04 outubro 2021

Resenha | Procure nas Cinzas - Charlie Donlea

Livros: 
Procure nas Cinzas
Série: Não
Gênero: Romance Policial
Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Páginas: 356
Ano: 2021

Resenha:

Era dia 15 de julho de 2001 e seu primeiro caso como detetive no Departamento de Homicídios. Walt Jenkins não esperava encontrar uma cena tão chocante. Menos ainda encontrar tantas evidências da assassina, que ficou até fácil montar o caso, e a condenação era só uma questão de tempo. A vítima, um escritor famoso, estava tendo um caso com Victoria Ford e suas digitais, seu DNA, e até sua urina foi encontrada na cena do crime. Fora a corda em volta do pescoço da vítima que correspondeu a uma corda encontrada no carro dela. Mas Walt viu seu caso virar fumaça quando dois meses depois dois aviões atingiram as Torres Gêmeas do World Trade Center e Victoria estava em uma delas no escritório do seu advogado de defesa.

Vinte anos depois a história de Victoria vai cruzar o caminho de Avery Manson, apresentadora de um programa de TV cujo foco é os casos reais não resolvidos. Por meio de uma nova e promissora tecnologia de DNA, os restos mortais de Victoria foram identificados entre as cinzas dos escombros das Torres Gêmeas e Avery acredita ser essa a próxima grande atração que vai manter seu programa na liderança da audiência e vai render um novo contrato vantajoso com a emissora. Desde que assumiu o programa Avery vem lutando para mostrar sua competência e mesmo com os números lá no alto as críticas ainda são constantes, ainda mais por ela ter assumido o lugar de um dos homens mais amados dos Estados Unidos. 

E quando Avery vai atrás da história do DNA das Torres Gêmeas identificado depois de tantos anos ela nem poderia imaginar que a história era ainda mais complexa. Que Victoria estava prestes a ser condenada por homicídio, mas que jurava inocência. E que pouco antes de morrer ela ligou para sua irmã Emma Kind implorando por ajuda para provar sua inocência. E Emma ainda tem a ligação gravada na secretária eletrônica. Avery vê ali a oportunidade para alcançar de vez o topo e concorda em ajudar Emma a descobrir a verdade. O problema é que nessa investigação Avery vai acabar se aproximando de Walt, o detetive que investigou o caso na época e hoje está aposentado por ter sido ferido em uma missão do FBI. O mesmo FBI que Avery quer distância para não correr o risco de perder tudo que conquistou se seus segredos vierem a tona.

É tão gostoso de acompanhar personagens que vão crescendo ao longo da história, mas e quando isso acontece com o autor? Com Charlie foi assim. Se você ainda não conhece a escrita dele e pegar A Garota do Lago para ler, seu primeiro livro publicado, você vai gostar bastante, mas vai encontrar algumas falhas, principalmente se você for alguém já acostumado a ler livros do gênero. Então você vai lendo os outros livros e quando chegar aqui no sexto você vai ficar até com um quentinho no coração de ver o quanto o autor evoluiu do primeiro livro até esse. E ainda vai ficar imaginando onde ele ainda vai conseguir chegar. Então o livro que era seu favorito até então acaba se tornando o segundo e o atual vira o melhor. 

Eu já esperava gostar do livro, mas não esperava gostar tanto. O autor conseguiu me surpreender e terminei o livro feita de trouxa. E tem coisa melhor do que ler um livro do gênero e ficar com cara de boba no final? Não vou dizer que ele me enganou em tudo, porque de quatro grandes revelações eu consegui adivinhar duas, mas as outras duas foi de arrasar e eu nunca que imaginava o final do livro. Sem falar que as duas que descobri, os detalhes eu não tinha imaginado. E pela primeira vez eu vi um livro sendo indicado para os fãs da Agatha e como fã posso dizer que sem dúvida, o Charlie fez jus a Rainha do Crime. 

Porque ele conseguiu criar uma trama tão bem elaborada, com várias vertentes e mistérios que a gente não sabia para onde olhar. Geralmente romances investigativos você acompanha um detetive e segue às pistas as vezes de mais de um crime, mas com todos relacionados. Aqui não, o Charlie criou vários mistérios e a gente fica tentando entender todos eles e tentando descobrir se eles têm ligação ou não e quebra a cara no final porque não tem como adivinhar tudo aquilo não hehe. E não ficam pontas soltas no livro. Todas as peças se encaixam no final e você fica com aquela cara de porque não pensei nisso antes.

Nesse livro temos personagens que espero vieram para ficar, como Avery e Walt. E se tem uma coisa que Charlie sabe escrever são mulheres cativantes. Em todos seus livros tem alguma que a gente fica querendo ver em todos os livros futuros dele. Eu queria a Rory em todos os livros, agora já quero a Avery também hehe. E nesse temos uma participação mais do que especial da Dr. Lívia Curti do livro Deixada para Traz que é outra personagem que vai livro e vem livro e a gente não esquece. Acho que ele podia criar um mistério com todas elas trabalhando juntas, já imagino o livrão que seria hehe.

E quanto ao palco de fundo do livro não poderia ter momento mais propício com o Onze de Setembro completando vinte anos de sua tragédia. São tantas histórias não contadas, tantas pessoas e famílias que choram até hoje e tantas outras que são gratas porque seus familiares conseguiram sobreviver. E acredito que o autor conseguiu fazer uma bela homenagem as vítimas. Quanto a edição não tenho nem o que comentar porque está incrível. Quem tem algum exemplar da Faro em casa sabe bem do que estou falando. E termino essa resenha indicando o livro para todos que amam um bom livro policial. E se a resenha não bastou para te convencer, pegue seu telefone e ligue para (11)5199-9055, tenho certeza de que a Victoria vai fazer isso por mim.

Nota:







11 comentários:

  1. OI Sil,
    O livro parece ser muito bom e se tratando deste escritor deve ser mesmo. Tenho curiosidade em ler outras obras dele. Eu só li A garota do lago.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. fiquei super curiosa com esta resenha´
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Que resenha mais gostosa de ler!
    Fico muito feliz em saber sobre essa evolução do autor e feliz também pela leitura ter sido tão proveitosa pra você!
    Esse ano tive meu primeiro contato com o autor e foi uma experiência maravilhosa, como não leio tantos suspenses assim, já fiquei muito impressionada com A Garota do Lago (descobri o assassino, mas, ele me fez de trouxa haha). Quero muito ler esse lançamento dele, mas, como muitos me recomendaram vou ler os livros do Charlie Donlea por ordem de publicação, então vai demorar um pouquinho pra chegar a vez desse.
    Bjo


    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,

    Que legal a evolução do autor.
    Eu não li nada dele socorro hahaha, mas preciso mudar isso o quanto antes.
    As capas são lindas.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie, mais um livrinho do autor que vai entrar na minha lista de desejados. A proposta está incrível e que bom que gostou.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Uau, que resenha. Me deixou até com vontade de ler, e olha que nem é muito meu estilo de narrativa :)
    Legal sentir a evolução do autor. Que bom que a história ultrapassou suas expectativas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bom?
    Bati o olho no selinho ali da editora e ficou com deus KKKKKKKKK mas sua resenha tá ótima! Texto maravilhoso como sempre.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bem?
    Que incrível o autor se aperfeiçoar em cada livro porque dá mais emoção pela espera do próximo! Não costumo ler livros policiais, mas fiquei curiosa por esse. Curiosa pela Avery, saber o que segredos guarda e como ela vai investigar tudo isso para o programa.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil. Como vai? Este livro me parece ser ótiko. Que bom que gostou da obra. Sua resenha ficou incrível. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/?

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!
    AAAAAAAAAA QUEROOOOOOOO!
    Faz tempo que não pego um bom livro policial para mergulhas de cabeça nas teorias!
    Charlie Donlea me figa como poucos, vou ficar de olho no preço pra pegar uma promoção.
    E sim, a edição está linda!!!!!!!!!!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil! Eu amei este livro, fica bem clara a evolução do autor e dá orgulho de acompanhar essa jornada de tanto talento. O final foi ótimo, um tombo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo