25 dezembro 2014

Especial | Natal!

Chegou o natal! Adoro essa época do ano. Mas você sabe como começou a ser comemorado o natal? Meu amigo Alan fez a gentileza de explicar no texto abaixo. Não deixe de ler. 
P. S. Se quiser ver um texto, resenha, ou pensamento seu aqui no blog, é só deixar uma mensagem no contato do blog.

Natal


O natal chega novamente, uma das datas mais esperadas do ano por muitas pessoas, principalmente pelos cristãos.
Mas toda essa comemoração acabou perdendo um pouco o significado durante todo esse tempo, principalmente pelas pessoas mais novas que deixam de buscar o motivo principal da data e também de entender o porquê de muitas coisas tipo o nascimento de Jesus, a árvore de natal, decorações e o personagem lendário do papai Noel.
Originalmente a data era usada para se comemorar o nascimento do Deus Sol e posteriormente adaptado pela igreja Católica no século Terceiro d.c., buscando converter o povo pagão e passando a comemorar o nascimento de Cristo.


Pelo fato de ser uma data adaptada pela Igreja Católica, há também outros vários detalhes que também foram tirados de comemorações não-cristãs.
A árvore de natal era usada como símbolo para comemorar o solstício de inverno, os pagãos usavam ramos verdes e também demonstrava a adoração pagã pelas árvores. Há também outra versão sobre a arvore de natal atribuindo o significado a Martinho Lutero autor da Reforma Protestante do século XVI, conta a história que em um noite Lutero estava admirando o céu através dos pinheiros e vendo o céu extremamente estrelado ficou encantado e levou um pequeno pinheiro para a casa, enfeitando com velas e fitas coloridas para representar o céu naquele momento. Com isso Lutero queria demonstrar como estava o céu no dia do nascimento de Cristo. Os cristãos costumam enfeitar as árvores de natal no inicio do Advento (período que antecede o natal). Hoje em dia a tradição da arvore de natal continua e enfeitamos árvores nesse período, embora infelizmente sem muito entendimento do porquê.
Uma das figuras mais conhecidas no natal é o Papai Noel, personagem que presenteia crianças que se comportaram bem durante o ano. Infelizmente papai Noel tem uma imagem bem distorcida nos dias de hoje principalmente devido ao capitalismo.
A lenda conta que Papai Noel mora no Pólo Norte, e tem vários duendes e elfos mágicos que lhe ajudam com os presentes, obviamente uma versão norte-americana do barbudo.
Mas a imagem do mesmo não vem daí, mas sim do Arcebispo São Nicolau de Mira (Quarto Século d.c.) da Turquia. São Nicolau costumava ajudar pessoas necessitadas, saindo pelas ruas com um saco de moedas de ouro e pão. Nicolau jogava moedas pelas chaminés das casas. Foi também o primeiro santo da igreja a se preocupar com as crianças. Daí é conhecido como pilar da imagem do Papai Noel atual. Há controvérsias entre alguns grupos de pessoas quanto ao ensinamento para crianças sobre o Papai Noel, pois há quem diga que a imagem desvia a atenção quanto ao verdadeiro significado da data.
Embora quase ninguém saiba da história, o objetivo do Papai Noel nos dias de hoje ainda lembra o trabalho do Bispo na época, mesmo que de longe.
Mas por que a imagem de uma pessoa velha, barbuda, vestida de vermelho e branco? Antigamente papai Noel era representado por uma vestimenta verde ou também com roupas de bispo devido a São Nicolau.
Essa imagem foi modificada em 1886 pelo cartunista Thomas Nast. Agora o grande ápice da imagem do papai Noel foi em 1931, ano em que a Coca-Cola usou a imagem no Papai Noel em suas propagandas, logicamente pelas cores das roupas. Ainda hoje a imagem do Papai Noel é fortemente ligada a propaganda da Coca-Cola.
Claro que podemos analisar os significados de formas diferentes, se estudarmos a fundo veremos que há várias histórias e lendas.
Mas o importante é saber o que estamos comemorando e o porquê desta celebração.

Texto por Alan Greco

Nasci em Sorocaba, moro sozinho em Votorantim, solteiro, gosto muito de musica (não sou eclético), filmes, seriados e afins, leio quando tenho tempo, toco alguns instrumentos por hobby como violão, guitarra, bateria e arrisco um pouco de gaita também. Sou uma pessoa calma. Difícil se descrever, mais facíl perguntar pra alguém que me conheça, mas o básico é isso.








14 comentários:

  1. Sil, adorei o texto do Alan Greco. Vou por partes porque tenho muita coisa a dizer hahaha.
    Conheço um pouco sobre a história do Natal, não tão quanto você, Alan. Mas fiquei mega curiosa quando você mencionou sobre como os pagãos demonstravam adoração pela própria árvore, essa parte eu não tinha conhecimento. Sabia vagamente sobre Lutero, a priori tinha ficado um pouco na dúvida, pensando que tinha aprendido errado, porém, com o passar do tempo compreendi que isso fazia um grande sentido.
    Um ponto abordado que não sabia era sobre a Coca-Cola. Incrível como essa marca está presente em quase tudo em nossas vidas, até mesmo na antecipação da morte, já que é um veneno hahaha. Mas, é uma delícia, enfim rs.
    Quanto ao texto (melhor resumir meu comentário, rs), adorei e achei bem explicado os pontos. Alan soube apresentar conhecimento em diversos campos da época. Outro ponto muito legal que percebi é o Paul da banda Kiss na camiseta dele. Mega adoro.
    Parabéns pelo texto! Feliz Natal para vocês.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  2. Oie Sil =)

    Eu também amo essa época do ano! Tipo, por mais difícil que os meses anteriores possam ter sido, você sente que as pessoas de alguma forma se sentem com mais esperança durante o natal e ano novo.

    Adorei o texto! Mesmo a data tendo hoje um forte apelo comercial, não podemos jamais esquecer o real sentido do Natal em nossas vidas.

    Beijos e um Feliz Natal!
    ;***

    Ariane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  3. Amo essa época, nessa época as pessoas sentem essa diferença. Por mais que aos poucos venha sendo esquecido, o verdadeiro sentindo do Natal sempre deve esttá aceso dentro de nós.Amei o texto
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse texto. Para mim Natal é uma das melhores épocas do ano, principalmente por reunir toda a família, mas não esquecendo do seu lindo significado.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que bacana o texto! Confesso que não conhecia direito a história do Natal, então achei muito interessante!
    Parabéns pelo post.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Sil, olá Alan!
    Eu adorei o texto de hoje.. Não sabia do que se tratava a comemoração no início.
    Um dos contos de "O presente do meu grande amor" tem uma personagem que comemora o solstício de inverno no dia 25 e eu fiquei me perguntando o motivo..
    Bom, agora eu já sei!
    Adorei o texto e parabéns!
    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  7. Oooi Sil!!

    Acho maravilhoso esse espaço para outros leitores e escritores no seu blog! Parabéns! Adorei.
    Alan!!! Muito obrigada pelo texto!
    Confesso que não sabia de todo o significado, alias eu acho que quase ninguem hoje em dia sabe o significado e o seu texto foi muito bem vindo. Mesmo eu lendo depois do Natal é algo que vou levar para sempre.
    Parabéns pela sua escrita e por todas as pesquisas feitas!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca parei para pensar no contexto da arvore de natal! Adore, alias bem criativa sua ideia para os teu leitores, uhull amei.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu também amo essa época do ano! Amo mesmo. Acho linda.
    Nunca procurei compreender a simbologia do natal, mas bom saber.
    Ótimo texto.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil! Adorei o texto do Alan! Também amo a época de Natal... Já pelo fim de Novembro tudo começa a ficar enfeitado e eu adoro!! Uma pena que passa tão rápido, né?
    Bj! Feliz Natal e um ótimo Ano Novo pra vocês!!

    Carla,
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sil e Alan, espero que o Natal de vocês tenha sido maravilhoso! É sempre bom relembrar o espírito do Natal e saber como a celebração ou seus principais personagens surgiram, para que o Natal não fique somente restrito à compras e comidas :/ Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto e as explicações. Só faltou a data do real nascimento de Cristo, que dizem ser outra data né ?!
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii. Feliz Natal atrasado. Gostei bastante da postagem. Realmente, acho que o real motivo da comemoração se perdeu bastante, mas que presentes, ceia e família reunida é tudo de bom isso é né? hehhe Pior que associo papai noel a coca cola, heheheh
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil e Alan, tudo bem?

    Feliz Natal atrasado para vocês e Feliz Ano Novo adiantado huahuhuahua. Hoje em dia Natal se tornou muito comercial. Mas, apesar disso, ainda é uma data muito familia e eu valorizo muito. Natal é a época de juntar todo mundo aqui em casa, falar besteira, rir bastante, comer muito... tudo regado a muito amor

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo