24 setembro 2019

Resenha | Penitência - Kanae Minato


Livro: Penitência
Série: Não
Gênero: Suspense
Autora: Kanae Minato
Editora: Gutenberg
Páginas: 192
Ano: 2019

Resenha:
Em uma pacata cidadezinha rural no interior do Japão, não existem muitas coisas para se divertir. Por isso as brincadeiras das crianças acontece praticamente dentro da escola onde estudam, mesmo nos fins de semana, nos feriados e até nas férias. É lá que encontramos as amigas Sae, Maki, Akiko e Yuka, todas com dez anos e que são amigas desde que nasceram. Mas recentemente o grupo das garotas aumentou, pois Emily veio com os pais de Tóquio. O pai de Emily é um executivo da Companhia Industrial Adachi, uma fábrica de instrumentos de precisão usados em hospitais e pesquisas, que veio se instalar na cidade por causa do ar puro da mesma. Antes de Emily, as garotas adoravam as Bonecas Francesas, que praticamente cada família da cidade tem uma em sua sala em um lugar de destaque.

Até existia um ranking com as dez mais bonitas, e o Tour da Boneca Francesa, que Emily e as crianças novas, filhas dos trabalhadores da fábrica, fizeram logo que chegaram a cidade. Mas no fim do Tour Emily disse que preferia as Barbies e as Bonecas Francesas perderam a graça. Mas um fato curioso aconteceu, três meses após o Tour várias das bonecas visitadas foram roubadas e por causa do Tour a policia acreditou que foi alguma das crianças que roubou as bonecas, porque somente elas foram levadas das casas. Como basicamente nada acontecia na cidade, o roubo rendeu assunto, até que algo mais grave aconteceu. No dia do feriado de Obon, as garotas estavam brincando na escola quando foram abordadas por um homem pedindo ajuda de uma das garotas, para apertar alguns parafusos dos ventiladores do vestiários da piscina. E Emily acabou sendo a escolhida.

As outras quatro continuaram brincando até que ficou tarde e resolveram voltar para casa e só então se deram conta de que Emily ainda não tinha voltado. Elas foram até o vestiário onde encontraram Emily morta. O assassino nunca foi encontrado porque nenhuma das garotas lembrava de seu rosto. Mas a mãe de Emily, Asako, não acreditou nisso e deu um ultimato para as quatro: ou elas se lembravam do assassino e encontravam ele antes do crime ser prescrito, ou então cada uma delas teria que pagar um penitência. Quinze anos depois o prazo dado pela senhora Asako está prestes a terminar e as meninas que seguiram com sua vida, sabem que terão que prestar contas do que aconteceu no passado.

" Jamais perdoarei vocês, a não ser que encontrem o assassino antes da prescrição. Se não conseguirem fazer isso, então se redimam do que fizeram de um jeito que eu aceite. Se não fizerem nenhuma da duas coisas, digo aqui e agora que vou me vingar de cada uma de vocês."

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora que é conhecida pelos leitores brasileiros pelo livro Confissões. E posso dizer que gostei muito de tê-la conhecido e quero ler outros livros dela. A primeira coisa que chama a atenção em Penitência é a originalidade, porque em meio a tantos livros do gênero, é bem dificil de encontrar uma ideia diferente das muitas que já tem publicadas, mas a autora conseguiu. E conseguiu isso em poucas páginas, já que o livro não chega nem a duzentas, o que seria considerado pouco para uma história de suspense. Mas fiquei completamente satisfeita com o que eu li e por isso dei nota máxima para a obra.

A história gira em torno do assassinato da pequena Emily e vamos ver a mesma versão do que aconteceu naquele fatídico dia pelas quatro garotas: Sae, Maki, Akiko e Yuka, e por fim pela visão da mãe de Emily, Asako. Mas com isso não entendam que a história se torna repetitiva, até porque cada uma delas tem uma história diferente para contar. E não fica só no assassinato, e sim vamos acompanhar como foi a vida delas depois do ocorrido, principalmente depois da ameaça feita por Asako, o que mudou completamente a vida das quatro amigas que ainda eram crianças quando tudo aconteceu.


E conforme vamos acompanhando a história, fica aquela duvida para o leitor sobre o que está acontecendo. As garotas enfim começam a "pagar" por não terem ajudado em nada na captura do assassino, e é ai que entra a dúvida se o que está acontecendo é tudo coincidência, se elas próprias atraíram aquilo inconscientemente como uma forma de penitência, ou se tudo aquilo faz parte da vingança de Asako como ela mesmo prometeu. Porque o que acontece com elas é tudo tão bizarro que fica dificil de acreditar que aquilo está realmente acontecendo. Teve uma hora que até pensei em um surto coletivo como explicação.

Vamos acompanhar a história de cada uma delas, uma por vez e nem sei dizer qual teve a pior penitência. Sae que ficou com o corpo de Emily enquanto as outras buscavam ajuda, não conseguiu nunca mais se livrar do medo do assassino ainda estar por perto e não conseguiu ter uma vida normal. Maki que aparentemente tinha conseguido esquecer o ocorrido e seguir sua vida em frente, sempre se martirizou por ter mentido, já que ela se lembrava sim do rosto do homem. Akiko foi a mais afetada psicologicamente e nunca mais nem conseguiu voltar para a escola, e Yuka acabou virando uma delinquente porque não teve o apoio da família quando mais precisou.

E conforme vamos lendo o que cada uma passou é impossível não odiar Asako por ter feito isso com as meninas, porque tudo o que aconteceu foi sim responsabilidade dela. E então quando chegamos a parte da história contada por ela, é que vamos entender o motivo daquilo tudo e descobrir a identidade do assassino. E fiquei de cara com a motivação. Enfim, eu adorei o livro e não vi motivos para dar uma nota menor do que a máxima para ele e recomendo para todos que gostam de um bom livro de suspense. Quanto a edição do livro está muito bem feita com uma capa bem bonita e minha única ressalva, mas isso é particularidade minha, é que temos aspas no lugar de travessões nos diálogos. 

Nota:









16 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Me parece ser um livro interessantíssimo, ainda mais porque eu amo o gênero. Sua resenha despertou meu interesse. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Nossa! Que enredo diferente! Fiquei curiosa agora com essas penitências e como isso tudo vai terminar, principalmente a identidade do assassino
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Eu sempre quis ler Confissões, mas depois de ler sua resenha, este me pareceu bem mais empolgante. Eu gosto do gênero e adoro quando encontro boas dicas de histórias assim. Quero muito ler.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi
    que bom que gostou, a história parece prender muito o leitor, quero muito ler esse livro, já li Confissões e adorei, super recomendo que leia.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil

    Nossa, que curtinho que o livro é. Fiquei curiosa para ver como tudo isso é desenvolvido em menos de duzentas páginas, porque pela resenha parece render história pra caramba.
    Achei essa Asako bem creepy, eu hein! Como assim falar isso para crianças?! Tô aqui pensando no porquê o ocorrido foi responsabilidade dela, quero ler!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Confesso que tenho um medinho de ler suspense. Nunca li (que eu me lembre rs), não leio mesmo por medo e por não consegui ficar esperando para saber o que vai acontecer, mas, gostei de conhecer o livro pelo seu blog.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Fiquei curiosa com o livro, pois a premissa é chamativa e achei bem diferente. Já estou adicionando na minha lista de desejados, adoro um suspense bem escrito.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção no Instagram

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha, estou com muita vontade de ler. Só que achei tão errado da parte da mãe culpar crianças e ainda fazerem-as ficar com "essa culpa"
    Já quero saber o desfecho
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil
    Não sei como você tem tanto fôlego para ler suspense, me bate até uma preguiça aqui KKKK Mas é bom quando nos surpreendemos e a história ainda nos envolve. Anotei a dica! (mesmo que eu ache que não vá ler).
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Estou louca para ler algo da autora! Quando fui na Bienal ano passado, me falaram que Confissões era maravilhoso e fiquei com isso na cabeça. Apesar de não ter lido ainda, sua resenha de Penitência só mostra o talento e a criatividade da autora. Já acrescentei na minha wishlist!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  11. Que interessante esse livro. Não conheço a autora,mas achei bem legal uma obra de suspense com menos de 200 páginas. Quer dizer que ela deu o recado com talento sem enrolar muitoo. Eu gosto de livros assim e pelo o trama causado nas meninas também o classificaria como drama. Deve ser sensacional, ainda mais porque ela saiu do clichê e apresentou uma obra única. Quero ler!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, eu confesso que estou com bastante suspense no momento, mas parece tão bom que darei uma oportunidade em breve!!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oii Sil.
    Essa história parece ser bem perturbadora. Nem imagino uma situação assim. Eu ficaria bem desesperada lendo esse livro com todo esse suspense kkkkk.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil!
    Faz eras nessa vida que nenhum livro da Gutenberg me chama atenção. Infelizmente nao gosto de thrillers ou derivados por isso, apesar dos pontos positivos, esse livro nao me atrai.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil! Td bem?
    Parece ser incrível a história!
    Tenho uma amg que leu Confissões e adorou, quero ler por causa dela! Aí se eu gostar lerei Penitência tbm 😉
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil.
    Ai meu Deus estou apaixonada por esse livro. Nunca tinha visto um suspense japonês (?) mas adorei a forma com o qual ele se apresentou. Ainda mais com todos os castigos e a maneira que o assassino se apresenta.
    Preciso desse livro.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo