17 fevereiro 2019

Resenha | Vox - Christina Dalcher


Livro: Vox
Série: Não
Gênero: Distopia
Autora: Christina Dalcher
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Ano: 2018

Resenha:
Em Vox vamos acompanhar a história de como as mulheres perderam sua voz e consequentemente sua liberdade, através da protagonista, a Dra. Jean McClellan, ou melhor, ex doutora, porque as mulheres não podem mais trabalhar fora. As coisas foram tomando forma aos poucos e quase ninguém acreditava que ia chegar a esse extremo, mas então aconteceu. Um novo presidente assumiu o poder e ao seu lado um líder religioso que prega a supremacia dos homens sobre as mulheres. Dai a criar prisões de trabalho forçado para todos que não encaixavam no padrão da família tradicional homem e mulher, foi um pulo. O movimento acabou ganhando a simpatia de homens e mulheres que se chamam de Puros e que acreditam que o homem pode tudo e a mulher só resta obedecer seu pai ou marido.

E para começar, as mulheres ganharam um novo acessório, uma pulseira que conta as palavras ditas durante o dia e cada mulher só tem direito a 100 palavras. Quem fala mais que isso leva um choque como aviso e se continuar, a intensidade vai aumentando e pode até matar. Depois elas perderam seus empregos, afinal o dever da mulher é cuidar da casa, do seu marido e filhos. Então foram proibidas de estudar, as mulheres só vão a escola para aprender corte e costura, culinária e a fazer contas para poder realizar as compras da casa. Dai em diante foi uma coisa atrás da outra, o marido toma conta de tudo, desde a correspondência que só é entregue aos homens, até aos canais de tv que somente eles tem acesso aos canais que não sejam programas do governo ou a programação sem censura que antes eram somente para as crianças.

E foram instaladas câmeras por todos os lugares para que as pessoas não criem outras maneiras de comunicação, como a linguagem dos sinais ou por gestos. Jean se sente vivendo no inferno. Ainda mais que antes disso tudo ela trabalhava buscando a restauração da fala em pessoas que perderam ela por um motivo ou outro. Mas então numa reviravolta, o governo precisa que Jean termine seu trabalho. A história oficial é que o irmão do presidente sofreu um acidente e eles precisam da cura que Jean estava pesquisando antes de perder seu emprego. Mas Jean descobre que a história verdadeira é bem pior do que ela imaginava. E enquanto ela fica sem saber o que fazer, Jean descobre que não é somente ela que está insatisfeita e que existe sim uma resistência.

"Minha culpa começou há décadas, na primeira vez que não votei, nas vezes incontáveis em que disse a Jackie que estava ocupada demais para ir a uma de suas passeatas, fazer cartazes ou ligar para meus congressistas."

Esse livro chegou aqui em casa furando fila. Eu já tinha lido algumas resenhas dele e sabia o que esperar, mas ainda assim fui surpreendida pelo quanto a história é perturbadora. Sabe aquele misto de ficção com realidade? Eu não conseguia deixar de pensar, em cada palavra que eu lia ou em cada coisa que acontecia, que aquilo tudo pode estar acontecendo aqui e agora e assim como a personagem do livro, estamos achando que não é nada, que "imagine, isso nunca vai acontecer, as coisas nunca vão chegar a esse ponto". A semelhança com a realidade é tão grande que dá arrepios. Ainda mais no cenário politico atual que estamos vivendo. No livro a história acontece nos EUA, mas é impossível ler o livro e não associar com o que vem acontecendo no nosso país.

São tantas situações, tantas palavras e frases idênticas ditas pelas lideranças no livro e por nossos lideres atuais que não podem ser mera coincidência. Já no começo do livro a protagonista fala sobre como ninguém conseguiu fugir para outros países já que foi construído um muro que separa o EUA do México. E dai a gente fica e não é isso que está em andamento? E outras declarações como crianças vestir uma ou outra cor de roupa, e tantas palavras e atitudes machistas que hoje felizmente ainda podemos decidir ignorar ou responder a altura e que quando ignoramos e achamos que tudo bem, essa nossa atitude pode estar levando a humanidade para algo que nem nos tempos patriarcais a mulher chegou a sofrer tanto.

Pela família da Jean dá para ter uma ideia de como funciona o novo governo. Patrick o marido e chefe da família comanda tudo, todas as decisões devem ser dele e durante a história vemos como Jean o odeia por ser passivo, mas se fosse no tempo atual ele seria o homem ideal por ser gentil e preocupado com a família. Steven o filho mais velho, eu queria esganar, mas tenho que reconhecer que a autora usou de seu personagem para mostrar como a coisa vai tomando forma ainda quando se é um adolescente, como uma ideia aqui, uma sugestão ali, foi transformando o adolescente apaixonado pela vizinha em um homem intolerante e um projeto de fascista. E em Sonia, uma garota de seis anos que é incentivada por pequenos prêmios a se manter calada o dia todo.


Que angustia. Eu não sei como reagiria estando no lugar da Jean. Não poder se expressar, não poder perguntar como foi o dia dos filhos na escola e nem poder consolar a filha quando acontece alguma coisa. Que situação horrível. Eu ia ficar louca com certeza. Eu e minha mãe conversamos o tempo todo, é a primeira coisa que fazemos de manhã antes de levantar da cama e a última antes de dormir. E sem falar que levo xingo dia sim e o outro também no meu serviço porque falo demais hehe. Por isso fica ai o alerta para todos. Homens leiam esse livro e mudem seus pensamentos antes que seja tarde. Mulheres vamos parar de fingir que está tudo bem e lutar pelo feminismo.

Eu só não dei nota máxima para o livro porque a autora inseriu um romance/traição que ficou tão em segundo plano que poderia ter passado sem ele que não teria feito nenhuma diferença, e achei que até ela perdeu algumas páginas que poderia ter sido aproveitada de outra forma. Talvez no final do livro, que foi muito corrido. Pela situação toda, achei que tudo se resolveu muito fácil para todas as partes. Li algumas resenhas comparando o livro com O conto da aia, como não li  não posso opinar. Quanto a edição, a Arqueiro está de parabéns porque o livro está incrível. Essa capa já mexe com a gente antes de iniciar a leitura e me surpreendi com a sinopse escrita na orelha que tem exatamente 100 palavras. Leitura mais que recomendada.
#cempalavras #sempalavras

Nota:






19 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem com você?

    O livro Vox está na minha lista de próximas leituras, devido ao projeto Lendo Ditopia.
    Que bom que gostou da leituras. Essa questão do Muro o presidente dos EUA não vai descansar até conseguir o que quer infelizmente.
    Já quero ler esse livro urgentemente.

    Até mais!

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sil

    Morro de vontade de ler esse livro, me lembra muito outros como O Conto de Aia e acho o assunto mega interessante. Só achei frustrante esse final meio corrido, ja havia lido sobre isso em outras resenhas, uma pena, e o romance desnecessário é um errinho que vários autores andam cometendo, mas no geral não é algo que me incomode não.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Aconteceu o mesmo comigo! Eu acho que a autora se perdeu muito no livro e era pra ser uma coisa X e virou outra coisa a leitura. Fiquei um pouco decepcionada com o final e acho que ela poderia ter focado em outras coisas a história.
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Sil =)

    Estou bem curiosa para ler esse livro, pois li muitas resenhas positivas dele e realmente acho que ele debate um tema atual. Uma pena a autora ter se perdido um pouco no meio do caminho, mas o importante é que no geral a leitura valeu a pena.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    logo no inicio da sua resenha, já fiquei pensando na realizado de hoje e da medo. Uma leitura que deve ser bem reflexiva ainda mais pelo nosso cenário atual, deve ser realmente uma boa leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A sinopse tá bem curta mesmo e bem feita demais! Amei, já quero ler <3

    nicenessbeauty.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bom?
    Esse livro foi soco atrás de soco no meu emocional, mas que leitura! Deu raiva e deu nervoso e muita angústia, como você disse, mas é uma história extremamente pertinente (e assustadoramente atual) que todo mundo deveria ler.
    O final realmente foi meio apressado, mas acho que eu tava num desespero tão grande que nem percebi UHASUHASUHUHASASUHUHAS
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Puxa Sil, uma pena o fim do livro ter sido tão corrido! Mas apesar das ressalvas eu achei a história bem interessante. Ainda quero ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil! Eu estou louca para ler esse livro mas igualmente a voce, acho que ele pode ser perturbador demais e por isso ainda não comecei, mais por causa do emocional mesmo e das comparações que vemos aos dias de hoje. Mesmo assim espero gostar!

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!!!
    Que história mais angustiante! Não consigo imaginar como seria viver dessa forma. Infelizmente, creio que o livro tenha sido escrito com o intuito de criticar uma situação real que vivemos onde as mulheres são vítimas da política de patriarcado que existe.
    Mas enfim... achei a história interessante. Acho que ficaria muito desesperada lendo.
    Beijos!!

    Borboletra

    ResponderExcluir
  11. ah eu to DOIDA pra ler esse livro, gosto demais desse tema, desse tipo de distopia que tem tanto a ver com a nossa sociedade atual, fiquei ainda mais curiosa com a sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, tudo bem?
    Achei a primeira metade do livro sensacional, mas pra mim a segunda parte (a parte mais "espionagem" lá no laboratório) se perdeu demais. A morte do Patrick foi totalmente aleatória, por exemplo. Acho que a autora não soube finalizar tão bem quanto começou. Mas é uma obra incrível apesar disso!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil

    Nossa, que coincidência, também postei a resenha do livro ontem e nossa opinião ficou muito parecida, até em relação ao romance e tal! Hahaha <3
    Também não li O Conto da Aia ainda, está no meu projeto, mas fiquei bastante assustada com a abordagem que Vox fez.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, tudo bem?
    Faz um tempinho que estou querendo ler esse livro, adorei sua resenha
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  15. Pelo que leio nas resenhas e pelo que vi na sua também, é que esse livro está muito na época de ser lido. Mesmo sendo ficcional, da para trazer para o nosso "mundo real" vários aprendizados. Quero ler em breve!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Estou muito ansiosa pra ler esse livro! Cada resenha que leio é uma vontade a mais de ler. Ao mesmo tempo sei que vai ser um soco no meu emocional e não tô preparada.
    Beijos!
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil.
    Esse livro será minha próxima leitura e só posso dizer que estou ansiosa por ele. Li O Conto da Aia e sinceramente, eu adorei, mesmo com o final mais rápido da obra. Sou apaixonada por obras críticas, e certamente esse tem um punhal delas.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil!
    Adorei ler a sua resenha! A minha nota também foi quatro e o motivo foi os mesmos que os seus. Achei que, para uma sociedade tão complexa que a autora criou, ela poderia ter expandido e ter explorado um pouco mais. Ademais, é uma leitura claustrofobica que eu também indico. É muito triste ver similaridades com a nossa realidade. Dá medo :(

    Our Constellations

    ResponderExcluir
  19. Esse livro está na minha lista de desejo a tempos, mas o bichinho não baixa o preço. Mas em breve eu irei comprar. Essa reflexão a que ele nos leva a ter é de extrema importância na realidade que estamos vivendo. Amei conferir suas impressões. Beijos amiga.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo