15 julho 2014

Resenha | Senhora - José de Alencar

A nossa protagonista é Aurélia Camargo. Uma das mulheres mais desejadas e admiradas do Rio de janeiro. Para as mulheres, ela é uma feminista, para os homens, uma garota fria, calculista e sem coração. Mas isso nem sempre foi assim. Isso ocorreu após Aurélia se tornar herdeira de uma fortuna inesperada. E para fazer jus a sua fama, ela resolve comprar a unica coisa que ainda lhe falta: um marido. Ela chama seu tutor, o sr. Lemos ( ela ainda não é maior de idade, não completou vinte um ), para uma reunião e diz o que pretende. Ele deve oferecer 100 contos de réis para um cavalheiro que está no momento comprometido com a jovem Adelaide Amaral, onde vai levar um dote de 30 contos de réis. Aurélia sabe que ela ama outro, o dr. Torquato Ribeiro.

Seu tutor deve dar 50 contos de réis ao Sr. Amaral, em nome do doutor, que é pobre e não tem como fazê-lo, para que Adelaide se case com ele, deixando assim livre o cavalheiro de seu interesse. E o cavalheiro em questão não deve saber com quem irá se casar. Somente que não é nenhuma velha nem aleijada. Lemos acha isso tudo um absurdo, mas cumpre o desejo de Aurélia. Ele faz a proposta ao dito cavalheiro, que se chama Fernando Seixas. Seixas até reluta um pouco antes de aceitar, mas como sua situação financeira não anda bem das pernas e ele tem mãe e duas irmãs em idade para se casar, ele acaba aceitando, torcendo para a garota não ser muito feia.

E qual não é a sua surpresa, firmado o compromisso e com o contrato assinado, ele descobre que sua noiva não é ninguém menos do que Aurélia, sua antiga paixão. Seixas não poderia ficar mais feliz, afinal conseguiu o dinheiro que queria e a mulher que desejava.  O que ele não sabe, é que tudo não passa de uma vingança de Aurélia por ele tê-la trocado por dinheiro, quando ela ainda era pobre. Coisa que ela revela na noite de nupcias, quando joga na cara de Seixas que ele foi comprado por ela e agora ele lhe pertence. Será que o amor ainda pode dar certo entre eles? Ou o dinheiro vai permanecer para sempre no meio, separando esse casal que tanto se ama?

- x-

Em primeiro lugar, quero dizer que só li esse livro por ser um dos livros do desafio: ler um clássico. Eu, assim como quase todos os leitores brasileiros, já torcemos o nariz quando vemos essa palavra clássico, ainda mais se for da literatura brasileira. Isso acontece, na minha opinião, por culpa deles serem "obrigatórios" na escola. Acho que o cérebro associa a palavra obrigatório com a palavra chato e quando pegamos para ler, já é com aquele pé atras. Como não li muitos clássicos na minha vida não posso falar deles, mas quanto a esse devo dizer, me surpreendeu e tiro o meu chapéu para o autor.

Mas vamos ao livro. A edição que li é a publicada pela Editora Martin Claret. Amei a capa, e achei super legal que no fim do livro, tem varias perguntas relacionadas a história, que caíram em vestibulares. Assim quem vai fazer as provas, já dá para ir treinando. Quanto a história, não vou negar que é muito difícil a leitura e uns 60 % são palavras desconhecidas ou que não usamos no nosso dia a dia. Também o livro foi publicado em 1875. Tem até palavras que já ouvi de pessoas consideradas "caipiras", mas que lá são usadas frequentemente. Vai ver foi dai que vieram.

Quanto aos personagens, Aurélia é um personagem muito a frente do seu tempo. Ela poderia estar vivendo nos dias atuais. Para ela , as regras eram feitas para serem ignoradas. O que contava era o saldo bancário. Não me entendam mal, ela não era fútil e mimada, pelo contrario, fazia isso por já ter sido muito pobre e só passou a ter "algum valor" aos olhos da sociedade, depois que ficou milionária. Gostei muito dela. Seixas já foi uma decepção. Para mim o que ele fez, foi falta de caráter, e mesmo depois, tendo uma explicação para aquilo, a primeira imagem foi a que ficou. Recomendo o livro com certeza para quem gosta de clássicos e para quem não gosta também. Dê uma chance e leia Senhora, você não irá se arrepender.
Nota:

Imagem da novela Essas mulheres, baseada no livro

26 comentários:

  1. Nunca li mas parece ser ótimo! Adorei o post.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  2. Também citei a Aurélia em minha lista de personagens ícones do feminismo. Se quiser dar uma olhada. http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/05/livros-em-lista-sete-mulheres-que-as.html

    ResponderExcluir
  3. Já li e super recomendo! É um livro ótimo.

    detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Li e amei! Eu adoro os "Clássicos da Literatura" e esse livro só me fez amar ainda mais.
    Adorei a resenha, sil!
    Beijos
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito fã dos autores brasileiros, não tive a chance de ler esse;

    ResponderExcluir
  6. Adoro nacionais e já li de relance algumas coisas do autor, mas nunca parei pra prestar atenção, vou procurar me informar mais sobre os livros dele, adorei a resenha <3
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou muito fã de literatura nacional clássica, mas esse é um dos poucos livros que eu realmente gostei de ler, principalmente porque a história é muito bem elaborada.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito feliz com sua resenha tão positiva desse livro.
    Sou uma amante de clássicos.
    Se não me engano, este livro faz parte da último período do romantismo, quase entrando no realismo por tratar de casamento por interesses...

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro na época da escola por obrigação, então não me marcou muito por não ser meu estilo.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  10. Oii Sil,

    Realmente quando se fala em classicos já desistimos de ler porque parece que é uma obrigação. Gostei da sua opinião sobre o livro e o que mais me deixa chateada em ler esses livros são justamente as palavras dificeis, que acaba me atrapalhando e eu não consigo manter o foco.

    Sil, te indiquei em uma TAG, sinta-se a vontade de responder ou não :)

    http://entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br/2014/07/tag-festa-de-aniversario.html

    Beijinhos,
    Blog EC&M | entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu amo essa livro; é um dos meus livros clássicos favoritos.
    Acho a Aurélia um exemplo de personagem: forte e destemida.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  12. Já li e recomendo, embora seja um dos obrigatórios nas escolas (ainda é?!) e como vc disse muita gente torce o nariz. o livro é muito bom.

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil!
    Não li Senhora, mas tenho vontade. Do José de Alencar eu só li Iracema (que não gostei muito) e Lucíola (que adorei). A leitura dos livros dele realmente não é fácil, mas se a história for tão boa quanto a de Lucíola, vale a pena.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  14. Nunca li o livro, mas deve ser bom.
    Vou ver se dou uma oportunidade e ele um dia.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ai, eu vou ser o ponto negativo. Eu amoooooooooooo todos os clássicos da literatura nacional. Mas acredito que é porque minhas leituras se iniciaram pelo meu autor preferido Érico Veríssimo e depois fui ara José de Alencar, isso lá pela 6ª série. 500 anos atrás... kkkkkkkk
    Mas Senhora não foi o melhor livro. O Cortiço me fez amar mais o autor.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  16. Oie! Tenho que fazer um trabalho na escola sobre esse livro! Adorei a resenha!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/estranha-perfeicao.html
    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil!
    Sou uma fã dos clássicos, teve uma editora, não vou me lembrar qual, que lançou todos os clássicos brasileiros com palavras menos rebuscadas. Para ser mais atrativo e facilitar a leitura. O primeiro clássico brasileiro que eu li foi assim! E foi ótimo que eu tinha um impressão que não iria me agradar... e AMEI!
    Ainda não li senhora, mas espero ler logo! Adoro J. Alencar

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Já li ele na escola, mais faz muito tempo
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não li esse clássico ainda, mas pretendo, parece ser muito bom.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ResponderExcluir
  20. O que dizer de José de Alencar? Eu tenho um caso de amor e ódio, alguns livros (como Senhora) são lindo, mas outros (como Iracema, O Guarani) eu quase não consegui terminar a leitura!

    Beijos,
    Gabi - http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Sil!
    Quero muito ler em breve "Senhora". Tenho o livro aqui e gosto da escrita do Alencar. Clássicos sempre são bem-vindos. Alguns, geralmente, são classificados como exaustivos. Acredito que parte da explicação disso seja como você disse: por ser obrigatório nas escolas. Mas eu sempre gostei, mesmo sendo obrigatórios. Haha
    Gostei de saber sua opinião. Fico feliz que tenhas gostado.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Menina desde a novela sou louca para ler esse livro,
    me interessei muito pela estória, mas possuo um terrível bloqueio quando o assunto é clássico nacional, tenho o livro mas nunca consegui lê-lo.. Essa capa é perfeita, a minha é bem feia, vou tentar mais uma vez lê-lo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Na minha escola não havia leituras obrigatórias!!! Tudo era tão largado que eu lia o que queria e quando descobri José de Alencar foi uma alegria, o cara foi um gênio, retratou bem as hipocrisias da sociedade Imperial brasileira e eu amava seus romances, a linguagem deu trabalho de inicio, mas depois que me habituei li uns trocentos livros dele com prazer e deleite, entre eles "Senhora".

    Eu confesso que não perdoei o Seixas, mas entendi a Aurelia, ela estava tão desesperada pelo amor dele que tomou atitudes estremas para consegui e conseguiu ao menos um pouco de seus objetivos.

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  24. Meu professor comentou (e interpretou, muito dramaticamente, como ele gosta de fazer) sobre esse livro nas aulas que estávamos falando sobre romances. Fiquei até interessada, mas acaba que surgem outros livros que brilham mais e acabo esquecendo. Sua resenha me deu um up para tentar lê-lo, mas aí, quando isso vai ser, difícil afirmar :P

    Abraços,

    Cabeças de Vento

    ResponderExcluir
  25. Eu li esse livro por causa da escola rsrsrs. Foi uma leitura obrigatória, mas amei tanto a história e Aurélia que, alguns anos depois, reli a obra.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. fazendo um trabalho na faculdade e utilizando ele, amei

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo