15 novembro 2020

Resenha | Eu Vejo Kate - O Despertar De Um Assassino - Cláudia Lemes

Livro: Eu Vejo Kate - O Despertar De Um Assassino
Série: Eu Vejo Kate #1
Gênero: Suspense/Terror
Autora: Cláudia Lemes
Editora: Independente
Páginas: 336
Ano: 2019

Resenha:

"Eu vejo Kate. Ela não me vê."

Kate é uma escritora que está mergulhada nas pesquisas de seu novo projeto. Esse é seu terceiro livro, o primeiro não vendeu muito, mas foi bastante elogiado, já o segundo, fez bastante sucesso e esse é o seu primeiro de não ficção. Ela vai escrever uma biografia do serial Killer, Nathan Bardel. Ele é conhecido como "O Esfaqueador de Damas de Blessfield". Faz alguns meses que ele foi executado, depois de ter sido condenado pela morte de 12 mulheres. A intenção é publicar o livro no aniversário de um ano da morte dele. Kate acabou de sair de uma relação difícil, por isso está bem estressada e coloca toda a sua atenção nesse novo projeto, a ponto de decorar sua sala de estar com recortes das noticias dos crimes e as fotos da vitimas. Como eu sei de tudo isso? Nathan me contou.

Desde que Kate decidiu escrever sobre ele, uma ligação surgiu entre os dois. Apesar de estar morto, seu espírito, espectro, fantasma, escolha o que achar melhor, ainda está por aqui. E agora ele está vendo Kate e até transmitindo seus pensamentos à ela. Essa ligação está tão forte, que quando a editora que iria publicar o livro diz que ela pode esquecer esse projeto, que eles não vão publicá-lo, Kate não se conforma e continua escrevendo ele mesmo assim. Ela consegue uma entrevista com Ryan Owen, um ex-agente do FBI, que foi quem encontrou Nathan na época e que viu sua confissão. Ryan é um profiler especialista em montar o perfil das pessoas. Com apenas uma rápida olhada ele já consegue dizer muito sobre cada um. E Kate acaba se envolvendo com ele.

Para ir mais a fundo no projeto, ela vai até Blessfield, local onde ocorreu os crimes e que também é sua cidade natal e seus familiares ainda moram lá. Quando entra na casa onde Nathan viveu, ela chega a passar mal. Ela volta para seu apartamento e continua escrevendo o livro, mas parece que não é só a sua editora que quer que ela pare de escrever, a polícia também começa a fazer pressão para que o livro não saia. E ela recebe um pacote com uma ameaça dentro. Ela liga para Ryan e ele vem até o seu apartamento. E o que ninguém imaginava acontece, uma mulher é encontrada morta e a assinatura de Bardel está no corpo. Kate está no meio disso tudo, a polícia só não sabe ainda onde ela se encaixa, como vítima ou suspeita. E Ryan está de volta ao FBI como consultor para pegar o assassino.

"A mente do assassino está concentrada em Kate. Kate é a próxima, é tudo o que ele pensa.
E agora que eu sei quem ele é, eu sei que Kate não tem a menos chance.
Porque ela o conhece, e nem desconfia dele."

Esse mês o desafio #IDYMD é um livro nacional e como estou para reler esse livro da Cláudia Lemes faz tempo, encaixei ele na leitura. Minha primeira leitura do livro foi em 2015 quando recebi o livro em parceria com a Editora Empíreo e foi quando me surpreendi em encontrar um suspense policial de tão boa qualidade. Hoje com tantos nacionais fazendo sucesso na Amazon fica até esquisito falar isso, que me surpreendi com um livro nacional, mas antes dos ebooks da Amazon era bem dificil você ver resenhas e até mesmo ler livros nacionais contemporâneos. Essa minha segunda leitura foi feita em uma publicação independente da autora pelo Catarse, que tive o prazer de participar. 

E que bom que reli porque me surpreendi ainda mais em como a autora é boa. Acredito que com o passar do tempo nós vamos ficando com um olhar mais crítico e coisas que antes não incomodavam acabam irritando e coisas que antes deixávamos passar despercebidas, acabam se tornando detalhes que fazem toda a diferença e mostram a qualidade de uma história. Mas o bom mesmo é quando relemos e reafirmamos como o livro foi bem escrito. E foi isso que aconteceu com essa releitura, vi detalhes que não percebi na primeira leitura e criticas sociais que a autora colocou que se mostram ainda mais necessárias hoje do que quando o livro foi escrito.



Mas já vou avisando que esse livro não é para qualquer um não. Eu mesmo não lembrava de como ele tem cenas fortes e com uma realidade nua e crua. A autora descreve em detalhes cenas de estupro, violências e assassinatos. Por isso passe longe se você tem o estômago fraco ou se já passou por alguma situação parecida, o livro contêm gatilhos emocionais. Teve algumas cenas que me deu até ânsia de tão fortes. E o pior é saber que isso acontece o tempo todo na vida real e por vezes ainda pior. Que existem homens desse tipo que acreditam piamente que as mulheres gostam desse tipo de situação. E que infelizmente existem outros ainda piores que julgam esses criminosos e declaram que foi "estupro culposo" e ainda ridicularizam a vitima.

O livro é narrado por três pontos de vistas, sendo um deles o de um fantasma. E essa foi uma das coisas que me surpreendeu na história. Nathan é um serial killer, ele torturou, estuprou e matou tantas mulheres e é muito interessante acompanhar o ponto de vista dele durante a leitura. Também temos a narrativa pela visão de Ryan, que é onde a parte mais investigativa é contada. E claro temos a visão de Kate, uma mulher bissexual, que se auto sabota ao procurar relacionamentos abusivos, tanto amoroso como as amizades. Mas ao mesmo tempo ela é a vitima que não quer ficar naquele papel e luta fortemente para sair dele. Kate é uma personagem imperfeita, mas tão real que poderia ser qualquer uma das muitas mulheres que conhecemos.

E apesar do tom de suspense e até mesmo de horror que vemos no livro, ele é acima de tudo um livro feminista. A autora mostra com perfeição situações que vivemos e as vezes nem percebemos por já ser algo enraizado dentro de nós, que estamos sim sendo vitimas do machismo que rege nossa sociedade. Até quando as pessoas vão se achar no direito de culpar a vitima, de encontrar desculpas para a violência e abusos dos homens. Não importa se é marido, companheiro, namorado, amigo, parente, não é não. Roupa não é convite. E nesse ponto sou exatamente como a Kate. Sonho com o dia em que ser mulher não seja sinônimo de sofrimento. Mas enfim, gostei muito da primeira leitura e ainda mais dessa segunda vez. E na primeira vez que li não existia um segundo livro. Já agora estou louca pela continuação.

Nota:




15 comentários:

  1. Oi, Sil! Tudo bom?
    Nossa eu lembro que devorei esse livro quando li. A narrativa da Cláudia é ABSURDA de perfeita, e todas as reviravoltas e os tombos que essa história me deu... Eu não estava nem um pouco pronta - e esse é o melhor tipo de thriller, né.
    Ainda não li o 2, mas quero muito!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, eu tenho encontrado cada vez mais ótimos autores nacionais e ultimamente tenho lido mais suspenses policiais também, então achei a indicação ótima!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Ei, Sil, tudo bem? Nossa, a trama do livro é interessante, principalmente por andar tão colada com a realidade. Mas desse tipo de leitura eu estou passando longe. Mas que bom que você aproveitou e valeu a pena a releitura!

    Books House

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil. Como vai? Este é o tipo de livro que eu amo ler, e certamente este aí me agradará por completo. Que capa linda e enigmática! Eu nunca li nada desta autora. Sua resenha ficou maravilhosa, parabéns! Já o coloquei na lista para eu ler futuramente. Abraço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem?
    Como eu não conhecia esse livro ainda??? Tem todos os elementos que me fazem querer ler. E adorei que o vilão também tem seu ponto de vista narrado, deve ser perturbador e fascinante ao mesmo tempo. Adorei a dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Sil, só de ler a resenha me deu um embrulho no estômago. :( E é exatamente o que você escreveu: essas situações não são só de livros fictícios e, sim, são reais. Acontecem o tempo todo. Isso é o mais triste! E nem fala: estupro culposo, onde já se viu, né? Enfim... Então, acho que esse livro eu passo mesmo, apesar de ter uma premissa bem instigante. E parabéns pela resenha. ^^

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu sou bem curiosa com os livros da autora. Só li a amostra de um e fiquei louca pra conseguir comprar, mas ainda não rolou. Também adorei a premissa desse, adoro histórias envolvendo escritores e seus tormentos. Ainda mais com serial killer espiando. A edição nova está muito bonita.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Amei resenha, não conhecia esse livro e fiquei bem surpresa com a temática.
    Adorei muito ter três pontos de vista na história, mas acho que só não leria agora pois estou evitando conteúdos muito pesados.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Uma vez, encontrei a Claudia num evento e adorei o jeito dela, ela sabe se posicionar e tem propriedade no que fala. Estou ansiosa para conferir sua escrita.
    Esse, é um dos livros que mais me interessam dela, porém achava que não tinha no Unlimited! Levei um sustão agora quando fui procurá-lo depois de ler sua resenha!
    Foi para o kindle!!!!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Eu amo fazer releituras, fazemos com uma nova visão do livro, das nossas experiências e um outro ponto de vista.
    Amei saber que gostou ainda mais da escrita e da história.
    Essa capa e diagramação está linda.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho a impressão que quando relemos um livro, é outro leque de possibilidades que aparecem na nossa frente. É incrível como interpretamos e conhecemos a história de forma diferente, por causa de todas as novas experiências que já tivemos.
    Gostei da indicação, não conhecia esse livro ainda.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Já vi grandes elogios para a autora, mas nunca corri atrás para ler Eu Vejo Kate por conta do gênero (não sei se eu teria estômago para esses gatilhos). Para ter noção eu já li o manual de escrita da autora mesmo sem ter vontade de escrever, só por conta dos elogios à ela.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil! Eu estou com um outro livro da autora no Kindle e se gostar da história, já aproveito e leio esse também. Eu gosto muito deste tipo de obra. Esta edição está linda. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi
    não conhecia esse livro, que bom que continuou gostando da leitura depois da releitura, parece ser uma história muito bem escrita e que apesar do suspense ainda fala de temas importantes e que ainda são muitos discutidos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oiee Sil! Parace um livro interessante, mas no momento estou fugindo de obras com cenas fortes.
    Mas a capa é linda❤❤

    Fiz uma postagem nova lá no blog e gostaria muito de saber o que você achou.
    Beijos,
    Paloma Viricio❤

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo