20 maio 2013

Falando sobre...

...Resenhas



O falando sobre de hoje é um pequeno desabafo sobre um assunto muito comentado nos blog ultimamente. Tenho visto muitas postagens nos blogs "ensinando" como se fazer uma boa resenha. No que pode escrever, o que não se deve escrever e por ai vai. Mas sera que esses mesmo blogueiros sabem fazer uma boa resenha? E o que seria uma boa resenha? Quem está apto para chegar em um blog, ler uma resenha e dizer se ela é boa ou se ela é ruim? 

Se você me perguntasse a alguns meses atras eu diria que sempre que estava escrevendo uma resenha eu ficava pensando: "Outros blogueiros vão ler essa resenha e o que sera que vão achar? Sera que vão dizer que eu não sei fazer uma resenha?". Se você me perguntar hoje eu te direi: "Estou fazendo uma resenha para expressar a minha opinião e todos os sentimentos que o livro me fez sentir. Estou fazendo uma resenha para pessoas que gostem de ler e assim como eu, querem saber se vale a pena a compra do livro ou não,"

Estou cansada de ler resenhas de dez parágrafos, a escrita impecável, sem nenhum erro de português e acabo de ler a resenha e cadê a opinião do blogueiro sobre o livro? O que ele achou? Devo comprar ou não? E já li varias resenhas com 2,3 parágrafos, fora a sinopse do livro, e os sentimentos parecem que saltam daquelas poucas linhas. Sera que para se escrever uma boa resenha eu não posso ter sentimentos? Ou mesmo expressá-los nas linhas em que escrevo?

Não sei vocês, mas eu nunca leio um livro procurando erros para ter o que escrever na minha resenha. Não sei como conseguem, mas eu não consigo. Fico me imaginando, lendo um livro do Nicholas Sparks por exemplo e naquela cena maravilhosa de amor, eu me debulhando em lagrimas, de repente eu vejo: "olha aqui, isso está escrito errado". Quem consegue isso? Eu não consigo. Quando leio um livro eu só consigo viver a história que está sendo contada. Eu entro dentro da história e me transformo na personagem do livro. Sou eu que estou vivendo tudo aquilo. E se para que as minhas resenhas sejam consideradas boas eu tenho que deixar de viver o livro, sinto muito mas vão dizer por ai que eu não sei escrever uma boa resenha...




24 comentários:

  1. Também não costumo procurar erros. Na verdade, eles passam batido. Fico tão envolvida com a trama e os personagens, que não dá tempo de reparar, numa vírgula mal colocada ou uma palavra escrita errada.

    Critico algumas resenhas? Sim. Teve uma vez que li uma para 50 Tons de Cinza, que foi tenso. A resenha estava indo bem, até a hora em que a resenhista disse que a Autora (Sim, a autora) tinha cometido erros graves de português. Dá eu parei e pensei "Mas a mulher não é britânica?".

    Acho que a boa resenha é feita com o coração, e não importa a quantidade de parágrafos.

    ResponderExcluir
  2. Uau,...
    preciso dizer que concordo plenamente? Eu também já perdi muito temp pensando se s outros não iriam gostar da minha resenha, passava horas para escrever uma resenha "correta". Mas agora assim como você eu faço uma resenha expressando minha opinião e a resenha flui naturalmente, sem ter que forçar nada, porque é isso que eu penso.

    Amei o post de hoje Sil, completamente original e sincero, e mais uma vez, concordo com você em gênero número e grau.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou totalmente adepta da resenha mediana, não gosto de quotes e nem do livro praticamente transcrito na resenha e nem aquelas de um ou dois parágrafos. A minha dá vários parágrafos, mas ainda sim é curta comparada a outras. Todos sabem (ou devem saber) que a resenha ela vem através do resumo do livro, logo, o resumo tem conter apenas 3 parágrafos (o que eu faço é assim, minha pura opinião) e depois você vai embutindo a sua opinião.

    ResponderExcluir
  4. Eu normalmente não gosto de resenha que mais parece resumo do livro, daí que graça tem ler o livro depois se vc já sabe o que vai acontecer? Acho que resenha é você deixar o outro com vontade de ler, deixando aquele suspense, sabe? Agora no meu momento de leitura, eu ficar prestando a atenção se tem erros e bla bla bla...prefiro nem ler (acho que é por isso que muita gente não lê rs).

    Resumindo: Concordo com a Sil! minha amiga né gente! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Acho um pouco estúpido de algumas pessoas quererem dizer se a resenha de um ou de outro deve ter mais linhas, menos linhas, acho que o blogueiro deve dizer o que está sentindo na hora e o que realmente o livro lhe trouxe.

    Blog: www.kaahmenezes.com
    Fã page: www.facebook.com/kaahmenezes1

    ResponderExcluir
  6. Concordo com tudo que você disse...
    Tenho um problema enorme com resenhas gigantes porque sigo muitos blogs e cansa ler resenhas enormes.
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com você, não existe receitinha para escrever uma boa resenha.
    As minhas resenhas são muito pessoais, é a minha opinião ali, e o que eu achei do livro.
    Eu falo bastante sobre o livro e sobre os personagens, sem dar muitos spoilers, só com o tema central da história e coloco a minha opinião, o que eu gostei e o que não gostei, o que eu senti enquanto lia, se recomendo e o porque.
    Gosto de resenhas completas, não curto blogs que fazem um resumo do livro inteiro e nem dos que colocam somente a sinopse e dizem :"gostei, recomendo!", porque sim, eu já visitei blogs assim.

    Gostei muito do texto, é exatamente isso o que penso!

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  8. Sou como você. Quando começo a ler um livro eu me perco nele, meio que entro na história. Apenas noto erros quando são gritantes e me tiram totalmente do clima, mas isso é raro. Acho que todos os que fazem resenhas, começam nisso de "será que todos vão gostar?", hoje eu também escrevo o que sinto, o que o livro me fez sentir, se gostei ou não e o porque disso. Concordo demais com você, mesmo.

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

    ResponderExcluir
  9. Olha perdi esses posts de como se fazer uma resenha, mas o que eu posso dizer é que não gosto de resenhas longas, quando eu procuro uma resenha de livro, quero saber basicamente o livro é legal? recomenda? e alguma curiosidade, fora isso acho demais.
    Bjus,

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  10. Compartilhamos da mesma opinião. Costumo dizer que não faço resenhas, apenas expresso minha opinião sobre o livro. Acredito que a ideia é essa mesmo, qual o sentido de se falar do livro que leu e não expressar o que achou? Muito bom o post, sinto muita falta disso na blogosfera! Grande Beijo!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Concordo inteiramente, Silvana! A não ser que seja extremamente gritante (50 tons de cinza, por exemplo) mal consigo perceber se o livro tem problemas de escrita se consigo entrar dentro da história. E, para mim, essa é a total graça de ler: ser perder enquanto se encontra em um universo diferente do seu.

    Obrigada pelo post!

    Beijos, Jo

    www.asletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Menina, tô batendo palmas aqui. Tenho a mesma opinião, tem gente que escreve a maior resenha do mundo como se isso fosse sinônimo de qualidade, mas não expressa a opinião de quem escreve. Acho que o essencial é escrever pouco e expressar muito, pra não ficar muito cansativo sabe?

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Esse é um assunto delicado de se debater.
    Existem duas formas diferentes de resenhas: a descritiva e a critica. As duas são parecidas e muitas pessoas se confundem em qual delas que usa. Como um leitor vai conseguir identificar se aquela resenha é critica ou descritiva?
    Nas minhas resenhas eu procuro fazer no estilo descritivo, até pq me ajuda no meu aprendizado para vestibulares, mas depositando no final o que eu achei do livro e os erros (não consigo deixá-los de lado pq mesmo eu estando envolvido na história os erros parecem socos em meu estomago). Tem algumas resenhas que coloco mais a minha opinião critica, mas esses são raros pq até é dificil escrever sobre o livro de tanto que fiquei envolvido.
    Enfim, esse tema não devia ser mostrado como uma forma de corrigir um ou acusar o outro. Devia ser debatido de uma forma que os blogueiros tenham mais cuidado na hora de fazer a resenha até pq demostra como ele é e o que senti durante a leitura do livro.

    Bjs Silvana-chan *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil!
    Vc tirou as palavras dos meus dedos! rs
    Eu sempre fico pensando em críticas em relação às minhas resenhas, mas acabo escrevendo do meu jeito, colocando o que achei do livro e o efeito que ele causou em mim. Se for pra escrever sem emoção, é melhor nem escrever.
    Adorei o texto!!!! Merece ser lido por muitos e muitos blogueiros!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Concordo com você!
    Eu sempre tento ser o mais sincero possível em minhas resenhas. Gosto de jogar meus sentimentos nas palavras e por meio delas, fazer com que o leitor entenda minha opinião e se, por algum motivo, tenha ficado curioso ou interessado, busque ler o livro.
    Enfim, muito interessante seu ponto de vista. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Muito bom Sil!
    Realmente não existe fórmula pra escrever resenhas, mas resenhas longas são bem chatas, são do tipo "fala fala fala e não diz nada", também não gosto.

    bjs

    http://oacucareiro.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil!
    Concordo muito com seu texto. Eu acho que resenhar de forma extensa demais com muito rodeio não é legal, porque no final como a gente vai saber se vamos comprar ou não o livro? Acho que uma boa resenha é aquela que não se estende demais, nem de menos. Não peca no português e passa uma opinião sincera do livro. Acho que você expressa isso (:
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi! =)
    Atualizei o blog, dá uma conferida lá? =*

    Blog: www.kaahmenezes.com
    Fã page: www.facebook.com/kaahmenezes1

    ResponderExcluir
  19. Oi, Silvana! Sabe que as vezes me pego pensando na mesma coisa??
    No blog em que escrevo por enquanto só fiz uma resenha e fiquei morrendo de medo do que os leitores iam achar, se estaria no perfil adequado e tal...
    na época que fazia faculdade de Jornalismo e tinha que fazer resenha para aula era a mesma coisa, só que ao invés dos leitores eu pensava "Será que o professor vai gostar?"... e não era nem por causa de nota, era por autoestima mesmo...

    Estou te seguindo! Adorei seu blog! =)

    bjoos
    http:www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Amei seu post Sil e concordo com tudo o que você falou. Não existe uma forma correta de se fazer resenha, cada um deve escrever do jeito que achar melhor, que se sentir mais confortável. Quando comecei a escrever as minhas recebi algumas críticas dizendo que elas eram compridas demais, com opinião demais, cheguei até a pensar em mudar, mas depois me dei conta de que essa sou eu, esse é o meu jeito, leia quem quiser, não vou mudar porque alguém se cansou de ler alguma resenha minha. Primeiramente o blog é o nosso espaço para darmos a nossa opinião. Isso é primordial. Claro que é legal termos o retorno do leitor e tentarmos fazer algo que os agrade, mas sem perder nossa personalidade e essência.
    E quanto ao ler um livro para catar erros, também não consigo. Quando leio mergulho na história e não fico procurando coisas para reclamar depois. Se é certo ou errado, não sei. Só sei que não sei ser assim.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Sil!

    Me identifiquei bastante com o seu post. Sabe, eu acho que as pessoas deviam resenhar com o coração, que é geralmente o que eu faço. Não pensar muito no que é "correto" ou não, apenas deixar as palavras fluírem de acordo com o que você sente pelo livro.

    Eu consigo reparar nos errinhos técnicos do livro ao mesmo tempo que leio a história. Mas não reparo durante a leitura não, é que eu costumo refletir bastante sobre cada obra que leio enquanto não estou lendo. É nesses momentos em que penso sobre a coerência do enredo, estrutura dos personagens, folheio as páginas pra ver se tem algum errinho de digitação e faço anotações. Durante a leitura, é regra focar apenas na dimensão da história.

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Arrasou no desabafo, Sil! Concordo plenamente no que falaste, porém, é meio chato ler uma resenha com inúmeros erros de ortografia. Rsrsrrsrsrs
    Enfim, apoio o que falaste!
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Oi Sil.
    Que post inteligente.
    Acho que a forma correta de se fazer uma resenha é aquela que você passa de forma clara e direta sua opinião, contando um pouco não só da narrativa mas também os sentimentos que ela despertou.
    Quanto aos erros de gramática, confesso que as vezes são tão gritantes que me incomodam por mais que eu esteja envolvida na narrativa.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  24. Nossa, amei o Post.
    Essa semana vi um Post como você disse, Sil, "ensinando a fazer resenhas", eu fiquei chocada, afinal, na minha opinião cada pessoa tem uma opinião oposta a de outras pessoas, e se expressa de forma diferente. Pra mim uma boa resenha é aquela em que você consegue deixar claro o que gostou do livro e mostrar isso da melhor forma possível.
    Eu não costumo reparar nós erros, mas tem alguns que não tem como ignorar.
    Enfim, você conseguiu tirar as palavras da minha boca!
    Post Perfeito!
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo