04 fevereiro 2021

Resenha | O Último Suspiro - Robert Bryndza


Livro: O Último Suspiro
Série: Detetive Erika Foster #4
#1 - A Garota No Gelo
#2 - Uma Sombra Na Escuridão
#3 - Sob Águas Escuras

#5 - Sangue Frio
Gênero: Suspense
Autora: Robert Bryndza
Editora: Gutenberg
Páginas: 304
Ano: 2018

Resenha:
Depois de perder o cargo de Superintendente para seu maior inimigo o Detetive Sparks, a Detetive Erika Foster não se conforma em ser subordinada a ele e pede transferência, mas acaba indo parar no trabalho que ela mais odeia, atrás de uma mesa escrevendo relatórios na Equipe de Projetos. Mas em compensação sua vida amorosa está um pouco melhor, porque apesar de não terem tido "a conversa", Erika está saindo regularmente com o Detetive Inspetor Peterson. E eles estavam jantando juntos quando Peterson recebe a ligação sobre um corpo de uma jovem encontrado em uma caçamba de lixo.

Erika sabe que não tem mais nada a ver com a equipe de homicídios, mas decide ir junto com Peterson até o local do crime. E quando ela vê o corpo da jovem que foi barbaramente espancada, e está coberta com o próprio sangue por ter a veia femoral cortada, Erika sabe que precisa resolver aquele crime. Mas logo em seguida ela é expulsa do local pelo Superintendente Sparks. Erika vai embora, mas não consegue esquecer o corpo da vítima e acaba investigando por conta própria. É ai que ela descobre que o corpo encontrado não é o primeiro. Cerca de quatro meses atrás outra jovem praticamente da mesma idade foi encontrada em uma lixeira também brutalmente espancada e com a artéria femoral cortada.

Então Erika decide deixar o orgulho de lado e pedir ao Superintendente Sparks para participar das investigações. Ela vai até a casa dele e acaba conhecendo um outro lado do homem que ela sempre odiou e eles chegam a um acordo. Mas por ironia do destino Sparks sofre um ataque cardíaco e acaba morrendo na frente dela. Erika acaba conseguindo o caso, mas eles não tem quase nada com que trabalhar. Apesar dos crimes serem idênticos, as vitimas parecem não ter nada em comum. Mas então eles acham a ligação, as duas tinham encontros com um homem que conheceram em um aplicativo de encontros. E quando uma terceira garota desaparece da mesma maneira eles tem que correr contra o tempo antes que seja tarde demais.

"— Não deveria fazer essas promessas chefe — disse Moss, quando saíram da casa e entraram na viatura que as aguardava.
— Promessas?
— Prometer a eles que vai achar o assassino de Lacey.
— Faço isso para firmar um compromisso comigo mesma — disse Erika. — Eu nunca quebro uma promessa.
— Mas essas promessa quase quebraram você."

Esse é o quarto livro da série com a Detetive Erika Foster, mas eu li a série toda fora de ordem. Comecei com o terceiro fui para o quinto, voltei para o primeiro, depois o segundo e enfim li esse que é quarto da série. E começo dizendo, não façam isso. Leiam na ordem pelo amor, porque se não vai ficar como eu, perdida e revoltada com as partes que mostram a vida da Erika. Essa série tem sim histórias investigativas independentes, cada livro tem seu caso específico a ser investigado. Mas a vida da Erika é praticamente metade da história, então se for lido fora da sequencia, além de pegar spoilers, ainda vai perder a evolução do personagem.

Como eu disse nas resenhas dos outros livros, tá para nascer um autor que goste tanto de ver sua protagonista sofrer como o Robert. Quando a gente pensa que as coisas vão endireitar, lá vem outra rasteira para derrubar a Erika novamente. Ela é uma das melhores detetives que eu já vi nos romances policiais, mas infelizmente seu talento não é reconhecido por seus companheiros policiais, porque ela é esquentada na mesma medida e é o que os outros veem quando olham para ela, alguém que desrespeita constantemente seus superiores. Mas eu não vejo isso como um defeito nela, porque ela só devolve o machismo e sexismo que recebe de seus companheiros de trabalho.

Eu já tinha lido o quinto livro antes desse e já sabia como estaria sua vida amorosa lá na frente por isso não me apeguei a ninguém. Mas receio que meu ranço por um dos personagens aumentou ainda mais nesse livro, porque até então eu não sabia o que tinha motivado suas atitudes no quinto livro e agora que sei, não justifica nenhum pouco. E fico aqui na torcida de que no sexto livro o autor tenha um pouco de dó dá protagonista e arranje um homem que preste para ela. Ela já sofreu tanto que merece ter ao seu lado alguém que permaneça ali porque gosta dela de verdade. E espero que reconheçam sua competência, porque já deu dela resolver todos os casos e qualquer erro besta que ela comete já afastam ela do caso.

Quanto ao crime da vez, logo no inicio já sabemos quem é o assassino porque os capítulos se alternam entre a investigação e os passos do assassino. E devo dizer, esse foi o mais fraco dos cinco até agora. Mas acho muito importante o autor ter abordado o assunto exposição nas redes sociais. A gente nem percebe, mas qualquer pessoa tem acesso a tudo praticamente da nossa vida hoje em dia. E ele também faz um alerta a encontros com pessoas que só conhecemos em redes sociais. Nunca vá sozinho se encontrar com alguém que você nunca viu. E para finalizar quero falar da capa que segue o mesmo padrão dos livros da série. E indico o livro, depois de você ler os três anteriores é claro.

Nota:









16 comentários:

  1. Oi, Sil. Como vai? Esta série parece ser muito boa. Que bom que curtiu a leitura. Sua resenha está maravilhosa. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Como você está? Espero que esteja bem.
    Eu sou completamente apaixonada por séries de livros, acho sensacional a emoção de ficar curiosa pelo próximo livro e, com certeza, vou adicionar a sua dica a minha lista.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Sou doida para ler esses livros e ver o desenvolvimento da Erika, mas fico com medo de me apegar e ficar sofrendo junto rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei bastante da resenha eu amo esse gênero. Vou anotar a dica.
    Beijos!
    https://deleriosdeumaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil
    Eu sempre confundo esse autor com o Charlie Donlea por causa das capas. Eu ainda não conheço a narrativa dele, mas futuramente quero tentar conhecer mais gêneros e o suspense é um deles. Vou anotar a dica!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não li nada do autor, e as vezes até esqueço que são vários livros kk. Infelizmente não leio muito o gênero, apesar de gostar. Eu adoro quando o livro tem várias perspectivas. Já li alguns que o assassino tinha pontos de vista e gostei da experiência.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, lá no blog quem lê é a Naty e sempre fala muito bem dos livros do autor! Eu tenho bastante curiosidade e achei o tema das redes sociais muito bom!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil

    Eu li Uma Sombra na Escuridão e não gostei muito, por isso não dei continuidade na série e acho que nem vou fazer isso. É lembro que ela era tratada com muito machismo mesmo, mas o bom é que ela não engole desaforo.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,

    Eu ainda não li essa série, mas uma pena que esse quarto livro seja o mais fraco.
    O tema abordado é realmente interessante e deixa um alerta para as pessoas.
    Preciso pegar o primeiro para ver se gosto.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!

    Ainda não li nenhum volume da série, mas tenho visto falarem bastante sobre esse autor! Apesar de não ser muito chegada em obras policiais, fiquei curiosa com a história!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Sempre tive vontade de iniciar essa série mas nunca cosegui fazer isso. Gosto muito dessa pegada de quem será o culpado?
    Espero gostar da trama.
    Bjos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  12. Essa série parece ser boa, não tenho costume de ler livros desse tipo acho que me arriscaria mais se fosse livro único hahah
    Beijoss, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  13. Uma das minhas metas pra esse ano: terminar de ler a série da detetive Erika Foster! Li o primeiro livro achando que era único, gostei bastante e muito, muito depois fui descobrir que pra minha felicidade, o livro fazia parte de uma série. E vou seguir sua dica, lerei em ordem, haha.
    Gostei da resenha, uma pena que o caso seja fraco, mas gostei das reflexões que o autor trouxe acerca dele, e sobre a Erika sofrer, acho melhor o Robert que faz a protagonista sofrer do que aqueles autores que sentem prazer em matar os personagens que a gente se apega, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre quis ler Garota no gelo, mas eu não sabia que tinha uma série com a mesma protagonista investigando os casos. Foi até bom saber, pois eu iria passar raiva... rs Me senti como você quando li As aventuras do jovem Sherlock Holmes, pois eu estava acostumada com os casos isolados, então lá fui eu lendo fora de ordem e me ferrei bonito, pegando um monte de spoiler e vendo um monte de acontecimento que entendia nada... kkk Eu pretendo reler um dia (na ordem, de preferência), para dar uma segunda chance à série.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Parei no livro 1 dessa série, quero continuar em breve!
    Lembro que sempre ficava de olho nas promoções das sequências, mas sabe quando acaba caindo no esquecimento? Parei por um tempo os suspenses devido a pandemia e agora que estou voltando, será uma boa dica! Adoro essas capas também!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá Sil,
    Tem tempo que quero ler os livros do autor e adorei sua resenha, me lembrou que esse é mais um que sempre enrolo mas preciso ler urgentemente. Sou mestre em ler livros fora da ordem, então a dica está mais do que anotada, não farei isso com essa.
    Sobre ser mais fraco é uma pena, mas o tema realmente é bem importante, faz a gente pensar.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo