28 maio 2018

Resenha | Um Planeta Em Seu Giro Veloz - Madeleine L'Engle


Livro: Um Planeta em Seu Giro Veloz
Série: Uma Dobra No Tempo #3
#1 - Uma Dobra No tempo
#2 - Um Vento À Porta
Gênero: Fantasia, Ficção Científica
Autora: Madeleine L'Engle
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 272
Ano: 2018

Resenha:
Em Um Planeta Em Seu Giro Veloz reencontramos a família Murry, nove anos após os acontecimentos de Um Vento À Porta, reunidas em um jantar no Dia de Ação de Graças. Charles Wallace agora tem quinze anos, mas ele não cresceu como sua irmã Meg e aparenta ter apenas doze. Os gêmeos Sandy e Dennys estão na faculdade e estudam direito e medicina respectivamente. Já Meg de casou com Calvin e está esperando o primeiro filho deles e por conta da gravidez, Meg não está com Calvin em Londres, onde Calvin está apresentando um artigo sobre o sistema imunológico dos cordados em um congresso. E para surpresa de todos, a Sra. O'Keefe, mãe de Calvin, veio para o jantar. Apesar do convite ninguém esperava que ela estivesse presente, já que a Sra. O'Keefe vê a família de Meg e agora até mesmo seu filho Calvin depois que ele terminou o doutorado, como inimigos. Para ela o que os pais de Meg fazem não é "trabalho".

O jantar corre tranquilamente até que o telefone toca e é o presidente querendo falar com o Sr. Murry, que é uma especie de consultor do governo quando o assunto é sobre questões científicas, e as notícias não são nada boas. Um ditador, Mad Dog Branzillo, que assumiu o poder de um pequeno país sul-americano após um golpe, está ameaçando começar uma guerra nuclear. E enquanto todos começam a falar sobre como essa guerra afetaria não só a Terra, mas toda a galaxia, Meg nota que Charles está prestando atenção na Sra. O'Keefe, que parece estar recitando alguma coisa. E conforme ela vai falando, suas palavras até parecem ser carregadas de um poder sobrenatural, já que o tempo muda ao som das suas palavras. Depois dos versos recitados ela diz que é uma runa, a runa de Patrício para se defender dos perigos. Ela chama Charles de Chuck e diz que ele deve detê-lo e logo depois pede para ir embora para sua casa que sua missão já estava cumprida.

Se tem uma coisa que Meg sente muita falta depois de casada é da intimidade que ela tinha com Charles. Eles sempre foram muito ligados e muitas vezes nem era necessário palavras entre eles. E por um instante Meg parece voltar ao passado e sente a aflição de Charles pela missão que lhe foi entregue: deter Branzillo. Meg acha isso tudo uma loucura, mas promete ajudar Charles no que ele precisar. Então Charles vai até a rocha de observação estelar onde começa a recitar a runa enquanto observa as estrelas. O brilho delas parece crescer e de uma delas sai um raio de luz forte que se transforma em um unicórnio que se chama Gaudior. Ele é um viajante do tempo e veio responder ao chamado de Charles. Então eles cavalgam os ventos e viajam não para o Onde, mas o Quando, tentando encontrar um Pode-Ter-Sido, um momento no passado onde as coisas podem ser mudadas antes de terem acontecido. E para isso ele tem que Adentrar alguém e para Meg só resta torcer para que Charles consiga realizar uma tarefa tão grande, onde o futuro da Terra está em jogo.

"Nessa hora sinistra,
Disponho o céu em toda sua força,
E o Sol em sua alvura,
E a neve em sua brancura, 
E o fogo em sua potencia feroz, 
E o relâmpago em sua ira veloz,
E os ventos na velocidade atroz,
E o mar em sua profundez,
E as rochas em sua ingremidez,
E a terra em sua aridez,
Todos disponho eu
Com a graça e o auxilio onipotentes de Deus
Entre mim e as forças das trevas!"

Esse é o terceiro livro da série que não é bem uma série, já que apesar dos mesmos personagens, as histórias não são continuações e quase não tem nenhuma referencia as outras histórias. Para quem não leu as outras resenhas, a autora começou a escrever Uma Dobra No Tempo há mais de cinquenta anos e os livros foram referencias para grandes obras de ficção científica que termos atualmente. Ele é meio que uma mistura de fantasia e ficção científica e também temos mitologia e referencias bíblicas. E até então, esse terceiro livro foi o que mais deu para ver as referencias às histórias bíblicas. Mas nada que incomode ou que vá estragar o prazer da leitura para quem não gosta. Afinal o que temos aqui é a eterna luta entre o bem e o mal, que é basicamente a base de quase todos os livros.

E os livros foram escritos para crianças, por isso é preciso que os adultos que se aventurem na leitura use de uma boa dose de imaginação para se situar na história. Esse terceiro livro foi o que mais tive dificuldade para me conectar com a história. E até estava achando que daria uma nota mais baixa para ele do que dei para os dois primeiros. Mas então quando enfim me conectei, me vi sendo sugada para dentro da história e não consegui largar o livro até ter todas as respostas e ver o fim do livro. E acabou sendo o melhor livro da série até agora, tanto que dei nota máxima para ele. Se você tiver as mesmas dificuldades que eu com o começo da história, não abandone o livro, continue lendo que a leitura vale a pena. E acho que uma grande parte dessa dificuldade se deve a nesse livro os Murry não serem exatamente as estrelas da história, mesmo eles estando presentes e sendo o gancho para que as coisas acontecessem.

Quando Charles viaja no tempo, ele acaba "entrando" nas histórias de outras pessoas e essas histórias foram o que me fascinaram e me prenderam ao livro. Temos várias histórias, todas relacionadas entre si e que até por isso precisamos prestar bastante atenção porque eles ficam mudando do passado para o presente e vice-versa, e só no final que toda a história faz sentido. Vamos conhecer desde tribos indígenas, até passar por um caça as bruxas. E Charles e Meg tem que entender essa história de alguns antepassados para conseguir evitar a tragédia no presente. Enfim, eu amei o livro e recomendo com certeza para quem leu os anteriores e para quem não leu também, que como disse antes, a história é independente. A edição como as anteriores, está muito bem feita. O livro é capa dura com o título em baixo-relevo. E antes de terminar vou falar sobre uma coisa que achei bem bacana. Cada frase da runa citada na história, é o título de um dos capítulos.

Nota:






15 comentários:

  1. Oi Silvana! Não consigo acompanhar todas as séries literárias que são lançadas, é muita coisa, né? Se bem que essa série não é bem uma série, como você falou... Mas não conhecia mesmo e me desinteressei um pouco quando você mencionou que as histórias foram escritas para o público infantil. Acho que estou numa outra pegada, pelo menos por agora...

    Um beijo grande! :*

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, estou lendo este volume e achei tão estranho o salto temporal na vida dele. Não estava esperando ver a Meg já casada, confesso rs Mas ainda estou no começo e espero gostar também!

    Bjs, mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei fascinada por essa capa. Linda demais! Já anotei a dica.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. não conhecia a Saga
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Oie Sil =)

    Gostei da sua observação sobre o livro ter sido escrito para crianças. Às vezes ao escolhermos um livro para ler, não nos atentamos a esses detalhes e justamente por isso acabamos nos decepcionando com a história.

    Tenho bastante curiosidade de ler essa trilogia, mas sua observação me fez ver que talvez eu tenha algum dificuldade em me envolver com a narrativa por conta dessa linguagem mais juvenil.

    Ainda pretendo dar uma chance, mas claro vou começar a leitura sem tantas expectativas ^^

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bom?
    Gosto tanto quando uma série segura a sua qualidade por todos os volumes. Dá uma alegria de continuar lendo!
    Eu tenho o primeiro volume aqui, mas tô me programando pra ler só quando tiver os outros dois em mãos porque dai vai de uma vez só. Já estou animada com todos os seus elogios!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Eu vi resenhas de todos os volumes, mas desse livro é a primeira que vejo.
    Como eu não li o livro, não entendo muito bem algumas coisas. Mas não foram livros que chamaram a minha atenção, infelizmente. Acho as capas maravilhosas, mas não sei se leria.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,
    Os livros parecem ser bacanas, apesar do público para que foi escrito.
    Eu vou tentar assistir o filme do primeiro essa semana e daí quem sabe quando eu arrumar emprego, consigo comprá-los. Porque a edição parece estar linda, amei que é capa dura.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Olá Sil! Tudo bom?
    Dessa série só conhecia Uma Dobra no Tempo mesmo, mas curti a sua resenha desse livro.
    Obrigada pelo comentário lá no meu blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  10. Oiii Sil

    Eu desde o começo me conectei bem mais com essa terceira parte, acho Charles Wallace um protagonista mais carismático do que a Meg do segundo livro por exemplo e a trama desse me prendia mais,a chei que os mistérios desenvolvidos e as conexões que a autora iam apresentando super bem bolados e li o livro bem mais rápido do que esperava pois gostei bastante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Siiil, eu nem li o primeiro livro e você já terminou a trilogia? HAHAHA
    Ah, não sabia que era uma história independente, que legal, me anima mais a ler, mesmo não sendo uma temática que chamou minha atenção logo de cara.
    Beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!
    Eu acompanhei as suas resenhas e só estou mais curioso ainda pelas histórias. Melhor ainda por saber que é independente e tem essa edição linda do caramba *-* To curioso para caramba. Vou pegar o primeiro ainda esse ano, prometo.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Algumas vezes eu curto quando os autores "mudam" um pouco o foco do personagem na série..
    E é legal né, quando a gente acha que o livro vai ser bem fubeca, mas acaba nos cativando..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,

    Ainda não li o primeiro livro lançado e tenho a intensão de seguir a sequencia mesmo sendo independente.
    Espero poder ler em breve, pois esse assunto de viagens no tempo me chama muita atenção.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei demais sua resenha ♥

    https://gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo