11 junho 2018

Resenha | Rebelde e Um Mundo Novo - Nora Roberts


Livro: Rebelde - Um Mundo Novo
Série: MacGregors #0.1 #0.2
#5 - Hoje e Sempre
Gênero: Romance Histórico
Autora: Nora Roberts
Editora: Harlequin Books
Páginas: 320
Ano: 2018

Resenha:

Tecnicamente esse é o sexto livro da Série MacGregors, mas as duas histórias acontecem antes das outras, por isso é como se fossem spin-off da série. No livro temos duas histórias e vamos conhecer um pouco mais sobre os primeiros MacGregrors, quando ainda estavam na Escócia. A primeira história se passa em 1.745 e a segunda em 1.773.

Rebelde

Estamos no século XVIII onde vamos conhecer Brigham Langston, conde de Ashburn. Brigham é amigo de Coll MacGregor, o escocês ruivo que tem o acompanhado por diversas viagens pela Itália e pela França. Mas dessa vez será o contrário, Brigham é quem vai acompanhar Coll até seu Clã nas Terras Altas, na Escócia. Brigham sabe que se as coisas derem errado ele será acusado de traição e perderá tudo, inclusive suas propriedades e seu título. Mas ele não pode se omitir diante das circunstâncias. E ele se inspira em sua avó, que foi uma mulher excepcional, para cometer tal ato. 

Brigham vai se juntar aos rebeldes e lutar pelo príncipe Charles Edward Stuart, que reivindica o trono da Inglaterra no lugar do Rei George. Enquanto viajam para a casa de Coll eles conversam sobre sua família e Coll conta sobre Serena, sua irmã mais próxima em idade, oito anos mais nova que ele e agora com dezoito anos. Coll diz que Serena é uma gata selvagem e tem o temperamento de um demônio. Brigham faz uma imagem mental de Serena, mas quando finalmente eles se conhecem ela não é nada daquilo que ele imaginou. No temperamento sim, mas na aparência ela é muito mais bonita do que ele tinha imaginado. 

Serena não quer nem conversa com Brigham pelo simples fato dele ser inglês. Dez anos atrás sua casa foi invadida e ela viu sua mãe ser estuprada por soldados enviados pelo rei George enquanto os homens do Clã estavam fora. Desde então Serena cultiva um ódio mortal por todos os ingleses. E Brigham ainda chega com Coll muito ferido pois eles foram atacados por um Clã inimigo dos MacGregors, os Campbell. Mas dizem que uma linha tênue separa o ódio do amor e quando percebe Serena está apaixonada pelo suposto  inimigo. 

Um Mundo Novo

Nessa segunda história do livro, que mais parece um conto já que temos apenas 84 páginas, vamos conhecer Ian MacGregor filho de Coll que nasceu em meio a Rebelião Stuart. E é também em uma guerra que ele fica entre a vida e a morte, e ao fugir pelas terras selvagens do novo continente Ian acaba indo parar na casa de Alanna Flynn, uma viúva irlandesa. Alanna salva a vida de Ian e, enquanto ele se recupera, apesar das diferenças políticas entre eles, já que Alanna não concorda com a guerra, Ian se vê cada dia mais apaixonado por Alanna e ela por ele.



Quando li Hoje e Sempre, quinto livro da Série MacGregors, eu me encantei por essa família criada pela autora, mesmo que nesse quinto livro eu só tenha conhecido a história dos matriarcas da família. Por isso não hesitei em aceitar resenhar o livro cedido pela editora. E sem falar nessa capa que está de encher os olhos. A edição toda na verdade está maravilhosa. Como em todos os lançamentos da editora nesse novo formato, a edição está um arraso, com destaque para as contra guarda, que é uma coisa que amo quando vem bem caprichada.

Acredito que nesse livro especificamente as histórias sejam mais um romance histórico do que de época porque temos sim o romance entre os protagonistas, mas temos não só como pano de fundo, mas os personagens participam ativamente de acontecimentos verídicos, na primeira história a tentativa de Charles Edward Stuart, conhecido como o "Bonnie Prince Charlie", revindicar o trono da Inglaterra, Escócia e Irlanda. Tentativa essa que foi frustada. E na segunda história o protesto conhecido como Festa do Chá de Boston, onde os colonos ingleses na América protestam contra o governo Britânico.

Em Rebelde nossos protagonistas são Serena e Brigham, duas pessoas completamente diferentes que acabam se apaixonando, mas que as diferenças sociais entre eles pode ser uma barreira maior que o amor que os une. Serena me irritou muito em várias partes da história, mas amei ela em outras partes. Gostei muito da força dela e de suas convicções. Gostei dela ser guerreira e lutar pelo que acha certo e principalmente pelos direitos das mulheres. Mas não gostei quando ela insiste em usar seus supostos direitos apenas quando convêm. Quando interessava ela era uma feminista, mas quando queria fazer birra ela usava a expressão "eu sou mulher, o sexo frágil".

Brigham também foi um personagem que eu não consegui me apaixonar. Os mesmo defeitos que vi em Serena, vi nele também. Quando interessava ele argumentava e defendia as mulheres, mas quando ele via que não ia conseguir ganhar usando o diálogo, já baixava o machismo e a posição social dele também. Mas como um todo, a história é muito interessante e serviu tanto para eu conhecer mais sobre a parte ficcional da história, a família MacGregor, como a parte histórica, que eu particularmente não me lembro de ter aprendido na escola. Também era muito ruim de história hehe.

Já a segunda história, Um Mundo Novo, foi bem rápida, já que como citei antes não tem nem 100 páginas. Assim como na primeira história, vamos acompanhar os protagonistas Alanna e Ian se apaixonando e não aceitando o amor por diferenças politicas e por medo também da parte de Alanna já que ela não queria perder mais ninguém que ela amasse para a guerra. Eu gostei bem mais da Alanna do que da Serena. Achei as atitudes dela mais coerentes. As duas na verdade são bem parecidas e pelo que pude ver nos livros da série todas as personagens femininas são fortes e lutam pelos seus. E os homens da série respeitam e incentivam elas.

Enfim, para finalizar essa resenha que já está enorme, só me resta recomendar esse e os outros livros. Acho que mesmo ele sendo o sexto livro da série, dá para ser lido antes dos outros já que as histórias acontecem antes das outras. E assim que der vou ler os outros livros porque eu preciso conhecer mais dessa família que me ganhou nesse e no livro anterior. E essas capas? Não preciso nem dizer mais nada hehe.

Nota:









12 comentários:

  1. Amei sua resenha, ainda não conhecia mas já quero ler :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana, não acompanho a série porque não sou fã de literatura romântica. Mas ela me pareceu ser um prato cheio para quem curte, especialmente romances históricos. Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Adoro a Nora Roberts! Ainda não li nenhum volume dessa série, mas, pelos seus comentários vejo que é uma obra que tem tudo para me agradar <3
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nora roberts é um xuxuzinho de escritoras, eu ja li varios livros dela e não me arrependo de nenhum <3

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Eu quero MUITO começar a ler essa série, todos os livros dela são incríveis, esse em especial, despertou bastante a minha vontade de ler mais um, no caso a série!
    Sua resenha é muito rica.

    Beijos!
    Flor de Outono

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil
    Eu gostei muito dessa capa linda do livro, mas nunca tinha lido um livro da autora, mesmo com todo mundo comentando sobre essa série. Vou tentar colocar na lista.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil! Eu comecei pelo quinto também e me encantei pela família, decidi que preciso ler os primeiros sem falta e logo. Este aqui pelo visto mostra que a força deles vem de longe, está no sangue. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, apesar de não ser fã dos romances da Nora eu acho que vou curtir esses dois livros. Eu gosto de romances históricos/de época e a Ariane lá do blog tb leu e gostou, fiquei com boas expectativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi
    essas capas são lindas, eu to querendo ler, pois só li 4 livros da autora mas mesmo assim goste e esse é um gênero que me agrada, que bom que gostou de ambos os livros, parecem ser bons.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!
    Achei as capas bonitas, mas a historia me parece sempre a mesma coisa KKKK. Como eu já comentei em algumas resenhas suas, ainda não li nada do gênero, mas esse mês vou mudar. Vou adentrar o mundo dos romances de época e vê no que dá, mas não me animo muito por esse por ser série. Quero alguma coisa mais solta por enquanto. Não vou pegar um livro que tem trocentos volumes. Um dia eu chego la e leio Nora Robert, mas no momento não KKKK.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    As capas desses livros são lindas <3
    Eu nunca li nada da autora, mas pretendo mudar isso em breve. Vejo muitos comentários positivos em torno de suas obras e quero ler para checar se é isso mesmo haha Vou colocar na lista!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  12. Oi,Sil :)

    Uma pena que a Serena tenha te decepcionado um pouco. Eu gostei da resenha e adoro romance histórico.

    Bjs,
    Le Café Rouge (https://lecaferouge.blogspot.com/)

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo