27 agosto 2022

E isso é um adeus...

Serie - Anne With an E


Silvana


Esse é um post que eu não queria estar escrevendo, mas infelizmente tudo nessa vida tem um início e um fim e depois de dez anos e quatro meses, hoje o Prefácio está tendo seu ponto final. 

Bateu o cansaço físico e mental e aliado a falta de interação no blog, que deu uma boa desanimada, percebi que era hora de dizer adeus. 

Foram ótimos anos indicando leituras por aqui. Aprendi muito com o blog, conheci pessoas maravilhosas e se pelo menos uma pessoa leu um livro por indicação aqui do blog, já considero que cumpri meu papel. 

Em primeiro lugar quero agradecer a Olivia, minha parceira de blog. Quantas vezes recorri a ela quando não sabia fazer alguma coisa aqui. Muito obrigada pelo apoio e por todas as vezes que deixou de fazer alguma coisa para me ajudar. 

Quero agradecer imensamente a Faro Editorial na pessoa da Andrea pelos anos de parceria. Foi um prazer trabalhar com vocês. 

As pessoas que fizeram meus dias mais felizes ao abrir o blog e ver os comentários nas postagens. Entre elas algumas marcaram mais e por isso não posso deixar de citar seus nomes aqui. A Nana do Canto Cultzíneo, a Cida do Moonlight Books, a Denise do Momento Crivelli, a Leyanne do Imersão Literária, a Priih do Infinitas Vidas, a Mika do Mikaleitora, a Michele do Na nossa Estante, as meninas do Queria Estar Lendo, em especial a Denise, a Luiza do Balaio de Babados, a Tay do Dearly Tay, o Luciano do Pensamento Solto, a Emi do Duquesa Azarada, e em especial essas duas mulheres que nem conheço pessoalmente, mas moram no meu coração, a Hanna do Mundinho da Hanna e a Ale do Estante da Ale.

O blog não vai mais ser atualizado, mas ele vai continuar no ar e vou continuar fazendo meus comentários sobre os livros que eu ler lá na página do Instagram que vai mudar de nome e vai ser algo mais pessoal. 

E também não vou deixar de ser uma leitora, então vou continuar indo nos blogs de vocês conferir as postagens e pegar dicas de leitura. 

Enfim, meu muito obrigada a todos por todo esse tempo, o blog foi uma parte da minha vida por muito tempo e vou guardar grandes ensinamentos e momentos muitos felizes que ele me trouxe. Um beijão a todos e paro por aqui porque preciso tirar um cisco que caiu aqui no meu olho.


Olívia 

 Uau 10 anos! Me lembro como hoje o dia em que cogitamos ter um blog. Eu e a Silvana sempre estávamos conversando sobre algum livro ou filme, e a conversa rendia horas. Tanto que outras pessoas gostavam de nos ouvir hehehhe.

E então o blog nasceu! E pensamos em tantas coisas... Houveram mudanças e a Sil caprichou nas resenhas. Conseguimos parcerias e seguidores sempre presente.

Eu apareci poucas vezes. Não deixei de gostar de ler. minha biblioteca está cheia de livros lidos e não lidos. É só que o tempo ficou mais curto. Faculdade, trabalho, casa... e ultimamente até os filmes e series tenho visto menos.

Sempre foi  um prazer escrever pra vocês e ler os comentários que vocês deixavam. Porém, agora chegou o momento da despedida. 
O publico mudou, a forma de consumir informação também. E nós paramos por aqui. Com alegria em saber que alcançamos varias pessoas. E que tivemos parcerias incríveis.
Desejo muito sucesso para todos que seguem compartilhando suas leituras.

Por fim, 
O Prefacio chegou aos 10 anos sendo referencia para muitos. Alcançando vários números, conquistando parcerias e sempre atualizado. E a pessoa responsável por esse sucesso é a Silvana. Que tem uma leitura dinâmica, fez tudo com muito amor e carinho. É ela quem é a grande blogueira aqui. Eu fui somente uma pequena coadjuvante. Para ela deixo aqui minha total admiração. 

Em meu perfil no Instagram. Estarei compartilhando os filmes e series que assisti. Quem quiser, é só seguir. Agradeço o carinho e por termos caminhados juntos até aqui.

Beijos e um forte abraço em cada um. 
E, se cuidem!





35 comentários:

  1. Oi, Sil! É uma perda muito grande para a blogosfera o fim do blogue PREFÁCIO. Saiba que para mim é motivo de muito orgulho ser citado por você, que é uma pessoa com grande coração. Minha admiração por sua pessoa e o PREFÁCIO sempre existirá, mesmo sabendo que o blogue não se atualizará mais. Fique bem e jamais deixe de ler. Desejo força e sucesso em tudo que você fizer nessa vida, pois tu merece tudo de bom que a vida pode oferecer. Um abraço apertado no coração!

    ResponderExcluir
  2. O blog pode não continuar, mas o amor pelos livros e nossa troca continua.
    Tenho uma grande admiração por você e tenho certeza que um dia a gente se conhece pessoalmente para dar aquele nosso grande abraço. ♥

    ResponderExcluir
  3. Muito triste logar no blogger e encontrar essa postagem. A blogosfera que perde sem sua sabedoria e conteúdo, saiba muito bem disso. Peguei e ainda tenho várias dicas daqui, não só dos livros, mas das postagens da Olivia também. Não exclua msm, de repente você só precisa de umas semanas ou meses de descanso pra sua mente entender essa nova era louca das redes - que preciso dizer, pouco simpatizo - e que você talvez volte renovadíssima. Ando me policiando pra ter um tempo vago do blog e das redes, pois esse lance da interação estava pegando demais por aqui também.
    É horrível a gente passar o hobby pra estresse, não deveria ser assim. Eu ando na mesma situação, sinto que a internet não é mais pra mim e quero desativar tudo, mas tem coisas que quero realizar e preciso dela... daí ainda fico zanzando por aqui.

    Infelizmente a blogosfera é um lugar muito desunido, isso dos comentários daria pra resolver de boas com todos que ainda estão aqui - e sempre se veem pelos comentários - se ajudando, comentando um no outro. Mas o ego não deixa. Eu só visito quem visita o meu? Atualmente sim, porque já cansei de visitar outros e não ter retorno - e quando tem é só uma vez e não voltam. E ainda nem mencionei as do insta, onde povo finge que não conhece daqui e nem um mísera troca dá.

    Enfim, eu desejo que sua saúde mental fique em paz logo. E, quem sabe, você sinta vontade de compartilhar suas opiniões novamente por aqui. Se for pelo insta, tá bom também. Enquanto eu estiver por lá, vou olhar.

    bjs e obrigada pela companhia, dicas e ajuda nestes anos. :D

    ResponderExcluir
  4. Eu estou tão triste :( O blog sempre foi uma referência para mim por sempre saber que eu podia confiar que iria gostar dos livros indicados.
    É bem triste quando algo que gostamos acaba se tornando exaustivo e espero que nessa nova jornada tudo possa ter o ar de novidade e traga paz. Ainda bem que continuará no insta e continuarei te acompanhando.
    Eu te desejo as melhores coisas do mundo <3
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse é um tipo de postagem que é sempre triste de conferir, admiro muito o espaço de vocês. Desejo muita saúde física e mental para vocês e sucesso nas suas decisões! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Pode ter certeza que o blog de vocês vai fazer muita falta, mas infelizmente essa falta de interação está aos poucos acabando com a blogosfera. Falta de tempo, paciência ou vontade para ler e comentar os textos desmotiva muito a gente. Eu não estou pensando em parar, mas já decidi que minhas publicações não serão mais tão extensas, mesmo que isso faça o Google ignorar meu blog. Acho que não aguento viver sem escrever e publicar, mesmo com pouco retorno.

    Muito sucesso na vida de vocês! Sentirei saudades!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    http://universo-invisivel.blogspot.com (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir
  7. Ai Sil, meu coração doeu muito lendo a postagem. Fiquei muito triste, mas te entendo completamente.
    Eu gostaria de agradecer por todas as postagens, por todas as dicas de livros que peguei aqui com você, sempre me deixando animada com suas resenhas e na hora que tinha oportunidade para adquirir o livro indicado, sempre aquela experiência deliciosa de leitura e a espera por mais posts e mais dicas de livros num círculo vicioso!
    Já vou te seguir no instagram para continuar o contato e pegando dicas com você!
    De verdade muito obrigada por tudo! O blog, você e Olívia sempre terão meu carinho e admiração :)

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil! Ontem vi que havia mudado o nome do seu perfil no Insta e quando vi o título desta postagem logo imaginei o assunto. Eu vou sentir muita falta dos seu blog e de ver sua opinião sobre livros e blogosfera em geral. No entanto, eu entendo você e sei que ter blog hoje é muito diferente de ter um blog em 2012 quando criamos os nossos. Eu espero muito que continue compartilhando suas leituras e opiniões lá no Insta e vou sempre ter o Prefácio guardado no coração. Tenho enorme carinho por você e mesmo nunca tendo nos encontrado pessoalmente, nos aproximamos pelos livros.
    Já estou com saudades!

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil e Olivia, tudo bem?
    Tenho que dizer o baque que senti quando li o título do blog e o que veio em seguida. Não consegui acreditar de primeira, confesso. :(
    10 anos é uma marca gigantesca, é uma década de nossas vidas dedicadas a um projeto. Tenho toda a admiração por vocês por terem colocado tanto amor nisso! Mas em tempos de conteúdo curto e trends em que todo mundo faz a mesma coisa, meu coração dói um pouquinho em ver um dos meus blogs favoritos se encerrando.
    Espero que o futuro traga todo o sucesso e satisfação do mundo pra vocês, meninas. E Sil, quero te agradecer em especial por ser uma apoiadora do Infinitas Vidas desde o começo. Nossa troca de comentários e de visitas sempre me encheu de ânimo e muitas das leituras que estão ou estiveram na wishlist eu peguei aqui. Vou sentir muita saudade!
    E, se um dia desejarem voltar, contem com a minha presença por aqui. ♥
    Beijos cheios de carinho,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Aiii amigas, que vontade de chorar!
    É muito triste quando um projeto tão lindo como seu blog chega ao fim assim, dessa maneira. Mas entendo totalmente a importância de fechar ciclos. Ultimamente as redes sociais sugam a nossa energia, o público e as outras plataformas têm perdido seu apelo. Eu mesma já pensei em desistir em vários momentos do blog, e o desânimo é constante, tanto que mal passo tempo lá, mas é complicado e acho que cada um entende o momento certo de fazer as coisas.
    Dez anos de história é muita coisa e eu sempre levei em consideração as opiniões de vocês, principalmente as da Sil porque acredito que temos gostos muito parecidos, então sempre que via uma resenha negativa eu já imaginava que não leria um livro, assim como uma positiva reforçava minha vontade de ler alguma história.
    Vou sentir saudades demais de entrar no blog prefácio e encontrar um post novo, mas fico feliz que temos as redes sociais onde vocês vão estrar presentes. Muito obrigada mesmo pelos conteúdos incríveis que vocês fizeram nesse longo período e obrigada mais ainda pelo apoio lá no blog, e pela amizade, porque vocês duas tem meu coração, e podem contar comigo pro que der e vier.
    Que essa nova fase seja muito vindoura e cheia de sucesso. Obrigada meninas, vocês são incríveis!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Oi, Olívia! Dei uma choradinha com o seu texto, não vou mentir. Ciclos se encerram, infelizmente. Mas sinto muito que o Prefácio tenha chegado ao fim, e vou ficar morrendo de saudade. Entendo muito a questão do desânimo e de como pesa no dia a dia. Foram muitos anos acompanhando seu trabalho e fico feliz demais pela blogsfera ter proporcionado conhecer e acompanhar vocês por aqui. Parabéns por todos os textos, surtos, opiniões. Foi um privilégio estar por aqui. Espero que essa nova fase seja boa pra vocês, e que as leituras continuem te fazendo surtar e sentir todas as emoções possíveis. Muito obrigada por terem apoiado tanto o QEL, e pelos anos de amizade que esse apoio proporcionou!
    Obrigada por tudo! E espero encontrar vocês por ai nesse mundão literário <3

    Beijos, Nizz.

    ResponderExcluir
  12. Oi
    não acreditei na hora que entrei no blog e me deparei com essa postagem, uma pena o blog de vocês estar chegando ao fim, acompanho aqui desde que criei o meu blog, vou sentir falta de pegar dicas de leituras daqui pois já li vários e-books que peguei as dicas por aqui, esses dias até comprei um livro por influência de vocês, vou sentir falta de encontrar o comentário de vocês no meu blog de ver os assistidos do mês de vocês, mas vou ficar atenta as dicas que postagem nas redes sociais.
    Bateu até um aperto no coração lendo essa postagem, mas é importante se priorizar e se sentir bem mentalmente.

    Vocês vão fazer falta nesse mundo da blogesfera, mas vou procurar acompanhar vocês no instagram.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oie, não foi um post que eu esperava, fico imensamente triste pela notícia, embora eu saiba como o trabalho é árduo e vocês precisam de um descanso. Vocês foram maravilhosas e adorei conhecer o blog (bem no comecinho do meu, em 2019). Quero desejar boas leituras, fico contente que eu tenha participado um pouco nesses anos, o blog e vocês são maravilhosas.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  14. Puxa, que pena! Eu gostava de vir aqui e conferir teus posts apesar de não ser uma leitora assídua de livros. Quem sabe vc volte um dia? Que tal dar só um tempo? De qualquer maneira vou te seguir no Instagram, caso ainda não esteja seguindo. Um grande abraço!
    <3 Beijos! :)

    ResponderExcluir
  15. Oi Silvana, tudo bem?
    Dizer adeus nunca e fácil, e eu realmente fico triste que o Prefácio tenha chegado ao seu fim. Mas espero que essa sua decisão seja o melhor para você. Vou continuar lhe acompanhado no Insta.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Poxa Sil, sabe que eu tinha visto algumas mudanças no instagram, mas não estava acreditando ainda, até ver a postagem do livro da Agatha e você falando que era a última resenha do blog. Tive que vir aqui correndo ler esse post, embora só tenha criado coragem ara "me despedir" dele agora. Eu confesso que estou já morrendo de saudades de vir aqui, de conferir as resenhas "no modo raiz", lendo um blog literário tão lindo e onde me sinto bem vinda sempre. Acho triste que seja um post de adeus, mas conte sempre comigo e estarei ainda te acompanhando lá no instagram também, =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil

    É muito triste entrar aqui no Prefácio e me deparar com um post desses :(
    O Prefácio representou uma parte da minha vida, digo isso sem exageros... Lembro que o primeiro blog que fiz amizade aqui foi com o Prefácio... Tenho a Sil como uma amiga e, sempre a admiro MUITOOOO com o seu poder mágico de ler milhares de livros.

    Vou sentir MUITA falta de vir fuxicar aqui e, é claro, vou te acompnhar lá no instagra.
    Um abraço super apertado <3

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. É sempre triste ver um blog que a gente ama fechar as portas. Por mais que nossas opiniões não batessem, eu adorava sempre passar por aqui pra ver seus pensamentos pois sempre achei super sinceros.
    O Prefácio vai fazer muita falta, principalmente por ser um blog que acompanho desde antes mesmo que eu tenha criado um.
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oieee Sil e Olívia, como estão?

    Nossa que triste ler esta notícia. Infelizmente precisamos sempre entender o que queremos e se isso as fazem felizes é o que importa. Quem sabe futuramente esse cantinho possa receber mais atualizações.

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  20. Sucesso, meninas! Que pena que o blog está chegando ao fim, mas sei que novos horizontes se abrirão para ambas!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  21. Não acredito Silvana, que notícia mais triste! :(
    Super entendo a desmotivação (quantas vezes também não pensei em desistir do blog), mas fiquei realmente chateada de não ter mais o Prefácio ativo, com tantas ótimas resenhas e posts... Desejo todo o sucesso do mundo para você e para a Olívia, viu? Beijos, beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Oi Sil! Tentei acessar teu instagram pelo link que vc deixou mas não abriu, como vc escreveu que iria fazer algo mais pessoal vou aguardar, me manda o link novo?
    Um beijão! 😘

    ResponderExcluir
  23. Oi Sil!! É uma notícia muito triste, mas eu te entendo perfeitamente! As vezes é preciso fechar um ciclo, sentirei sua falta, espero te encontrar no Instagram e continuar lendo suas opiniões!!

    Bjs, Mi

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    As vezes precisamos de um tempo. Fiquei triste com a notícia do blog não ser mais atualizado mas entendo essa exaustão.
    O bom é que sempre há tempo para voltar e se em algum momento decidir voltar já sabe que tem vários leitores por aqui que amam te acompanhar.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Sil e Olivia.
    Fiquei muito triste com essa postagem, pois sempre gostei muito do seu conteúdo e da sua sinceridade nas resenhas. É sempre triste ver um blog como o seu fechando as portas mas ao mesmo tempo eu super entendo vocês. Já pensei várias vezes em fazer isso com o Doces Letras. Espero de coração que sejam muito feliz nesta nova caminhada e com certeza vou continuar acompanhando no Instagram.
    Bjus meninas.

    ResponderExcluir
  26. Oi, meninas!
    Fiquei triste em ver essa postagem, vcs tem um jeitinho especial de falar sobre os livros. Mas confesso a vcs que já pensei várias vezes em encerrar o Romantic Girl tb. Realmente, com as redes sociais os blogs perderam muita interação e isso é mesmo desanimador. Mas fiquei feliz de saber que ainda teremos vcs no insta. Muito sucesso nessa nova fase!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  27. Puxa! Que pena, Sil! Mas que os novos projetos possam renovar as energias! Desejo muito sucesso!

    Aproveito para deixar um convite! Lancei, no mês passado, o meu primeiro álbum da vida, com oito canções. Espero que possa ouvir! ;) beijo!

    www.ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Meninas, poxa vida! Triste essa notícia. Sempre quando um blog encerra, bate uma dorzinha. Mas se não faz mais sentido para vocês, a gente apoia. E vai que no futuro vocês voltam, né? Já acompanho o Insta de vocês e vou ficar de olho e seguir a Olivia também. Obrigada por cada leitura compartilhada e outros posts! Minha listinha de livros aumentou bastante, inclusive até aquelas histórias que jamais imaginava. Parabéns pelo excelente trabalho e que isso seja um até breve! Na torcida :). A blogosfera literária com certeza vai sentir falta. Esse ano eu tô meio ausente nas interações, mas aos poucos, estou tentando me organizar. E sejam sempre bem-vindas ao PJ! ♥

    Com carinho, Carol.
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  29. Poxa que notícia triste :(
    Mas te entendo também, eu quase fechei por definitivo meu blog recentemente...
    De verdade, desejo todo sucesso pra vocês e quem sabe num futura vocês possam voltar.
    Fique bem! ♥

    http://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Faz anos que não sou uma blogueira frequente, mas não é raro eu sentir saudades daqui e vim conferir qual o último livro que você leu ou vê se você leu um livro em especial e conferir a resenha... fico triste, embora entenda seu ponto. Obrigada por todos esses anos, por todos essas resenhas, foi bem bom poder ler vocês ao longo do tempo mesmo com minha regularidade incerta.

    ResponderExcluir
  31. Oi, meninas. Li esse post com tristeza. Sempre fico triste quando vejo um blog como esse ''fechando'', porque sinto aqui uma coisa especial, esse mundo da blogosfera é e sempre será muito especial pra mim. Entendo o motivo de vocês, um ciclo que fechou.
    Eu tenho o meu blog desde 2013 e, muitas vezes, passo muito tempo sem postar. Eu não me permito deixar se tornar uma obrigação ou me prender a detalhes, eu vou postando quando dá e surge a vontade, acho que tem que ter essa leveza.
    Mas o mais importante é vocês continuarem com suas leituras maravilhosas, onde quer que estejam. Quero acompanhá-las no instagram, mas não estou achando o link.

    Sucesso na caminhada de vocês e parabéns por tanto conteúdo de qualidade que foi colocado aqui.

    Beijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
  32. Oi.
    Sei que já comentei aqui e me despedi de ti.

    Sei que deu Adeus mas acredito que volte as vezes para matar a saudade do cantinho e ver os comentários e quem sabe esse adeus vire um até breve.
    Beijos.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  33. O blog não continua, mas o carinho c0onstruído aqui, as dicas, opiniões e memórias ficam
    e as leituras continuam não é mesmo ? ♥
    Feliz ano meninas, sucesso pra voces ♥

    ResponderExcluir
  34. Confesso que esse seria o próximo post que eu iria fazer...
    Mas não tive coragem ainda.
    Quando entrei aqui, depois de mais de um ano, me deu um gás pra postar outra coisa... Algo novo pra vocês.
    Não sei se da proxima vez será assim...
    mas eu quero dizer que entendo você e que vamos sentir sua falta.

    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Vim aqui matar um pouquinho da saudade desse cantinho. reler resenhas antigas e ficar nostálgica de novo.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo