15 setembro 2018

Resenha | Em Busca Da Glória - Soman Chainani


Livro: Em Busca da Glória
Série: A Escola do Bem e do Mal #4
#1 - A Escola do Bem e do Mal
#2 - Um Mundo Sem Princípes
#3 - Infelizes Para Sempre
Gênero: Fantasia
Autor: Soman Chainani
Editora: Gutenberg
Páginas: 368
Ano: 2018

Contêm spoilers dos livros anteriores.

Resenha:
Com a morte do Diretor da Escola, Sophie e Agatha acreditaram que enfim tinham encontrado seus "felizes para sempre", mesmo que seus caminhos seguissem separados. Agatha partiu para Camelot com seu príncipe Tedros enquanto Sophie era a nova Reitora do Mal da Escola do Bem e do Mal. Agatha e Tedros sabiam que a situação em Camelot estava difícil desde a morte do Rei Arthur. Mas nem em seus piores pesadelos eles esperavam encontrar uma situação tão desesperadora quanto a que encontraram. Na ausência de um rei, os conselheiros assumiram o poder e se aliaram aos mais ricos, deixando a maior parte do povo na miséria, bem diferente do que tinha feito Arthur, que quando liderou Camelot trouxe a era do ouro para a cidade e todos se tornaram prósperos.

E nos seis meses que Tedros está no trono, nada mudou, porque depois do que aconteceu na sua coroação,Tedros não tem um pingo de confiança em si, e quem realmente está governando Camelot é Lady Gremlaine, a antiga governanta de Guinevere e Arthur. Seguindo seu coração, Tedros apresentou Lancelot e Guinevere como membros da sua corte e Agatha como sua rainha. Mas o povo não esqueceu o que aconteceu e para eles estão diante de dois traidores do reino e de uma garota com aparência de bruxa. E o caos se instala quando Tedros não consegue retirar Excalibur da pedra como havia sido determinado por seu pai para sua coroação ser completa. Agora Agatha mal vê Tedros enquanto planeja seu casamento, que será em dois meses, e a única esperança de restaurar a fé do povo no governo de Tedros.

Enquanto isso Sophie tem 125 novos Nuncas para cuidar enquanto os alunos antigos estão fora cumprindo as missões do 4ºano. Sophie reformou toda a Escola do Mal dando seu toque pessoal em cada canto. Da antiga turma só Hort que ficou, como um favor pessoal a Sophie, ele está dando aulas de História do mal, mas preferia estar em sua missão. Já Hester, Anadil e Dot estão em uma missão secreta para encontrar um novo Diretor para a Escola antes que Sophie saia ainda mais do controle e acabe com o equilíbrio do mundo. Mas elas não estão se saindo muito bem na missão. Nem elas nem ninguém na verdade. As coisas estão muito erradas e tudo parece estar ligado com o fato de Tedros não conseguir pegar Excalibur. Como se algo ou alguém tivesse um plano para derrotar o Bem e o Mal e sozinho governar a Floresta Sem Fim.

"Mas de tudo o que aprendi na escola, uma lição se provou a mais importante: ninguém sabe o que é bom ou mau até que a história seja escrita. Ninguém sabe se um Final Feliz vai durar ou se um Final Feliz é mesmo feliz. A unica coisa que temos é o momento que estamos vivendo e o que escolhemos fazer com ele."

Como vocês podem ver ali na capa do livro, temos o número 4 junto ao título A Escola do Bem e do Mal. Mas esse livro não é uma série. Como disse o próprio autor, a história da Agatha e da Sophie foi finalizada na Trilogia. Mas como ainda tem muitas histórias desse mundo mágico criado pelo autor para serem contadas, teremos uma sequencia, que se não me engano será uma nova trilogia, mas aqui temos novos personagens e o protagonismo não é mais exclusivo das garotas, tanto que nessa capa temos Agatha e Tedros em destaque. Mas eu, e creio que os outros fãs da história também, vou pensar nela como série e como está na capa, nesse livro como o quarto hehe.

Quando fiquei sabendo desse livro fui logo criando expectativas porque essa série foi uma das melhores que li ultimamente. E tive sentimentos bem contraditórios ao longo do livro. Eu amei o livro como um todo, mas também me decepcionei com várias coisas. E vamos falar logo sobre as partes chatas e depois deixar meus elogios e minha recomendação para que quem ainda não leu, leia essa série. Quando li o primeiro livro dá série, encontrei vários defeitos nos personagens, principalmente em Tedros. Tedros deveria ser o príncipe tudo de bom que salva o dia, mas ele não passou de um fraco que reclamava de tudo e que a meu ver só fez figuração no primeiro livro. Mas então as coisas foram mudando e o personagem foi crescendo e acabei me apegando a ele.

O mesmo aconteceu com a Agatha que prometia ser um personagem incrível, mas que foi ofuscada pela Sophie e que ao longo da história evoluiu tanto que acabei amando a personagem. Dai o autor me faz o favor de pegar toda essa evolução e jogar no lixo porque nesse quarto livro é como se a personalidade deles fosse a mesma do primeiro. Que ódio que eu fiquei de ver eles passando pelos mesmos problemas que eles já tinham superado. Tedros virou um covarde de novo, Agatha se apagou e Sophie virou a mesma menina mimada e invejosa que só pensava no próprio umbigo. Para que isso meu Deus? Eles já estavam em outro patamar e temos que ver os mesmos mimimis novamente. E mesmo pensando na questão da idade, eles ainda são adolescentes, não dá para aceitar isso. Errou feio Soman.


Agora vamos as partes boas. Gente que cenário incrível que o autor criou. Aqui temos uma expansão, já que a história não está mais focada só na Escola. Boa parte do livro vamos viajar por Camelot e seus arredores. A Floresta Sem Fim, é literalmente sem fim e creio que o autor ainda vai tirar muita água dessa fonte. E deixando de lado os três protagonistas, temos muitos personagens incríveis colocando em pratica o que aprenderam na Escola durante os três anos. O Coven, minhas personagens favoritas da série, estão demais cumprindo sua missão, que é encontrar o novo Diretor da Escola. Essas garotas arrasam. Hort também um dos meus queridinhos, até que enfim acordou para a vida e viu que existe outras pessoas fora a Sophie. Eu até que tinha torcido para um final feliz entre os dois, mas acho que a Sophie não merece ele.

E falando em Sophie, eu nem tinha ideia de que ela conseguiria ser pior do que foi até agora, mas ela conseguiu. Dá vontade de esfregar a cara dela no asfalto. E mesmo odiando ela com todas as minhas forças tenho que reconhecer que ela é um dos grandes nomes dessa história e que pelo menos metade de seu sucesso se deve a ela. Por vezes Agatha e Tedros fica à sua sombra. E não posso deixar de citar a Nicola, uma personagem que já chegou sendo tudo o que Agatha deveria ser. Mas enfim, como um todo, a história mereceu nota máxima, mesmo com esses pontos negativos que citei. E não posso deixar de falar das edições que nos três primeiro livro já eram incríveis e a editora conseguiu se superar, porque tanto a capa quanto a edição do quarto livro estão perfeitos. Leiam, tenho certeza de que você vai se encantar pela história assim como aconteceu comigo.

Nota:






15 comentários:

  1. Que capas mais lindas! Fiquei bem interessada. Amei a resenha.
    Beijinhos! ❤
    https://lewestinblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil

    Você pareceu a Luiza agora falando que queria esfregar a cara da personagem no asfalto! Hahahahahahaha
    Que pena que houve essa regressão dos personagens, realmente é frustrante ver uma evolução ir por água abaixo.
    Pelo menos o autor deu uma expandida na ambientação, né? Algo que, como você falou, pode ser mais explorado como a tal da floresta.
    A parte inter da edição está lindíssima mesmo, só essas capas que sigo achando muito feias! Hahaga

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,
    Confesso que não li a resenha por conter spoilers dos livros anteriores, mas vou te falar que não esperava uma série longa assim. Uma amiga minha é professora e trabalha com os livros em classe e sempre os elogia para mim.
    P.S.: Concordo com a Tami, acho as capas zoadas, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Menina do céu, eu pulei toda tua resenha porque agora que estou na metade do terceiro e cheia de teorias aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Gente, Ale e Tami falando nas capas... tem vezes que curto, tem vezes que não...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a um exemplar autografado de O que eu tô fazendo da minha vida
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Eu sei que a Sophie não é a personagem preferida da grande maioria, mas é a minha e estou super curiosa para ver o que ela vai aprontar agora. Sei que ela não é perfeita, tem muitos defeitos, mas ainda acho que é mais autêntica e realista do que a Agatha.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, eu fiquei sabendo há pouco tempo que a história de Agatha e da Sophie era uma trilogia, fiquei surpresa. Parece que ainda se tem coisa pra ser explorada no universo e que bom que apesar das ressalvas vc curtiu a obra!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil
    Eu fiquei confusa com tanto livro, mas como tenho os primeiros, eu tenho certeza que ja ja vou estar igual a você, amando as histórias. Chato quando a personagem é foda na história, mas é insuportável como pessoa hahaha eu acho que odiaria ela.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bem?
    Que bacana que o autor conseguiu expandir seu universo.
    Mas é uma pena que os personagens tenham decepcionado.
    No momento não tenho muito interessa na série, mas é bom saber que vale a pena.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha Sil, eu adoro esse tipo de uma história. Uma pena que o autor não desenvolveu bem os personagens. Mas que bom que a leitura valeu a pena mesmo assim!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii Sil

    Inacreditável pensar que a série já está no quarto volume e eu ainda não li (acho que tenho anotado desde que publicaram o primeiro!!!). Eu adoro esse universo mágico construído, acho que vou curtir demais, só tenho o pézinho atrás com os personagens, ultimamente tá dificil empatizar com protagonistas.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil. Como vai?
    Eu não li a trilogia, por isso li sua resenha sem medo rsrsrs
    Realmente é chato quando um autor joga por terra toda uma evolução dos personagens mas ao mesmo tempo acho que isto não interferiu tanto em sua leitura, já que acabou gostando do livro como um todo. Ótima resenha.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Confesso que eu pulei sua resenha, pois não quero pegar nenhuma informação dos livros anteriores. Depois de ler tantas resenhas positivas sobre a série, está na minha wishlist <3 E é bom saber, que mesmo no quarto volume, ainda assim teve uma nota tão alta!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil.
    Eu falo muito isso sobre querer esfregar a cara de alguns personagens no asfalto hahaha.
    Adorei a resenha e senti a raiva kkkkkkkk.
    Bom, essa dica eu passo. Não tenho interesse em ler a série.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi
    primeiramente as capas desses livros acho bonitas, as histórias chamam minha atenção, pena que a evolução deles nesse não serviu pra nada como falou, da raiva quando isso acontece né?
    Quem sabe na continuação isso melhora.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil! Tudo bom?
    Ai, sem or, como eu odeio quando vem um livro e descarta toda a evolução e desenvolvimento de personagem sem motivo nenhum. Ainda mais sequência assim, que precisa manter o arco de crescimento pra não parecer que as coisas aconteceram pra nada G_G
    Eu tenho só o primeiro da série aqui, preciso comprar os outros. Mas que bom que, mesmo com as falhas, ainda foi uma boa leitura!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo