21 fevereiro 2021

Resenha | Trocas Macabras - Stephen King

Livro: Trocas Macabras
Série: Não
Gênero: Suspense/Horror
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 656
Ano: 2020

Resenha:

A inauguração de uma nova loja está deixando os moradores de Castle Rock em polvorosa. Os rumores e especulações são por conta do nome curioso da loja, Artigos Indispensáveis. O que será que vem a ser isso? Para a mãe de Brian Rusk nada mais é do que mais uma loja de antiguidades com móveis antigos falsos e telefones à manivela mofados. Mas ela não poderia estar mais enganada e Brian soube disso em primeira mão ao passar em frente a loja um dia antes do previsto para a inauguração e, encontrar uma placa de aberto na porta. Brian não pretendia entrar, mas a curiosidade falou mais alto e quando percebeu já estava do lado de dentro da loja olhando para prateleiras praticamente vazias. E já estava indo embora quando o dono da loja apareceu.

Ele se apresenta como Leland Gaunt e diz que Brian tem a honra de ser seu primeiro cliente e por isso ela fará um preço bem camarada pelo que Brian escolher comprar. Brian que só tem noventa e um centavos no bolso não pretendia comprar nada, mas ao ser questionado sobre seu maior desejo no momento, ele diz sem hesitar: um card de beisebol de Sandy Koufax. E o Sr. Gaunt não só tem o card certo, como ele está autografado com uma dedicatória para Brian. E quando o Sr. Gaunt diz que vende o card por oitenta e cinco centavos, mais uma ação, Brian nem ouve mais nada e sai da loja com o card e sem nem saber com o que concordou em fazer para o Sr. Gaunt. 

A segunda visita, dessa vez no dia da inauguração, é a Sra. Polly Chalmers, dona da loja de costuras que vai dar as boas vindas à cidade ao novo lojista. E depois dela parece que todas as pessoas da cidade passam por lá, e o Sr. Gaunt tem o que cada uma delas mais deseja por um preço acessível, e claro um favor, uma espécie de pegadinha inofensiva com alguém da cidade. Mas então a cidade parece ter virado de pernas para o ar e é como se todos tivessem usado a mesma droga, pois parecem todos hipnotizados e seus piores sentimentos vindo a tona. E o único que aparentemente pode resolver essa situação é o xerife Alan Pangborn, que pelo menos até o momento não parece ter sido enfeitiçado por nenhum artigo da loja. 

"O Sr. Gaunt pensava em si mesmo como um eletricista da alma humana. Em uma cidade pequena como Castle Rock, todas as caixas de fusíveis estavam alinhadas. O que tinha que ser feito era abrir as caixas... e começar a cruzar os fios. (...) Depois era só ficar na moita disparando cargas pelos circuitos de vez em quando para manter as coisas interessantes. Para manter tudo aquecido. Mas em geral, você ficava na moita até que tudo estivesse feito... e aí você ligava a corrente elétrica de verdade."

Quem acompanha o blog sabe que apesar de já ter lido muitos livros do autor eu não sou exatamente fã por ele ser muito prolixo. Mas quando esse livro chegou aqui em casa eu não pude deixar de ler. Gente que edição perfeita é essa? Eu ainda não tinha visto nenhum livro da Bibloteca Stepehn King que está sendo publicado pela Suma, mas agora eu já preciso dos outros livros. A edição é sensacional, capa dura com esse tom de verde vibrante, nova tradução e material exclusivo que só deixam o leitor mais satisfeito com seu exemplar. Sem falar que o livro estava esgotado há anos no Brasil e agora todos os leitores e fãs do autor poderão conhecer essa história, que a meu ver é uma das melhores do autor.

Porque não basta termos uma edição perfeita se a história não for boa. E pela primeira vez, e olha que já li uns trinta livros do autor, eu fui fisgada nas primeiras páginas da história. Geralmente nas primeiras cem, duzentas páginas, o autor enrola tudo o que pode e só depois da primeira metade que a gente fica realmente envolvido, mas nesse eu já me vi vidrada na história logo que ela é apresentada. História essa que se passa em Castle Rock, cenário constante em alguns livros do autor como Cujo, A Zona Morta e A Metade Sombria, esse ultimo com o personagem Alan Pangborn. Claro que ainda temos sim aquela lentidão característica do autor, mas isso não me incomodou porque aqui no caso entendi como fundamental para o desenrolar da história.

E que história. A capa não poderia ser mais perfeita para explicar o que acontece na história. Os moradores de Castle Rock viram verdadeiras marionetes nas mãos do misterioso Sr. Gaunt. Aos poucos ele vai manipulando a cidade toda a fazer suas vontades. Mas se pensar bem ele só mexe com algo que já estava dentro das pessoas. As desavenças entre eles já existiam e a raiva e o ódio também, ele só intensifica esses sentimentos. E tudo vira uma verdadeira loucura. Quando a gente vê noticias de pessoas que se mataram por um motivo besta como discussões no trânsito ou por causa de algum barulho constante na casa do vizinho, a gente não quer acreditar que foi somente aquele o motivo.  E nesse livro o autor mostrou como esses motivos bobos podem fazer uma pessoa virar um monstro.

A história é cansativa por toda lentidão da construção da mesma, só nas últimas duzentas páginas mais ou menos que a gente não consegue largar o livro, porque então sim começam as ações. Mas eu acabei vendo ela como uma partida de xadrez. No começo as peças vão se movendo lentamente, e então a coisa chega em um momento onde não existe mais uma forma de voltar atrás e acreditei piamente que não ia sobrar ninguém vivo para contar essa história. Dos livros que li do autor até agora, esse foi o que mais fiquei desesperada por uma saída que eu não conseguia ver de jeito nenhum. Por isso, por toda a construção e finalização, não poderia dar uma nota menos do que a máxima para o livro. Dizem que ele sempre estraga o final, mas eu particularmente gostei muito desse aqui. É por isso que indico o livro a todos os fãs do autor. E para quem quer se aventurar em sua escrita, mas que não gosta de livros de terror, pois nesse temos mais um suspense propriamente dito, apesar de termos um quê de sobrenatural na história.

Nota:






15 comentários:

  1. Oi, Sil. Como vai? Eu adoro ler os livros do Stephen! Este aí eu não li, contudo certamente é uma obra que me agradará se eu vier a ler. Que bom que curtiu a leitura do livro, apesar de achar um tanto cansativa a leitura. Sua resenha esfá ótima! Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?
    Confesso pra você que fico um pouco intimidada com livros gigantes assim. Tendo a demorar pra ler e me sinto travada. Mas adorei a trama, achei bem instigante lendo sua resenha. Quem sabe uma hora dessas eu tente dar uma nova chance ao Stephen King?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Fiquei supresa de ver sua nota, sei que não é muito fã dos King. Eu estou ansiosa para ler esta obra, este ano já inclui alguns dele na meta e só de saber que se passa em Castle Rock me anima muito. Este cenário do autor me encanta por suas bizarrices. A coleção é linda mesmo, a Suma caprichou na Biblioteca King. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. A Suma está se superando com as edições, e achei legal da parte deles "ressuscitar" o livro esgotado. Eu sou parte da turma "que tem medo" do tio King, então não conheço s livros dele, mas se você também não curte e se surpreendeu, é porque esse realmente é bom.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu tenho uma relação de amor e 'não aguento mais' com o King em relação a lentidão. Em algumas histórias, funciona pra mim seguir esse ritmo mais arrastado. Em outras, nem deus na causa. E foi o caso desse UHSAUHASUHSUHAUHSA
    Abandonei exatamente na página 200. Futuramente pretendo dar outra chance, mas por agora fiquei com muito sono pra prestar atenção em alguma coisa acontecendo :/

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bem?

    Não curto muito ler os livros que o King escreve, pois sou medrosa (rs...). Mas, reconheço que ele é um grande escritor e fico feliz em ver que a narrativa aqui construida por ele, te surpreendeu.

    É sempre gratificante quando um livro nos surpreende de forma positiva.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,

    Eu curto um suspense, mas só li It do King. Mas fiquei interessada na história por mais que tenha me lembrando de leve o filme Click do Adam Sandler hahahaha

    O meu problema com os livros do autor é que são muitas páginas, mas fiquei curiosa com esse.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia que esse livro era tão grande! Já havia visto esse lançamento, mas não me interessou tanto. Que bom que a leitura foi surpreendente! Eu adorei minha experiência com o autor, mas não sei se encaro esse calhamaço haha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Oie Sil!
    Faz tempo que não leio algo do King... Confesso que a última leitura que li dele (saco de ossos) me desanimou um pouco com o autor :(
    achei que demorou muito para acontecer as coisas, sabe? Mas eu amo a capa daquele livro


    NO ENTANTO, digo pra você uma coisa: adorei a sua analogia do xadrez na construção do livro
    Se parar pra pensar, é GENIAL!!!!!!!! E se depois no final as coisas se encaixaram, ADORO!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Bom saber que você curtiu a leitura, eu ainda não tenho esse livro, mas já fiquei curiosa pra ler ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,

    Que bacana que a edição está bem caprichada. Eu confesso que nunca li nada do King, mas tenho vontade, apesar de alguns livros dele não me chamarem atenção.
    Eu gostei muito da premissa desse, acho que seria muito bom começar por ele rs.
    Dica anotada.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie Sil!
    Que edição linda! Não gosto muito desse tipo de leitura, mas me despertou um interesse!
    Quero ler algum livro do King, ainda não li nada!
    beijos
    https://conclusoesliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha. Que edição maravilhosa essa. Nunca li nada do King, comecei Celular e nunca terminei, mas estou com muita vontade de ver Zona Morta. Me disseram que tinha uma ordem certa de leitura, mas nunca encontrei a ordem certinha rs
    Esse livro parece bem peculiar, e por mais que a história é interessante, fico com medo da lentidão do começo.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Silvana!
    Tudo bem?
    Tenho até vergonha de dizer que nunca li nada do King!
    Menina, eu sou medrosa, então não me aventuro nos livros dele. Mas ele não parece ser terror, né?
    Achei a história interessante e adorei que você tenha gostado, ainda mais que já leu outras obras dele.
    Acho que vou me aventurar por esse livro!

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Sil,
    A edição parece linda mesmo. Eu tive pouca experiência com o autor e não foram as melhores, também por ser prolixo, além de algumas outras coisas. Apesar disso, ainda quero dar uma nova chance para mudar isso, até pelos tantos elogios que leio sobre ele, mas sempre fico com medo da escolha de qual livro ler, pois sei que provavelmente será a última chance que darei. Acho que por isso gostei tanto da resenha, para alguém que já leu tantos tecer tantos elogios, talvez seja uma boa escolha.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo