25 julho 2019

Resenha | A Lâmina da Assassina - Sarah J. Maas


Livro: A Lâmina da Assassina
Série: Trono de Vidro #0.5
#1 - Trono de Vidro
#2 - Coroa da Meia-Noite
#3 - Herdeira do Fogo
Gênero: Fantasia
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Ano: 2015
Sinopse:
Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas?
Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.
Resenha:
A Lâmina da Assassina é um livro de contos que vai falar um pouco da vida de Celaena Sardothian antes dela ser enviada para as Minas de Sal de Endovier, que é onde ela está quando começa o livro Trono de Vidro. Esse livro por se passar antes dos acontecimentos de Trono de Vidro, dá para ser lido antes de começar a série em si, mas como ele foi lançado após o segundo livro da série, as pessoas geralmente leem ele nessa ordem. Eu li os três primeiros e como no fim do terceiro livro se deduz que Celaena vai reencontrar Arobynn Hamel, rei dos assassinos, decidi ler os contos para saber mais sobre a relação de Celaena com a pessoa que a transformou em quem ela é no começo de Trono de Vidro, a famosa assassina de Adarlan.

O livro tem cinco contos, todos denominados como A Assassina e alguém e todos pelo ponto de vista de Celaena. Logo no primeiro conto vemos uma Celaena completamente diferente da que encontramos no começo de Trono de Vidro. Celaena ainda não foi traída e muito menos quebrada nas Minas de Endovier e por isso podemos conhecer a assassina em sua total forma. Ela tem uma arrogância e um ar de superioridade de alguém que sabe ser a melhor no que faz, e se eu já não fosse apaixonada por ela ficaria com um pé atrás com a personagem. Mas logo nas primeiras páginas conseguimos ver que ela é muito inteligente e que apesar de assassina, ela tem seu próprio código de honra.

No primeiro conto A Assassina e o Lorde Pirata, vamos acompanhar Celaena aos dezesseis anos em uma missão para Arobynn junto com Sam Cortland, que já sabemos foi seu grande amor da adolescência. Mas aqui os dois ainda não se bicam e ficam se provocando o tempo todo. Mas apesar das farpas trocadas os dois vão se juntar para tentar atrapalhar a missão depois que eles descobrem que foram enviados até o Lorde Pirata para negociar escravos. O conto é ágil e tem bastante ação e deu para ver como Celaena mesmo com pouco idade, já era muito melhor lutando do que vários homens juntos. E já deu para perceber um clima entre ela e Sam.

O segundo conto é A Assassina e a Curandeira, e é o mais curto dos cinco. Descreve a passagem de Celaena por Innish e o encontro dela com Yrene Towers. Depois de ter atrapalhado os planos de Arobynn, Celaena foi punida e mandada para o Deserto Vermelho. Eu li nas resenhas bastante gente falando que esse conto foi desnecessário e não acrescentou nada, mas acredito que a autora não dá ponto sem nó e ainda acho que veremos Yrene com um papel importante nessa história (e depois vi o sobrenome dela, o título dos próximos livros e vi que estava certa). Outra coisa que só me toquei ao ler esse conto foi sobre a aparência de Celaena, que só agora quatro livros depois, eu percebi que ela é linda fisicamente e gostei tanto disso ter sido um detalhe na história de Celaena, e não algo fundamental, como vemos em muitas protagonistas por ai.


O terceiro conto, A Assassina e o Deserto é o mais interessante dos cinco. Celaena vai treinar com o Mestre Mudo, comandante dos Assassinos Silenciosos, segundo Arobynn, para aprender obediência e disciplina. Lá ela conhece e faz amizade com Ansel. E realmente Celaena aprende muito com eles, porque logo que chega ao deserto ela tem que deixar de lado a arrogância e a autossuficiência e vai aprender que dá para ser o que ela é sem ser cruel, e mesmo todos sendo concorrentes, ainda dá para aprender uns com os outros. É onde vemos Celaena se transformando na garota que não mata os alvos do rei de Adarlan quando ela é paga para isso. O que mais gostei no conto foram as partes dos treinamentos. E nesse conto em especial temos as bruxas inseridas na história e por isso que na minha opinião, esse livro deve ser lido antes do terceiro livro da série.

No quarto conto A Assassina e o Submundo, Celaena volta do deserto pronta para se desligar de Arobynn, mas é surpreendida com um pedido de desculpas de seu mestre. Sem saber como agir Celaena acaba aceitando mais uma missão e vai trabalhar novamente com Sam, que nesse período em que esteve longe dele Celaena descobriu se importar muito mais com o rapaz do que ela pensava, e conviver com Lysandra, uma garota que ela odeia desde os dez anos e que está prestes a ter sua virgindade leiloada. E depois de ler três livros e ver Celaena se envolver com Dorian, Chaol e possivelmente Rowan, até que enfim eu consegui ver algum sentimento da parte dela. Até que enfim apareceu um romance, porque me desculpe quem shippou os nomes que falei, mas não teve romance com eles, foi só um lance forçado pela autora. O que é uma pena porque a gente já sabe como vai terminar com o Sam.

E por fim em A Assassina e o Império é o começo do fim, ou do começo. Essa parte vai contar os últimos momentos de Celaena antes dela ser traída e presa. Eu comecei a ler achando que como já sabia o que ia acontecer estava preparada para o que iria ler. Ledo engano. Meu coração ficou apertadinho quando vi o rumo que as coisas estavam tomando e o pior era saber que aquilo ia acontecer mesmo, não dava para mudar nada. E odiei muito uma pessoa e espero que ela tenha o que merece em algum momento dessa história, porque depois do que ela fez... 

Enfim, é um livro que eu particularmente acho necessário a leitura para entender como as coisas chegaram naquele ponto e principalmente para entender a personagem Celaena em si. E cada conto tem uma particularidade e personagens marcantes, que com certeza em algum momento terão sua relevância para a história. Quanto às capas, eu amo todas dessa série, mas essa em questão é a minha favorita até o momento. E termino essa resenha dizendo que se você ainda não começou a leitura dela, não perca mais tempo.

Nota:











15 comentários:

  1. Desde o lançamento do primeiro livro da série Trono de Vidro tenho ficado de olho e considerado muito se devo ou não ler. E cada vez mais tenho vontade mesmo sendo uma série consideravelmente longa. Gostei muito da sua resenha explicando cada conto e como cada qual é do passado da protagonista antes do primeiro livro, acho que realmente irei ler essa série. Muito obrigado!

    Abraços, Vanessa
    Blog Leia Pop

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil
    Eu nunca me interessei por essa história, mesmo vendo tantos comentários bons a respeito dela. Minha decepção veio com Corte de espinhos e rosas que eu achei que fosse ser bombástica mas não me impressionou tanto, desde então eu não quero ler nada da Sarah por enquanto.
    Beijo!

    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que titulo forte!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    que bom que gostou dos contos do livro, a história da protagonista parece ser bem complexa e essas histórias devem ser boas para aprofundar no passado, preciso compras esses livros.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bom?
    Mais do que apenas entender como a Celaena se tornou quem é, tudo nesses contos é importantíssimo e essencial pro fechamento da série. A SJM não dá ponto sem nó, só digo isso ASKFASBGABASGOASGO quando tu acha que ela não vai te surpreender, tcharam!
    E ai, Sam </3 sempre dói lembrar dele.
    Aguardando a resenha dos próximos!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. faz tempo que nao leio livros de contos,gostei da sua resenha desse e conhecer essas historias

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, capa maravilhosaaaaa!
    Eu estou completando a série aos poucos, para ler depois. Por enquanto só li o primeiro..

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil.
    Espero ansiosamente conhecer o Arobynn nos livros de TdV. Quero muito ler os contos também. Pelo visto são maravilhosos.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Não conhecia a série, mas creio na importância de se ter protagonistas mulheres fortes em livros.
    Isso, sem dúvida, inspira mtas leitoras.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Faço minhas as palavras da Nizz ali em cima. Pense numa mulher que não brinca me serviço..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa! :)
    www.styledays.pt

    ResponderExcluir
  12. Legal saber que os contos ajudam a conhecer a personagem e sua personalidade.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Silvana!
    Já li até o quarto livro da série, esse de contos ainda não tive a oportunidade de conferir. Mas assim que possível vou lê-lo, fiquei bastante curiosa para saber da trajetória de Celaena.

    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil! Eu gostei muito dos contos para saber mais sobre os dia delas antes das minas de sal e por saber sobre o primeiro romance que viveu. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Eu não sou uma fã de livros que precedem os acontecimentos, porque eu sempre quero ir para frente na história. PORÉM, esse livro é da Sarah J Maas e obviamente, necessário.
    Já estou com saudade da minha Celaena <3
    P.S.: Fui ler sua resenha das Crônicas dos Mortos como você indicou e só foi para me fazer passar mais vontade né? Uma das melhores séries que você leu nos últimos tempos? QUERO LEEEER, SIIIIL! *-*
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo