01 fevereiro 2019

Resenha | Natureza Revelada - Karina Pinheiro e Jorge Gomes


Livro: Natureza Revelada
Série: ?
Gênero: Fantasia
Autores: Karina Pinheiro, Jorege Gomes
Editora: Amazon
Páginas: 128
Ano: 2018

Resenha:
Marcos e Jéssica são um dos casais mais badalados do Brasil no momento. Enquanto Marcos é o diretor de uma das maiores empresas de laticínios do país e tem metas cada vez maiores de alcançar, designadas pelo seu pai que também é o presidente da empresa, Jéssica é uma blogueira famosa com milhares de seguidores em suas redes sociais. Com isso Marcos está estressado ao extremo já que sofre pressão o dia todo na empresa e nem em sua casa ele pode relaxar já que tem que estar sempre impecável e ser o casal do momento. Ele só queria poder curtir algumas horas de descanso ao lado da esposa, mas é impossível porque quando não são as gravações de Jéssica, ora é o cabeleireiro, ora é o maquiador e sabe lá mais o que está na sua casa para deixar Jéssica perfeita para seus vídeos.

Por isso Marcos decide que os dois vão viajar e Jéssica já pensa nas compras que vai fazer em Paris, mas tem uma surpresa quando Marcos diz que eles vão acampar no Mato Grosso, na Chapada dos Guimarães. Jéssica tem um chilique, mas aceita ir quando Marcos diz que isso pode ser bom para mostrar aos seus seguidores e também que se ela não for vai cortar seu cartão de crédito. É só chegar ao local e Jéssica já começa a reclamar de tudo, mas disfarça quando é reconhecida por uma fã do seu blog. E a contragosto ela aceita participar de uma trilha com um grupo de turistas. Logo no começo da trilha o guia conta sobre a lenda, que diz que há milênios uma tribo realizava rituais em algumas pedras perto dali e que houve pessoas que desapareceram quando passaram por elas, e nunca mais foram vistas. E é nessa hora que o salto de Jéssica quebra e eles se perdem do grupo. 

Marcos diz para eles ficarem parados no lugar que na volta o grupo vai passar por ali, mas Jéssica entra na mata tentando achar um sinal no celular e acaba no meio do círculo de pedras citados pelo guia, e quando Marcos alcança ela o lugar começa a tremer como se fosse um terremoto e os dois são lançados longe onde ficam desacordado por um tempo. Quando eles acordam veem um cachorro de uma raça desconhecida. O cachorro começa a latir como se pedindo que eles o seguissem, o que eles fazem e acabam em uma cabana que parece ter saído de mais de um século atrás. A cabana pertence a um velho que dá abrigo e comida aos dois e muitos conselhos sobre a natureza, que com o modo de vida que eles levam parece ter sido a muito esquecida na vida deles. E logo depois eles descobrem que viajaram no tempo para algum lugar na Grécia antiga e para voltar, terão que repensar a forma como estão vivendo suas vidas.

Como disse na postagem de parceria, eu acompanho o blog da Karina tem um tempo já e sempre gostei dos seus textos. Por isso quando ela lançou esse livro em parceria com o Jorge Gomes, eu já quis ler ele. O livro traz uma história de ficção, mas inserido na história temos vários pontos levantados pelos autores, que são um puxão de orelha para ver se nós, seres humanos, acordamos enquanto é tempo e repensarmos o modo como estamos vivendo antes que seja tarde demais para tomar uma atitude. Cada vez mais destruímos a natureza que nos rodeia, sempre pensando somente em lucros, ou até mesmo achando que um papelzinho jogado na rua não vai fazer nenhuma diferença.

Os autores usaram a figura da Jéssica para criticar o mal uso da redes sociais. A vida de todo mundo é perfeita nas redes sociais, todo mundo quer postar a foto mais incrível, as vezes até colocando a própria vida em risco. Tudo o que acontece durante o dia é divulgado para quem quiser ver. E sabemos que a coisa não é bem assim, tem gente gastando horrores para mostrar algo que é exatamente o contrário na vida real. E também a pessoa passa horas "vivendo" no mundo virtual e esquece que ela tem uma vida de verdade, com pessoas sendo deixadas de lado porque falta tempo. E o tempo também é a desculpa para quem não tem mais educação, falta tempo para dar um bom dia, para se desculpar por algo e assim vai. 

Eu particularmente sou apaixonada por mitologia grega e fiquei bem feliz em ver que eles iriam viver uma aventura na Grécia antiga. Mas aventura não foi bem a palavra. A história é mais parada e apesar de ter algumas lutas e desafios gregos, típicos da época, a história não tem muita ação. Mas temos as Amazonas, Centauros, Diana e Ártemis, entre os personagens do livro. Quanto ao final do livro não foi bem o que eu esperava, mas se formos olhar a trajetória dos personagens, ele condiz com o que foi proposto na história e também da forma como o livro terminou, abre espaço para uma continuação se os autores quiserem investir. Quanto a escrita deles, eu gostei, porque me vi presa à história e só consegui largar quando terminei o livro, nem vi o tempo passar de tão imersa que fiquei na história. Por isso eu recomendo para quem gosta de uma boa história de ficção, mas que traz bastante coisas para refletirmos, mesmo após o livro ter terminado.


Nota:






16 comentários:

  1. Oi Sil.
    Estava ansiosa pela sua resenha. Gostei muito de como você contou a história do livro e dos pontos que você abordou. Você compreendeu perfeitamente a mensagem que tivemos o objetivo de passar. Terá uma continuação sim, é uma trilogia, a história não para por ai hehehhe
    Beijão

    karinapinheiro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. É sempre interessante dar uma lida antes de tirar conclusões. O conteúdo é bem maior do que um detalhe :)

      Excluir
    2. CONCORDO OH NAY GOD! TEM QUE LER O LIVRO!

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha! À respeito da crítica, eu gostaria de acrescentar que as obras são distintas em diversos aspectos. Eu acredito que cada história tem o seu ritmo e que ora lento, ora acelerado, cada um faz o seu como lhe convém. É apenas um detalhe dentro da imensidão de elementos originais que os autores construíram nesse livro incrível.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,

    Não conhecia o livro e nem os autores. Esse comecinho da história me lembrou totalmente Outlander quando a Claire volta no tempo pelas pedras depois de ver alguns rituais e por esse fato fiquei curiosa para conhecer mais da história.
    Dica anotada!
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,
    Eu adoro quando um livro tem uma mensagem que permanece conosco mesmo após seu término. Pode ser meio parado, pode ter deixado a desejar em alguns quesitos, mas quando algo toca nosso coração, a leitura valeu a pena.
    E eu também amo a mitologia grega!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Quando o assunto é fantasia, eu preciso estar MUITO interessada na trama ou a leitura não rola. Esse parece ser legal, mas só de ver que ele é um pouco parado, já acho que não daria certo pra mim. Porém, fico feliz que tenha sido uma boa leitura pra você!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil
    Eu já pensei muito nesses casais que são reféns disso porque conheço muitas blogueiras famosas que gostam de expor a vida e os maridos, e me passa na cabeça que isso ás vezes não os agrada. Eu gostei do livro e acho que leria.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil

    Achei interessante usar a personagem para criticar essa perfeição forçada que estamos cansados de ver nas redes sociais. E ainda tem as outras críticas nas entrelinhas como você mencionou, só não curti muito a ameaça de cortar o cartão de crédito, bem típico de macho alfa com ego ferido. Hahaha
    No mais, achei o teletransporte interessante, mesmo sendo pra Grécia antiga, período que não chama muito minha atenção. Quando o assunto é mitologia prefiro a egípcia.
    Que bom que você acabou curtindo apesar da pequena ressalva.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e a bem da verdade também não conheço os autores, mas fiquei satisfeita de ver que o dueto deu certo e que você curtiu a leitura.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Que diferente essa mistura com a mitologia. Adoro bastante a misticidade grega e achei interessante. Uma pena ser meio parado, isso me desanimou. Ademais, as lições e o que os autores queriam passam acho que mais prevalece, imagino eu – ainda mais em relação a natureza e ao que está acontecendo atualmente. Acho que eu leria a obra!

    http//our-constellations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Gosto desse tipo de premissa que as críticas batem com a nossa era.
    Gosto muito do Instagram, mas vejo muita coisa absurda por lá envolvendo gastos por likes, que fico horrorizada. Pode soar clichê, a história dela aprender uma lição, mas eu adoro as mensagens que passam. E deu curiosidade pra ver como a mitologia foi inserida.

    Porém, desanimei com os comentários dos "defensores" no seu post, não aceitando ressalvas negativas. Esse tipo de coisa me desanima divulgar qualquer coisa nacional.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvana! Eu tb gosto de mitologia grega e gostei do tema abordado pelos autores, não conhecia a obra, mas pela resenha parece uma boa trama!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi
    não conhecia a autora, confesso que me interessei, ainda mais pela parte critica a respeito das pessoas que querem mostrar uma vida perfeita na internet e que muitas vezes não é realidade.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil!
    Tbm publiquei a resenha lá no blog ;)
    Eu curti a treta no final, sou dessas HAHAHAH
    Tbm achei que "as aventuras" na Grécia Antiga deixaram a desejar!
    As mensagens do livro são bem legais e ele me prendeu tbm!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo