Livro: Impostores
Série: Impostores #1
Gênero: Distopia, Ficção Científica, Jovem Adulto
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 352
Ano: 2019
Resenha:
Rafia e Frey são gêmeas idênticas. Mas dá para contar nos dedos das mãos as pessoas que sabem disso. Para o mundo o líder de Shreve tem somente uma filha, Rafia. A diferença de 26 minutos no nascimento das garotas definiu o que cada uma delas representaria. Enquanto Rafia, a mais velha, foi treinada para ser a filha perfeita, Frey se conformou em ser sua dublê. Rafia teve aulas de línguas, etiqueta e liderança e isso funcionou porque Ráfia é amada pelo povo na mesma quantidade que seu pai é odiado. E enquanto Rafia conquistava o mundo, Frey treinava para ser uma assassina implacável e para proteger a irmã, se necessário com a própria vida.
E elas tem o seu primeiro teste aos quinze anos. Seu pai não consegue chegar a tempo em um evento e Rafia faz o discurso no lugar dele. Tudo corre muito bem, Rafia faz o seu melhor e é ovacionada pelo povo. E quando elas estão prestes a trocar de lugar, é sempre Frey que cumprimenta as pessoas, alguém começa a atirar. Então Frey também dá o seu melhor e mata pela primeira vez. Desde então seu treinamento é intensificado. Nunca Frey treinou tanto como no último ano, e mais especificamente no último mês, onde ela quase não teve descanso e teve que aprender a lutar sem suas armas e usar o que estivesse a mão.
Mas todo aquele treinamento intenso tinha um motivo. Seu pai fez um acordo com os Palafox, a primeira família de Victoria, ele vai dar proteção contra os rebeldes em troca de explorar o metal deles. E como ninguém confia no seu pai, os Palafox querem Rafia como garantia. Mas quem vai ficar de refém é Frey. Sempre à sombra da sua irmã, Frey não sabe se fica feliz por finalmente poder sair dos bastidores, mesmo que para interpretar um personagem, ou se fica triste por ser descartável na visão do seu pai. E a liberdade recém adquirida, junto a amizade de Col Palafox, vai fazer com que Frey repense toda sua vida, inclusive sua lealdade para com seu pai.
"Durante minha vida toda achei que era a única impostora. Que todas as outras pessoas tinham certeza de que eram reais de uma maneira que jamais compreendi. Mas e se todos também estão fingindo?
Talvez ninguém saiba quem é de verdade."
Eu conheci o autor e a série Feios lá em 2011 e foi uma das primeiras séries de distopias que eu li. Hoje em dia se formos ver, o mundo criado pelo autor não tem nada de novo, porque logo depois veio uma enxurrada de distopias que eram praticamente todas iguais, mas na época era novidade e eu amei a série. A história era um mundo onde aos dezesseis anos as pessoas passavam por uma cirurgia onde ficavam "perfeitas" fisicamente, mas então a protagonista Tally Youngblood descobre que além da beleza, as pessoas também ganham um controle cerebral, e se junta aos rebeldes para derrubar o governo. Impostores se passa no mesmo universo de Feios, mas no futuro. Quando o governo caiu, alguns espertos como o pai das gêmeas assumiram o controle.
Assim que comecei a ler Impostores me lembrei do quanto a escrita do autor é viciante. Eu peguei o livro só para dar uma folheada e quando vi já tinha lido mais de 100 páginas. Mesmo sendo narrado em primeira pessoa, pela visão da Frey, o que não gosto muito, a leitura passou voando e quando percebi já tinha terminado e agora preciso da continuação, porque o final é de tirar o fôlego. O livro todo na verdade, os capítulos terminam em partes cruciais onde a gente precisa ler o próximo capítulo, porque não dá para ficar sem saber o que vai acontecer. Como ele é voltado para um publico mais jovem, mesmo sendo classificado como ficção científica, a leitura é bem fácil, com bastante aventuras e até um insta love que por incrível que pareça não me incomodou.
Como disse antes, ele é narrado pela Frey, então só conhecemos as pessoas pela visão dela. Frey é um personagem que por toda sua história já ganha a simpatia do leitor logo de cara. Mesmo ela sendo uma assassina, ela é carente, e matar foi a unica coisa que ela aprendeu na vida. Já Rafia, apesar de Frey confiar totalmente nela, eu fiquei esperando o momento em que ela revelasse sua verdadeira face, veremos nos próximos livros. Col também é o personagem criado para nos conquistar. Ele é simpático, inteligente e gentil. E da mesma maneira que Frey e Col são feitos para torcermos por eles, o pai das gêmeas, que eu não lembro de ter visto o nome, é feito para ser odiado. Ele é cruel com todos, e ainda pior com as filhas. Mas temos que reconhecer sua inteligencia, ele sempre está um passo adiante dos inimigos.
E tem todo o pano de fundo, a história dos Enferrujados e dos Perfeitos, e mesmo que o cenário politico seja de uma outra série, dá para ler esse livro de boa sem ter lido os outros. Mas é claro que quem leu a série Feios tem uma vantagem na compreensão da história. Eu fiquei na esperança de que a Tally fosse dar as caras no livro, mas quem sabe isso não acontece nos próximos hehe. Tem muitos personagens secundários interessantes, uma que me chamou bastante atenção é Zura, uma das Guardas da Casa de Col, e acho que ela vai crescer no próximo livro. Quanto a edição, eu achei essa capa meio feia, e só quando já tinha terminado o livro que consegui ver que tem um rosto ali. Mas acredito que ela combine com as capas da segunda edição da série Feios, a minha é a da primeira. Enfim, termino essa resenha indicando o livro para quem gosta de um bom YA misturado com ficção científica e muita aventura.
Nota:
Oi, Sil!
ResponderExcluirNunca li nada do autor, mas sua outra série é bem falada.
Menina, eu também não tinha reparado no rosto na capa. Achava mais bonita quando pensava que era só os edifícios mesmo
Beijos
Balaio de Babados
Oi Sil,
ResponderExcluirEu gosto muito da escrita do autor pelo fato de prender a gente na história e pelo visto ela continua do mesmo jeito. Da série Feios eu li os dois primeiros e depois fiquei de comprar os outros exemplares mas deixei de lado.
Quem sabe entrando nesse universo não me anima a terminar a série anterior.
Ansiosa para ler.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
Oi Sil! Eu li Entre Mundos do autor e a série Leviatã. Amei todos os livros e estou ansiosa para ler este novo. Que bom que não é preciso ler Feios para entender, eu ainda não li e estava com receio de não poder conferir Impostores. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Oi Sil.
ResponderExcluirEu conheço a Série Feios e apesar de não ter lido, lembro do sucesso que fez na época. Que bom que o livro foi surpreendente e te deixou motivada para seguir com a série.
Bjus
Adorei a resenha, lembro que eu gostava muito de feios (preciso reler), e esse livro parece muito bom e bem característico ao autor.
ResponderExcluirBeijos
http://www.dearlytay.com.br/
Legal saber que você gostou tanto. Eu não li a série anterior, e mesmo esse podendo ser lido separado, ainda fico meio em dúvida se vou gostar ou não...
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi, Sil! Sou suspeita em falar porque AMO distopias e livros de ficção científica, e esse me animou muito! Lembro de já ter ouvido falar na série Feios e tinha até me esquecido dela (obrigada por me lembrar haha), já vai direto pra minha lista junto com Impostores. Amo distopias que cativam a gente e que nos fazem devorar as páginas!
ResponderExcluirÓtima resenha ♥
Estante Bibliográfica > segue de volta?
Oi Sil, td bem?
ResponderExcluirEu nem cheguei a ler essa série dos Feios, não conheço a escrita do autor. Mas sua resenha me deixou curiosa com esse livro hein? Legal q se passam no msm universo.
Bjs
A Colecionadora de Histórias - Blog -> Tá rolando SORTEIO DE LIVROS com 5 ganhadores!
AMO distopias, sou apaixonada por como elas sempre apresentam críticas sobre a realidade atual. Infelizmente, muitos clichês acabam aparecendo mesmo, mas adorei a premissa do autor. A personagem complexa e nada encaixável entre vilã ou mocinha também foi algo que adorei muito. Ansiosa para fazer a leitura. Resenha linda, como sempre.
ResponderExcluirsemquases.com
Oi, Sil!
ResponderExcluirLembro bastante da série "Feios", não tinha me dado conta que "Impostores" é do mesmo autor. Não sou muito fã do gênero, pra ser sincera. Que bom que gostou! Eu amo quando um livro prende a gente assim e quando um autor consegue deixar um bom gancho para o livro seguinte.
Eu não tinha reparado no rosto na capa! Agora não consigo mais não vê-lo! Hahaha!
Beijos, Entre Aspas
Oi Sil,
ResponderExcluirEu tentei ler Feios mil vidas atrás, mas a escrita não rolou muito comigo.
Talvez eu dê mais uma chance agora, com a mente diferente.
Achei legal que essa se passe no mesmo universo e dê pra ler por fora.
até mais,
Canto Cultzíneo
Não conhecia este livro, mas parece ser ótimo! Adorei a capa, é linda!
ResponderExcluirBeijos, Polly
www.tudo-em-tres.blogspot.com
Olá Sil, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro está na minha lista de desejados, gosto demais do autor e adorei a série Feios, se já estava com vontade ler ler antes de ler a sua resenha imagina agora.
PS: Se quiser me dar de presente aceito....kkk...bjs.
https://devoradordeletras.blogspot.com
Amei sua resenha Sil, ainda não conhecia essa obra nem os outros trabalhos do autor, mas pelo visto, são ótimos!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Olá!Parece ser bem interessante, nunca vi este livro! Gostei da resenha !!
ResponderExcluirwww.blogvitoriabastos.blogspot.com/ | Blog ♥
www.youtube.com/channel/UCtw_TJ66oz9nRIpeGOuVbjQ | Youtube