27 janeiro 2022

Resenha | Mentiras Incendiárias - Jennifer Lynn Alvarez

Livro: 
Mentiras Incendiárias
Série: Não
Gênero: Suspense
Autora: Jennifer Lynn Alvarez
Editora: Faro Editorial
Páginas: 320
Ano: 2022

Resenha:
Hannah, Violet, Luke, Maureen e Drummer são melhores amigos desde os sete anos quando se conheceram em um centro comunitário. Eles se aproximaram quando em uma peça todos os cinco se ofereceram para ser o monstro, e desde então é assim que eles são conhecidos. Com exceção de Violet, todos residem em Gap Mountain, mas nas férias Violet vem visitar a avó e eles passam o verão juntos. E esse provavelmente é o último verão que eles vão se encontrar já que as meninas vão cada uma para uma faculdade diferente e os garotos vão se arrumar pela cidade mesmo. Desde que começaram a se interessar pelo sexo oposto eles fizeram um acordo, monstro não fica com monstro, mas Hannah é apaixonada por Drummer desde os doze anos. E Hannah sofre cada vez que olha para os amigos, já que Drummer e Violet parecem querer quebrar esse acordo a qualquer momento. 

E talvez o ciúme seja um dos motivos para ela ter reagido à provocação de Luke daquele jeito. Até porque se tem alguém ali que sabia os riscos que eles estavam correndo era ela, já que Hannah é filha do xerife e quer seguir carreira na polícia. Eles estavam se divertindo no lago Gap quando Luke, Violet e Drummer começaram a fumar maconha e quando Hannah reclamou de Luke estar acendendo um cachimbo na floresta seca e com alerta vermelho, ele começou a assoprar a fumaça no rosto dela. Hannah agarra o braço de Luke e quando eles percebem o cachimbo de Luke já caiu no chão. Os cinco até que tentam apagar o fogo, mas o fogo é mais rápido que eles. Hannah e Violet pegam os cavalos e vão pedir ajuda enquanto os outros recolhem as coisas deles para ninguém descobrir que eles estiveram lá. Provocar um incêndio na Califórnia, mesmo que por acidente, é considerado crime. 

As pessoas até poderiam pensar que Hannah estaria protegida por ser filha do xerife, mas é exatamente o contrário. Quando Hannah tinha seis anos sua mãe provocou um acidente dirigindo bêbada e matou um homem e seu pai não pensou duas vezes antes de prendê-la. Quando as garotas chegam ao posto de bombeiros eles já viram o incêndio, já que a fumaça está alta por cima das árvores e em poucos minutos todos recebem o alerta de evacuação da cidade porque o incêndio fugiu do controle. Conforme as horas vão passando o incêndio vai tomando proporções gigantescas e destruindo tudo o que vê pela frente, casas, animais, pessoas. Tudo vira cinzas. Então o grupo de amigos faz um pacto de silencio, mas uma mentira puxa outra, segredos entre eles são descobertos e a amizade que parecia ser tão forte, pode acabar a qualquer momento. 


Desde que a Andrea, a responsável pela parceria da Faro, começou a falar desse livro, eu fiquei morrendo de vontade de ler ele. E minhas expectativas estavam lá nas alturas e felizmente elas foram superadas. Geralmente em livros de suspense temos um começo meio parado e as coisas vão esquentando conforme a leitura vai avançando, mas aqui nesse a coisa já começa tensa e ele vai eletrizante do começo ao fim. Os capítulos são marcados pelas horas e dias e vamos ficando cada vez mais desesperados conforme o incêndio vai só aumentando e a culpa deles vai aumentando junto. E isso sem falar que no primeiro capitulo já sabemos que um desses amigos está desaparecido e fica aquela curiosidade para saber como foi que aquilo aconteceu.

 A história é narrada por Hannah, e confesso que gostaria de ter visto o ponto de vista dos outros personagens, mas no final entendemos o porque da Hannah ter sido a escolhida para dar voz a essa história. Queria falar um monte aqui sobre cada um dos personagens, mas corro o risco de soltar spoiler, então vou falar sobre eles de maneira superficial, minhas primeiras impressões sobre eles, não o que eles se revelam ao longo do livro. Hannah parece ser a garota legal da turma, Maureen a boazinha que se deixa influenciar, Violet a rica entediada que usa o resto do grupo como uma espécie de caridade, Luke é o desajustado e Drummer o bonitão pegador. Mas as aparências enganam, ou não? 

E além do suspense todo da história, ainda tem a questão levantada pela autora sobre o incêndio. No final a autora fala que se inspirou em experiências pessoais para escrever sobre ele. E quanto a gente lê fica impossível não se perguntar o que nós faríamos ali no lugar deles. Á principio eles não veem problema em mentir já que acharam que o incêndio não causaria maiores danos. Mas quando a coisa vai tomando proporções gigantescas a luta interna começa. Enquanto alguns dos amigos queriam confessar, outros apontavam que não mudaria anda eles saberem quem tinha começado o incêndio, a não ser acabar com o futuro deles. Eu particularmente vejo essa questão da mesma forma que vejo uma pessoa que bebe e dirige. Ela está assumindo os riscos e tem que arcar com as consequências.

E temos uma grande quantidade de mistérios a serem resolvidos no livro. Um desses mistérios eu até desconfiei, mas não formulei nada perto da verdade na minha cabeça. Fui completamente surpreendida pela autora. Quando achei que já sabia todas as repostas, ela foi lá e surpreendeu mais uma vez. E fiquei de boca aberta com o final e com um dos personagens se revelando um (a) verdadeiro (a) psicopata. Só leiam porque esse livro tem tudo para ser um dos melhores suspenses do ano. Quanto a edição, como sempre está de encher os olhos. A capa está muito bonita, a contraguarda tem tudo a ver com a história e nas páginas temos marcas como se fossem queimados. Termino aqui indicando o livro para todos amantes do gênero e também para quem quer se aventurar, com certeza a leitura vai te agradar.
 
Nota:








11 comentários:

  1. Esse mistério é o que me instiga nas leituras. Parece ser muito empolgante essa. E adorei saber que você gostou :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei saber que foi favoritado, fiquei com vontade de ler e conhecer, me aventurar na história.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu estou de olho nesse livro desde o lançamento. Eu amo suspenses e fico mais doida para ler, sempre que vejo que um dos personagens tem o meu nome, haha. Gostei bastante de saber que suas expectativas foram alcançadas, talvez as minhas também sejam. Já vou providenciar para ter esse livro em mãos, preciso ler.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. OI Sil! O meu ainda não chegou e estou muito ansiosa para conferir. Eu estava de olho neste livro desde que vi na gringa e ainda bem que a Faro trouxe para nós. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana , tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas gosto de mistérios, e o fato de um dos personagens se revelar um grande "vilão", já me deixa curiosa para conhecer a trama. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bom?
    Você foi surpreendida? ENTÃO JÁ QUERO!
    Confesso que os últimos thrillers que estava lendo, estavam deixando a desejar de tão previsíveis, então desanimei um pouco, estou precisando de um suspense que realmente me tire da casinha de novo!!!!
    E eu gosto de ler sobre psicopatas (amo essas coisas da mente), acho que seria uma ótima leitura por agora.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Achei bem legal a ideia partir do incêndio - que também não deixa de ser um crime - fiquei triste pensando nos bichinhos. Mais ranço pra jóvi dos livros haha
    Eu não tinha curtido a capa, mas agora sabendo mais até que vi com outros olhos.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. OIe Sil!
    Faz um bom tempo que não leio suspense, mas deve ser MUITO bom , voce foi surpreendida gente, então imagino que tenha sido topissimo, porque voce le muito dessas historias, entao confio! rsrsrsrsrs
    Valeu muito a dica!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  9. Eu amei esse livro. Diferente de tudo o que já li. Adorei sua resenha😍😍😍.

    ResponderExcluir
  10. Uau, eu adoro suspense e pela sua empolgação
    este deve ser realmente excelente!
    Obrigada pela dica!
    🤩😊

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, mais um livro da Faro na minha lista de leituras! Minha vibe de suspenses anda bem em alta nos últimos tempos, minhas expectativas estão altas!

    Bjs, Mi

    Na Nossa Estante

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo