03 junho 2018

Resenha | Sob Águas Escuras - Robert Bryndza


Livro: Sob Águas Escuras
Série: Detetive Erika Foster # 3
Gênero: Suspense, Policial
Autor: Robert Bryndza
Editora: Gutenberg
Páginas: 322
Ano: 2018

Resenha:
A Detetive Inspetora Chefe Erika Foster está na pedreira Hayes tentando encontrar a prova que vai manter Jason Tyler, um traficante que controla a rede de tráfico que cobre a região entre South London e Kent, na cadeia. Jason está sob custódia, mas eles precisam de suas digitais na droga para mantê-lo por lá. Por isso uma equipe de mergulhadores estão procurando pelo pacote com os dez quilos de heroína, o equivalente a quatro milhões de libras, que segundo a esposa de Jason, se encontra no lago artificial da antiga pedreira. E por fim eles conseguem encontrar o pacote com a droga, mas um dos mergulhadores encontra outro pacote próximo de onde estava a droga. E quando eles abrem o pacote de plastico cheio de lama e preso com finas correntes enferrujadas, dentro tem um esqueleto de uma criança.

Faz alguns meses que Erika foi transferida para a delegacia de Bromley, mas até então ela não conseguiu se encaixar e ficar a vontade com seus colegas de trabalho, por isso ela não sabe o que dizer quando seu subordinado, o Detetive Sargento John McGorry começa a vomitar diante da visão do esqueleto. Até porque ela também fica sem palavras diante da situação. Mas Erika não trabalha mais na Equipe de Investigação de Assassinatos e sim na Equipe de Projetos, que combate o crime organizado e sua prioridade não é o esqueleto e sim as drogas que vai manter um traficante na cadeia, mesmo que assim que sua sentença sair, outro vá tomar o seu lugar. E essa é uma das coisas que Erika mais sente falta do seu antigo departamento. Lá os crimes eram resolvidos e tinham um fim.

Mas mesmo o esqueleto não sendo sua responsabilidade, Erika não consegue esquecer o que viu, e quando seu amigo, o patologista forense Isaac Strong liga querendo falar com Erika sobre os restos mortais que ela encontrou, Erika não hesita e vai até o necrotério. Isaac identificou o esqueleto. Ele pertence a Jessica Collins, uma garotinha de 7 anos que desapareceu a vinte e seis anos e que na época teve sua foto divulgada em todos os meios de comunicação e mesmo assim ela nunca foi encontrada. Erika sabe que precisa resolver esse caso e pede ajuda de seu ex chefe, o Comandante Paul Marsh para liderar o caso. Paul alerta Erika sobre comandar esse caso e conta sobre como o fracasso afetou Amanda Baker a Detetive que foi encarregada do caso na época. Mas Erika está irredutível e vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para descobrir o que aconteceu com Jéssica. Porém tem alguém que vai tentar impedir isso.

"— Preciso de alguém com pulso firme para conduzir a reabertura dessa investigação. Por que você acha que é a pessoa certa para o caso?
— Não sou uma policial de carreira. Me dedico totalmente aos meus casos. Uma garota vulnerável de 7 anos desapareceu e alguém a jogou como um saco de lixo naquela pedreira. Quero encontrar quem fez isso. Quero justiça para Jessica. Quero que a família dela possa seguir em frente e vivenciar o luto."

Eu vivo fugindo de livros que fazem parte de alguma série que eu não tenha lido os livros anteriores ainda. Mas não sei o que acontece porque eles vivem me perseguindo e acabo lendo eles fora de ordem. Esse é o terceiro livro da série Detetive Erika Foster. É daquelas séries que os livros tem começo, meio e fim, mas que a vida do protagonista segue uma linha do tempo e confesso que mesmo isso não tendo nenhuma relevância para o desenrolar dos acontecimentos a serem investigados, é algo que me incomoda e sempre que posso leio na ordem em que foram escritos. Mas se você tem acompanhado minhas resenhas, viu que ultimamente isso de ler fora de ordem está acontecendo com frequência por aqui. 

Livros de suspense estão entre meus favoritos e como leio muitos, sou um pouco exigente com eles. Confesso que sempre começo as leituras de livros do gênero com um pé atrás, já esperando me decepcionar porque não vou encontrar nada de novo. Mas de vez em quando eu me deparo com um livro como esse que estou resenhando. A escrita do autor é muito boa e já prende logo nas primeiras páginas. Os capítulos são curtos, o que dá uma agilidade na leitura. E a personagem principal é muito interessante, o que deixa o leitor com duas histórias na mão, a história a ser investigada e a personagem em si. O que no meu caso também me fez querer ler os dois primeiros livros da série, porque preciso desvendar essa personagem tão complexa criada pelo autor para protagonizar seus livros.

Como não li os dois primeiros livros, não sei como o autor vinha conduzindo a personagem, nem sei se a escrita dele evolui, mas nesse livro eu achei ele ótimo e não deixou nada a desejar para outros autores famosos que escrevem o gênero. Temos uma trama inteligente que nada nunca é o que parece, com inúmeras reviravoltas que deixa o leitor com o coração na mão e com um final, que se for olhar só pelo final, ele é bem simples e até já foi visto em outras tramas, mas que visto no contexto se tornou um desfecho perfeito para o caso. E se for para comparar com alguma coisa, acho que fãs de Law & Order e Criminal Minds vão se identificar com a trama criada pelo autor.

Erika, como disse antes, é um personagem que me despertou a curiosidade de saber mais sobre ela. Ela foi tão bem construída que o leitor se identifica e torce pela personagem, não apenas para ela resolver o crime, mas também para ela dar a volta por cima em sua carreira. E cheguei até a torcer por um romance, porque sou dessas e quero romance em tudo hehe. E não é só a protagonista, mas todos os personagens foram muito bem construídos, até mesmo os vilões, que no caso só descobrimos quem são no final, mas eles foram construídos de uma maneira que não tem como não se identificar com cada um eles. Enfim é um livro que recomendo para quem gosta do gênero ou para quem quer começar a ler livros do gênero. Quanto a edição, está muito bem feita, com uma capa belíssima que nos faz querer ter o livro na estante.

Nota:






17 comentários:

  1. Oi
    ainda não li nada da autora, mas já li resenhas dos livros anteriores e parecem ser bons, já fiquei curiosa para saber se ela conseguiu resolver o caso do esqueleto da criança, faz tempinho que não leio nada do gênero, que bom que gostou de ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu gosto bastante de thrillers que não exigem que o leitor siga ordem da série pra entender a protagonista; aquela série do Jo Nesbo tem essa vibe também.
    Tô bem distante da vibe desse gênero no momento, acho que saturei total. Mas salvei na wishlist pra procurar futuramente porque teus elogios me deixaram bem curiosa com a história! Adorei a resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana,
    Eu sou fã de livros de mistério, essa série já está na minha lista para eu conhecer. Olha, eu acabei de fazer o mesmo que você, tinha muita vontade de ler algo do Harlan Coben e peguei um livro completamente fora de ordem, fui por indicação e pelo enredo e não me arrependo. Tomara que eu goste desse também. Gostei muito da sua resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil, tudo bem?

    Eu tenho Uma Sombra na Escuridão, do mesmo autor, mas não li ainda porque não li o primeiro e também me sinto da mesma forma que você em relação a linham temporal da vida dos personagens.
    O que mais chama minha atenção na proposta dessa série é que se trata de uma detetive, e não de um homem como é o mais corriqueiro. Que bom que você curtiu mesmo assim. Eu particularmente adoro livros com capítulos curtos, realmente a trama fica ágil e é muito mais fácil dar uma pausa, já que sou daquelas que só para de ler quando o capítulo termina. Hahahahha
    Eu adorava Law & Order e Criminal Minds, então essa associação muito me agradou, hein! Hahahaha
    Assim que eu comprar o primeiro eu começo a ler! :)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Eu fico agoniada com essas capas que a galera está embaixo d'água. Sinto como se fosse comigo.
    Menina, faz tempo que não leio nada de suspense ou policial. Ando muito na vibe só de fantasia e romance hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oiii Sil

    Eu só li o primeiro livro dessa série e gostei bastante, achei o ritmo da leitura bem agradável. Tenho vontade de conferir os dois próximos, mas ainda não sei quando vai dar...

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não consigo não ler os livros na ordem normalmente rs Fiquei curiosa, amo Law e Order rsrs Amo investigações no geral!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  8. Oie Sil =)

    Suspense não é um gênero que eu leio com frequência, mas volta e meia me sinto tentada em dar uma chance a um livro ou outro.

    Estou lendo resenhas bem positivas desse livro, porém o fato de ser um série (mesmo podendo ler os livros fora de ordem), me desanima um pouco. Afinal, o que mais tenho são séries para terminar de ler rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia, nem é o meu género de livro que gosto de ler. Mas gostei da história e da resenha :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderExcluir
  10. Parece bem atraente, vou anotar a dica.

    clebereldridge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil! Fico feliz em saber que mesmo sendo o terceiro livro vc não teve dificuldade na leitura, mas acho que ler em ordem é melhor mesmo. Suspense não é bem meu gênero preferido, mas se a historia é boa sempre compensa a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, td bem?
    Ainda não conhecia, adorei a sinopse, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  13. nossa sil, que incrivel essa resenha ein <3

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Silvana. Eu também prefiro ler livros de uma série na ordem certinha (mesmo que cada um tenha uma trama separada), mas às vezes acontece de ler um fora da ordem, né? Acho que essa série me prenderia, já que adoro tramas de suspense e policiais. Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Eu nem sabia que era série, mas essas capas... parece que fico sem ar ao olhar.
    Por mais que não seja uma temática fácil para mim, quero ler.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil!
    Não sou muito adepto ao gênero não. Por ser medroso, thriller é um tipo de livro que com certeza vai ficar atacando minha ansiedade e eu vou sofrer, por isso nem me aventuro, mas eu vi algumas resenhas desse livro e o pessoal tava falando realmente bem. A mim, ele não agrada não :( Mas fico feliz que tenha sido uma leitura tão positiva. É bom quando o primeiro contato com uma autora ja cativa a gente. Deixa curiosidade por mais.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá Sil,

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro,que me deixou ainda mais curioso, ela está na minha lista de desejados e eu quero muito ler futuramente....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo