02 abril 2021

Resenha | Restos Humanos - Elizabeth Haynes


Livro: Restos Humanos
Série: Não
Gênero: Suspense
Autora: Elizabeth Haynes
Editora: Intrínseca
Páginas: 315
Ano: 2014

Resenha:
Annabel Hayer trabalha para o departamento de polícia como analista de informações e geralmente chega em casa cansada. Mas as sextas feiras ela chega exausta. E ainda tem que lidar com Lucy, sua gata temperamental. Hoje é mais uma dessas sextas. Está muito frio, mas Lucy insiste em só entrar na hora que quer e enquanto espera, Annabel sente um cheiro desagradável no ar. Pensando ser mais algum "presente" de Lucy, Annabel começa a procurar e acaba indo parar na casa da vizinha. Faz alguns meses que Annabel não vê Shelley, até achou que ela tivesse se mudado. Mas ela vê uma luz acesa na casa e decide ir até lá. O cheiro vem de dentro da casa, que está com a aparência de abandonada. Mas Annabel acaba entrando e encontra o corpo de Shelley já em um estado avançado de decomposição.

Passado o susto Annabel começa a pensar no que aconteceu, em como deve ser triste morrer e ninguém sentir sua falta a ponto de nem perceber que você morreu. E é ainda com essa questão em mente que ela vai para o trabalho na segunda e resolve olhar a ocorrência. É então que Annabel descobre que o caso da sua vizinha não é um caso isolado e que só nesses primeiros nove meses do ano, vinte e quatro pessoas foram encontradas na mesma situação nos arredores de Briarstone. Annabel tenta convencer seus superiores que está acontecendo alguma coisa, mas como as mortes são consideradas naturais, ninguém vai investigar. 

Paralelo a isso vamos conhecer Colin, que trabalha no conselho municipal como analista de desempenho executivo na prefeitura. Ele tem uma vida bem parecida com a de Annabel, os dois moram sozinhos, nenhum deles tem amigos, nem interagem com seus colegas de trabalho. Colin passa os seus dias dividido entre a academia e as noites sozinho, mergulhado no tédio e em pornografia. Mas ele é muito inteligente, desde pequeno ele se destacava entre as crianças da sua idade e faz um curso atrás do outro porque ama o conhecimento. Seu curso atual é sobre o comportamento humano. E o caminho deles vai fatalmente se cruzar. E ainda tem a presença de Sam Everett, o jornalista que parece ser o único a acreditar que as mortes tem alguma ligação entre si.

"Se as pessoas pararem de olhar para você, você para de existir? Isso quer dizer que você não é mais uma pessoa? Isso quer dizer que você já está morto?"

Eu li No Escuro da mesma autora tem algum tempo já e quando vi esse livro em promoção e vi que era dela, corri comprar. Mas infelizmente a qualidade apresentada não foi a mesma. Esse livro foi bem inferior ao outro. O livro é narrado em primeira pessoa com os capítulos divididos entre nossa protagonista Annabel e entre o assassino Colin, não é spoiler, desde o começo fica implícito que ele é o responsável pelas mortes, e intercalado por notas de falecimento nos jornais das vítimas encontradas e seguido pelo relato da própria vítima falando sobre seus últimos momentos de vida.

Infelizmente os protagonistas não me ganharam. A Annabel é uma garota muito sem sal. E nem digo isso porque na vida dela não acontece nada, mas porque ela é sem graça mesmo. Sabe aquele tipo de pessoa que se coloca no papel de coitada o tempo todo? Ela é assim. Já o Colin que por ser o vilão, e são raros os livros que a gente acompanha a mente do assassino, achei que seria um personagem interessante. Mas não é. Ele é doente, só isso. E ainda acha que tem motivo para ser assim por causa de coisas que aconteceram na sua infância. Detalhe, ele mesmo se autodiagnostica. E o personagem que poderia "salvar a história seria o Sam, mas infelizmente pouco temos dele e somente pela visão da Annabel.

Mas gostei do enredo e do tema abordado pela autora. Já imaginou morrer e ninguém perceber que você morreu? Ela abordou bem o problema da solidão enfrentado por muitos. E essa solidão, em sua maioria dos casos na velhice, acarreta em suicídio pela pessoa. E isso que é interessante aqui, porque o assassino não chega nem a tocar nas vítimas. Ele simplesmente sai a caça de pessoas que apresentam sinais de depressão e que vivem sozinhas para "incentivar" o suicídio da mesma. É isso mesmo a pessoa usa de sua inteligência e percepção, para encontrar pessoas que estão nessa situação, para ter o prazer de vê-las morrer e de acompanhar seu corpo se decompondo e se excita sexualmente com isso. É muito doente.

E as vitimas são tão carentes de atenção que se deixam levar por um desconhecido. A maioria delas morreram de fome, sem forças para se levantar da cama. É muito triste saber que esse tipo de coisa acontece com pessoas ao nosso redor e nem nos damos conta. Até achei bem legal em uma parte onde duas pessoas estão conversando e uma delas fala que isso nunca ia acontecer com ela porque ela tinha muitos amigos no facebook. E a outra pergunta: será mesmo que amigos de redes sociais irão notar sua ausência? Fica a dica. E para finalizar, eu infelizmente não indico o livro porque ficou bem aquém do que sei que a autora escreve e também já li muitos livros do gênero infinitamente melhores. Mas quem sabe você que ainda não leu nada dela e nem muitos livros de suspense, venha gostar do livro.

Nota:











13 comentários:

  1. Não li nenhum dos dois da autora. É bem paia quando o autor é ótimo em um livro e decepciona em outro :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, o enredo de fato me pareceu interessante, uma pena não ter sido bom!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Que pena, o primeiro livro dela é muito elogiado, inclusive está na minha lista de desejados. Concordo com você sobre o tema, muito legal a autora falar sobre essa realidade, acho que nunca li nenhum livro que abordasse a situação de pessoas sozinhas e solitárias e do quanto elas precisam de ajuda e não são notadas. Aproveito para desejar uma Feliz Páscoa para você e sua família!!!
    OBS: Vi um comentário seu no blog da Ale, dizendo que estava se recuperando da COVID. Fico feliz por você já estar melhorando. Que Deus lhe abençoe com muita saúde!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Nos últimos tempos tenho deixado os romances de lado para ler mais mistérios e suspenses, e tinha ficado curiosa com essa sinopse! Mas sei que, ao ler sua resenha, também iria me decepcionar bastante.
    Apesar de ser um tema relevante, acho que iria ficar bem perturbada com esse assassino! Ainda mais por ele ser um dos narradores :P

    PS: Que bom que se recuperou da COVID! :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil.
    Adorei a sinceridade de sua resenha!
    Na minha opinião, o que mais me decepciona em uma leitura é não conseguir ser conquistada pelos protagonista... Pra mim é fundamental ter aquele sentimento especial pelos personagens principais senão a leitura não rola...
    É uma pena que a leitura não tenha sido tão boa pra você.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É bem complicado quando uma leitura não atende as nossas expectativas, pena que essa foi assim, não sei se darei uma chance para ela, pois gostei do que escreveu e sinto que essa leitura não rolará para mim. Gostei de conhecer seu blog e irei visitá-lo sempre agora. Até mais.

    Gustavo

    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  7. O livro não me chamou atenção, e é uma pena que a leitura não tenha lhe agradado. Para ler mais livros do gênero, eu não começaria por esse.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Muito bom sua resenha. Eu sempre tenho receio de ler livros de suspense e achei elucidadora a forma que você tratou tanto dos pontos que gostou quanto dos pontos que não.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Eu tenho No Escuro, mas não li ainda. Depois de ler sua resenha eu nem quero conferir esse aqui, afinal geralmente temos gosto bem parecido neste tipo de história e se você deu nota tão baixa, vou deixar passar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?
    Sabendo quem é o assassino e o motivo pelo qual ele mata já me desanima em conferir a história porque, lendo sua resenha, deu pra sacar que é uma história muito morna. Que pena, porque a premissa é boa. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?

    Uma pena quando o livro não atinge as nossas expectativas, especialmente quando o anterior foi uma leitura agradável. A premissa realmente parece ser boa, mas pelo visto a autora não conseguiu desenvolver a narrativa para que ela fosse fluida.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu li No Escuro também e por um bom tempo eu morri de vontade de ler esse livro dela, por acreditar que seria bom. Ao ler sua resenha fico feliz por não ter comprado o livro, acho que eu não iria gostar também.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks
    Top comentarista valendo a saga Harry Potter

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil. Como vai? Que pena que a obra tenha lhe desagradado tanto. A premissa é tão interessante. Sua resenha ficou ótima. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo