18 fevereiro 2019

Resenha | O Casamento - Victor Bonini


Livro: O Casamento
Série: Detetive Conrado Bardelli #2
Gênero: Suspense
Autor: Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Páginas: 368
Ano: 2017

Resenha:
Conrado Bardelli, também conhecido como Lyra, é advogado, mas o que ele gosta mesmo de fazer é trabalhar como detetive particular. Seu caso mais recente envolve chantagem. Seu cliente é Ricardo Gurgel, um alto executivo que venceu na vida por méritos próprios. Gurgel tem uma amante e alguém sabe disso e está chantageando ele para que o caso não se torne publico. Gurgel cedeu a chantagem nas primeiras vezes e já pagou diversas quantias para o chantagista. Mas na ultima vez que entregou a grana, ele tentou surpreender a pessoa que foi retirar o dinheiro no local e acabou no hospital. E então o chantagista para se vingar, pediu uma quantia absurda a ser entregue em um casamento para o qual a família de Gurgel foi convidada.


E por coincidência Bardelli é amigo do pai da noiva, e também vai estar na festa. O casamento de Diana e Plínio vai acontecer em um hotel-fazenda, onde os convidados poderão passar o feriado prolongado. Quando Diana e Plínio se conheceram e começaram a namorar, ninguém achou que o namoro fosse ir adiante, afinal os dois são completamente diferente um do outro. Mas não adiantou a torcida contrária, eles noivaram e marcaram o casamento a contragosto das duas famílias, que disfarçam, mas não engolem o casamento. E ao chegar ao local do casamento, Bardelli percebe que tem alguma coisa errada no lugar, o clima não é o que deveria se esperar de uma cerimonia tão importante. As pessoas parecem estranhas e tudo parece estar fora do lugar.

Poucas pessoas sabem que Bardelli é um detetive, e acabam contando "coisas" para ele, ainda mais embaladas pelas bebidas que rolam soltas. Mas fora um bilhete ameaçador que foi entregue no quarto da mãe da noiva, Bardelli não consegue descobrir nada de concreto a respeito do chantagista. Então Gurgel recebe instruções para a entrega do dinheiro e junto um aviso para ele não tentar nada como da última vez. Mas Bardelli resolve ficar de vigia e a pessoa não aparece para pegar o dinheiro. E chega o grande dia, e enquanto todos esperam dentro do salão, um crime brutal acontece na antessala. Dona Hortência, tia de Gurgel e a juíza de paz que iria realizar o casamento, é assassinada. Agora Bardelli que tinha um caso de chantagem para investigar, vai ter que encontrar um assassino.

"Estranho imaginar que, mesmo que de formas diferentes, aquilo se sustentava. Estavam no fim de um espetáculo. Só não era um casamento, e sim um homicídio. E aquela era a hora da arrumação. E em vez de tirarem as decorações da festa, tiravam sangue das paredes e um corpo do hotel. Um feriado mágico? Não. Marcante? Com certeza."

Esse é o segundo livro que leio do autor e assim como no primeiro, Colega de Quarto, fui muito surpreendida com o livro. Colega de Quarto é um ótimo suspense, daqueles que te prende do começo ao fim e por mais teorias que você pense, não consegue desvendar a verdade, e passei longe de descobrir quem era o culpado. Em O Casamento, o autor conseguiu ser ainda melhor. Houve uma evolução gigantesca em sua escrita, que já era muito boa e, mesmo O Casamento sendo um livro bem grande para os padrões do gênero, é uma leitura muito rápida, porque a gente não consegue largar enquanto não vê o mistério todo solucionado. E aqui também aconteceu igual ao primeiro livro, pensei em mil coisas e em vários culpados, mas não cheguei nem perto de acertar o que realmente tinha acontecido.


Como salientei em Colega de Quarto, o estilo do autor me lembra muito o da Agatha Christie, de quem sou muito fã. Desde que li todos os livros dela que encontrei aqui no Brasil, fiquei meio órfã desse estilo, crime/investigação/elucidação do caso, e por isso fico feliz ao ver que o autor escreve seus livros de uma maneira que lembra muito o da Rainha do Crime. E só agora ao pegar O Casamento para ler, é que fiquei sabendo que o autor é um grande fã da AC também, inclusive que ele é administrador do grupo Agatha Christie Brasil, do qual faço parte desde que entrei no Facebook. Comecei a ler o livro e o cenário, o desenrolar dos fatos, a investigação, as pistas que vão sendo deixadas ali na nossa cara e que só percebemos no final do livro quando enfim descobrimos o culpado, e por fim as revelações de como tudo aconteceu, logo me deram aquela sensação nostálgica de estar lendo um livro da AC novamente.

E depois analisando a capa, até isso me trouxe a memória os livros dela, que sempre tiveram capas simples, mas com os principais elementos da história. Só que de simples essa capa não tem nada. Ela é perfeita. E mais uma vez quero elogiar a Faro Editorial que vem fazendo um trabalho incrível em suas edições. Desde a capa, a combinação de cores e elementos presentes, a contra guarda, a folha de rosto, entrada de capítulo, a diagramação, tudo é de um capricho só, pensado para fazer a história funcionar. Eu como amante de um bom livro, fico lisonjeada quando pego um livro assim para ler, porque sinto que quando o livro estava sendo idealizado, tudo o que foi feito foi pensando na pessoa que ia ler ele. Diferente de alguns que claramente são feitos não para agradar o leitor, mas para vender.


Mas voltando a história, quero falar do protagonista dela, o advogado e detetive Conrado Bardelli, ou somente Lyra. E se tem alguma coisa negativa para falar do livro é essa, cada hora o homem é chamado por um desses três nomes, as vezes até no mesmo parágrafo. Acho que o autor deveria escolher um deles e seguir em frente, porque isso confunde o leitor, porque passa a impressão de ser três pessoas diferentes. Mas isso é só para falar algo de negativo do livro, porque de resto eu amei tudo. Até o Bardelli que não tinha me conquistado no livro Colega de Quarto, porque sim, ele está presente nas duas histórias, acabei gostando bastante aqui. Consegui ver além do detetive, vi um homem que acerta, mas que também erra, que enfim, é humano. Foi interessante acompanhar suas deduções e descobrir a verdade junto com ele.

Quanto aos outros personagens, não vou falar nada, porque morro de medo de soltar spoilers, porque se falar alguma coisa de suas personalidades, posso estar soltando alguma coisa sem querer, o interessante é o leitor ir descobrindo a verdadeira face de cada um conforme vai lendo. Outra coisa que gostei bastante foi que a história acontece no Brasil, porque mesmo autores brasileiros tem mania de transportar sua histórias para outros países. E para finalizar, é claro que indico o livro para quem é fã do gênero. Como disse antes, você não vai querer parar de ler enquanto não chegar no fim dessa história. E para quem é fã da Agatha, venham matar um pouco a saudade do seu estilo. E ainda com uma adição bem legal, é o estilo da Agatha, mas com toda a tecnologia que temos hoje em dia. Fico aqui pensando no Poirot com acesso a internet...

Nota: 









19 comentários:

  1. Oi Sil
    Eu já vi resenhas mega positivas da obra e fico até feliz de ver um livro de suspense tão bem comentado assim, mas eu não gosto do gênero. Até sinto muita curiosidade, só que a leitura não flui infelizmente, por isso nem vou tentar.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei, Sil!

    Eu já vi muita gente falando deste livro, mas nunca o li nem vi alguma resenha. Que bom que a primeira que vejo são com comentários positivos, né? Assim fico animada com a leitura! Ah, eu também adora a Agatha, mas estou longe de ler todos os livros dela haha Quem sabe quando eu for ler outro livro dela, também não dou uma chance a esse autor!

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!
    Nunca li nada do Victor, mas só ouço elogios. Eu fiquei com um pouquinho de pé atrás por conta da sua comparação com a Agatha Christie. Não tive uma boa experiência com ela ><
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi
    eu já li colega de quarto do autor e gostei muito, que bom que ele também te surpreendeu com a história desse livro, confesso que agora me interesse, antes só tinha visto a capa dele nas redes sociais.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Esse livro é incrível, também lembrei na hora dos livros da Agatha. O Bonini veio para preencher o espaço que ficou vago na minha vida de leitora depois de ler tudo dela que encontrei. Preciso ler Colega de Quarto. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! A Faro está se tornando uma querida para todos né? Catálogo bom e edições lindas! Eu não aconheço o autor, mas gosto muito da Agatha, é uma ótima referência!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oii Sil

    Quando vc falou que o estilo dele te lembra muito o da Aguatha Christie, me convenceu totalmente porque eu adoro o estilo da Agatha e como ela surpreende a gente do nada.
    tenho O Casamento na estante, mas quero ler primeiro Colega de Quarto, pra até comparar também a evolução na escrita do Bonini. Espero gostar

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros que me prendem do começo ao fim, esse parece ser muito bom!
    Niceness Beauty - BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil
    Sou mediadora de um clube do livro na minha cidade o Avalon Book Club e no último dia 08 comemoramos o segundo ano de aniversário do clube assim como no primeiro aniversário do clube o autor Victor Bonini esteve presente, ele além de talentoso é um querido, nos mediadores tivemos a honra de ler seu novo lançamento Quando ela desaparecer em primeira mão acredito que você vai amar... Depois passa lá no instagram do clube para você vê as fotos @avalonbookclub
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!
    Eita, parece um misterio muito envolvente de fato. E essa edição ta bastante linda. Infelizmente, suspense é um gênero que ainda não me anima ler. Quem sabe no futuro.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil.
    Só o fato desse livro se passar no nosso país já me da vontade de ler ele. Gosto de autores brasileiros que deem foco a brasilidade.
    Adorei de mais sua resenha. Fiquei animada para descobrir o que esses personagens escondem.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resenha, Sil. Essa é a primeira vez que vejo uma resenha sobre esse livro e mesmo não gostando muito de livros de suspense anotei a sua dica. Essa história parece ser ótima!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, Como Vai?
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a edição muito linda! Além disso parece ser uma boa história ;)
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,

    Nunca li nada do autor, mas fiquei curiosa depois dos elogios que você deu para ele.
    Bom saber que a escrita dele evoluiu ainda mais nesse livro.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  15. Oie!

    Não conheço o autor, mas só em saber que tem uma escrita parecida com a da Agatha Christie rainha, já fiquei interessada! kkk

    Bjuus
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil.
    Ser lembrado como Agatha é realmente o melhor elogio que alguém poderia receber.
    Estou desejando esse livro há um tempão.
    Preciso.

    Tenha uma ótima noite.
    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil,
    Bom, do que já que li e assisti das obras da Agatha me fizeram se torna fã de sua criatividade investigativa também. Então, vou ficar ainda mais ansiosa aguardando esse livro chegar aqui junto com o novo. E amei ainda mais o caso se passar no Brasil.
    Amo demais essa capa. Sua resenha ficou maravilhosa.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil! Adorei tua resenha!
    E eu tbm adoro encontrar autores que me lembrem a Agatha, então a dica está anotadíssima, pois nunca li nada do Victor!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece prender do início ao fim, amo a capa e quero muito ler..

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo