21 novembro 2018

Resenha | A Rebelde do Deserto - Alwyn Hamilton


Livro: A Rebelde do Deserto
Série: A Rebelde do Deserto #1
Gênero: Fantasia
Autora: Alwyn Hamilton
Editora: Seguinte
Páginas: 283
Ano: 2016

Resenha:
Amani Al’Hiza é uma órfã que vive na Vila da Poeira, no Último Condado, uma das cidades mais pobres de Miraji, nação dominada pelo deserto. A economia local gira em torno da fabricação de armas, e para sobreviver as pessoas, ou trabalham nas minas de ferro, ou nas fabricas de armas. Depois que sua mãe faleceu, Amani foi morar com seus tios, que apesar de tê-la recebido em sua casa, tratam Amani muito mal e ela sonha com o dia em que vai ter uma vida melhor, o dia em que vai poder ir para Izman, a capital de Miraji. O problema é que Amani não tem nenhum dinheiro para sair da Vila da Poeira. Mas quando ela ouve seu tio falando que já está na hora de Amani se casar com alguém que dome ela, até com ele mesmo se necessário, Amani decide usar a unica coisa que aprendeu a fazer em sua vida: atirar.

Amani sabe que na cidade de Tiroteio existe um concurso de tiro onde o prêmio para o vencedor é o dinheiro que ela precisa para fugir para a capital. E como ela cresceu com uma arma na mão derrubando garrafas vazias, ela sabe que pode sair do concurso vitoriosa. Mas como ela é uma mulher e mulheres, pobres e órfãos não tem vida fácil em Miraji, Amani se veste de menino e se inscreve para o concurso. E ela consegue chegar até a final do concurso, junto com o vencedor da casa e um forasteiro, que atira tão bem quanto ela. Mas antes da prova final, um garoto que apoia Ahmed, o filho rebelde do sultão, é pego como traidor e acaba sendo colocado como alvo dos tiros, o que resulta em uma confusão e Amani precisa fugir sem o prêmio para não ser presa.

No dia seguinte o caminho de Amani e do forasteiro, que diz se chamar Jin, volta a se cruzar. E Amani acaba salvando a vida dele, que está sendo procurado pelo exercito do sultão por traição, e em troca pede que Jin a ajude a fugir para a capital. Ele nega, e antes que Amani possa convencê-lo, começa uma confusão pois tem um Buraqi, um cavalo do deserto feito de areia, vento e fogo solto na Vila. Amani vê ali sua chance de conseguir fugir e até consegue capturar o animal. Mas ela é reconhecida como o "Bandido de Olhos Azuis" do concurso de tiros da outra noite. E quando percebe já está montada no Buraqi com Jin, fugindo do Exército do sultão. E no caminho Amani vai ter que enfrentar não só o exército do sultão, mas também as criaturas imortais que habitam Miraji e seus arredores. E nessa jornada ela vai aprender mais sobre si mesma e vai ter que fazer escolhas que podem decidir não somente sua vida, mas a de todos em Miraji. 

“– Você é este país, Amani. – ele disse, mais baixo agora. – Mais viva  do que qualquer coisa deveria  ser neste lugar. Toda feita de fogo e pólvora, com um dedo sempre no gatilho”.

Eu esperava gostar desse livro, mas não esperava gostar tanto. Gente que livro, que história, que protagonista. A autora inseriu uma mistura de faroeste com mitologia árabe que se passa em um deserto e tudo o que tinha para dar errado, acabou dando certo nessa história. Poderia ser apenas mais um livro de fantasia com os clichês do gênero, mas foi o contrário disso. A história se tornou unica, principalmente por causa do casal de protagonistas, Amani e Jin. Eles se gostam logo de cara, e claro que logo torcemos por um romance. Mas o que marca esse casal, é o respeito que um tem pelo outro, principalmente Jin, que apesar de viver em um lugar dominado pelo machismo, não saiu aos seus.

É lindo de ver como eles se tratam como iguais, como um ouve a opinião e as ideias do outro, eles discordam, mas se respeitam, um sabe o valor que o outro tem. Os dois erram, mas aprendem com os erros, e esse foi outro dos pontos fortes do livro, acompanhar o crescimentos dos personagens, principalmente da Amani, já que a história é narrada em primeira pessoa por ela. E tem vários personagens secundários que ganharam algum destaque do meio do livro em diante e que acredito que terão um papel maior nos próximos volumes da trilogia, como o Ahmed e alguns de seus seguidores.

Outra coisa que gostei foi que a história parece ter sido dividida em duas partes. Na primeira temos mais sobre a vida de Amani na vila, e de como sair de lá é tudo o que importa para ela. Já na segunda parte é onde entra a magia e é onde vemos uma Amani mais amadurecida, uma Amani que já não pensa somente nela, mas no todo e suas decisões agora são diferentes das tomadas no começo do livro. Espero que no segundo livro a autora não mude essa evolução e estrague tudo hehe.

Uma das coisas que também me chamou a atenção foi que a escrita da autora é daquelas que a gente assiste o que está acontecendo, principalmente nas cenas das batalhas. Eu não sou tão fã de filmes de lutas, mas teve uma das cenas que fiquei embasbacada e visualizei tudo o que estava sendo narrado ali. E o final não tem aquele gancho para o próximo livro que te deixa eu preciso ler o segundo, mas gostei da forma como terminou e espero que o segundo livro continue no mesmo nível, até porque agora minhas expectativas estão altas hehe. Quanto a edição está muito bonita e a capa e as cores escolhidas são maravilhosas. Só tenho que reclamar da editora colocar o marcador na orelha. Eu nunca consigo cortar ele certo hehe. Se você gosta de livros de fantasia, com certeza vai amar esse.

Nota:






15 comentários:

  1. Oi Sil,
    HAHAHA por isso eu nem corto o marcador. Deixo lá, eu já sou desastrada nata, vai rasgar tudo.
    Achei a premissa interessante, apesar dos nomes complicados de dar nó na cabeça. E eu amo cenas de ação bem descritas assim, a gente visualiza de um jeito como se estivesse assistindo filme mesmo. Daí dá vontade que façam adaptação, mas nesse caso iam estragar ctz. As capas são lindíssimas.

    Vai ter que combinar o esmalte com as outras também haha

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!
    Queremos que venha marcador no livro sim, mas já cortado! HAHAHAH
    Quando esse livro foi lançado nem me interessei muito por ele, mas fui lendo muitas opiniões positivas como a sua e agora quero muito, acho q vou gostar tbm! rs 😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Sil! tudo bem?
    ameeei a sua resenha! Tinha curiosidade para ler esse livro, mas agora fiquei muito ansiosa!! hehe amo quando a escrita é assim como se estivéssemos assistindo à história. e essa coisa da mitologia árabe, quero muito conhecer!!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem?
    Já havia procurado resenhas sobre esse livro antes e fiquei interessada.
    Agora percebo que há muitos elementos nessa história que com certeza me agradariam.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem?
    Assim que esse livro foi lançado fiquei com muita vontade de ler, confesso que conforme o tempo foi passando não adquiri e a vontade de ler foi diminuindo, mas com esse resenha o interesse tá retornando rsrs...
    Acho que nunca li uma resenha negativa desse livro. Mas fazia algum tempo que não lia nenhum resenha dele...enfim...
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!! Eu fico bem curiosa com essa série porque já li muitas resenhas positivas e outras nem tanto, mas a premissa me parece muito boa! Que bom que vc curtiu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil! Eu amo essa série, é uma das melhores que já li. Realmente parece que uma pistoleira no deserto é algo improvável, mas funciona super bem. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oie Sil =)

    Eu gosto bastante dessa série, mesmo achando que em alguns pontos a autora forçou um pouco a barra.

    Amei ela ter fugido do padrão e se basear em outra "crença" para criar sua história. E a escrita dela é muito fluida, o que deixa a gente com vontade de ler cada vez mais.

    Os personagens são maravilhosos também! Ler a sua resenha me deixou com saudades da história rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro da autora, mas quero muito! Acho interessante as resenhas que postam e ainda não vi resenha negativa. Eu gosto das capas, mas esse negócio do marcador é algo que me incomoda... passei com isso com o livro A rainha vermelha. Não tirei o marcador de lá.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Como as edições dessa coleção são lindas.. fico babando sempre que vejo.. A história é muito legal, não é a primeira vez que vejo elogios.. quero muito ler!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil.
    Eu gostei de A Rebelde do Deserto, mas acabei não amando como você. Muito embora eu concorde sobre a protagonista e o enredo, achei as cenas muito rápidas.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil! Tudo bom?
    QUE SAUDADE DESSE LIVRO E DESSA HISTÓRIA AKSJFNSAOUBGOUGSAOUBGSAOUBGSUA
    Essa é uma das trilogias que mais evoluiu com o passar dos volumes. Eu sou apaixonada pelo desenvolvimento da Amani - e JIN BEBEZUDO SAUDADES <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil
    Eu quero muito muito ler esse livro desde que fui num encontro da Sextante e estavam comentando sobre ele. Apesar de fantasia não ser meu gênero favorito eu fico sempre animada com uma leitura que tem uma ambientação e personagens incríveis. Espero muito ler o quanto antes!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil
    Ainda não consegui ler esta série, sou muito curiosa e adoro fantasia. Acho a premissa muito interessante e estas capas são maravilhosas. Amei as fotos.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Essa trilogia estava na minha lista esse ano, mas vai ficar pro ano que vem.
    Bom saber que a autora narra bem as cenas de ação. Porque eu fico meio perdida com alguns outros.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo