01 maio 2015

Resenha | Como eu era antes de você - Jojo Moyes


Livro: Como eu era antes de você
Titulo original: Me Before you
Gênero: Romance/Drama
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Paginas: 320
Ano: 2013

Resenha: 

Will Traynor está planejando as férias com a namorada e ela tenta convencê-lo a ir para um local mais calmo como um spa de luxo em Bali, mas ele insiste que tem que ser um lugar que tenha atividades radicais. E por ironia do destino, ao sair para trabalhar num dia chuvoso, ele é atropelado enquanto atravessa a rua para entrar num táxi e fica tetraplégico. Dois anos depois, vemos Louisa Clark que aos 26 anos, trabalha a seis como garçonete num pequeno café. Ela vive com seus pais, com sua irmã prodígio, seu sobrinho pequeno e seu avô. O salario de Louisa é fundamental para compor a renda da família, pois, desde que seu avô sofreu um derrame, sua mãe parou de trabalhar para cuidar dele. Por isso, Louisa sabe que a noticia que ela está trazendo não é nada boa.

Seu chefe fechou o café e ela perdeu seu emprego. Louisa até que poderia arrumar outro emprego fácil, o problema é que ela não sabe fazer nada. Só resta um emprego de cuidadora de um tetraplégico, que Louisa não queria aceitar de jeito nenhum, pois, mal sabe cuidar de seu avô, que dirá alguém totalmente dependente dela. E ainda por cima quando chega para fazer a entrevista, ela percebe que tem pessoas muito mais qualificadas que ela, sem falar que sua mãe insiste para que ela use algo mais formal, então ela vai com o tailleur de sua mãe, que é um pouco menor que ela e a roupa rasga na hora que ela está sendo entrevistada pela mãe do seu futuro chefe. Mas por um milagre, ela é contratada por um período de seis meses.

Ela é alertada sobre o temperamento de Will, por isso ela já vai esperando ser um trabalho difícil, mas após duas semanas de trabalho, ela sente que odeia Will. Ele não perde uma oportunidade de ser sarcástico e irônico, e quando fala com ele, ela sente como se ela tivesse dois anos de idade. Mas o salário é muito bom, por isso ela decide aguentar seu mau humor, pois, seus pais precisam desse dinheiro. Só que quando a ex-namorada de Will vem contar que irá se casar com o amigo dele e Will destrói todas as fotos que estavam na parede, ela não aguenta e fala duro com ele. Will fica espantado, pois, todas as pessoas fazem a sua vontade. Depois disso o relacionamento deles melhora muito até que Louisa descobre a verdadeira razão de ter sido contratada: é para manter Will vivo, pelo menos nesses seis meses que ele deu de prazo para que sua família se acostume com a ideia de que ele irá para uma clinica para morrer. Só que Louisa não aceita essa decisão de Will e fará de tudo para que ele mude de ideia.

Tem livros que são tão fáceis de resenhar, que começo a escrever e quando vejo já está pronta a resenha, mas tem livros como esse que, escrevo, apago tudo o que escrevi, escrevo de uma forma diferente, leio, penso: não é apenas isso, apago novamente e por mais que eu tente não consigo mostrar o que realmente o livro significou para mim. Como eu era antes de você é daqueles livros que mesmo sabendo ser uma ficção, você espera encontrar a Louisa por ai, por exemplo, de tão real que é a história. Já tinha lido um livro da autora e amado, mas nesse ela conseguiu se superar. Ela escreve com tantos detalhes e com tanta segurança sobre o assunto,  que poderia estar contando sobre alguém que ela realmente conhece.

Quando estava fazendo a postagem da retrospectiva do ano passado, percebi que não tinha lido nenhum bom romance no ano, então resolvi ler esse livro que sabia se tratar de um livro que se encaixava perfeitamente no quesito. Li inúmeras resenhas sobre esse livro e todas diziam a mesma coisa, você vai chorar horrores, o livro é triste, mas lindo. O que já vem a mente? Vai ter uma linda história de amor e depois vai morrer um dos dois no final. Ledo engano. A história é contada de um jeito que não importa o final, mesmo sendo um que eu não queria, o que importa é a carga de sentimentos descritas durante o livro. A autora descreve passo a passo o desenrolar do relacionamento deles, tanto que nem Louisa percebe que ama Will, é uma coisa tão normal para ela estar com ele, ajudá-lo e querer que ele mude de ideia, que nem ela consegue identificar esse sentimento.

E uma coisa que me marcou muito foi ver que o titulo do livro não se refere apenas ao Will como pensei de inicio, mas a Louisa também. A pessoa que mais mudou foi ela e não ele. Ela que tinha uma vida para viver e não vivia. Ele com todas as limitações que um tetraplégico tem, tinha uma vida mais interessante do que a de Louisa, pois apesar da situação em que ele se encontra, ele tem lembranças de muitas coisas que viveu, ao contrário de Louisa. Me identifiquei muito com ela nesse ponto. Outra coisa que gostei muito no livro foi a autora mostrar as dificuldades que um tetraplégico tem e que só enxergamos quando tem alguém nessas condições perto da gente. Mas vou parar por aqui que essa resenha já está enorme. Mas obrigada a você que leu até aqui hehehe. Só uma ultima coisa, vai ter o filme e adorei os personagens escolhidos, ela é a Louisa escrita.


Nota:


Só uma ultima coisa, já estou com o nome do vencedor do top comentarista aqui, mas só vou revelar na postagem junto com os outros ganhadores das outras promoções de aniversário.

26 comentários:

  1. Ohh!! DEUS. aMo esse livro!
    Fiquei cativada com o enredo desde as primeiras páginas. Parece tão real que era como se eu presenciasse os momentos engraçados e constrangedores de Lou e a amargura e desesperança de Will chagava e ser 'palpável'. A autora nos envolve com a escrita simples e muito emotiva.
    O livro é perfeito em todos os aspectos'. :3

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Esse livro é um dos que estou doida para ler.
    Só li resenhas maravilhosas e a sua foi uma delas.
    O livro parece ser muito emocionante e bem incrível, tanto que vai virar filme.
    Espero conseguir lê-lo o mais breve possível.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page

    ResponderExcluir
  3. VAI VIRAR FILME EU N SABIA COMO ASSIM AUSHUAHISJODKOW

    Minha amiga é louca para ler, e eu tbm.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aah que máximo! ❤
    Já ouvi falar muito - e muito bem - na JoJo por causa da Ju do Nuvem Literária e to muito ansioso para ler qualquer coisa dela o mais rápido possível!

    dialetosecoisasboas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Silvana!

    Eu li esse livro em 2013 e ele é meu livro favorito! Nunca mais li nada que me fizesse sentir o que esse livro fez!

    Eu já não curti os atores...diferente de você, acho que a Emilia não tem nada a ver com a Lou! rsss
    Mas saíram umas fotos dela caracterizada e eu achei que ficou até interessante! As fotos estão até lá no blog ;)

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Realmente tem livros que são bem difíceis de resenhar e livros assim são os melhores! Lendo a sua resenha eu fiquei extremamente empolgado para ler Como Eu Era Antes de Você, e olha que eu nem sou muito fã de romances. rsrs Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. adoro as suas resenhas
    vc sempre empolgada querendo descrever nos mínimos detalhes a história o que vc achou do livro
    bem bacana
    lindo o casal escolhido para interpretá-los
    bju grande Silvana

    http://karinapinheiro.com.br/ah-essa-tal-felicidade/

    ResponderExcluir
  8. Estou com "A última carta de amor" aqui há séculos e ainda não li. Cheguei a começar e parei, mas já deu pra perceber que a escrita da autora é ótima. Por isso, pelas capas, pelos títulos, já quero ler todos! Também sempre leio resenhas sobre "Como eu era antes de você" que dizem que o livro é triste... Mas algumas tristezas são tão bonitas, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sil.
    Ainda não li a obra, mas vejo tantos elogios (como o seu) que é impossível não querer ler o livro.
    Somente a premissa já traz uma carga dramática e emocional grande, imagine a obra completa. Com certeza lerei.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  10. OoiiiêÊ!!!
    eu li esse livro e por incrivel que prece eu não gostei tanto quanto
    o pessoal falaa por ai, espero tentar outro livro da autora mas não agora
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog Por Favor: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Silvana, eu sou louca para ler esse livro. Assim como você disse, todo mundo diz que lendo vai chorar horrores, o que a gente pensa que é uma linda história de amor mesmo. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  12. Oláá´!

    Eu não li ainda esse livro mas já vi MUITOS elogios para a escrita da autora e pelo enredo. Fico feliz em ver as evoluções das personagens em relação a história. Acho que a autora ganha muitos pontos quando isso acontece. Fiquei animada pela adaptação e gostei dos atores, :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Incrível como eu só leio opiniões positivas sobre esse livro. Tenho até medo de lê-lo porque acho que vou me frustrar em algum momento.
    Acredito que seja um bom romance, sem dúvidas. Tenho "A última Carta de Amor" da autora, mas ainda não li.
    Sei bem como é não conseguir expressar direito o que você sentiu com um livro. É bastante complicado.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oláá!
    Hoje mesmo eu ouvi falar desse livro e me disseram que ele ''enrolava'' demais kkkkkkkk
    Depois da sua resenha fiquei curiosa pra ler.
    Beijos!
    masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amor da minha vida esse livro e até hoje não encontrei palavras para resenhá-lo. Acho que só conseguirei fazer isso depois que o filme sair e oh meu deus como quero que chegue logo esse dia!!!! Vou chorar muito! Fico muito feliz em saber que vc gostou também do livro e achei interessante vc destacar isso da referência do título. Comigo foi o contrário, eu sempre vi sob o ponto de vista do Lou, mas agora vejo que também se aplica ao Will. Muito amor! <3 Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil, tudo bem?
    Adorei a sua resenha! Já fiquei emocionada com ela, imagine o que vou sentir lendo o livro não é mesmo? KKKK.
    Espero ler ele o mais em breve possível, porque todo mundo fala tão bem dele! E só as resenhas já dão aquele quentinho no coração. Em resumo: PRECISSO LER TAMBÉM! haha.

    Um abraço,
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ah que vontade que me deu, mais do que eu já tinha, de ler este livro.
    Eu vi que ia virar filme, e gostei também, mas quero ler logo. Gosto do autor, e dela também, que esta bem diferente da personagem da Guerra dos tronos..

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu já li esse livro e gostei muito assim como os outros que li da autora. Gosto muita da escrita dela, acho super sensível. Adorei a escolha dos atores, tomara que o filme seja tão lindo quanto o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, Sil! A maior parte dos comentários que eu vejo sobre esse livro são super positivos, o que me deixa muito curiosa. Tenho um livro da autora aqui, mas ainda não li. Espero fazer isso em breve e me apaixonar pela escrita da Jojo. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil! Saudades de vira aqui! Parabéns pela resenha! To muito curiosa com esse livro, já li muitas resenhas positivas, a grande maioria das pessoas se emociona muito com a leitura, estou tmbm ansiosa com o filme! Beijos flor!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-outro-lado-da-memoria-o-amor.html

    ResponderExcluir
  21. Oiii Sil. Voltei =D
    Ainda não li esse livro, mas todos falam muito bem dele que eu tenho vontade de conhecer :) , apesar de já saber o final, hehehhe
    Eu acho que eu entendo mais o lado do Will mesmo, acho que iria me identificar mais com ele.
    Sua resenha foi ótima =D e é tão bom quando nos envolvemos tanto em um livro né????
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde,

    Não li nada da autora ainda e tenho muita curiosidade, esse livro parece bem interessante e está na minha lista de desejados....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Estou lendo Um mais um agora, é o primeiro livro que leio da Jojo. Se eu gostar aproveito e coloco esse na lista também. Amo livros que nos envolvem!
    Beijinhos

    paixaodeleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nenhum livro dessa autora, apesar de sempre ouvir falar bem dela. Olhei esse livro hoje quando fui comprar outros e por pouco não trouxe esse também, na próxima com certeza depois dessa resenha rs

    Beijo,
    http://portaoazul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Nunca li nenhum livro dessa autora, apesar de sempre ouvir falar bem dela. Olhei esse livro hoje quando fui comprar outros e por pouco não trouxe esse também, na próxima com certeza depois dessa resenha rs

    Beijo,
    http://portaoazul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. sua resenha foi maravilhosa!! também li o livro e ameiiiiii!!
    lindo seu blog!!
    te seguindo. BJS
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo