18 abril 2021

Resenha | Cidade das Almas Perdidas - Cassandra Clare

Livro: Cidade das Almas Perdidas
Série: Os Instrumentos Mortais #5
1- Cidade dos Ossos
Gênero: Fantasia
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Ano: 2014

Contêm spoilers dos livros anteriores.

Resenha:
Lilith está morta, mas no fim seu ritual foi bem sucedido, Sebastian, ou melhor Jonathan Morgenstern, está vivo e ligado a Jace. Mas como os dois desapareceram do terraço ninguém sabe exatamente o que aconteceu com eles. E Clary está devastada por não poder procurar por Jace enquanto a Clave delibera sobre sua culpa ao ter trazido Jace de volta do mundo dos mortos, mesmo que Clary não tenha tecnicamente infringido nenhuma lei. Mas finalmente depois de duas semanas de muito interrogatório eles chegam a um veredicto e declaram Clary inocente. Mas ao mesmo tempo decidem que encontrar Jace não é prioridade da Clave, afinal Jace é apenas mais um Caçador de Sombras. 

Por isso Clary, Isabelle, Alec e Simon decidem agir por conta própria. Clary tem o colar que ganhou da Rainha Seelie e decide pedir um favor a ela, mesmo sabendo do risco que corre em fazer um acordo com a Rainha do Povo das Fadas. E a Rainha quer de volta um conjunto de anéis que no momento se encontra no Instituto. Mas roubar o Instituto é o menor do problemas de Clary, porque quando finalmente ela reencontra Jace descobre que ele está trabalhando com Sebastian e se comportando como se eles fossem amigos. E logo depois ela descobre que eles estão ligados e o que acontece com um o outro sente também.
 
A Clave não pode saber o que está acontecendo já que depois que Valentim morreu, Sebastian é o inimigo numero um e eles vão fazer de tudo para matá-lo, mesmo que isso signifique matar Jace junto. Então Clary tem a ideia de usar os anéis da Rainha para poder ir com Jace e Sebastian e conseguir se comunicar com seus amigos enquanto tenta descobrir se o verdadeiro Jace ainda continua ali. E enquanto isso os outros vão tentar descobrir uma maneira, alguma arma, para acabar com essa ligação entre eles. E para isso eles vão contar com a ajuda do Irmão Zachariah e recorrer às Irmãs de Ferro e até mesmo invocar demônios e anjos, o que for preciso para salvar Jace.
 

Eu comecei a ler essa série em 2013 e li até o quarto livro, mas acabei desistindo porque na época os livros não estavam me agradando. Confesso que foi uma série que comprei pelas capas porque achei essa coisa holográfica linda. Na época não se viam capas tão caprichadas como hoje em dia. Mas decidi terminar para poder desapegar dos livros para abrir espaço na estante. E não é que nesse quinto livro a história melhora e muito e nem parece a mesma história lá do primeiro? Ainda faltou um algo a mais para eu dar nota máxima, mas sem dúvida é o melhor livro da série até o momento. E agora as expectativas para o próximo e ultimo está nas alturas.

A autora sempre foi boa, tanto que a gente lê 400, 500 páginas dos livros em um dia, mas ela ainda precisava aprender algumas coisas e ao longo dessa jornada ela aprendeu. Ela deixou de lado o foco no triângulo amoroso que não levava a nada e deu destaque para outros personagens que estavam ali como figurantes, mas que claramente se via o potencial enorme que eles tinham. O Simon por exemplo, quanto ela tirou ele do triângulo o personagem deixou de ser chato para ser interessante e ao longo dos livros ser o personagem que mais evolui. Quem diria ao ler minha resenha em 2013 que hoje eu estaria elogiando o Simon.

Em compensação o Jace e a Clary foram personagens que em vez de evoluir acabaram decaindo muito na história. Seis livros é muita coisa para ser sustentado por um amor que a meu ver não é amor e sim obsessão. Tudo o que eles fazem, cada ação, cada burrice é por conta do amor que sentem e isso é até legal em um, dois livros, mas seis enjoa. Tudo gira em torno deles conseguirem ficar juntos, desde a primeira revelação lá atrás de que eram irmãos, a todas as outras dificuldades que eles enfrentaram até o momento para ficar juntos. O problema que isso tem consequências para todos e fica todo mundo correndo de um lado para o outro tentando resolver as cagadas que eles fazem.

Ainda bem que pelo menos temos outros personagens que acabam suprindo essa necessidade de "história" praticamente dita. Além do Simon que já citei, a Isabelle é um personagem que eu gosto muito, mas ainda acho que a autora deveria dar mais destaque. E temos o Magnus que apesar de eu particularmente achar que ele fica meio sem graça ao lado de Alec, é um personagem incrível e que deveria ser o protagonista dessa história. Quem leu a Trilogia As Peças Infernais viu um Magnus completamente diferente desse que temos nessa série. Mas como sei que já temos mais um monte de livros desse universo, acredito que a autora possa ter resolvido isso.

E por fim temos o grande vilão dessa segunda parte da série, Sebastian. Valentim foi um vilão que só ficou na promessa, e esse foi um dos fracassos da "trilogia" inicial. Não existe uma boa história de fantasia sem um vilão memorável. E Sebastian conseguiu acertar onde o pai errou. Ainda não é aquele vilão que estamos acostumados a ver no gênero, mas gostei dele. Vilão bom é aquele que a gente gosta do personagem e até torce por ele em alguns momentos. E espero que ele tenha um bom desempenho no próximo livro porque o final desse prometeu e muito. E para finalizar tenho que falar dessa capa que não consegui comprar o livro na pré-venda e veio assim sem os brilhos. Fiquei com 5 capas holográficas e 1 sem graça. 

Nota:









15 comentários:

  1. Oi Sil,

    Eu gostei mais ou menos desse livro, eu achei a evolução na escrita da autora no próximo que é o último, na verdade foi o meu favorito da série, ainda mais porque lá temos um gostinho da história da Emma e do Julian que são os protagonistas da trilogia Artifícios das Trevas.
    Espero que goste do último.


    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Amei sua resenha!
    Confesso que já teve uma época em que era louca pra ler essa série, porém, o tempo passou e minha vontade se perdeu... Acho que hoje em dia não leria :(
    Porém, achei interessante o fato da autora ter essa capacidade de fazer o leitor ler até 500 páginas num dia, isso é bom, pois, mostra que sua escrita é realmente boa!

    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom? Cidade dos ossos está na minha lista até hoje rs, preciso lê-lo ainda esse ano.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu acho que nunca li nenhum livro da Cassandra Clare, me lembro de quando lançou e quantos elogios teve, mas acho que não tive oportunidade de ler na época. Em algum momento, conforme o tempo passou, bateu desanimo e ficou por isso mesmo. Entretanto, fiquei curiosa pela escrita da autora. A sua resenha foi muito boa salientando os pontos positivos e negativos do livro em questão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, ainda bem que desisti dessa série lá no quarto livro. Fico só com os três primeiro e fim.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Que bom que a autora conseguiu reerguer a série e sair do clichê né?! Nunca é tarde para recuperar uma série, mesmo que seja no quinto livro, hahaha. E sobre a capa, confesso que gostei, mesmo não sendo holográfica. Eu sou o tipo de pessoa que se derrete por uma capa bonita, mas não se importa se ela for feia e o conteúdo bom, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi
    que bom que para você a história melhorou bastante nesse livro, quem sabe os próximos te agradem também, quero ler os livros já que só assisti a série que é bem diferente.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Esse foi um livro que me encheu de apreensão que não acabou enquanto eu não li o desfecho haha. Amo muito essa história.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Olá! Sei como é comprar livros pela edição ser maravilhosa, e sendo box então eu também amo.
    Gostei de saber que de 2013 pra cá você resolveu terminar as leituras, isso foi maravilhoso. Gostei de conhecer um pouco mais o personagem. espero ler em breve.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou amando livros dessa temática, essa capa está linda demais. Fiquei curiosa para conhecer!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Tudo bom?
    Apesar do ranço com TMI, é inegável que a narrativa da Cassandra fisga muito. Eu lembro de ler fácil fácil as muitas páginas sem nem perceber; só realmente não curto os personagens dessa série (salvo alguns tipo a Izzy e Malec).

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nenhum dos livros da Cassandra. Na verdade o tamanho deles me assusta, acho que as histórias são um pouco complexas, com vários personagens kkkkk, mas uma hora quero tentar.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha. Eu sempre quero ler esses livros, mas sempre que surge a oportunidade eu não pego para ler. O lado bom desses séries grandes é que você pode aproveitar os personagens um pouco mais, o lado ruim é que sempre tem a chance da gente abusar deles rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil. Tudo bem? Particularmente gosto bastante destes livro. Que bom que gostou da obra, embora não por completo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Eita, só livro de pré venda tem capa holográfica? O meu eu consegui com o efeito e não foi pré venda... Que estranho!
    Bom, se tem uma coisa que concordo com você é: Valentim ficou só na promessa de vilão mesmo, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo