22 julho 2021

Top 5 | Gêneros que não gosto de ler

Hoje em dia se você falar que não gosta de alguma coisa já falam que é preconceito, mas eu acredito que se você não gosta de ler determinado gênero, vai ficar perdendo o tempo que poderia estar lendo algo de seu interesse por quê? Até porque eu já li todos eles e não é algo que eu curta mesmo. Mas parto do principio que cada um tem que ler o que lhe agrada, e infelizmente esses são gêneros que não gostei.

Os gêneros não estão na ordem de não preferência. 

As imagens são apenas para ilustrar a postagem, até porque já li vários desses. 

Clássicos 

Eu sempre fui do time das românticas e dos finais felizes. E os livros que li obrigada na época da escola, todos acabavam em tragédia. Sem falar na linguagem antiga que é necessário ler com um dicionário do lado para entender o que o fulano está falando. Até tenho me aventurado mais ultimamente, mas é algo que se tiver outra opção, escolho a outra.

Poesias/Poemas

Esse é um gênero que acredito é muito pessoal. Não existem apenas palavras ali, mas a alma e uma gama de sentimentos de quem escreveu. E nem sempre estamos no mesmo momento do autor e acabamos por não entender o que ele quis dizer. É um gênero que se puder eu não leio.

Biografias

Esse é um gênero que vai do interesse da pessoa no que a biografia em questão traz. Eu já li algumas que gostei bastante, porque eram de pessoas que admiro e gostaria de saber mais sobre. Mas não é algo que me atraia, até porque hoje em dia ficou famoso cinco minutos e já lança biografia.

Religiosos

Para quem ainda não sabe eu sou evangélica e confesso, não gosto de ler nada que envolva alguma religião. É muito dificil você encontrar algum livro com base nesse tema que o autor seja imparcial. Mesmo os considerados ficção. Eu já li alguns romances espiritas e evangélicos e todos eles os autores colocam os conceitos de suas religiões nas histórias. E para quem acredita em outra coisa, a leitura se torna desconfortável.

Autoajuda

Esse aqui, primeiro porque eu gosto é de ler ficção e, segundo porque não acredito nas fórmulas para isso ou aquilo dar certo. Até pode dar para algumas pessoas sim. Pode ser que a pessoa precise daquilo exatamente naquele momento, mas isso é a minoria. Eu já li alguns livros do gênero e basicamente a pessoa repete o livro todo a mesma ideia, o que testa muito a minha paciência. E como cada um é cada um, quase nunca o que deu certo para uma pessoa vai dar para outra. Não é todo casamento que vai dar certo lendo um livro, não é todo mundo que vai ficar rico lendo o outro, nem todo mundo vai conseguir superar o que quer que seja lendo palavras positivas e motivacionais. 

Bônus:

E existem aqueles gêneros que eu até leio mas que não estão entre os favoritos que são os dramas, new adult e ficção-científica. Todos esses eu já li vários e tenho alguns entre meus favoritos da vida e outros entre os piores livros que já li. 

Mas enfim, esse é meu gosto pessoal, alguns desses gêneros pode ser seu favorito e está tudo certo. 

Leia o que quiser e quando tiver vontade. Só leia hehe.




13 comentários:

  1. Bem interessante esse tipo de post, e não acho que seja preconceito não gostar de algum gênero, todo mundo é livre para ler o que se sente bem... Com relação aos gêneros que você listou, nós temos gostos em comum, pois também fujo de todos esses. Só os do bônus que eu discordo porque eu leio scifi e gosto bastante. E os clássicos eu concordo que é muito chato ter que recorrer ao dicionário toda vez, acaba perdendo a graça da leitura.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil
    Eu acho que cada um tem seu gosto e tá ótimo. Eu só leio romance e raramente fantasia e não ligo de ser só mais do mesmo. Concordo com todos os gêneros que você citou, também não gosto de ler nenhum, mas eu incluiria ai suspense e ficção científica que eu já que vi que não me descem mesmo.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Tudo bom?
    Sempre tem alguns gêneros que falam mais com a gente que outros, né? (Eu com fantasia o tempo todo). Biografias realmente só leio se tiver MUITO interesse em conhecer sobre a figura, tipo as que li do Tolkien, da Mary Shelley e de alguns autores que adoro.
    Autoajuda passo longe, e romance hot também. Só se tiver algum plot pra lá de mirabolante e realmente me fisgar nisso, porque hot me dá preguiça.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii, gostei do post. Concordo com você por que perder tempo em ler um gênero que não nós agrada por causa de terceiros. Ao gêneros que você citou nem um desse me agrada.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Nossa!
    me identifiquei super com você!
    Também não gosto de ler estes mesmos gêneros!

    www.garotadebotas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bem? Destes de sua lista o que eu leio com menor frequência é o Biografia. Os demais eu gosto bastante. Livros não ficcionais costumam me agradar. Romance de época é o gênero que não me agrada de forma geral, embora eu tenha lido obras excelentes deste gênero. Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Interessante. Acho que é legal termos essa diversidade de alguns gostarem de alguns gêneros literários e outros gostarem de outros. Poesia também é um gênero que não leio...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Sil,


    Desses gêneros tem alguns que eu também não gosto, auto ajuda é um deles e esses de religião também, gosto de poemas e poesias mas não leio muito.


    Bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Auto ajuda tambem não é minha praia, mas gosto bastante de clássicos e biografias
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. Acho que há um abismo entre não gostar e ter preconceito. A pessoa pode conhecer algo e simplesmente não gostar, não ser seu perfil, eu mesma não gosto de suspense, romances policiais, não tenho nada contra, só não gosto.

    Sabe que eu também não gostava de biografias?!?!? Mas uma amiga minha me presenteou com tantas biografias ao longo dos últimos 10 anos que passei a ter uma vaga simpatia pelo gênero, não sou uma APAIXONADA, mas até leio com alguma frequência, assim como autobiografias.

    Gosto muito de clássicos, até pq sou professora de História e o clássico acaba sendo uma boa porta de entrada para outros tempos, melhor que os livros teoricos que de um jeito ou outro preciso ler quando tenho que aprofundar o olhar.

    Concordo com você sobre os livros religiosos, o tom didático atrapalha muito o prazer de ler, a gente quer ler para se divertir, mas os autores querem nos catequizar.

    https://elfpandora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Adoro seus posts repletos de sinceridade, Sil.
    Aqui eu até tento me enturmar, mas alguns já começo achando que não irei curtir como é o caso dos poemas/poesias, autoajuda e sci-fi. Religioso até leio se for ficção, mas tem coisas que implico tb.
    E eu não sabia que esse Amor de Redenção era religioso, pela capa parece de época com toque de hot. haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Somos e não somos parecidas, rs.
    Do seu TOP 5, eu também evito ler todos os gêneros citados, mas aí vem seu bônus e é exatamente o que eu amo ler! KKKKKKK Romances dramáticos e darks são os meus favoritos e quanto mais drama, mais envolvida eu fico. Só não gosto de doenças, doenças são gatilhos e eu evito ao máximo.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Compreendo seus gostos e os respeito!

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo