21 maio 2019

Resenha | Agora e Sempre - Judith McNaught


Livro: Agora e Sempre
Série: Sequels #1
Gênero: Romance de Época
Autora: Judith McNaught
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 350
Ano: 2019

Resenha:
Quando pensava em seu futuro marido, Victoria Elizabeth Seaton sempre desejou ter um casamento como o do seus pais, até um dia, quando tinha quinze anos, descobrir que sua mãe Katherine nunca amou o seu pai. Foi então que ela prometeu para seu pai que nunca ia tentar ser feliz com alguém que não a amasse. E por isso quando seu melhor amigo Andrew lhe confessou seu amor e disse que assim que seu pai permitisse se casaria com ela, Victoria concordou. Mas o noivado nunca aconteceu porque quando Victoria completou dezoito anos, a idade estipulada pelo seu pai para eles assumirem um compromisso, um acidente trágico levou seus pais. Com Andrew fora do país, Victoria e sua irmã mais nova Dorothy ficaram a mercê de um amigo de seu pai, que foi quem descobriu que Katherine era neta de uma duquesa e que havia se mudado da Inglaterra para a América brigada com a avó.  

Antes de morrer Katherine disse dois nomes, o da avó, a duquesa de Claremont e o de um primo, Charles Fielding, Duque de Atherton. Então o responsável temporário pelas garotas escreveu aos dois informando sobre a situação. Mas a duquesa ainda não perdoou a neta por não querer se casar com o homem que ela havia escolhido e ter preferido fugir com um homem sem um pingo de sangue nobre, e quando ela vê a foto de Victoria, que é a cara da mãe, decide que vai aceitar somente Dorothy em sua casa e diz a Charles que cuide de Victoria, já que no passado ele foi apaixonado por Katherine. E ainda diz que vai fazer o casamento do ano ao casar Dorothy com o filho do homem que Katherine recusou. Mas Charles não vai deixar a duquesa ter esse gosto e sem falar nada com o sobrinho, Jason Fielding, marquês de Wakefield, coloca um anuncio do casamento dele com Victoria nos jornais.

Quando Jason descobre sobre o casamento fica furioso, ainda mais que ele pretende nunca mais se casar depois do que aconteceu em seu primeiro casamento. Sua esposa que lhe traia na frente de toda a sociedade, morreu ao fugir com um amante e junto estava o filho deles que ela havia levado para poder pedir dinheiro a Jason em troca da criança. Por isso quando Victoria chega na residencia do marquês, é recebida com quatro pedras na mão. Mas Victoria que não faz ideia sobre o noivado e acredita que Andrew virá atrás dela, fica estarrecida com o comportamento de Jason. E sua estadia na mansão só não é pior porque ela se dá muito bem com Charles, que se aproveita da situação para conseguir colocar seus planos em prática. Ainda mais que ele percebe que Jason não é tão indiferente assim a Victoria quanto diz, e pelo jeito ela sente o mesmo. 

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora, mas sempre vi elogios aos seus livros e estava curiosa para ler algum livro dela. Por isso agradeço a editora por ter me enviado o livro. A primeira coisa que chama a atenção é essa capa maravilhosa, e olha que nem gosto de amarelo, mas amei a capa e toda a edição está muito bem feita. A escrita da autora também me ganhou. É viciante e envolvente. Eu li ele em um dia e logo nos primeiros capítulos já estava envolvida na história e já torcia pela personagem principal. Tanto que por vezes queria entrar na história e me meter no meio para resolver as situações, que por falta das pessoas dizerem o que sentem, quase que não tem um final feliz. O que seria inédito em um romance do gênero. 

Como disse, a Victoria me ganhou logo no primeiro capítulo. E não foi só eu. Ela é aquele tipo de pessoa que a gente gosta de graça. Onde ela chegava mudava a vida das pessoas com sua alegria e bondade. Uma coisa que achei legal foi a autora não ter escrito uma mocinha a frente de seu tempo que desafia as regras sociais e sim uma mocinha que respeita as regras, mas que impõe sua vontade de outra maneira, ela tem um jeitinho de fazer acontecer sem precisar desrespeitar ninguém. E por gostar tanto dela foi que odiei o protagonista masculino. Aqui temos aquela velha história usada por quase todos autores do passado traumático. Eu entendo, mas não aceito. Por mais que a pessoa tenha sofrido no passado, porque descontar em alguém que até o momento só demonstrou que quer o seu bem?

Eu queria entrar no livro e falar algumas verdades para o Jason. Machismo puro! Mas por outro lado gostei de a autora ter sido realista e condizente com o que acontecia de verdade nessa época, a coisa era daquele jeito mesmo, ou até pior para as mulheres. Outra coisa que me irritou bastante foi outro clichê, o das pessoas não falarem o que estão sentindo e a confusão só vai aumentando. Deduz o que quer e toma atitudes horríveis baseado em algo que a pessoa acha que aconteceu. E teve uma cena que fiquei em dúvida, a da primeira vez deles, não sei se foi estupro ou não. Quem leu diz nos comentários o que achou. Mas ri muito da cena onde a Victoria recebe a explicação de como será essa primeira vez. Ainda mais que quem explicou o que ia acontecer foi uma mulher solteira que nunca teve uma relação sexual.

As outras cenas cômicas do livro ficou por conta dos "velhinhos" da história. Quanto ao Charles, não sei porque entrou na categoria de velho, já que ele estava na faixa dos cinquenta anos. Mas tanto ele como a duquesa me fizeram dar boas risadas com suas tramoias para juntar Victoria e Jason. Charles roubou a cena em vários momentos e depois da Victoria, foi o personagem que mais gostei no livro. E quem me ganhou também foram os empregados da casa. Nunca vi uma rede de fofoca tão bem organizada. Mas enfim, não dei nota máxima por causa de algumas atitudes do Jason, mesmo que ele tenha se regenerado depois, mas é uma história muito gostosa de se ler. Queria muito um livro com a Dorothy, mas pelo que vi, os próximos livros da série não tem ela como protagonista.

Nota:






18 comentários:

  1. gosto bastante desse tipo de romance historico, ainda nao conhecia essa autora e gostei bastante dessa indicação de livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Gosto dessa temática do livro, os assuntos são bem fortes e concordo quando você diz que a vontade de entrar no livro e falar umas boas verdades. Às vezes o óbvio pra gente é irreal para muitas pessoas.
    Amei sua resenha.
    Beijocas.

    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Personagem machista dá uma raiva. Mas parece ser uma história interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei do tema abordado no livro, fiquei curiosa para ler
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Também não curto essa de passado traumático ser desculpa para ser escroto! Mas quero ler por causa da mocinha diferente...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Lendo sua resenha percebi que a autora repetiu nesta obra alguns aspectos cômicos que encontrei em outro livro dela que li. Eu vou ler este em breve e espero gostar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bom?
    Ihhhhhhhh que tu já me apontou um ponto que me fez virar a cara pra esse livro :v passado sombrio pra justificar escrotidão NOT TODAY, SATAN!
    Eu já tinha trauma dessa Judith por causa de um estupro romantizado em outro livro dela, vou passar longe mesmo...

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei o enredo desse livro, fiquei bem tentada a ler por misturar o romance com partes cômicas
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,

    Tivemos opiniões super parecidas com esse livro. Eu adorei a personalidade da Tory, é super fácil de gostar dela. Já o Jason é bem complicado de simpatizar rs.
    Queria muito um livro com o Andrew e a Dorothy também, pois seria muito bacana ver mais dos personagens.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil

    Nossa, a capa tá maravilhosa mesmo! Não tem nem o que dizer. Eu gostei bastante da sua resenha, da história, e imagino o nervoso que você deve ter passado com o pessoal que não fala o que sente e com o machismo da época. Eu sempre fico MUITO irritada quando tudo começa a dar errado porque ninguém se comunica hahahahha
    Com certeza anotei a dica!

    Beijos,
    Caverna Literária

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil.
    Bom seria encontrar personagens assim durante a vida, né?
    Sem dúvidas seria tudo mais doce.
    Adorei a sua resenha, embora nunca tenha dado nada ao livro quando vi a capa.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente, adorei a capa! Gosto de livros de época e romances me chamam ainda mais a atenção. Gostei da resenha, gostaria de poder ler também!

    Beijo
    www.leiapop.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil
    Eu já li outra obra da Judith e gostei bastante, eu me irrito muito com personagens masculinos das histórias mas não me importo e acabo torcendo no final. Espero gostar de qualquer forma!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, tudo bem? Eu fiquei um pouco confusa com o enredo, mas acho que lendo deve ser mais fácil de entender. E Judith tem dessas, né? adora complicar as tramas! Gosto muito da escrita dela e já quero ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Eu quero muito conhecer os romances da autora, sempre leio elogios também
    Também não gosto de amarelo, mas a capa está bem bonita.
    Gostei da premissa desse, mas uma pena que o cara dá essas escorregadas.
    Adoro idosos em livros assim, são sempre divertidos.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  16. Oi
    vi essa capa em várias páginas do facebook, a história chamou minha atenção e que bom que gostou da primeira experiencia lendo livros da autora, mesmo tendo um pouco de problema com o protagonista.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Sil,

    Esse é mais um livro que eu fico conhecendo aqui, gostei da premissa e sua resenha me deixou curioso....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Esse livro está na minha lista de desejo a tempos e amei a nova capa. Pretendo comprar ele e o outro da autora o qnt antes. Amei saber sua opinião. Beijos

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo