06 março 2016

Resenha | Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks


Livro: Uma Longa Jornada
Série: Não
Autor: Nicholas Sparks
Gênero: Romance
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Ano: 2013

Resenha:
Ira Levinson tem 91 anos e vários problemas de saúde. Ele tem dificuldades para andar, precisa da ajuda de um andador, não enxerga muito bem e está com um câncer nos pulmões. Mas isso não impede Ira de dirigir. Infelizmente por causa disso, ele acaba sofrendo um acidente ao dirigir com um tempo ruim e seu carro sai da pista e ele fica muito machucado. Ele não consegue sair do carro, está sangrando e o tempo está cada vez mais gelado, mas não tem como ele pedir ajuda, só resta esperar que aconteça um milagre e apareça alguém. Ele mal consegue ficar acordado e começa a ter umas visões com sua esposa Ruth, que faleceu a nove anos. Ele lembra de como se conheceram, se apaixonaram, sobreviveram a Segunda Guerra e ficaram 55 anos juntos. Ira também lembra do seu pai e das Regras para a vida que seu pai lhe ensinou. Seu pai, um homem que acreditava na honestidade e na integridade, mas que nem por isso era ingênuo.

Sophia Danko é uma estudante de história da arte que vive em uma fraternidade. Mas diferente das outras garotas da fraternidade, isso não é o centro da sua vida. Até porque ela vem de uma família humilde e nunca esperava conseguir uma bolsa para uma faculdade como a Wake Forest. Ela acabou de terminar com seu namorado Brian por ter sido traída algumas vezes. Mas seu ex ainda não entendeu que eles terminaram e ultimamente todo lugar que Sophia vai, ele aparece. Então para alegrar um pouco Sophia, sua amiga Marcia convence ela a ir a um rodeio que vai ter ali perto da faculdade. E Sophia acaba se divertindo bastante, inclusive na festa que elas vão após o rodeio. Até que ela dá de cara com Brian. E ele está bêbado. Ela tenta escapar dele indo para fora da festa mas Brian vai atrás dela e quando ela pensa que não vai conseguir escapar dele, ela é salva por um caubói bonitão.

Luke Collins é o nome dele e assim que Sophia olha para ele, ela reconhece o caubói que acaba de vencer a competição no rodeio. Luke sabe que venceu apenas porque os outros eram ruins, porque depois do acidente ele já não é mais o mesmo. Sophia e Luke começam a conversar e percebem que eles tem muita coisa em comum. A conversa entre eles é fácil, muito diferente do que Sophia está acostumada. Conforme o tempo vai passando eles ficam cada vez mais ligados um no outro, já que suas famílias tem histórias parecidas e eles tem os mesmos valores. Mas ao mesmo tempo que eles tem tantas coisas em comum, nenhum dos dois consegue visualizar um futuro juntos. E como pensar em futuro se a vida de Luke está por um fio? E Ira vai conseguir resistir até que alguém o encontre ou o seu fim será ser enterrado em um monte de neve?


Quem vai se aventurar a ler um livro do Nicholas já deve esperar duas coisas. Um romance de tirar o fôlego e lágrimas, muitas lágrimas. Nesse livro em especial temos dois romances com dois casais lindos. Um dos romances no presente e o outro só nas memórias de um dos personagens mais incríveis do autor, que tive o prazer de conhecer. A narração do livro é dividida entre Ira, Sophia e Luke, cada um contando a sua parte da história. E como sempre em narrações assim, a narrativa muda bem nas melhores partes para ficar aquele gostinho de quero mais. E já no começo do livro me apaixonei pela história, em especial por Ira e Ruth. É um prazer acompanhar a história deles e sofrer porque ele está lá morrendo e não aparece ninguém para ajudar.

Como disse, Ira é um personagem marcante, ele é tao incrível que acho que não existe ninguém na vida real assim. E a história dele e da Ruth é de ler com um sorriso bobo no rosto. É tão linda, tão forte, apaixonante e tão simples ao mesmo tempo. É tão gostoso de ver que o amor pode ser tão simples, as pessoas que complicam tudo. E diante de uma história como a deles, Luke e Sophia mesmo tendo uma bonita história também, acabou se tornando apenas mais uma. Eu senti praticamente tudo nesse livro, mas fiquei agoniada o livro todo pelo Ira e também curiosa para saber onde as histórias se cruzariam. E chorei muito. Estava até com saudades de chorar e isso o Nicholas sabe fazer bem. Tem uma adaptação do livro, mas não vou assistir para não passar raiva. Enfim recomendo o livro para quem gosta de romances assim, lindos e dramáticos.

Nota:



23 comentários:

  1. Nunca li o livro, mas já vi o filme! Em geral prefiro ver os filmes do Nicholas do que ler os livros. Eu me decepciono menos e é mais rapido kkkk Eu gosto do nicholas, mas as vezes ele exagera um pouco haha
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Acho melhor você realmente não ver a adaptação deste livro. Eles mudaram algumas coisinhas que me incomodaram, confesso.
    Fico feliz que tenha gostado muito. Eu também adorei a leitura, embora tenha achado os capítulos narrados pelo Ira um tanto quanto entediantes. Mas a história em si e todo o desenvolvimento foram muito bons.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sil.
    Já li quatro livros do autor e nenhum, nenhum mesmo, chegou perto de me agradar. Então, só de ver o nome do autor eu já fico com os dois pés atrás. haha
    A premissa desse livro me pareceu não tão diferente das dos outros livros, o que me desanima um tanto. Mas, se você gostou, talvez acabe dando uma chance.
    Ótima resenha, como sempre.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse livro há um tempo, mas ainda não tive oportunidade de ler. Quero muito, gosto do que o titio Sparks escreve. kkk Ah...estou lendo dele Noites de Tormenta, só que estou achando o começo um pouco lento. Sei lá. Gostei da sua resenha, bem escrita.
    Sobre o meu livro da Índia, está em período de revisão. Quando estiver pronto e entro em contato com você... caso queria resenha-lo.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que no fundo, no fundo ainda não tive de me aventurar na leitura do Nicholas justamente por fugir das lágrimas kkkkkkk só os filmes que são baseados nos livros já me deixam emocionada! De todas as formas é um autor inteligente, que deve ser lido sem dúvida!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Vou te falar, eu sofri com as histórias desse autor. Jurei não ler mais nada dele por muito tempo porque fico uma semana truste com os desfechos que ele escreve. Hahahah
    Eu queria ver o filme, mas o livro eu passo.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei esse livro. Ele é muito lindo e fofo! Não tem como não se apaixonar pelo romance que só Nicholas Sparks sabe criar. Eu assistir o filme e gostei muito, é claro que o livro é melhor, mas o filme não deixou a desejar. Eu geralmente gosto das adaptações de seus livros, principalmente a escolha dos personagens masculinos hahahah.

    Beijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sil! Tudo bem?
    Li Um Longa Jornada, no ano passado e acabei vendo a adaptação também.
    Sobre o livro, eu gostei bastante, mas ao mesmo tempo anseio por algo novo da parte do Sparks. Sobre o filme, há algumas alterações, mas também.

    Como disse anteriormente, adorei a história e me senti envolvido do começo ao fim. Mas gostaria de algo novo, sabe um elemento sequer que fizesse toda a diferença.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sil, tudo bem?

    Conheço o livro, mas nunca tive interesse de verdade em ler, apesar de adora romances que fico me debulhando em lagrimas HAHAHAHAA mas realmente não sei explicar, nada contra Sparks, mas sempre fico enrolando para ler algum livro dele, e no final termino não lendo nenhum, mas sempre fico curiosa quando uma blogueira favorita um livro, penso logo não e atoa, parece ser uma leitura diferente pois conta a historia de dois casas a forma como você descreveu os personagens me conquistou, talvez eu pegue este de primeira para ler.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Eu sou daquela que foge dos livros dos Sparks e suas adaptações. Não sei, mas tem algo que não me chama atenção nas suas histórias...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Esse é um dos poucos livros do Sparks que tenho interesse em conhecer. Sua resenha só me fez ficar ainda mais curioso.
    Espero lê-lo em breve, e gostar da escrita desse autor tão controverso. hehe
    Abraços!

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvana, tudo bem?
    Eu acho que o Nicholas Sparks segue sempre a mesma fórmula, por isso não li mais nenhum livro dele. Li apenas A Última Música, mas assisti a vários filmes baseados nas obras dele, e acho tudo muito igual. :(
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil.
    "Uma Longa Jornada" foi o primeiro livro do Nicholas Sparks que li e fiquei encantado com a escrita dele.
    A sentimento de Ira em relação a Ruth é muito lindo. Baixei o filme, mas ainda não cheguei a assistir.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiiiii Sil, tudo bem???
    Eu nunca li nada do Sparks, apesar de amar romances e adorar os filmes que são baseados em seus livros :P
    Acho que nunca li por medo e por achar que são muito clichês :3 As vezes eu até curto um, mas sei lá, tenho medo de viciar, vai saber hahahhah
    Um dia lerei.
    E esse parece ser uma história bem legal, mas confesso que não curto histórias de cowboys :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. OI
    eu até que gostei de ler esse, mas tive uma dificuldade para terminar, mas acho que é porque li a versão econômica e as letras eram super pequenas, mais a história dos casais é bem bonita, no filme senti falta da história do passado.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li o livro, nem assisti o filme, mas tenho muita vontade! As histórias do Nicholas Sparks são sempre apaixonantes <3 ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Uma razão para respirar", vem conferir!

    ResponderExcluir
  17. Oie Sil =)

    Não cheguei a ler esse livro, mas adorei o filme. Bem clichê como toda história do Sparks, mas é aquele tipo de trama que mesmo assim nos prende e emociona.

    O livro ainda não está na minha meta, mas quem sabe mais para frente eu não acabe dando uma chance a leitura ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil! O pessoal critica o Sparks, mas eu gosto muito dos seus livros e este aqui é o meu favorito. Eu aprecio demais a forma grandiosa como ele retrata o amor, sempre acabo a leitura chorando demais. E a descrição dos locais me fazem viajar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Uma das histórias com um dos personagens mais tocantes de Nicholas Sparks. Gostei muito, mas sou suspeita porque sou fã assumida dele. Assisti o filme, e por mais que tenham algumas modificações, acredito que os filmes são muito fiéis aos livros dele. Vale a pena assistir sim. Parabéns pela resenha! =)

    www.booksimpressions.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil,
    Sempre imaginei que esse livro deveria ser maravilhoso.
    Faz um tempão que quero ler e fico enrolando.
    Com certeza esse é o próximo do Nicholas que vou ler.
    To precisando de um romance lindo e dramático hahaha.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  21. Oi Sil,
    Já li uns 3 ou 4 livros do Sparks, mas não adianta, para mim não funciona.
    Acho os romances dele muito açucarados, previsíveis e as vezes as estórias nem são plausíveis.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Silvana,

    Com esse livro eu fiz diferente, vi a adaptação primeiro, embora tenha o livro. Mas é como você disse mesmo, o Nicholas é mestre em tirar lágrimas da gente e fazer nosso coração bater mais forte.

    A adaptação tem umas partes bem paradas, mas num todo é muito bom. O final, que não sei se é igual ao do livro, fico show. Ótima sacada do Nicholas. =)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  23. A historia de Uma Longa Jornada me surpreendeu. Eu acho que é um dos filmes mais lindos, além adorei a escolha de elenco. Minha favorita é Oona Chaplin. É de admirar o profissionalismo desta atriz, trabalha muito para se entregar em cada atuação o melhor, sempre supera seus papeis anteriores, ele vai provar em Meu Jantar com Hervé um trabalho que será um dos seus filmes de drama. Parece que será um dos melhores, tem uma boa história, atuações maravilhosas no trailer e um bom roteiro. Eu recomendo.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo