19 maio 2018

Resenha | Os Segredos dos Olhos de Lady Clare - Carol Townend


Livro: Os Segredos dos Olhos de Lady Clare
Série: Os Cavaleiros de Champagne #2
Gênero: Romance de época
Autora: Carol Townend
Editora: Harlequin Books
Páginas: 256
Ano: 2018

Resenha:
Clare sempre viveu uma vida cheia de percalços. Ela não lembra de sua infância, sua memória começa a partir do momento em que virou uma escrava nas mãos de Veronese. Ela até que estava conformada com seu destino, mas então o filho de Veronese começou a assediá-la e isso Clare não aguentou e fugiu de Apulia com a ajuda de um mercador chamado Paolo. Ela veio para Troyes porque ali o comercio de escravos é proibido. E deu a sorte de encontrar Geoffrey um cavaleiro de coração bom que a acolheu em troca de Clare fazer companhia para sua irmã Nell e sua mãe Nicola que está gravemente doente. E foi por causa da doença de Nicola que Geoffrey, necessitado de dinheiro, acabou se aliando a um bando de ladrões e quando tentou mudar de ideia acabou morto por eles.

Clare vive se escondendo com medo de ser descoberta, ainda mais que ela é ruiva e tem olhos bem incomuns, um verde e outro azul acinzentado, por isso é bem difícil de ela passar despercebida. Mas quando Nicola conta que recebeu um convite-moeda que dá direito a primeira fila na arquibancada do Torneio da Noite de Reis, do conde Lucien de d'Aveyron, suserano de Geoffrey, Clare não consegue dizer não para Nicola e acaba indo ao torneio com Nell. E lá ela reencontra Paolo, que diz que os traficantes de escravos estão em Troyes deixando Clare aflita. É no torneio também que ela conhece Sir Arthur Ferrer, capitão dos Cavaleiros Guardiões do conde Henry de Champagne, que ainda está a procura do bando de ladrões que Geoffrey acabou envolvido.

Assim que vê os olhos de Clare, Arthur lembra dos olhos incomuns do conde Myrrdin de Fontaine e acredita que a moça possa ser uma filha ilegitima do conde. Arthur fala sobre sua desconfiança com o conde Henry que diz para Arthur levar Clare até Myrrdin,  porque se Clare realmente for filha dele, o conde vai legitimá-la. Mas Arthur não encontra Clare, já que ela acabou de fugir da cidade depois de ver Veronese nas ruas de Troyes. Arthur vai atrás de Clare e quando a encontra conta suas suspeitas. Clare fica cheia de esperança e torce para que Arthur esteja certo. Então eles partem para Bretanha, o problema é que quanto mais perto do seu destino, mais Arthur lamenta entregar Clare para seu suposto pai, já que ele começa a ter sentimentos por Clare que não serão bem aceitos se ela for realmente uma lady, já que ele não tem um pingo de sangue nobre correndo em suas veias.

Eu recebi esse livro de parceria com a Harlequin e não sabia que ele fazia parte de uma série, Os Cavaleiros de Champagne, e esse é o segundo livro. Confesso que sou dessas que não gosta de ler séries fora de ordem, mesmo as histórias tendo começo, meio e fim como é o caso aqui. Mas agora já foi e assim que der vou ler o primeiro. E também depois que terminei fui ler a sinopse de Cartas para uma falsa dama que tenho aqui da autora e vi que ele também faz parte da série e vai contar a história da irmã de Clare. E já que estou falando da editora, mais uma vez tenho que elogiar a Harlequin porque tanto a capa, que pela primeira vez em um livro do gênero, a modelo tem as características físicas da personagem, como toda a edição está impecável.

A história se passa em 1174 e é a primeira que leio dessa época. Por isso estranhei um pouco algumas coisas, pois estou acostumada mais com os anos 1800 em diante. Mas infelizmente a vida das mulheres não eram mais fáceis nessa época, pelo contrário. Em contrapartida achei, pelo menos a nossa protagonista que não foi criada como uma dama, mais liberal na questão sexual do que as mulheres dos outros séculos. Já o que senti falta foi das mocinhas a frente do seu tempo, que já é caracteristica dos romances de época. Apesar das mulheres terem uma vida bem desigual, elas lutam para mudar isso e não abaixam a cabeça para concordar com o que elas acham que está errado. E essa foi uma das coisas que mais senti falta nesse romance e até por isso não dei nota máxima. 

Mas de forma geral eu gostei da história e dos personagens e gostei do tema levantado pela autora, o comércio de escravos, mesmo que ele tenha sido abordado de uma forma mais superficial. Clare é uma pessoa boa, e uma coisa que gostei muito nela foram seus valores eticos e morais, coisa que esta em falta ultimamente. Arthur apesar de ele não ter me arrebatado, é um bom protagonista. Um homem honrado que formou um casal perfeito com a nossa protagonista. E outro personagem que gostei muito foi Nell. Sempre que tem criança nessas histórias elas roubam a cena e aqui não foi diferente. Como disse acima, quero ler os outros livros da série, até porque algumas coisas ficaram sem explicação e acredito que elas estarão nos outros volumes. E pelo conjunto da obra, eu indico para quem gosta do gênero.

Nota:





16 comentários:

  1. Oi Sil!
    Eu li um outro livro da autora que gostei bastante, acho que é dessa mesma série. Gostaria de ler esse também!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil
    Nunca li livros desta editora, Mas já vi vários títulos que me interessam. Fiquei curiosa pelo romance de época e a capa é muito bonita. Quero ler.

    Beijinhos
    diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Sil! Tudo bem?
    Fiquei curiosa por esse se passar em outra época, diferente mesmo das dos romances de época que já li! Deve ser muito bom, gostei!!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. é muito triste a gente estar lendo um livro e depois descobrir que ele não é o primeiro né? já aconteceu comigo também kkk. Mas que bom que apesar de tudo você gostou da leitura

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem? Eu tenho o primeiro dessa série e ainda não li, um dos poucos casos na minha estante. Lá no blog a Ariane está lendo este e está gostando tb. Achei interessante a história não ser do século 19! Acho que inevitavelmente começarei uma nova série rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Sil, parece uma história interessante! Fiquei curiosa! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii, Sil

    Só depois que você escreveu na resenha que ela tem os olhos de cores diferentes que eu percebi que na capa também é assim! Hahahah Realmente é difícil uma capa de RE vir com modelos com as características dos personagens...
    Também estou acostumada a ler livros dos anos 1800 pra frente, então acho que também estranharia um pouco.
    Agora fiquei curiosa aqui pra saber se ela é mesmo filha do conde! Hahahah

    Beijocas
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil
    Eu li o primeiro livro e até que gostei mas nada demais, sabe? Acho que a autora ainda precisa melhorar um pouquinho, mas quero muito ler esse livro e o próximo, que também já fora lançado. Eu nem lembro quem é a irmã de Clare para você ver meu nível de esquecimento haha
    Beijos!

    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li, pois nem conhecia na verdade! Mas vou dá uma olhada, fiquei curioso pela história da Clare. :)

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  10. apesar de não gostar tanto desse estilo de época, gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Sil... eu também nunca li nada que se passasse no começo do século 12. Já adicionei na listinha só por esse detalhe
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil! Eu li outro livro da autora publicado pela HR e gostei e estou ansiosa para conferir este novo, ela sempre ambienta as histórias em tempos interessantes. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, tudo bem?
    Assim como você, também curto ler em ordem. Tenho medo de perder alguma referência hahaha!
    Mas que bom que de modo geral a leitura funcionou e te agradou. Que venham os próximos!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Oi
    sempre vejo essa capa nas redes sociais, mas nem sabia sobre o que a história contava e confesso que me interessei, a capa é bonita mesmo, que bom que gostou, acho que ainda não li nada que se passa nessa época.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil! Tudo bom?
    Acho que a Eduarda tá pra ler esse livro e quero ver se ela comenta desses pontos que tu falou. Que pena a obra não abordar a questão das mulheres exigindo mais pra elas, acho a coisa mais legal dos romances de época (quando bem trabalhado, né, cof cof Judith McNaught...).
    Gostei muito da resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Estou curiosa para ler essa série. Mas estou esperando um pouco mais para investir, tenho outras prioridades (estou redecorando a casa então já viu ... os livros menos urgentes estão tendo que aguardar).
    Assim como vc também não gosto de ler livros de série fora de ordem, morro de medo de pegar spoilers.
    Acredito que quando eu ler também estranharei essa história por se passar antes de 1800 época da maioria dos romances de época que li, mas penso que será uma experiência interessante.
    Parabéns pela leitura e valeu pela dica e incentivo. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!,

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo