros livros E adorei a tradução da Faro, no caso com o selo Avis Rara, em nenhum momento me pareceu estar diante de um clássico porque não tive nenhuma dificuldade com a leitura. Sem falar na beleza estética do livro com uma capa linda e uma edição de encher os olhos. E claro que termino a resenha indicando o livro para todos. É uma fábula atual e que mexe com nossos sentimentos e nos faz querer tomar alguma atitude. E nos faz pensar se Major tem realmente razão ao dizer que a Terra só ficará bem após o Homem ter desaparecido dela.

Nota:



E quem se interessou pelo livro, está tendo sorteio dele e do livro A Garota Anônima lá no IG do blog. É só clicar na imagem abaixo para participar.








17 comentários:

  1. Eu nunca li o livro, mas assisti o filme há muitos anos (apesar de não lembrar muita coisa sobre ele). Recentemente tenho visto muito esse livro pelas redes sociais. Que bom que o livro te agradou. Acho que eu tenho em inglês. Vou dar uma olhadinha no meu Kindle.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse clássico, mas tenho vontade. Parabéns pela resenha.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu quero ler esse livro, ainda mais por envolver temas tão atuais, mesmo sendo um livro antigo, acho que cada um tem sua própria visão depois de ler esse livro, que bom que deu uma chance e gostou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Silvana!
    Eu li essa obra na faculdade.
    Toda faculdade de comunicação acho que tem ele no currículo, hehe.
    Eu lembro que gostei muito, apesar de não ser uma leitura normal para mim.
    E mesmo com tantos anos passando, continua tão atual, né?
    Que bom que curtiu!

    Beijoooos

    Teca Machado

    ResponderExcluir
  5. Essa edição eu não conhecia ainda. Gosto da história. Já li a versão em quadrinhos também. Acho muito reflexivas as ideias que o autor traz, para pensarmos sobre nossos próprios comportamentos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. ahh um belo classico! Mas nunca li :(
    Mas já ouvi falar muito da historia!
    Amei a resenha!
    beijos
    Taty
    https://conclusoesliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Esse livro está na listinha de desejados há um tempão, então, agora com tantas edições novas eu não poderia deixar de ler. A REVOLUÇÃO DOS BICHOS parece ser uma leitura super válida, com vários assuntos importantes e espero poder ler em breve... Acho que vou aproveitar seu sorteio... Vai que eu ganho?
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu fiquei embasbacada pelo tanto que esse livro é brilhante. A gente ouve muito falar do Orwell, mas LER realmente o trabalho dele é um poço do qual eu não quero sair. As alegorias e o modo como ele usa elas pra fazer ligação com a realidade - tanto do totalitarismo quanto qualquer outro regime atual que a gente vê e vive esses absurdos - é tudo genial demais.
    Quero ler tudo desse homem.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, tudo bem?
    Esse é um dos meus livros favoritos da vida! É fantástico, mega fácil de entender e ainda assim traz uma crítica contundente. Amo, amo, amo! Sempre que releio fico de coração partido pelo Sansão. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, eu amo a escrita do Orwell, estou relendo no momento e gostando de tudo de novo. É impressionante como não envelhece essa história.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil
    Eu amo esse livro. Li há alguns anos e com certeza é um dos meus queridos da vida. To amando ver todas as edições novas e com valores acessíveis sendo lida por muitos novos leitores.

    Silviane, blog kzmirobooks.com• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil. Como vai? O livro psrece ser muito bom, não é mesmo! Que bom que a leitura tenha lhe agradado. Essa edição da Faro ficou maravilhosa. Gostei bastante da resenha, ficou ótima. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Olha... É um clássico, toooooodo mundo fala da obra e tal, mas acho que não é para mim, sabe?
    Não são todos os livros com base política que chamam minha atenção... Talvez eu arrisque a versão HQ para tentar dar uma agilizada na leitura e se gostar, arrisco a obra completa.
    Essa edição está bonita mesmo!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá Sil,
    Esse livro é simplesmente sensacional e merece ser lido por todos. Li a primeira vez com uns 12 anos, e depois disso li mais algumas vezes. E é desses livros que sempre aprendemos algo novo, a cada releitura. Inclusive, já quero reler.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  15. Eu li esse livro tem um tempo, cheguei até na parte em que os porcos começaram a exigir os privilégios. Mas nunca terminei ele. Na época, eu era bem nova e não tinha entendido muito bem a mensagem, além disso, não tinha ideia dos formatos de livro que poderiam ser baixados e peguei o primeiro que vi pela frente, sem nem ligar para a procedência, então a leitura não foi das melhores e acabei abandonando o livro. Mas sabe quando você abandona, com aquele sentimento de "um dia eu volto"? Pois é, sempre tive vontade de dar uma segunda chance a esse livro, e acho que a oportunidade é agora. Vou até me inscrever no sorteio, vai que eu ganho? ;)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo