07 agosto 2019

Resenha | Reino de Cinzas - Sarah J. Maas


Livro: Reino de Cinzas
Série: Trono de Vidro # 6
#1 - Trono de Vidro
#2 - Coroa da Meia-Noite
#0.5 - A Lâmina da Assassina
#3 - Herdeira do Fogo
#4 - Rainha das Sombras
#5 - Império de Tempestades
#5.5 - Torre do Alvorecer
Gênero: Fantasia
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 938
Ano: 2019
Resenha:

Contêm spoilers dos livros anteriores nos 3 primeiros parágrafos. 

"Era uma vez, em uma terra há muito queimada até virar cinzas, uma jovem princesa que amava seu reino..."

Dois meses já se passaram. Dois meses que Aelin foi levada por Maeve trancada dentro de um caixão de ferro e que Lysandra finge ser Aelin para todos os aliados. Até agora ninguém percebeu que essa Aelin não tem nenhuma brasa, que dirá ser a Portadora do Fogo. Nem mesmo os Lordes de Terrasen, onde eles enfim chegaram com muita dificuldade por causa do inverno que chegou mais cedo. E enquanto todos acreditam que a neve vai segurar o exército de Erawan por um tempo, Aedion tem certeza de que ele vai atacar quando a neve atingir seu ápice. E ele estava certo. Agora Aedion não sabe por quanto tempo vai conseguir segurar as tropas de Morath, que já tomou Eldrys.

Mas ele vai dar o seu melhor até a verdadeira Aelin ser encontrada. E Rowan não vai descansar enquanto não salvar sua parceira, e junto com ele nessa busca está Gavriel, Elide e Lorcan que vão fazer o impossível e o necessário para encontrar o lugar onde Maeve levou Aelin. E enquanto eles procuram, Aelin faz de tudo para suportar a tortura de Cairn. Ela já perdeu a noção do tempo e do quanto de dor ele já a fez passar, e já está difícil de discernir o que é real e o que não é. Mas ela não vai ceder. E por outro lado, Aelin tem a companhia de Fenrys, que mesmo preso em sua forma de lobo por Maeve, não deixa Aelin esquecer quem ela é.


Enquanto isso Manon, Dorian e As Treze começaram uma busca pela terceira chave de Wyrd, mas depois de semanas de procura inútil eles resolveram mudar o foco para a busca das bruxas Crochan. Manon caçou e matou as Crochan durante toda sua vida, mas agora que descobriu que seu pai era um príncipe Crochan, ela decide enfrentar o clã. Até porque toda ajuda é bem vinda. Mas o que Manon não sabe é que Dorian não desistiu de encontrar a chave e que pretende tomar o lugar de Aelin na forja do Fecho. Já Chaol, Yrene, Nesryn, Sartaq e o exército de Antica viajam para Terrasen, mas precisam fazer um desvio para Anielle. Os amigos e aliados estão todos espalhados por Erilea, mas o objetivo de todos é o mesmo, lutar por um mundo melhor.

"Mesmo que essa escuridão fragmentada ainda morasse dentro dela, mesmo que até mesmo falar fosse difícil, ela mostraria o que eles desejavam ver. A Portadora do Fogo, inquebrável. Aelin do Fogo Selvagem."

Nem sei como escrever essa resenha de tanto que essa série mexeu comigo. Eu li esse ultimo livro com um sorriso nos lábios, com lágrimas nos olhos e com o coração apertadinho. Foram tantas emoções com essa série que eu não queria que ela terminasse nunca, e ao mesmo tempo queria ler o final logo para saber como ia terminar a história dos personagens que aprendi a amar ao longo dos livros, se possível com todo mundo vivo e bem hehe. Não foi possível, nunca é. Mas até que achei o saldo positivo. O problema é que quem se foi levou uma parte do meu coração junto e como doeu. Ainda não me conformo.

Falar que a Sarah escreveu uma história maravilhosa é chover no molhado. Acho que quem acompanhou minhas resenhas da série viu o quanto a Sarah foi gênio e como eu amei essa mulher a cada novo livro lido. Por isso não vou ficar me repetindo, só vou deixar aqui meus sentimentos por cada um desses personagens que ganharam um lugar especial no meu coração. E não foram poucos personagens. E uma coisa que amei foi que todos tiveram seu momento, nenhum deles foi apenas mais um ou fez figuração nessa história. Apesar da quantidade de personagens, cada um teve uma participação mais do que especial e no fim fica aquela sensação de dever cumprido. Claro que será algo superficial, até porque é impossível colocar em palavras o que eu senti lendo o livro.


Vamos começar por uma das minhas personagens favoritas e que me fez derramar muitas lágrimas ao longo do livro: Manon. Fala se muito de personagem forte e empoderada, mas quem não conhece a Manon ainda não sabe o que é isso. Que trajetória dessa mulher. Eu que quando vi ela pela primeira vez pensei que estava ali a grande vilã de Trono de Vidro. Me enganei totalmente. Eu ri, chorei e torci muito por ela. Sua relação com Dorian foi linda, um dos melhores casais do livro. Mas As Treze é algo que vai além. E teve uma cena que foi a que dilacerou meu coração, precisei parar de ler de tanto que chorei. Manon, uma das personagens favoritas para sempre.

Já que falei de Dorian, o que dizer do príncipe que fechava os olhos para as atrocidades do pai e que virou um rei com toda a majestade que o título deve trazer. Teve momentos na história que eu desacreditei dele, mas ele foi lá e mostrou que eu estava errada. Tecnicamente o personagem mais "forte" desse livro contando com os poderes, mas que ao mesmo tempo foi um dos mais frágeis e que mais teve perdas ao longo da história. Um dos melhores personagens masculinos do livro. E junto a Dorian não posso deixar de falar de Chaol que me fez mudar de ideia sobre ele várias vezes ao longo dos livros. O personagem mais leal da história, que mesmo sendo o único praticamente que não tinha nenhum tipo de poder, foi um dos que mais lutou por um mundo melhor.


E não dá para falar sobre Chaol sem falar de Yrene já que os dois estão ligados para todo sempre. Essa garota que apareceu lá em um conto e que ninguém dava nada por ela, mas que foi fundamental para a vitória. Ai como eu queria soltar um monte de spoilers aqui para dizer o quanto Yrene fez a diferença nesse livro, mas vocês vão ter que acreditar em mim quando digo que Yrene é magnifica. E falando em mulheres que ninguém dava nada temos Elide, que junto a Lorcan também fizeram essa história memorável. Elide que assim como Chaol não tinha nenhum "poder", mas que mostrou que a inteligencia e a astucia podem valer muito mais em uma guerra.

Agora vou falar do personagem que mais me fez ter sentimentos contraditórios nessa história: Aedion. Como odiei ele pela forma que ele tratou Lysandra por boa parte do livro, por não aceitar ter sido enganado por ela e por Aelin. Mas como sofri junto por ver o tamanho do fardo que ele carregou e por ele não ter desistido em nenhum momento, mesmo quando estava tudo contra ele e seus exércitos. Mais um casal que vai ficar marcado, o casal da esperança. E também temos outro casal que nesse livro em específico não brilhou tanto, mas que já tinha me ganhado por também representar esperança e pelo amor que unia eles. Estou falando de Nesryn e Satarq, que sem seus exércitos essa guerra não teria sido vencida.


E ainda temos Rowam e seus iguais que também foi outro núcleo da história me me fez chorar horrores. Fenrys meu Deus, que personagem. Amei, amei amei. E Rowan que eu não botava nenhuma fé, foi o par ideal para Aelin. Ah se todos os homens fossem como ele. E claro finalmente vamos falar dela, a garota que mais cresceu ao longo dessa história. A assassina que se doou por seu povo. É só começar a falar de Aelin que meus olhos já se enchem de lágrimas. O que essa mulher sofreu não está escrito, mas a paixão e o amor dela por seu povo não deixou que ela desistisse quando tudo estava contra ela. Depois de muito ler sobre heroínas finalmente eu descobri o que significa ser uma. O nome dela deveria estar lá no dicionário para definir essa palavra.

Eu poderia ficar aqui horas falando sobre o livro e sobre a série. Mas sei que nunca será o suficiente. Sei que deixei muita gente importante de fora dessa resenha, mas se fosse falar o que cada um deles significou, essa resenha não ia terminar nunca. A unica coisa que posso fazer é dizer para você que é fã de fantasia e ainda não leu essa série, é não perder mais tempo e ir ler logo essa história magnifica. Quanto a edição, eu amo essa capa, mas A Lâmina da Assassina ainda é a minha favorita da série. Enfim, termino essa resenha com um aperto no peito, porque Trono de Vidro foi uma história que me marcou e que eu me lembre foi uma das que mais me fizeram chorar de tanta emoção que senti lendo ela.

Nota:









17 comentários:

  1. Oi, Sil! Tudo bom?
    Tá pra nascer um final de série que tenha me feito gritar e chorar e morrer tanto quanto esse. Vários momentos me deixaram estática de tanto nervoso ASKJFABSOUGSBAOUSGABOGSA 'live, Manon. Live' foi o que mais me pegou, tive que parar de ler porque não conseguia enxergar nada de tantas lágrimas :v
    Bateu uma vontade imensa de reler tudo lendo suas resenhas aaaaaaaaaaa

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Mulheeer, eu to doida pra ler essa série! Está na minha lista faz um tempo e eu prometi pra mim mesma que vou começar a leitura ainda esse ano. Vi que você adorou, então como deixar passar, não é mesmo? hahaha Já vi que vou sofrer bastante, mas vai valer a pena!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil!
    Aff, esse final: tudo pra mim. Eu amei cada momento angustiante dessas quase 1000 páginas. É livro extremamente pesado, mas tem um desfecho tão perfeito para todos esses personagens. Aelin guerreirinha que nunca critiquei. Mostrou porque é a rainha <3 DORIAN E MANON SÃO MINHA VIDA. RESPIRO POR ELES.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gente, essa série não termina! Eu imagino que a autora tenha muita história pra contar porque olha o tamanho desse livro, meu Deus.
    Ainda não senti aquele bum para ler essa série, não sei porque mas não me chama tanto atenção, acho que as obras da Sarah em si não me atraem infelizmente.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,
    Gente, quase um livro do tio George ese finale, imagino quantos momentos gritantes deve ter. Quem sabe futuramente eu inicie a série.
    Fiquei rindo aqui do povo sendo feito de trouxa com a menina no caixão.
    E acho que se não tivesse perdas, cê ia ficar um pouco chateada, eu ficaria e muito kkkkkkkk
    Lindas as capas!

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Oii, eu ainda não li nada da série mas já vi várias vezes na Saraiva porém acabava adiando a compra. Me lembrou um pouco jogos de rpg, sem contar que parece que vou passar raiva quando for ler mas que valerá a leitura. kkk Vou comprar o primeiro. Estou chocada que já tenha tantos livros.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!

    Estou imaginando como vou ficar quando terminar a série.
    Só de ler sua resenha fiquei emocionada. Imagino que vou ter uma ressaca literária daquelas!

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  8. Aaas amei a resenha, é tão bom saber o desfecho das histórias, o lado ruim é saber que acabou.
    A resenha me fez sentir como se eu já conhecesse os personagens
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, essas capas são incríveis! Fiquei bem curiosa para ler a série, os personagens parecem ser muito bem construídos e isso é muito importante. Pode deixar que já estão na minha listinha <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiii Sil

    Da pra sentir na resenha o teu amor pela série e até a nostalgia que ja ta batendo por se despedir desses personagens que te super envolveram. Meu Deus,900 e poucas páginas e conseguir encantar o leitor dessa maneira é pra poucos, e Maas provou que ela está entre essesw poucos que conseguem proezas assim. To super ansiosa por The Crescent City,a nova série da autora com uma pegada mais adulta, espero que publiquem log por aqui pra gente não sentir saudade da escrita da Maas.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. As histórias parecem ser tão boas e envolventes, mas ainda não consegui ter coragem de ler uma série assim tão grande hehehe

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Por mim, Aedion poderia ter morrido que já ia tarde. Só quis matar pelo modo que ele tratava a Lysandra. De resto, final de série perfeito demais!! Sem palavras!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Que livor interessante! Meu irmão gosta muito de ler livros assim.

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @blogjulianarabelo
    Facebook

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil.
    Espero terminar essa série em breve. Acho a Sarah J. Maas maravilhosa e fantasia é meu gênero favorito. Uma das coisas que mais gosto, é como a autora trabalha bem os personagens e pela sua resenha é mesmo isso que está acontecendo.
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Só de lembrar desse livro fico arrepiada!
    Foram tantas emoções lendo... Chorei demais e já estou com saudades.
    Uma das cenas marcantes para mim, foi a despedida final dos Chaol, Aelin e Dorian. Aquela cena me deu o choque de acabou a série que eu tanto amo. :(
    Minha resenha sai domingo, rs.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Que coleção maravilhosa essa de Trono de Vidro que você tem! Estou apaixonada por essa miniatura da Aelin. Esse livro foi um dos melhores que li esse ano. Foram quase mil páginas, mas li em apenas 5 dias de tão empolgada que fiquei!

    bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil! Só de ler a resenha fiquei arrepiada. Livrão! Série espetacular. Os personagens são maravilhosos. Eu sempre quis ver Dorian e Aelin, mas depois de vê-lo com a Manon eu mudei de ideia. A cena das treze de todas foi a que mais doeu, devastadora. Uma série de fantasia que nunca vou esquecer. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo