16 agosto 2022

Falando sobre | E o leitor não quer ler...

Esse é um assunto que tenho pensando muito ultimamente. Duas coisas me fizeram ver que infelizmente nem as pessoas que se dizem leitoras querem ler mais. E não estou falando aqui das pessoas que diminuíram suas leituras por falta de tempo ou qualquer que seja o motivo. Estou me referindo as pessoas que buscam uma certa "facilidade" deixando de lado o que dizem amar: o prazer de ler.

Uma dessas coisas se encontra aqui mesmo no blog. Tenho notado que as postagem onde tem uma resenha literária são as menos acessadas e comentadas. Vejo direto as pessoas "pulando" as resenhas e comentando em outras postagens que são mais rápidas e fáceis de ler. E tenho reparado nisso em vários blogs que acompanho. O que isso me diz?

Outra coisa é o crescimento de redes sociais onde temos apenas uma foto com uma sinopse pequena e um gostei do livro ou um vídeo de poucos segundos em vez de uma postagem enorme como as dos blogs. A coisa que já era rápida e curta no Instagram, ficou ainda mais rápida com o TikTok. E tenho visto muitos livros virarem sucesso ou escória por lá.

Mas eu me pergunto como posso avaliar e recomendar, ou não, um livro em segundos? Não sei vocês mas eu vivo de salário e infelizmente livros custam caro para os padrões brasileiros. Por isso como vou me dar ao luxo de comprar um livro baseado em quinze segundos em um vídeo?

E nada contra quem trabalha com essas redes sociais, estou falando da minha pessoa, pois quando vou comprar um livro eu leio resenhas nos blogs, no Skoob, no Goodreads e ainda assim penso muito antes de finalizar o pedido. 

E agora volto a pergunta. Porque essa pressa, porque é melhor eu somente ver uma imagem ou um vídeo e clicar em um coraçãozinho do que dar um apoio ao colega que se esforçou para escrever uma resenha. Porque quem escreve resenhas em blogs sabe o quanto isso dá trabalho e toma tempo. 

Onde está o prazer de ler? Eu sou de uma época que livros eram coisas raras e preciosas. Não tinha essa facilidade de hoje em dia. Ou você comprava, o que também não era nada fácil porque as vezes tinha que encomendar e esperar até meses para os livros chegar na livraria, ou você ia em uma biblioteca praticamente desatualizada e torcia para alguma boa alma doar livros mais novos, se quisesse ler. Então já viu, ia de bula de remédio mesmo, propagandas de mercado... Podem rir, mas quem gosta de ler, lê qualquer coisa.

Enfim, desculpem o desabafo, mas é algo que vem me incomodando e precisava colocar para fora. E você o que pensa sobre esse assunto. Já deu aquela desanimada de continuar escrevendo resenhas em um blog quando o que as pessoas querem mesmo ver é fotos bonitas e vídeos superficiais engraçados?



 

11 comentários:

  1. Sil, com as redes sociais muita coisa mudou mesmo. Acho que um vídeo ou outro é super válido, mas na minha humilde opinião nada substitui uma resenha escrita. Por mais que muita gente queira coisa rápida para ler. E dá trabalho mesmo preparar esses posts, mas vale a pena, mesmo com as mudanças. Uma coisa que tento fazer por aqui é mesclar os conteúdos. E às vezes bate desânimo mesmo, porém, o negócio é fazer o que a gente gosta e saber que sempre vai ter um leitor. E continua com as resenhas, viu? Sempre saio daqui do seu blog com várias dicas anotadas! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  2. É um assunto a se pensar. Eu sei o quanto um post demora para ser realizado, independente do tipo que ele seja.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está está em HIATUS DE INVERNO de 03/08/22 à 01/09/22, mas você sempre é bem vindo (a) para visitar e comentar os posts! Tem post novo! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oie, que tempos mais caóticos, né? O que mais me desmotiva é como as vezes as redes forçam o criado de conteúdo a se adaptar, e tiram o prazer de postar também. Eu sempre preferi as redes em que poderia me expressar mais e concordo demais quando diz que um vídeo rápido não é suficiente para me fazer comprar o livro imediatamente. Eu penso bastante antes porque a grana não está fácil mesmo. Entendo o desabafo, infelizmente as vezes fico tão perdida que nem sei o que fazer.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Sil, infelizmente essa é a realidade. Eu tenho diminuído minhas leituras por falta de tempo mesmo... mas continuo lendo, embora mais devagar que antes. As pessoas acham que ler dar trabalho ou tem preguiça mesmo. Já vi uma frase na net mais ou menos assim: " Postou texto grande? Pois não li, nem lerei." Este é mais um mal dos nossos tempos. Beijos! 🌼😘

    ResponderExcluir
  5. Eu te entendo sabe... Não nesse quesito de leitura, eu nunca gostei de ler hahaha, por falta de incentivo e por amar muito mais o cinema sabe? Mas pra quem lê e ama livros entendo o quão frustrante deve ser... Mas sobre isso da rapidez etc eu percebo isso talvez em músicas, eu amo músicas! E fico chocada quando alguém me diz que só ouve 10 segundos e se não gosta já muda, eu fico O QUE?????? Eu geralmente ouço a música toda, vejo o clipe, escuto outro dia pra aí sim dizer se gosto ou não. Antes a gente só conhecia uma banda de fato ao comprar o CD, eu inclusive compro até hoje, então fico bem chateada com essas músicas que viram modinha no tiktok etc... É um assunto complicado :/

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Super concordo com seu texto, Sil.. hoje em dia ninguém quer mais parar por algum tempinho e ler de verdade aquela opinião. Por isso o tik tok tá aí em alta porque só joga uma frase impactante e pronto!, o que nos leva também ao fato da propaganda super enganosa dos livros
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem?
    Muito válida a sua reflexão. É daquelas que precisa ser falada. Já faz um tempo, não sei se alguém percebeu, que eu passei a publicar bem menos no blog e cada vez menos resenhas e quando faço isso, escrevo textos mais curtos e mesmo assim percebo que as pessoas não leem. Algum acessam e ignoram e outros comentam sem ler mesmo. A gente sabe pelo comentário quem leu o texto todo. Minha ultima decepção com blog foi quando eu publiquei uma "degustação" do meu livro e a postagem teve mais ou menos a mesma quantidade de acesso que as outras e bem menos comentários. As pessoas esperaram a publicação da semana seguinte para poder comentar, provavelmente porque falei de outro assunto, ao invés de dar aquele apoio, falar que não é o tipo de leitura que gosta (não vejo problema nenhum nisso), mas não. Preferiram ignorar. Tá difícil... rsrs...

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir
  8. Sil, se nem as fotos do instagram o povo curte, quem dirá ler uma resenha!
    Hoje, tomei a decisão de continuar por mim mesma. Porque ser blogueira é frustração atrás de frustração. E a cada dia mais vejo que o importa são os números, não só de likes, seguidores, comentários, mas também de leituras, páginas, metas... Leitor raiz está em extinção.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, eu compartilho da sua frustração. Percebo o quanto está complicado falar de livros na internet hoje em dia. Escrever sobre eles dá um baita trabalho, que infelizmente não é valorizado. E parece que até as redes sociais refletem isso, já que conteúdos mais rápidos são os que dão maior alcance, enquanto os mais tradicionais com texto um pouco mais longo, mal tem interação. Com o blog é a mesma coisa, percebo que boa parte dos comentários são dados por pessoas que mal leram o que escrevi, isso é frustrante demais. Mas parece que o que importa é apenas quantidade de seguidores e likes em fotos bem montadas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! Concordo demais com você. É muito frustrante ver essa propaganda louca de livros como fenômeno do Tik Tok, pois o que é mostrado lá não mostra nada profundo sobre a história. E como você, para gastar meu dinheiro, preciso estar bem certa que vale a pena. Para mim, nada como uma opinião escrita e detalhada para ajudar. Infelizmente, é o momento que estamos vivendo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil. Como vai? É desanimador vermos outras redes sociais se fortalecendo em detrimento do blog. Infelizmente este comportamento se dá pelo novo modelo literário de mercado, onde prefere-se quantidade ao invés de qualidade. Uma pena! Ainda bem que ainda existem blogues como o seu que trazem resenhas bem feitas de livros de qualidade para os leitores, e isso não tem preço. Fique bem! Um abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo