10 março 2021

Resenha | Oito Detetives - Alex Pavesi

Livro: Oito Detetives
Série: Não
Gênero: Romance Policial
Autor: Alex Pavesi
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288
Ano: 2021

Resenha:

Em Oito Detetives vamos conhecer o professor matemático Grant McAllister, que há trinta anos lançou o livro Os Assassinatos Brancos com uma tiragem irrisória de menos de 100 exemplares. O livro contém sete histórias de detetive calculando as diferentes ordens e possibilidades, desde o número de vítima(s), suspeito(s), detetive(s), e o(s) matador(es), tudo o que compõe uma boa trama policial. Em certo momento Grant abandonou tudo e foi viver recluso em uma ilha do Mediterrâneo. Mas vinte anos depois o patrão de Julia Hart acabou encontrando um desses exemplares e resolveu reeditar o livro e encarregou Julia dessa tarefa.

Então vamos acompanhar Julia lendo as histórias na companhia de Grant e apontando as partes que chamaram sua atenção, algumas incoerências nas histórias que podem ter sido colocadas ali de propósito para confundir o leitor ou serão falhas do livro? Mas enquanto vai lendo cada uma das histórias Julia acaba percebendo que está tudo muito estranho e que alguma coisa está bem errada. Então ela entra em um jogo onde o mais estrategista será o vencedor. Mas será que descobrir a verdade nesse caso realmente vai valer a pena?

A introdução à história hoje está bem curtinha porque não posso falar muito sem soltar spoilers, já que a história se desenrola praticamente durante o livro todo. Só no final que entendemos realmente o que aconteceu. Temos sete histórias policiais, seriam como se fossem basicamente sete contos policiais, mas que no fim das contas cada uma delas tem uma peça chave para descobrir o mistério do livro. Então nem esperem nada cheio de suspense, com reviravoltas enormes, só no final temos uma grande surpresa, mas que para um amante de literatura policial não é tão mistério assim. 

Quando vi que o livro era recomendado para fãs de Agatha Christie já fiquei doida para ler porque amo os livros dela. E quem está acostumado com seus livros sabe que ela tem aquela fórmula que segue em todos eles. E livros policiais são assim mesmo. Agora se você está acostumado a thrillers de tirar o folego, com um plot twist a cada fim de capitulo, esse livro não é para você. Aqui temos histórias simples, com a fórmula básica da literatura policial, variando em um ou outro dos elementos que compõe as tramas policiais citadas acima.

E falando na Agatha temos uma homenagem a um do seus livros em um dos contos, o famoso O caso dos dez negrinhos que agora é conhecido por E não sobrou nenhum. E esse foi o único conto que cheguei perto de desvendar o mistério, Mas só cheguei perto porque a finalização é outra. Me acho a detetive por já ter lido muitas histórias policiais, mas não consegui descobrir nenhum dos finais das sete histórias. E só uma coisinha bem rapidinho para não soltar spoiler, não sei se percebeu que estou falando em sete histórias, mas... já fez a ligação?

E temos muitos personagens nesse livro, uns me cativaram em poucas páginas de sua história, outros me deram aversão e asco mesmo por suas atitudes, mas de personagem principal temos basicamente dois, a Julia e o Grant. E confesso que esperava mais dos dois. E até pensei em tirar um ponto da nota por causa disso. Mas como achei o livro muito diferente do que estou acostumada a ver, acabei ficando na nota máxima mesmo. Mas ainda assim achei que os dois deixaram um pouco a desejar, principalmente em seus "confrontos" sobre as histórias e no final. Achei que a coisa seria assim por dizer, mais interessante.

Quanto a edição da Faro nem tenho o que falar. Como sempre tudo muito caprichado por dentro e por fora. A divisão entre as histórias e o tempo real muito bem feita, sem deixar margem para dúvidas. E a capa achei um tanto quanto simples, mas não dizem que menos é mais? E por fim finalizo indicando para os amantes da boa e velha literatura policial. Com certeza vai agradar e matar a saudade de quem está carente de autores como a Agatha.

Nota:









24 comentários:

  1. Olá,
    Às vezes os mistérios mais simples se tornam os mais surpreendentes... ou até melhores que uns aí. HAHA
    Acho que faz tempo que não favorito um, então já vou super na expectativa pra resolução... ainda mais com esses pontos sobre a Agatha, acho que vou curtir tb.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem? Quem leu no blog foi a Naty e ela disse que foi uma leitura muito diferente do que que ela já leu no gênero e essa referência a Agatha Christie me anima bastante também!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Olá,achei a premissa interessante, é uma pena não ter tanto aquele ar de mistério no decorrer da historia.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Eu sonho em ler esse livro desde que li a primeira resenha sobre ele. Eu amo um thriller de tirar o fôlego, mas também amo um bom mistério de Agatha Christie, então é capaz de eu ler, mesmo sabendo que posso ter a sensação de que poderia ter algo mais... rs E sim, a capa está bem simples, mas acho que combina com a trama mais simples também, né?
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros com essa temática e a leitura desse parece fluir bem. Adorei a resenha, com certeza vou ler quando tiver oportunidade!!!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil

    Não sabia que era sete histórias diferentes e com a sua pergunta ali acho que deve ter algo a ver com os sete pecados capitais? Fiquei aqui lembrando do filme com o Brad Pitt. hahahaha Mesmo sem ser um livro cheio de reviravoltas, fiquei curiosa para conferir. Faz uma promoção com a Faro novamente para eu poder ganhar! hahahahahahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Por eu gostar bastante das obras de Agatha, este livro poderá me agradar. Que bom qie gostou da leitura. Adoro este gênero literário. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil
    E olha que mesmo sendo uma fórmula básica e nada de reviravoltas o tempo todo, você gostou bastante da trama, então imagino que ela valha muito a pena. Eu não sou muito fã do gênero mas confesso que amei a capa e até me deu uma curiosidade.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ooi!

    Eu amo personagens que cativam rápido, até esqueço daqueles que são odiosos. O livro parece ser bem legal, eu ainda não tinha lido nada sobre ele e fiquei curiosa para ler.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Estou te achando meio sumida... está tudoo bem?
    Lembro que quando vi esse livro, logo pensei em você, porque faz seu estilo. Acho que vou arriscar a leitura também! Só que com meu home office voltando, vou adiar um pouco mais... Foco nos romances por um tempo, rs. Preciso me afogar em açúcar! rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?
    Sempre fui de ler mais livros policiais que thrillers, então fiquei interessada nesse. Gostei também das ressalvas sobre os protagonistas e sobre o formato no geral, porque aí a gente pode ir sem tanta sede ao pote quando for ler.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil! Vai ser uma das minhas próximas leituras e pela sua resenha vai cumprir o que promete, para os fãs de Agatha C. Espero gostar muito. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oie Sil!!!
    Eu sou péssima pra descobrir final KKKKKKKKKKK
    Mas achei bom você fazer o alerta sobre as diferenças entre thriller e romance policial
    Confesso que faz tempo que não leio um romance policial ?
    Fiquei pensando se os sete teriam associação com algum dos livros da Agatha Christie? nãp sei KKKKKKKKKKKKK

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, tudo bem?

    Acredito que por gostar dos livros da Agatha, esse me chamou a atenção. Achei interessante o fato de ser histórias diferentes, acho que isso dá um dinamismo maior a obra.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  15. A cada resenha me anima mais para fazer essa leitura e estou apostando que vou adorar esse livro por conta dessa proposta.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  16. Gostei da dica de livro, pois por mais que eu seja fã de suspenses e romance policial, ainda assim, as vezes necessito de história mais simples, sem um plot a cada respirada, haha. Já coloquei na minha infinita lista de compras da Amazon.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  17. Uau, não conhecia esse livro, mas amei a dica. Adoro suspense e romance juntos, haha. Já quero ler! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil! Tudo bom?
    Ultimamente eu tô meio preguiçosa pra romance policial, afundei o pé na jaca com fantasia e YA SAUHSAUHUHSAUHSAUHSA de novo. Então não me interessei tanto pela história. Mas que bom que tu curtiu tanto!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Silvana, tudo bem?
    Achei que já tivesse passado por esse post, gostei da história, do livro e da edição. Acho que foram poucas páginas de uma história boa e instigante.
    Conheci o livro aqui e amei.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá...
    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei muito empolgada pra ler! Ultimamente ando sair um pouco da minha zona de conforto e acho que esse livro é uma ótima pedida.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Sil, esse ano a Agatha Christie não me escapa hahaha! E acho que esse por não ter muitas reviravoltas e é indicado para leitores (e futuros também) da Agatha, acho que pode ser um bom começo para eu entrar nesse mundo de romance policial. E deu bug aqui com a história dos sete contos, já fiquei curiosa hahaha! E a Faro tá arrasando muito nas edições dos livros. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  22. Não sei de onde eu tirei que esse livro era nacional kkkkkk
    Bem, eu não sou fã da Agatha, mas a premissa do livro me prendeu bastante
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  23. Oie
    De cara ja amei a capa, o titulo super me chamou atenção , e a resenha me ganhou rs, Sou fã de Agatha , entao acho que vai ser ótima pedida
    Indo já pra listinha !!!
    Adorei a resenha, as vezes o simples é cativante também!

    Todas as Coisas

    ResponderExcluir
  24. Olá Sil,
    Como fã da Agatha, esse comentário me atrairia também. Apesar disso, conhecendo um pouco mais da história pela sua resenha, acho que não seria um livro que me agradaria tanto. Mas de toda forma foi bom conhecer, quem sabe um dia animo.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo