24 maio 2018

Resenha | Um Mundo Sem Príncipes - Soman Chainani


Livro: Um Mundo Sem Príncipes
Série: A Escola do Bem e do Mal #2
#1 - A Escola do Bem e do Mal
Gênero: Fantasia
Autor: Soman Chainani
Editora: Gutenberg
Páginas: 320
Ano: 2015

Contêm spoilers do primeiro livro.

Resenha:
Há duzentos anos o povoado de Gavaldon vem sendo assombrado por uma maldição. De quatro em quatro anos dois adolescentes desaparecem de suas casas sem deixar vestígios, e não importa o que os pais façam, eles não conseguem impedir que seus filhos sejam levados. Depois de um tempo eles descobriram que os que são levados vão parar nos livros dos contos de fadas, que aparecem misteriosamente na porta da livraria. Um dos adolescentes será um príncipe ou princesa e o outro será o vilão ou vilã da história. No último ano duas garotas foram levadas, Sophie e Agatha. Sophie tinha certeza de que estava destinada a ser uma princesa, mas quando elas chegaram na Escola do Bem e do Mal, Agatha foi para a escola do Bem e Sophie para a do Mal. E depois de muito esforço e confusão, elas quebraram a maldição e conseguiram serem as primeiras a voltar para casa.

Quando as meninas voltaram elas eram como celebridades e até fizeram estátuas em homenagem as garotas que quebraram a maldição. Mas as coisas foram esfriando e agora nove meses depois ninguém mais lembra do que aconteceu. Mas Sophie não vai deixar isso quieto, ainda mais que seu pai conseguiu o consentimento dos anciões e vai se casar de novo com uma mulher que tem dois filhos homens, o que sempre foi o desejo do seu pai. Então ela arma uma espécie de teatro para comemorar a data em que os adolescentes eram levados na esperança de voltar as atenções para ela. E não é só Sophie que não está feliz. Agatha fica tendo alguns vislumbres de um conhecido príncipe. E no dia do casamento do pai de Sophie, ela acaba desejando que seu final feliz fosse diferente, o que desencadeia uma série de acontecimentos que termina com Sophie trancada dentro da igreja com o povo querendo que ela vá embora do povoado.


Quando desejou ter um final diferente Agatha reabriu acidentalmente os portões da Escola do Bem e do Mal. Mas quando elas chegam na escola as coisas estão bem diferentes. Quando Agatha escolheu Sophie em vez do príncipe Tedros, as coisas mudaram porque as princesas agora acreditam que podem ter seu final feliz sozinhas e não precisam mais dos príncipes. Então em vez de Escola do Bem e do Mal, agora existe a Escola das Meninas, com todas princesas e bruxas juntas no lugar da Escola do Bem e onde ficava a escola do Mal, agora estão todos os garotos. E todos eles só tem um objetivo em mente: capturar Sophie. Tedros agora é o novo Diretor da Escola e tem o Storian em seu poder e pretende reescrever o conto de fadas das garotas. E na sua visão só tem duas formas de mudar o final desse conto. Ou Agatha escolhe ficar com ele e manda Sophie de volta para Gavaldon ou Sophie vai ter que morrer. Mas existe uma terceira opção, a nova Reitora da Escola das Meninas pretende começar uma guerra e matar todos os meninos. 

"Então, deixe-me entender isso direito", Hester olhou, sentada em uma pia dourada, ao lado de Anadil, ambas vestindo a túnica preta dos Nunca. "Tedros quer matar Sophie. Sophie quer matar Tedros. E, a menos que você encontre um final com um deles agora, todo mundo nesta escola morre."

Apesar dessa história toda ter começado por causa de uma maldição, a "maldição do segundo livro" passou longe dela. Ele conseguiu ser ainda melhor que o primeiro e superou seu antecessor. Eu já tinha me encantado com o primeiro livro e toda a apresentação e cenário das escolas, mas nesse temos novos cenários e novos personagens inseridos o que deu outra perspectiva para a história, e também a história não gira somente em torno de Sophie e Agatha como no primeiro livro, mesmo que elas ainda continuem sendo o motivo de tudo estar acontecendo, mas nesse segundo livro temos vários outros personagens que são bem mais aproveitados, como Tedros, que foi quase um figurante no primeiro livro, e ainda tenho que destacar Evelyn Sader, a nova Reitora da Escola das Meninas que fez muito bem seu papel de vilã.


Depois do final do primeiro livro, que se o autor quisesse poderia ter terminado a história ali com as garotas tendo seu final feliz, não sabia muito o que esperar do começo desse segundo. E amei o que o autor fez. Ao escolher ficar com Sophie em vez de ficar com o Príncipe Tedros, Agatha abriu um precedente para todas as outras garotas. Para Agatha não foi uma escolha amorosa, mas ela escolheu ficar com o que ela conhecia, ficar na sua zona de conforto e ignorou o que estava sentindo pelo príncipe, já que ela nunca teve a atenção de ninguém antes de conhecer Sophie. Mas apesar de estar onde ela queria e com quem queria, seu coração queria algo mais. Mas em nenhum momento ela deixou de ser leal e amar Sophie, o que só torna as atitudes de Sophie ainda pior. E coloca pior nisso. Sophie não aprende nunca. Depois de tudo o que aconteceu era de se esperar que ela fosse mudar pelo menos um pouquinho, mas não, ela continuou fútil e egoísta e não pensou duas vezes antes de escolher as coisas em benefício próprio.

Mas são essas características que tornam as personagens marcantes, e mesmo odiando Sophie pelas coisas que ela faz, se fosse diferente acho que eu não amaria a história da mesma forma. Tedros dessa vez me conquistou, porque no primeiro livro achei ele um bobão. Mas aqui enfim ele mostrou seu valor. As garotas Nunca (vilãs), também continuam arrasando e espero que tenham um final digno nessa história. Agora quem roubou a cena mesmo foi a Reitora Evelyn. O Diretor da Escola no primeiro livro pareceu ser um coelhinho diante das maldades dela. Por isso achei seu final bem insatisfatório, ela merecia mais. E falando em final, ainda bem que já tenho o terceiro livro porque diferente do primeiro, ele termina de uma forma que me deixou com o coração na mão e preciso saber o que acontece. Quanto a edição está tão bem feita quanto a do primeiro livro, com uma capa de arrasar e com ilustrações maravilhosas que mostram algumas cenas da história. Enfim, se você é fã de contos de fadas e livros de fantasia, essa trilogia é para você.

Nota:






13 comentários:

  1. Tenho que ler o primeiro volume e pelo que vi aqui acho que vou gostar desta trilogia.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu tenho o primeiro volume aqui e tô pra ler em breve, então pulei sua resenha pra escapar dos spoilers KJASNFUOAASGBO Pela nota, tho, já fico feliz por saber que o segundo volume não deixa a desejar!
    Não caiu na maldição tá mais que bom pra mim.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil

    Eu li sua resenha porque não me interesso pela trilogia, então não tem problema pegar spoilers.
    Que bom que neste volume outros personagens ganharam mais espaço. Eu gosto bastante quando o foco é dividido.
    Eu tenho tentado dar mais chances ao gênero, mas esse é bem juvenil, pra mim não rola.
    Que pena que o final da reitora foi insatisfatório, mas pelo menos o livro foi favoritado! Hahahaha


    Beijocas
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,
    Quando um livro seu ganha o coração rosa, eu já fico empolgada, rs.
    Como te disse, não é uma série que me empolgue, mas são tantos elogios que fico pensando: será que estou perdendo uma ótima aventura? rs
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Para ser bem sincera com você, só dei uma passada de olho na sua resenha. Como vi que tinha spoilers do primeiro livro, achei melhor nem tentar ler para não estragar a leitura depois. Eu estou com muita vontade de começar o primeiro! Espero que eu goste e possa favoritar também!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Oi, SIl
    Eu tenho o primeiro livro e eu acho a capa maravilhosa, já estava na minha lista ler mas eu fico sempre enrolando horrores para começar, devido a preguiça. Mas já fiquei com vontade de ler de uma vez. Quando você citou a Sophie, já imaginei que ela seria daquelas que a gente se irrita porque consegue ser insuportável, mas os autores fazem justamente isso porque cada um tem sua personalidade na trama e sem isso ela não estaria completa.
    Amei a resenha!
    Beijos

    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, lá no blog quem está lendo é a Luiza, mas eu acho a premissa dessa série muito boa. Achei interessante a escolha de Sophie, bem diferente até do que habitualmente vemos. Fico feliz que a continuação tenha sido boa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!
    Que lindo esse livro, adoro livros com ilustrações.
    Ainda não li o primeiro mas tenho vontade de conhecer essa trilogia.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oiii Sil

    Que edições maravilhosas as destes livros, relamente merece destaque. Adoro histórias mágicas, de fantasia e essa trilogia parece ser gostosinha demais de ler. Já tenho anotado pra conferir a primeira parte assim que der.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Eu não li o primeiro então optei por não ler essa resenha rs Vai que né rs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!

    Que demais essa história! Adorei todo o mistério envolvendo os adolescentes que somem, e por fim, fazem parte de uma maldição. Bem interessante e até original a premissa, fiquei curiosa pra saber mais!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Livro interessante! mas não costumo ler livros de fantasia...
    a capa é muito linda né?
    de qualquer forma fiquei curiosa!


    XOXO
    http://virtualparadisee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    É ótimo quando o segundo volume nos impressiona tanto quanto o primeiro.
    Fiquei curiosa em colo é utilizada as referências dos contos dentro da história. E amei esse fato que a amizade delas é muito valorizada.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo