23 julho 2019

Resenha | Herdeira do Fogo - Sarah J. Maas


Livro: Herdeira do Fogo
Série: Trono de Vidro #3
#1 - Trono de Vidro
#2 - Coroa da Meia-Noite
Gênero: Fantasia
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 518
Ano: 2015

Contêm spoilers dos livros anteriores nos 3 primeiros parágrafos.
Atenção! Se você ainda não leu até o segundo livro e pretende ler a série, não leia nenhuma resenha ou sinopse dos próximos livros. Desse livro em diante tem um spoiler enorme que muda completamente o rumo da história.

Resenha:
Celaena Sardothien foi retirada das Minas de Sal de Endovier, onde cumpria pena de prisão perpétua por ser a assassina mais famosa de Adarlan, pelo príncipe herdeiro Dorian Havillard, para competir no torneio onde o vencedor seria nomeado o campeão do rei. Celaena venceu a competição depois de ter que enfrentar além dos outros competidores, uma coisa maligna que habitava os lugares escondidos do castelo. Ela conseguiu graças a ajuda do espírito da primeira rainha de Adarlan, Elena Havilliard e de sua amiga e confidente a princesa Nehemia. Como campeã do rei, Celaena tem que matar quem o rei quiser sem questionar os nomes que ele lhe entrega, e é assim que ela reencontra Archer Finn, um antigo conhecido, e descobre que existe um movimento que apoia Aelin Galathynius, a rainha perdida de Terrasen e que Nehemia faz parte desse grupo. 

Só Aelin será capaz de derrotar o rei, que mesmo tendo proibido a magia em Adarlan desde que assumiu o poder, parece ter acesso a algum tipo de poder e essa é a missão que Celaena recebe de Elena, descobrir de onde vem o poder do rei. Celaena começa a investigar e descobre que o rei está de posse de uma ou mais das três chaves de Wyrd, que abre os portões de Wyrd e tem acesso a magia que ele próprio proibiu. E não é só o rei, mas Dorian descobre que tem magia pura dentro dele. É quando as coisas tomam um rumo inesperado e Chaol descobre que Celaena é na verdade Aelin Galathynius e é uma feérica e consegue fazer com que o rei a envie para Wendlyn, a terra dos mitos e dos monstros. Aproveitando que foi enviada para Wendlyn, Celaena decide que vai encontrar as chaves de Wyrd e destruí-las e para isso precisa falar com uma pessoa que esteve presente quando as chaves foram usadas pela primeira vez: a rainha dos feéricos, Maeve.

E Celaena consegue falar com sua tia que diz que só dará as respostas que Celaena quer quando se mostrar digna de entrar em Doranelle, a cidade dia feéricos, e para isso ela deve aprender a dominar seus dons para assumir seu lugar como rainha treinando com o príncipe Rowan, até o mesmo dizer que seu treinamento está completo. Enquanto isso emissários do rei se reúnem com os três clãs de bruxa, as Sangue Azul, as Pernas Amarelas e as Bico Negro e entre elas Manon, neta da Grã-Bruxa da Bico Negro. O rei quer a ajuda delas e para isso lhes dá um "presente" que traz de volta um pouco da dignidade que as bruxas perderam nos últimos dez anos. E no Castelo de Vidro Dorian recebe a ajuda de Sorscha para tentar controlar seus poderes, enquanto Chaol tenta descobrir de que lado está Aedion Ashryver, general do rei e primo de Aelin, um dos poucos sobrevivente do massacre de Terrasen.

"A jovem acenderia a escuridão com tanta força que todos aqueles que estavam perdidos ou partidos ou feridos encontrariam o caminho até lá. Um farol para aqueles que ainda viviam no abismo. Ela era Aelin Ashryver Galanthynius – e não teria medo."

A cada novo livro dessa série que eu leio eu fico me perguntando porque eu não li ela antes. Mas dai penso que ainda bem que não li porque assim tenho essa série maravilhosa quase inteira para ler ainda hehe. A cada novo livro a autora só melhora a história, novos personagens vão sendo inseridos e a história vai se abrindo cada vez mais e em um crescente de tirar o folego. Nos dois primeiros livros da série acompanhamos praticamente três personagens e todos no mesmo lugar. Já nesse terceiro livros vamos conhecer outros lugares, o que já era esperado já que segundo livro termina com Celaena atravessando o mar e indo até Wendlyn e também temos novos protagonistas sendo inseridos na história, então temos vários núcleos diferentes para acompanhar.

O mais interessante, por um pouquinho foi o da Celaena sem dúvida, porque temos a entrada dos feéricos na história. E do feérico Rowan. Por enquanto ele não ganhou do Rhys (Corte) na minha preferencia, mas de todos os personagens masculinos dessa série que apareceram até agora, ele ganha disparado. E acho que ainda vem bastante coisa sobre ele pela frente nos próximos livros. Já Maeve é exatamente como eu pensei que seria, uma egoísta que tem poder sobre todo mundo e não abre mão dele por nada. E a Celaena, que personagem incrível, eu cheguei a chorar em alguns momentos dela. Foi impactante ver por tudo o que ela passou e a força que essa mulher tem. E espero maravilhas delas nos próximos livros amo a personagem e não importa o que aconteça ela será uma das minhas favoritas da vida.


E disse que o núcleo de Celaena ganhou por pouquinho, quem ficou em segundo lugar e quase roubou a posição foi a Manon. Outra personagem que me ganhou assim que apareceu na história e só foi crescendo ao longo do livro. Também já sei que é um personagem que vai ganhar espaço nos próximos livros e já torço por ela, independente de que lado ela esteja. As bruxas de modo geral são muito interessantes e com certeza vão ter uma participação fundamental nessa história. Também me emocionei bastante em algumas partes e chorei com ela e Abraxos, outro personagem que apesar de não ser humano, ganhou meu coração.

Agora o que me decepcionou um pouco foram as partes com o Chaol. Achei ele bem apagado na história e o pouco que ele aparece quem rouba as cenas é Aedion, que também já me ganhou de cara. Mas espero que isso mude nos próximos livros porque me apeguei a Chaol nos livros anteriores hehe. Dorian já vi que vai ser um dos personagem que mais vai sofrer nessa história e pior que pelas mãos do próprio pai. Diferente de Celaena ele não tem nenhuma ajuda com seus poderes recém descobertos e prevejo tempos difíceis para ele nos próximos livros. O Rei pouco aparece, mas quando o faz é para fazer uma maldade pior que a outra. Nem quero ver quando ele mostrar realmente a que veio, porque vai dar bem ruim.

A história está cada vez mais incrível e cada nova coisa que descubro quero correr na internet para saber mais sobre ela e pegar todos os spoilers possíveis hehe. Eu já amava a Sarah dos livros da Corte, mas Trono de Vidro é de tirar o chão e uma das melhores séries já escritas. Estou até com medo de ler os próximos livros e acabar me decepcionando porque a qualidade está tão lá em cima, que se cair o tombo vai ser grande hehe. Quanto a capa está tão maravilhosa quanto a dos outros livros e nem sei dizer qual é a minha favorita da série. Termino essa resenha dizendo que se você ainda não leu essa série, não perca mais tempo, corre lá para ler porque ela é maravilhosa.

Nota:







16 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem?
    Ainda não acompanhei essa série de livros, parabéns pela resenha, muito boa!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvana!
    Trono de vidro é uma das minhas séries favoritas! Quando li esse livro me apaixonei ainda mais pela história, principalmente pela entrada de Rowan que se tornou um dos meus personagens preferido.
    Estou louca pra ler os últimos livros da série!
    Adorei a resenha!

    Beijos
    Eliana
    https://construindoestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Nem fala do sofrimento do meu Dorian, ela vai penar tanto. Partiu meu coração. Eu demorei muito para gostar do Chaol, ainda faltam alguns livros para ele mudar minha opinião. O próximo livro é um dos meus favoritos da série. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi
    pulei os 3 primeiro parágrafos, é nítido a sua empolgação ao ler essa série, que bom que está gostando da leitura dessa série, que parece ser muito bom, preciso ler essa série.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!! Eu ainda não li, mas pelas resenhas não duvido em nada de que seja realmente maravilhosa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Ainda não consegui ânimo para terminar essa série porque acabei não gostando dos rumos de Corte e fico em dúvida se Trono vai seguir pelo mesmo romance desenfreado.
    Gostei bastante da sua resenha. Espero que a leitura se mantenha em uma ótima qualidade.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana,
    Preciso tomar vergonha na cara e pegar o segundo livro para ler, já que ele está mantendo a qualidade no enredo e surpreendendo né!
    Amei a sua resenha!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  8. Sempre que vejo resenhas sobre os livros da série, fico admirada. Parece uma história incrível e que pelo visto só vai melhorando ao longo dos livros!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!
    Eu considero esse volume o momento de ruptura da série. É quando a historia realmente dá uma guinada e o enredo central fica claro. Pra mim é um dos melhores *-* Mas nao tira embora muita gente tenha odiado. O crescimento da Celaena nesse livro mds, perfeito. O unico ponto que nao me agrada muito é Rowan. Nao curto o casal.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. A Galera Record tem lançado muita coisa boa, né? Esse título não fica atrás.

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?
    Fico impressionada com a unanimidade dos elogios a essa série na blogosfera.
    Admito que a única coisa que está me travando pra começá-la é saber que os livros são enormes haha! Mas espero reunir coragem em breve.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil

    A autora tem toda uma questão com feéricos, né? Hahaha
    Cada vez que vejo tanto elogio sobre a Celaena me dá muito mais vontade de conhecê-la.
    Pelo jeito que vejo as pessoas surtando a qualidade dos livros não cai, então provavelmente você vai continuar curtindo!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, td bem?
    Pulei os spoilers, rs
    Tenho o Trono de vidro aqui na estante, mas ainda não comecei a ler pq tô sem grana pra bancar as continuações hahahah
    Tomara q a qualidade n caia no decorrer dos livros né?
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Esse livro é bem divisor de águas entre os fãs... Boa parte desiste nele porque, se tu for reparar, ela começa a contar uma história completamente diferente da que iniciou em Trono de Vidro. Mas pra mim esse foi o livro que me fez voltar amar a série.
    Chaol realmente é meio apagado, mas ele ganha um desenvolvimento maravilhoso durante a série.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Lendo a resenha com escudo contra spoiler hahahaha tenho vontade de ler essa série ainda e gostei das suas colocações sobre, fico feliz que esteja sendo uma boa experiência de leitura!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    Que bom que está curtindo a série, tanto que te incetivou na maratona.
    Quem sabe eu conheça futuramente.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo