07 junho 2014

Resenha | A Escolha - Kiera Cass

Contem spoiler dos livros anteriores.

Das trinca cinco garotas que começaram na Seleção, restam apenas quatro. Dentre elas America, para desgosto do Rei.  E agora ela está literalmente na disputa, se não da coroa, pois ela ainda tem duvidas sobre sua capacidade como rainha, do coração de Maxon, apesar dela ainda não saber como vai fazer para viver sem Aspen. Mas agora que America tem certeza do que sente por Maxon, quem parece estar em duvida em relação aos seus sentimentos é ele. A relação dos dois parece estar cada dia mais abalada e quanto mais ele se afasta de America, a aproximação com as outras candidatas aumenta. America percebe que vai ter que jogar com as mesmas armas que elas e coloca um vestido bem sensual e tenta seduzir Maxon. Só que a reação dele não é bem o que ela esperava. Em vez de tomá-la em seus braços, ele cai na risada.

America fica muito magoada, mas as coisas ainda ficam piores quando o castelo é invadido por dois rebeldes do norte que exigem falar com Maxon e com America. Durante a conversa eles dizem que não querem o trono e até oferecem ajuda a Maxon contra os rebeldes sulistas, desde que Maxon se comprometa a acabar com o sistema de castas e que Maxon escolha uma das duas garotas que eles confiam entre as quatro restantes, sendo America uma opção (a outra eles não revelam quem é). E para surpresa deles e de America, Maxon fica revoltado e diz que ninguém vai interferir em suas escolhas. America devolve na mesma moeda e diz que não vai participar disso e faz exatamente o contrario do que seu coração manda e diz a Maxon para ele escolher uma das outras.

No mesmo instante ela se arrepende do que fez e fica furiosa consigo mesmo, mas mesmo assim não volta atras para falar com Maxon. Agora além de ter o ódio do rei Clarkson e ver ele fazendo de tudo para que ela seja eliminada, ela está sendo rejeitada pelo povo depois de ter atitudes que demonstraram sua falta de controle, como tentar ajudar Marlee quando ela foi açoitada e falar abertamente contra o sistema de castas em rede nacional, ela está perdendo Maxon também. Claramente ela já não é a sua favorita. As outras garotas percebem isso e resolvem por tudo em pratos limpos. Cada uma diz o que sente por Maxon e quais as chances acham ter com ele. Agora America além de tentar recuperar a afeição de Maxon, ela vai ter que se esforçar para ganhar a simpatia do povo de Ilhéa também. E ela terá ajuda de quem menos ela espera: Celeste desiste da coroa e se torna sua aliada.
-x-

Em primeiro lugar quero dizer que estava morrendo de medo de ler esse livro. Li em varias resenhas que "a autora não teve medo de matar". Acostumada com Harry Potter onde a autora matou vários personagens queridos e As cronicas de gelo e fogo onde o autor mata os protagonistas da história, já imaginei acena: a America fazendo alguma besteira e Maxon se jogando na frente dela e morrendo em seu lugar. Não vou dizer quem morreu, mas devo dizer que não concordei, na minha opinião ela não teve essa coragem toda não. Em segundo lugar quero falar sobre uma questão em que vi vários blogueiros reclamando, sobre a situação politica da história, que a autora não deu informações suficientes e não se aprofundou mais no assunto. Na minha opinião, a autora se propôs a escrever um romance, e foi o que ela fez. Em nenhum momento esperei mais do que isso dela.

Mas vamos falar da história. Logo no começo do livro já quis esganar America. Ai que raiva das atitudes dela. E achei bem feito para ela que Maxon começou a ignorá-la. Fiquei com tanta raiva dela que se eu fosse o Maxon ali, eu tinha mandado ela para casa e escolhido outra logo no começo do livro. Mas ela conseguiu mudar sua atitude durante o livro e eu voltei a torcer por ela. O que não gostei foi da atitude dela e do Maxon em querer manter um plano b. Com sentimentos não existe isso. Desde quando consigo mandar no meu coração e dizer a ele para amar outra pessoa se aquela que eu queria me rejeitar? Os dois fizeram isso, tanto America com Aspen, como Maxon com as outras garotas da Seleção, pois estava claro desde o primeiro livro o favoritismo dele por America.

Outra coisa que não me convenceu foi a mudança da Celeste. Desde o começo a autora fez dela uma rival a altura e disse "olha aqui é ela quem vocês irão odiar durante o livro". Dai do nada ela desiste de tudo e fica amiguinha da America? Foi bem forçado na minha opinião. Mesma coisa aconteceu com Aspen. Não quero dizer com isso que me decepcionei com o livro, pelo contrário. Dos últimos livros em serie que tenho lido esse foi um dos que mais gostei do final. Tinha lido em algumas resenhas que o Maxon tinha ficado um personagem chato, mas não foi o que eu achei. Não sei se porque sou uma romântica, mas via amor e carinho em cada atitude dele. Enfim, amei a trilogia e leria tudo de novo. E um ultimo elogio a autora que foi muito feliz em unir elementos como: um príncipe, a garota pobre tendo a chance de ser amada por ele, tudo isso em um palácio com vestidos maravilhosos e ainda com um pano de fundo distópico para os que não são tão românticos assim. Sem falar nas capas perfeitas. Não tem erro. sucesso garantido.
Nota:

Serie A Seleção:
1- A Seleção
1.5- O Príncipe
2- A Elite
2.5- O Guarda
3- A Escolha



21 comentários:

  1. Oi Silvana-chan ^_^
    Ainda não decidi se quero ler essa trilogia. Acho o enredo bastante bizarro e não sei se aproveitaria. Não dá para negar que as capas desses livros são belas demais. Eu Babo por elas.
    Espero ter a oportunidade de ler emprestada essa trilogia pq não tenho interesse em comprá-la.
    Parabéns pela resenha, Silvana-chan. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Metade do sucesso de "A Seleção" é advindo da beleza dessas capas! #OpiniãoPessoal Agora vou dizer, eu gostava mais da America impulsiva, que fala duas vezes antes de pensar do que da America arrependida. Não gosto da visão politica de mundo da Kiera, as vezes ela parece acreditar que hierarquias sociais são necessárias e eu discordo disso... Também me incomodou ela focar só no romance, muitas vezes o livro parecia um romance de banca para adolescente. Mas, no final li a trilogia inteira e gostei do romance proposto pela Kiera, achei doce e ingenuo, muito ingenuo, até falei sobre isso no meu blog pessoal.

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana :)

    Estou com essa série aqui na minha estante esperando para ser lida, vou terminar Poseidon e dar início A Seleção, espero gostar. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil.

    Sempre vejo resenha desta trilogia e tenho muita vontade de ler e espero gostar, pois vejo muitas resenhas positivas e além do mais, eu amo estas capas.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Interessante mesmo a história
    me identifiquei com a América
    detestei esse nome para a protagonista, confesso kkkk
    ela parece aquela protagonista mimada que está acostumada a ter tudo e depois quando é rejeitada ela resolve mudar e conquistar o coração do amado.
    Adorei as fotografias. Vai virar filme? É uma trilogia né?
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/vontades-urgentes/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba não vai virar filme não. Foi cogitado uma serie, mas também já desistiram. A imagem da garota com o vestido branco, foi dos bastidores da fotos da capa. Também não gosto do nome dela hehehe.

      Excluir
  6. Não tenho interesse de ler a série, sei lá... muita gente gosta, mas não sei se iria gostar de ler.. Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. **SPOILERS**
    Já li o primeiro livro da trilogia e curti bastante, pretendo ler os próximos o mais rápido possível e depois nós discutimos sobre ele. Mas fico feliz em saber que você gostou.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. cara esses livros estão fazendo sucesso mesmo hein xp
    eu quero ler, mas no momento eu tenho outras prioridades sabe, mas já li os ebooks da serie.
    agora as capas são lindas, curti a resenha :)

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Primeiro: o que são essas capas?? <3
    Só ouço falar bem dessa série e não vejo a hora de ter esses preciosos na minha mão!

    Beijoo, Gabe!

    Blog Mundo Mágico dos Livros

    ResponderExcluir
  10. Olha, finalmente achei alguém que concorda comigo..
    Sempre achei que a proposta da Kiera era escrever um romance com pitadas distópicas. Nunca esperei mais dela.. E portanto não me decepcionei em nada com o livro *-*

    Adorei a resenha, parabéns!!

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  11. Sabem o que mais me irrita na série são os personagens masculinos! Eu ainda não li o último livro, mas espero não odiar ainda mais o Maxon, se bem que lendo sua resenha, ao que parece ainda resta esperanças! rsrsrss

    Bjs, Mi

    ResponderExcluir
  12. Que bacana.
    Ainda não conhecia este livro, mas parece ser bem interessante! Adorei.

    Beijocas,

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sil. Ao ver sua nota e parecer sobre o livro, com mais pontos positivos que negativos, eu quase tenho certeza que sou uma das poucas que não tem interesse pela obra. Acho a premissa da série bem maluca. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser muito bom! :)
    Beijos!

    http://perolairregulaar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu não li porque quero ler os anteriores.
    Mas, amo as capas dessa série.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  16. Oii Sil,

    Quero me desculpar por não ler por causa dos spoilers, essa é uma serie que quero muito ler... Assim que conseguir adquirir venho ver sua opinião sobre *--*

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Muito boa sua resenha. Eu só li o primeiro livro e já detestei a America, não acho que conseguiria ler os outros dois UAHSUAS Que bom que gostou, apesar dos pesares.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. As capas são tão lindas! Confesso que eu não gosto de acompanhar trilogias e séries, mas essa é tão comentada que eu estou ficando tentada de curiosidade rs

    ResponderExcluir
  19. Sil acredita que até hoje não li nenhum livro da trilogia?
    Mas, não é por falta de vontade não! É que sempre coloco outros desejados na frente rsrs
    Eu acho essas capas tãoooooo divinamente lindas! Esses livros seria daqueles que eu compraria só pela capa rsrs

    Beijos!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo