10 julho 2021

Resenha | 27 Dias - Alison Gervais

Livro: 
27 Dias
Série: Não
Gênero: Jovem Adulto/Drama
Autora: Alison Gervais
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288
Ano: 2021

Resenha:
Hadley Jamison soube que havia alguma coisa errada mesmo antes de ouvir a notícia pela boca da sua professora, a Sra. Anderson. Desde que saltou do ônibus na frente da escola ela sentiu uma sensação estranha, um desconforto que só piorou ainda mais ao ver uma movimentação incomum de policiais dentro do colégio. Archer Morales havia cometido suicídio no dia anterior. Hadley não sabe porque a notícia sobre a morte de Archer mexe tanto com ela já que precisa forçar a memória para conseguir lembrar quem ele era. Depois de muito pensar Hadley lembra que Archer foi o garoto que se sentou ao lado dela durante o primeiro semestre na aula de inglês para calouros e se ele falou três palavras durante o ano todo, foi muito. Archer era um dos excluídos da escola. 

Hadley não consegue parar de pensar na morte de Archer, e mesmo ele sendo praticamente um estranho, ela sente como se uma parte dela estivesse faltando e como se tudo à sua volta estivesse prestes a desmoronar. Por isso quando a Sra. Anderson diz que quem quiser comparecer ao funeral de Archer será muito bem vindo, Hadley sabe que precisa ir para poder arrancar aquela sensação ruim, como se fosse culpa por não ter prestado atenção, nem estado lá para ajudá-lo de alguma forma, de dentro dela. No funeral, que não tem quase ninguém além de alguns professores e pessoas da família, Hadley acaba conhecendo a irmãzinha e a mãe de Archer e acaba chorando junto com ela por toda aquela situação. 

Mas o mais esquisito acontece após o funeral quando ao sair da igreja onde está o corpo de Archer, ela é abordada por um estranho que se apresenta como Morte. Hadley teria saído correndo se calafrios não estivessem percorrendo seu corpo e uma sensação assustadora a mantivesse paralisada no lugar. E Hadley recebe a proposta mais surpreendente de sua vida: se ela quiser pode ter a chance de voltar 27 dias no tempo e tentar fazer com que Archer mude de ideia. Quando Hadley pergunta porque somente 27 dias, a Morte diz que foi o tempo que Archer levou entre considerar o suicídio e colocá-lo em prática. Hadley sabe que não terá uma tarefa fácil pela frente, mas nem pensa duas vezes antes de aceitar a proposta, mesmo não sabendo as consequências de seu ato.


A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a premissa da história. Afinal quem nunca desejou poder voltar no tempo para consertar algo? Por isso já fiquei empolgada com todas as possibilidades que se apresentaram. Mas confesso que comecei a leitura preocupada com o que a autora ia entregar, já que temos um tema tão delicado como o suicídio sendo abordado em um livro jovem adulto. E que responsabilidade a protagonista abraçou, já que quando a pessoa toma uma decisão como essa não é qualquer conversa ou paixão a primeira vista que vai mudar isso. Por isso uma das coisas que amei no livro foi a forma como a autora desenvolveu a relação dos protagonistas.  

Eu já li vários livros com o tema, mas esse foi o primeiro onde existe essa possibilidade das coisas terminarem diferente e claro, a gente já começa a leitura torcendo para que ela consiga, sem nem ao menos conhecer nenhum dos dois personagens, e o mais importante, o que levou Archer a tirar a própria vida. E confesso me vi tão envolvida na história, mérito da escrita da autora, que quando percebi já tinha lido mais de 100 páginas sem nem perceber. A Hadley é aquele tipo de garota que você gosta de cara e como é ela quem narra a história, não tem como não se envolver com tudo que a cerca.

Ela poderia ser uma pessoa completamente diferente, porque ela é a típica garota rica com os pais ausentes, mas não, ela é uma pessoa boa acima de tudo e se importa com o próximo. Por isso não é difícil de acreditar que ela tomaria esse tipo de decisão, de tentar salvar alguém que ela mal conhecia. E mesmo a história tendo o pé no sobrenatural, tudo é bem crível. O amadurecimento de Hadley é um dos pontos fortes do livro, assim como o desenvolvimento da amizade entre ela e Archer. Outra coisa que chama a atenção também é a família de Archer, que mesmo tendo passado por poucas e boas e uma situação específica traumática, aparentemente é bem estruturada e tem muito amor entre eles. 

Então num primeiro momento você pensa, como eles não perceberam o que Archer pretendia fazer, ou mesmo como Archer não procurou a ajuda da mãe que o amava tanto? Mas não é o que acontece em várias famílias que depois ficam se culpando por não ter visto o que ia acontecer. E uma das coisas que gostei foi de como a autora apresentou o motivo de Archer ter tirado a sua vida. Ela não deixou essa culpa em aberto, o que aconteceu com ele poderia ter acontecido com qualquer um. Mas apesar do tema, o suicido em questão não foi o foco da história, e sim o porque de Hadley ter sido a escolhida e se ela conseguiria ou não. O suspense só vai aumentando e a gente não consegue largar o livro antes de terminar. E confesso até dei uma olhada na ultima página porque não aguentei hehe

Sobre a nota, está aparecendo como cinco, mas porque classifico meus livros lidos pelo skoob e lá não tem como dar nota quebrada. Então na verdade é 4.5 porque por mais que eu tenha entendido o que a autora quis passar com a história e com o final escolhido, ainda acredito que era necessário ela ter sinalizado um futuro acompanhamento com um profissional não somente para o Archer, mas para toda sua família por conta do trauma que eles sofreram. Por mais que a gente queira acreditar que apenas amor, amizade, companhia e atenção resolva, a verdade não é bem assim. Mas de qualquer maneira é uma leitura que indico, a história é apaixonante e a autora soube falar do assunto de uma maneira bem acolhedora. Quanto a edição, está com a mesma qualidade dos livros da editora que sempre elogio por aqui.

Nota:







15 comentários:

  1. Oi!
    Conforme você ia explicando mais a premissa do livro mais curiosa com ele eu fui ficando, gosto de histórias com um toque de sobrenatural/ficção científica onde parece que só vai ser contemporâneo.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu vi a divulgação desse livro, super me interessei em ler, sempre sofro com esse tema em livros, pelo que comentou parece ser uma história bem envolvente, que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante. Apesar do tema central ser um pouco pesado, pela sua resenha deu para perceber que a autora conseguiu aborda-lo de forma que a narrativa seja fluída e envolvente. Fiquei curiosa.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, eu peguei pra ler porque fiquei muito curiosa com a premissa também. Fico feliz com a nota alta porque agora as expectativas são melhores ainda. Sobre a ressalva, acho bem compreensivo ​seu ponto!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil. Como vai? Me parece um livro excelente, não é mesmo? Que bom que gostou. Muito boa sua resenha, fiquei com vontade de o ler. Abraço!

    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Esse livro me chamou a atenção desde que você postou sobre o seu lançamento, pois, assim como vc mesmo disse na resenha: quem não gostaria de voltar no tempo pra concertar algo, né?
    Achei a premissa muito interessante e sua resenha me animou ainda mais a ler.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Uau, não leio muitos livros do gênero, mas com certeza me pareceu que a história é bem diferente. Juntar o suicídio, que é algo forte com algo no estilo "viagem no tempo", com certeza faz o leitor refletir sobre muitas coisas ao longo da leitura.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil
    Pela capa eu confesso que não teria me chamado atenção, mas lendo a resenha fiquei bastante envolvida e com vontade de conhecer essa história. Eu não gosto muito de temas como suicídio porque acho bastante pesado para mim, mas como não foca tanto nisso e mais na jornada da protagonista em tentar reverter a situação, eu já me animei mais. Com certeza vou tentar ler!
    Beijo
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu não tô conseguindo ler muito drama ultimamente, só se a história realmente me fisgar. Esse não chamou taaaanto a atenção, mas que bom que foi uma leitura tão boa - com exceção da falta de um desenvolvimento maior das consequências no fim.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil! Tudo bem?
    Nossa, eu fiquei muito curiosa e ainda mais porque você disse que a forma que a escritora tratou do assunto foi acolhedora. Agora eu quero muito saber o que o aconteceu. Eu gosto bastante de histórias com viagem no tempo. Vou adicionar na minha lista do skoob.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?
    Concordo 100% com sua conclusão, de que o lado psicoterapêutico é fundamental nesses casos. Mas fiquei muito feliz que a autora tenha sido responsável. Eu já adorei a Hadley, deu pra sentir que ela se sente mal por não ter interagido com o Archie, e adoraria ler pra saber como termina.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oii sill, estou muito interessada nesse livro quero muito pode lê-lo algum dia. Sua resenha me deioxu mais curiosa para descobre essa aventura que Hadley vsi enfrentar.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  13. Olá Sil,

    Também gostei bastante desse livro e a autora soube muito bem tratar do tema principaldo livro dentre outros assuntos.


    Bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Como sinto falta de e-books na Faro... Esse mesmo, era um livro que eu gostaria de ler, mas o físico complicaria um pouco no momento... Bom, enfim, eu acho importante sinalizar que os personagens precisam de ajuda profissional para lidar com o emocional, talvez seja algo que me incomodaria também!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil! Eu me apaixonei completamente pela história, achei a trama bem envolvente, me apeguei aos personagens e torci muito pelo sucesso da missão da protagonista. Quero mais obras desta autora. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo