09 agosto 2019

Resenha | Noite Outra Vez - Alana Gabriela


Livro: Noite Outra Vez
Série: Não
Gênero: Jovem Adulto
Autora: Alana Gabriela
Editora: Amazon
Páginas: 240
Ano: 2019
Amazon: Aqui

Sinopse:
Até que as estrelas apareçam ou que seja dia.
Depois de se machucar em um acesso de raiva, Caleb passou a evitar o piano, submergindo em dias cada vez mais nebulosos e tão escuros quanto a noite. Para evitar um novo acidente, ele se refugia na casa do avô. Mas mais do que qualquer coisa Caleb quer esconder a verdade violenta por trás do que o fez parar de tocar.
Acostumada a ideia de que é uma decepção para seu pai, Gris Stewart tenta se afastar dos sentimentos ruins assistindo a vida através das fotos que costuma tirar. Mas nem sempre é possível, muitas vezes é noite em seus dias. Todos os seus problemas estão ligados a um único evento: o dia do seu nascimento. Há muitas palavras escondidas, verdades não ditas e fantasmas do passado que ela não tem certeza poder lidar.
Os caminhos dos dois adolescentes se cruzarão na bela e tranquila cidade no interior da Inglaterra, e eles precisarão decidir entre o caminho da verdade ou do silêncio, da noite ou do dia para seguirem em frente. Noite outra Vez narra uma sinuosa trilha de recomeços, autoconhecimento e amizade.

Resenha:
Eu recebi esse livro da Alana antes dele ser completamente finalizado, fui leitora beta, o que confesso não sei fazer muito bem hehe. A primeira coisa que me chamou a atenção nele foi o título, que a Alana trocou depois do livro finalizado. Num primeiro momento eu torci o nariz porque tinha gostado muito do primeiro escolhido. Mas então pensei bem e mudei de ideia. Noite Outra Vez é forte e intrigante. E depois que você termina a leitura do livro sabe que não poderia ser outro no lugar dele, porque transmite bem o sentimento dos personagens.

À primeira vista achei que seria mais um clichê adolescente porque tem a mudança de cidade, ter que começar em uma nova escola sem conhecer ninguém, mas então vi que estava completamente enganada. De clichê a história não tem nada. Temos sim dois adolescentes na faixa dos catorze anos que se tornam amigos por vivenciarem problemas familiares e que guardam tudo dentro de si, mas que em algum momento eles terão que colocar seus sentimentos para fora. E pelo fato de não conseguirem se abrir com seus pais, eles acabam encontrando apoio um no outro e dai nasce uma linda amizade entre eles.

E esse foi um dos pontos que me agradou bastante no livro. Eles são apenas amigos. A Alana mostrou que não precisa ter um relacionamento amoroso para se ter uma boa história. Até porque na idade deles é somente em amizade mesmo que eles deveriam estar pensando, o que infelizmente não é o que acontece hoje em dia, onde adolescentes e até mesmo crianças já estão tendo relações sexuais. E falo isso por experiencia na minha família. E acho isso muito triste.

Outro ponto forte do livro é o relacionamento dos protagonistas com seus respectivos avós. Gris com seus avós que ela nunca conheceu, já que moravam em países diferentes e ela não sabe como se aproximar deles porque acredita que eles a culpam pela morte da sua mãe, que morreu quando Gris nasceu. E Caleb com seu avô Guedi que ficou cego recentemente e eles começam a passar mais tempo juntos quando o avô pede que Caleb leia para ele e acaba conhecendo a história de vida de seu avó que já foi um refugiado de guerra.

E a história de Guedi me comoveu. Ele saiu de saiu país, a Somália, ainda jovem e sofreu algo que hoje vemos todos os dias no noticiário. Deve ser terrível você ter que fugir de seu próprio país e ter que deixar tudo para trás. No fim do livro a Alana diz que com a história de Guedi e sua irmã Samir, ela quis fazer uma homenagem a Samia Yusuf Omar, uma atleta corredora da Somália que morreu cruzando o Mediterrâneo em busca do sonho Olímpico, e mostrar a história dessas pessoas que infelizmente não recebem a devida importância.

Temos outros assuntos abordados no livro como o bullying e suas consequências, a paixão de Caleb pela musica e da Gris pela fotografia. E claro os dramas particular dos personagens principais, mas que não vou falar muito para não soltar spoilers. E para finalizar só quero dizer que é um livro com uma história muito bonita e que recomendo para todos que gostam do gênero.

"Meu coração estava cheio e contente. Guardei o desejo amassado no bolso. E decidi que em meu coração não era noite outra vez, e sim um céu cheio de estrelas."

Nota: 










13 comentários:

  1. Oi, Sil!

    Quero muito ler esse livro. Gostei de saber que os dois são apenas amigos e concordo com você, nessa idade você até pode ter um crush, mas pouco se passa pela cabeça em ter um relacionamento sério, até porque ainda nem temos maturidade pra isso e o que mais devemos fazer é aproveitar a transição da fase de infância pra adolescente. Os tempos modernos estão mesmo bem diferentes e nem todos os aspectos disso são positivos. Gostei muito também de que a autora se inspirou na história de uma pessoa batalhadora para criar a protagonista. A história toda tem tudo para ser muito interessante!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil

    Fiquei curiosa para saber qual era o nome antigo do livro! Hahahha
    Também não sei ser leitora beta, amiga. Fui uma vez pra nunca mais tentar! Hahahahah
    Tenho lido resenhas muito positivas sobre este livro, aliás, todos os livros da Alana têm uma recepção muito boa.
    O que me chama a atenção é essa abertura que a autora dá na abordagem dos refugiados/imigrantes... é uma situação tão triste. Somos todos seres humanos e muitos estão morrendo em busca de dignidade.
    E esse foco na amizade é muito bom. Realmente os adolescentes e até mesmo as crianças como você falou estão muito sexualizados hoje em dia... lamentável.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil
    Eu fui leitora beta também mas ainda não pude fazer a leitura após as mudanças, pretendo começar essa semana. Uma das coisas que comentei com a Alana foi a questão do livro não ter tantos momentos dos personagens agindo como adolescentes. Eu senti uma grande melancolia na história por parte das interações com os avós e faltou diversão, mas tenho certeza que a revisão final ficou maravilhosa.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem?

    Eu sempre vejo criticas positivas em relação a narrativa da Alana. O livro tem ótimos temas, que bom que curtiu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi
    que bom que também gostou da leitura, eu amei a leitura e fiquei feliz que fugiu do clichê, uma história tocante e anotei muitas frases dele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Fico animada quando leio resenhas positivas dos livros da Alana, porém eu nunca li nada dela. Ser leitora beta é uma grande responsabilidade, mas dá um orgulho ao ver a obra pronta né?
    Os temas abordados parecem bem relevantes e comoventes, quero ler, adicionei a lista aqui!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Não sabia que existia isso de leitora beta e achei muito legal você ter sido selecionada! De todas as resenhas que li desse livro, a sua foi a minha favorita ♥ Muito bem desenvolvida e deu para ter uma clara noção da história!
    Quero muito ler!

    Bom fim de semana!
    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bem?
    Ainda não li nada da Alana, mas sempre estou lendo resenhas positivos sobres suas obras. Acho muito legal ser leitora beta, mas muita responsabilidade também. Que bom que no seu caso deu para curtir essa interação e gostar tanto da história.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi, Silvana!
    Ahhh, já fiquei apaixonada pela premissa desse livro. Achei tão fofinha!
    Faz tempo que não vejo um livro tão fofo assim, achei bem bacana a ideia da autora não colocar um romance para os protagonistas. Também acho que 14 anos ainda se é muito jovem para se pensar em um relacionamento.
    Vou anotar a dica e assim que minha lista de leitura desafogar, irei lê-lo com certeza.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Eu gostei muito dessa história. Ela é bem tocante e a Alana tratou de assuntos difícieis com bastante sutileza.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil! De fato histórias que ficam apenas na amizade nesta idade são raras e concordo com você que isso é um ponto positivo. Eu gostei da premissa e acho que o livro deve ser bem tocante.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!
    Agora fiquei curiosa sobre o título anterior! rs
    Eu tbm adorei eles terem ficado só na amizade, e a abordagem sobre os refugiados!
    Adorei sua resenha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Também já fui leitora beta e confesso que gostei. Achei bem interessante a premissa do livro.

    bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo