28 maio 2019

Resenha | A Amante - Danielle Steel


Livro: A Amante
Série: Não
Gênero: Romance
Autora: Danielle Steel
Editora: Record
Páginas: 280
Ano: 2019

Resenha:
Vladimir Stanislas é um bilionário russo detentor do monopólio da siderúrgica russa, mas apesar de todo dinheiro que tem, ele é uma pessoa simples e gosta de passar despercebido. E diferente de seus amigos, ele não deseja formar uma família. Esposa e filhos não estão na sua lista de prioridades, pelo contrário, ele não quer nada que o prenda ou o deixe vulnerável. Por isso ele coleciona uma lista de amantes. Todas mulheres belíssimas que sabem bem o que esperar da relação. Elas são muito bem recompensadas desde que estejam sempre disponível para ele. No momento a amante escolhida é Natasha Leonova, uma garota que ele tirou das ruas há sete anos e por enquanto tem sido satisfatória em tudo.

Natasha sabia bem o que esperar quando aceitou ser a amante de Vladimir. Em nenhum momento ela foi enganada. E aproveita ao máximo tudo o que o dinheiro de Vladimir pode lhe oferecer. Quando eles se conheceram, Natasha vivia na extrema pobreza e agora que tem o dinheiro de Vladimir para usufruir, ela usa para aumentar seus conhecimentos. E o medo de voltar a ser pobre é um que Natasha compartilha com Vladimir, que também já foi muito pobre quando era criança e construiu sua fortuna com muito trabalho e esforço. Natasha pode manter uma conversa sobre qualquer assunto com Vladimir e seus amigos, pois, aproveita o tempo que passa longe dele estudando e aprendendo, e um de seus assuntos favoritos é a arte.

Vladimir gosta de colecionar quadros e ele deseja muito ter um de Lorenzo Luca, um pintor que morreu quando começou a fazer sucesso e suas poucas obras foram herdadas pela esposa Maylis, que se recusa a vender as telas por motivos sentimentais. Mas Maylis abriu um restaurante onde expõe as obras do marido, o Da Lorenzo. É um restaurante muito requisitado com uma lista enorme de espera, mas finalmente Vladimir e Natasha conseguem conhecê-lo. É assim que Natasha conhece Theo Luca, que estava trabalhando no restaurante fazendo um favor para a mãe. Theo foi o único filho de Lorenzo que herdou o talento do pai. E assim que coloca os olhos em Natasha, Theo fica fascinado por ela. E ele fica tão obcecado que até pinta um quadro dela, mesmo sabendo que Natasha é inalcançável. E propriedade de um dos homens mais poderosos do mundo.

Esse é o décimo livro que eu leio da autora, mas já fazia mais de dez anos que eu não lia nenhum livro dela. E não sei se foi meu gosto que mudou durante esse tempo, mas não gostei do livro o tanto que achei que ia gostar. Eu tive bastante dificuldade com a leitura e demorei um final de semana inteiro para ler o livro que não tem nem 300 páginas, o que habitualmente eu leria em um dia se a historia fluísse bem. Mas a dificuldade que tive são pontos característicos da escrita da autora, que é considerada a dama do romance. Seus livros tem aqueles romances mais trágicos, um dos protagonistas, geralmente a mulher, não nesse, é muito rico e os finais nem sempre são os mais felizes. A autora se aproxima mais da realidade e foge da fantasia.

Mas o que me incomodou mesmo no livro é que ele é muito mais descritivo do que narrativo e quase que não tem diálogos, o que tornou a leitura mais lenta. Eu não me incomodo quando tem muita descrição, até porque deve ser assim para fazer o leitor ser transportado para dentro das páginas do livro. Mas isso não aconteceu aqui. Apesar de todo o cenário, a historia se passa em sua maior parte em Paris e os personagens viajam para vários lugares aos arredores, eu me vi de fora da história, apenas lendo mesmo. Não consegui me envolver nem com os dramas, nem com os personagens. E também outra coisa que me incomodou, o que como citei é uma característica da autora, temos muitas cenas onde a descrição de bolsas, joias e roupas de marcas de renome são citadas a exaustão e até parecia que a autora estava recebendo para fazer propaganda.

Mas apesar de tudo isso que falei, eu gostei da história. Não é aquele livro que vai marcar, mas é ótimo para passar o tempo. E também pelo que percebi, quem aprecia mais os livros da autora são mulheres acima de trinta, quarenta anos, por isso indico para quem está nessa faixa etária. O título do livro me enganou. Quando li amante achei que fosse ter traição, porque é a definição que a gente tem em mente quando pensa em amante. Por isso fui pesquisar e a palavra também serve para definir mulheres como a nossa protagonista, prostitutas de luxo. E aqui encontrei uma coisa bem interessante a ser debatida. No caso Natasha não é casada, mas quantas mulheres não vivem dentro de casamentos, mas não passam de adornos e propriedades de maridos. Achei esse tema bem interessante e gostei da autora tê-lo abordado. 

Temos duas histórias no livro, a principal com Vladimir, Natasha e Theo e uma subtrama com Maylis, Lorenzo e Gabriel, representante de Lorenzo e confesso achei a segunda mais interessante. Aqui também a autora abordou um tema que gostei, onde o morto, ainda é tão presente e acaba se tornando algo que nunca foi, aos olhos da viúva. Natasha foi o personagem que mais gostei, mas tenho minhas ressalvas, porque ora ela era muito inteligente, e ora inocente demais. Mas gostei que em certo ponto do livro ela se empoderou e tomou as rédeas da sua vida. Enfim, é uma história agradável para quem gosta de romances realistas, e é para essas pessoas que indico o livro. A edição está muito bem feita com essa capa ao mesmo tempo serena, mas que mostra a força da protagonista. E o nome da autora está em alto relevo, o que dá todo um charme a capa.

Nota: 











15 comentários:

  1. Amei sua resenha, principalmente pela sua sinceridade, uma pena o livro não ter te fisgado! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que os autores tem que ter um cuidado na questão da descrição. Dependendo da história ela se torna cansativa se tiver muitas coisas desnecessárias, eu sofro bastante com isso lendo alguns livros também. Fora essa questão que vc levantou sobre a escrita da autora, o livro parece interessante. Adorei a resenha!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Já li alguns livros dessa autora
    Tenho vários romances dela pois sao livros que enconttava facilmente em sebos
    Mas já faz um bom tempo que não leio nada dela e concordo com você os romance são dramáticos e realistas
    Dos livros dela lançados recentemente tenho vontade de adquirir o romance histórico a A Duquesa

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem? Apesar de ser famosa esse será o terceiro livro que leio dela, então não sei bem como vai ser, se vou gostar ou não, mas acho que as descrições talvez me incomodem tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,
    Tenho muita curiosidade em conhecer algum romance da autora. Ela é bem famosa lá fora mesmo, e alguns deles foram até adaptados. Mas lendo sua resenha, não difere nada dos romances de banca né? A história é bem parecida, mas pelo que você citou ela sai do lado mais fantasioso. Achei a premissa interessante, ainda mais que você disse que não envolve traição.

    E eu não suporto essas descrições de marcas. Acho fútil demais.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!
    Confesso que atualmente nao ando muito na praia de romance e prefiro mais comedia boba pra ler do que realistico, mas a autora e muito indicada por uma amiga. Ela ama as obras e as personagens.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil
    Eu li Um homem irresistível da autora e encontrei o mesmo problema. A leitura estava se tornando arrastada, aí eu passava a leitura correndo só lendo os diálogos, que não eram tantos. Essa experiência ruim me fez dar nota 2 pro livro, infelizmente e eu não quero ler algo dela por enquanto.
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha. Eu adoro esses livros com histórias mais reais e esse parece ser muito bom, acho que o fato de pouco diálogo não me incomodaria.
    Eu nunca entendia o termo amante antes tipo quando alguém fala 'minha namorada, minha amiga e amante' e depois de muito tempo que fui entender direito rs
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  9. Vi várias pessoas criticando ou não gostando tanto assim da história desse livro. Talvez não tenha sido seu gosto que mudou, talvez a história foi mal construída :/

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! Faz mais de dez anos que não leio nada da autora e estou curiosa para saber se os romances delas ainda vão causar em mim o mesmo impacto de antes. Em breve lerei, mas parece que não é o melhor dela. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Tudo bom?
    A Raquel vai ler esse título pro blog porque ela curte mais narrativas no estilo da Danielle. Sei que se eu tentasse não ia conseguir avançar na leitura, empaco com descrições como tu mencionou :S

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Sil! Não costumo ler livros desse gênero (para falar a verdade tenho um certo bloqueio com livros de romance), e nem conhecia a autora. Quando leio uma história que não me prende totalmente, também demoro dias para terminar a leitura e muitas vezes acabo largando o livro mesmo haha. Lendo sua resenha e a sinopse o livro acabou não me interessando também, mas amei a postagem!

    Beijos!
    Estante Bibliográfica > blog novo!

    ResponderExcluir
  13. Oiii Sil

    A Ivy leu esse livro pro blog e também achou mais ou menos, dei uma lida na resenha dela e ela teve as mesmissimas dificuldades. A história parece ser bem tipica né? Sem grandes reviravoltas, nem nada, mas o fato de ter pouco diálogo que me deixa receosa demais, não gosto de livro excessivamente narrativo, sem interação dos personagens.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem.
    Eu adorei sua resenha, parece ser muito bom esse livro.
    Beijos

    https://cabelosdeprincesa01.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Eu acho a escrita da Danielle um pouco arrastada, confesso que os livros que li dela demorei muito para me envolver na premissa e por isso (e pelo título passar uma impressão errada) eu não tinha me animado a ler esta obra.
    Eu jurava que era a história de algum cara que traia a família com outra pessoa, rs.
    Bom saber que não é, mas mesmo assim, eu fico um pouco desanimada para arriscar.
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo