21 março 2021

Lançamentos de Março da Faro Editorial

 Olá, pessoal. Repararam que dei uma sumida? Pois é, por mais cuidado que tive nesse ultimo ano saindo somente para trabalhar, com máscara o tempo todo e uso de álcool em gel, eu e minha mãe pegamos Covid. Estamos nos recuperando, mas eu acredito em Deus que o pior já passou. Ainda temos tosse e moleza no corpo, mas vai passar se Deus quiser. Meus sintomas começaram no dia 6 e desde então essa é a primeira vez que ligo o computador. E ontem que peguei um livro em mãos, o máximo que já tinha ficado sem ler foi uma semana.

Mas vamos as coisas boas: lançamentos. Esse mês a Faro está com títulos bem diversificados e temos para todos os gostos.

Esse livro é F#d@ Mas não vai melhorar sua vida! Encontros que começam no Tinder e acabam em shows de anões sadomasoquistas, casamentos com mulheres que tinham o pai como amante... Em Deu Merda, Gabriel Tennyson reúne crônicas que formam o cânone do pobrismo: uma filosofia que vai te ensinar a rir do cotidiano dos subúrbios, das dores de cotovelo... e do cheque especial. Parte ficção, parte biografia, Deu Merda reúne textos para quem gosta de rir das desgraças... sem filtros. Este seleto tratado de sociologia não vai mudar sua vida, mas vai ajudar o autor a comprar pastel com caldo de cana, já que ele foi registrado no SERASA quando nasceu.

O livro O rato trapaceiro se originou do curta-metragem animado A fábula da corrupção. O projeto da animação foi contemplado em um edital de 2009 pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Escritório das Nações Unidas (UNODC), e assim pôde ser produzido para a internet em 2010. Inspirado nas fábulas de Esopo e outras mais de fundo moral que usam os animais para espelharem as ações humanas, a história, toda rimada, surgiu com num estalo para o autor, que precisou de poucos ajustes para chegar ao resultado final. A opção da estética da animação, junto ao formato da fábula e ao estilo rimado, contribuiu para que temas complexos pudessem ser apresentados de forma leve e cativante às crianças. A animação participou de muitos festivais e mostras e, inclusive, e ganhou mais de uma dezena de prêmios. João, o dono do armazém. não fazia mal a ninguém. Vivia com o Cão e o Gato, E a cooperação era um trato. Até que o Rato ali chegou, E um plano sujo bolou. Acabou com o dinheiro e a comida, E do patrão arruinou a vida. Mas o Jumento, arrependido, não deixou aquilo passar despercebido. Para o homem revelou a verdade, E trouxe, enfim, a felicidade.

Em 1946, Amerigo, aos 6 anos de idade, parte num trem com centenas de outras crianças para viver por algum tempo com uma família do norte. Foi a forma que o governo encontrou para livrar os pequenos da miséria que assolou o sul depois dos efeitos catastróficos da Segunda Guerra Mundial.

Amerigo é pobre, mora em Nápoles com a mãe Antonietta. Ela, então, decide oferecer ao filho a oportunidade de uma vida melhor por um tempo: escola, comida, saúde.

Viola Ardone apresenta a história de um garoto enviado para um ambiente desconhecido, sem esconder nenhum aspecto dessa nova experiência, respeitando a dolorosa “duplicidade” da vida de Amerigo: a perda da mãe e a derrota da fome; as raízes cortadas e a nova serenidade; a indigna insegurança e a proteção “artificial” imposta, mas, ao mesmo tempo, providencial. Amerigo nos transporta para uma Itália que acaba de sair da guerra. Narrando a separação e também a descoberta de um mundo novo, cheio de oportunidades, ele se vê diante de dois horizontes e deseja fazer suas escolhas.

Um mundo sem estupidez é possível! Na verdade, não... Desculpe. Mas isso não nos impede de tentar entender a estupidez humana. Afinal, todos nós lidamos com ela diariamente. Seja nas notícias, nas redes sociais ou nos grupos com os quais convivemos. Entender os idiotas é um desafio, algo que nunca foi realizado de forma profunda. Estudiosos, psicólogos e especialistas em comportamento humano se juntaram para analisar como a estupidez se processa e quais seus mecanismos: entendê-la parece ser a melhor forma de combater sua disseminação. O objetivo deste livro é preparar o leitor para esse juízo final de quem tem de aturar a estupidez continuamente. Afinal, como diria Nelson Rodrigues, “os idiotas vão dominar o mundo. Não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”.

Este livro explora várias das proposições de Joseph Schumpeter sobre empreendedorismo, ciclos econômicos, desenvolvimento e processo democrático. Embora pouco conhecidas fora dos círculos acadêmicos, as teorias de Joseph Schumpeter se mantêm como farol para empreendedores do mundo inteiro mesmo décadas após o seu falecimento. Elas influenciam os estudos dos economistas acerca do empreendedorismo, da inovação e do progresso econômico. Consagrado pelo termo destruição criativa, foi um dos pioneiros a prever que as inovações tecnológicas seriam o motor do desenvolvimento capitalista: algo claramente visível hoje, quando os rumos da economia mundial estão sendo ditados justamente pela concentração de investimentos, inovações, modernizações e revoluções constantes em tudo que envolve tecnologia. Mas ele previu isso cerca de um século antes. Conhecer os princípios dessa teoria nos oferece caminhos para entender os mecanismos do mundo, da visão empreendedora e sua busca constante por inovação, ocupação de espaços, competição, desenvolvimento tecnológico e o que deve surgir nas próximas décadas.

Este é um livro com caráter profético, que chega no tempo em que todas as suas previsões se confirmaram. F. A. Hayek, um dos maiores economistas de todos os tempos, foi laureado com o prêmio Nobel em 1974, quando se tornou mundialmente conhecido por sua filosofia social e política. Em particular, por sua previsão do colapso do socialismo quando muitos ainda olhavam para o regime com otimismo. Aqui ele traça as raízes intelectuais para a Escola Austríaca, a tradição centenária fundada na Universidade de Viena e o renascimento do pensamento liberal clássico. Hayek continua a fornecer lições inestimáveis para o desenvolvimento do mundo. Por décadas, seus vaticínios foram ignorados e a academia escolheu pautar o Ocidente pela proposta de Keynes, onde havia a defesa da atuação forte do Estado na Economia. Milton Friedman, apesar de conciliar em seus estudos as atuações de ambos, Keynes e Hayek, identificava-se com o liberalismo de Hayek, avaliando que a intervenção do Estado reduzia a capacidade do mercado de criar riqueza. Desde as últimas três décadas, vimos a ascensão econômica de nações com economia mais liberal e a ruína das que mantiveram o Estado como tutor dos cidadãos. E, como consequência, o surgimento de ditaduras. Esta obra reúne textos sobre a escola austríaca, detalhando a gênese dessa tradição e firmando seu lugar na história intelectual.








14 comentários:

  1. Oi, Sil.Como vai? Gostei dos lançamentos da Faro. Estava com saudades de suas postagens menina. Espero que você e seus familiares estejam bem. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Melhoras para você e sua mãe. Que susto menina. Ainda bem que vocês estão melhorando não é mesmo! É preciso se atentar com este vírus novamente, pois essa nova cepa é mais contagiosa que anterior. Aqui no RJ é orovável que irão fazee lockdown novamente. Se cuide. Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, como você está????
    Fico feliz em ter você de volta! ♥ Estava com saudades!
    Acho que esse mês, vou deixar passar os lançamentos da Faro, nenhum faz realmente meu estilo. Ainda mais nessa pandemia, vou focar na minha zona de conforto mesmo, rs.
    grande beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Psicologia da Estupidez tem um tema interessante, quando houver oportunidade, vou ler. Boa semana para você. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!

    Fico feliz com a sua volta. Como comentei por mensagem, estava preocupada com você, pois reparei mesmo que você tinha sumido e com o caos que está Sorocaba o medo infelizmente se tornou uma constante em nosso dia.

    Estou enviando vibrações positivas para você e sua mãe se recuperarem o mais rápido possível.

    Sobre os lançamentos fiquei interessada em Crianças das Guerra e Psicologia da Estupidez.

    Fique bem!

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil. Ainda bem que o pior já passou, torcendo para você e sua mãe ficarem bem logo!
    Achei bem interessante os temas da Faro Editorial esse mês, principalmente A Psicologia da Estupidez e Crianças da Guerra.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil
    Não fico muito animada para os lançamentos da Faro, acho que não refletem muito o gênero que eu leio, mas em matéria de edição eu acho que a editora arrasa. Os poucos livros que tenho deles são ótimos!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, eu senti sua falta, até perguntei pra Luiza se ela tinha notícias de vc! Que bom que está melhor!! Quanto aos lançamentos, eu já quero o infantil!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oie Sil! Tudo bem?

    Saudade de você por aqui e já está melhorando, logo vai estar 100% ♥
    Crianças da Guerra foi o que me chamou a atenção desses lançamentos por passar na Segunda Guerra, mas acho que é o tipo de livro que eu gosto, sabe? Mas sinto que vai apertar o coraçãozinho, ai ai

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  10. Adorei os lançamentos.
    Nossa Sil, que perigo. Desejo melhoras para você e sua mãe. Fica bem
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu notei seu sumiço, até ia mandar mensagem no Instagram. Fico feliz que estejam melhor, mas por favor, se cuidem e desejo melhoras à vocês o mais rápido possível.
    O livro Deu Merda! me chamou a atenção, já o coloquei na minha lista de futuras leituras, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  12. Espero que fique tudo bem e desejo uma boa recuperação <3

    É bom tirarmos um tempinho em meio a isso tudo, e quanto aos lançamentos, achei bem diferente e já estou de olho em alguns.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil

    Eu estava vindo aqui esses dias que você sumiu, mas comecei a ficar preocupada e tive que te procurar para saber se você estava bem. Como falei mais cedo, você e sua mãe estão em meus pensamentos. Vai dar tudo certo.
    Esse mês nenhum lançamento chamou minha atenção, vamos ver no próximo. :)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Espero que esteja 100%. Títulos bem interessantes.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo