23 setembro 2013

Resenha | A Última Batalha - C. S. Lewis

Contem spolier dos livros anteriores

Duzentos anos após a morte de Rilian, da história dA Cadeira de Prata, temos o último Rei de Nárnia, o Rei Tirian, um de seus descendentes. Nesse enorme período de tempo, Aslam nunca mais foi visto. Justamente pensando nisso, estava o macaco Manhoso, quando ele e seu amigo Confuso, o jumento, encontraram uma pele de Leão. Confuso, cujo nome faz jus a sua personalidade, é enganado por Manhoso. Ele faz com que Confuso coloque sobre si a pele do Leão e diz a todos que Aslam voltou, mas que agora Aslam só fala com ele, seu porta-voz. Ai começa o sofrimento dos animais livres de Nárnia.

Quando o rei Tirian toma conhecimento do que está acontecendo, que até as arvores falantes estão sendo derrubadas, ele vai mais do que depressa tentar parar o que está acontecendo. Mas ao chegar ao local, qual não é a sua surpresa em saber que quem está derrubando as arvores e escravizando os animais são os calormanos. E tudo isso sem que ninguém reaja, pois essas são as "ordens de Aslam". O rei tenta intervir mas acaba amarrado a uma arvore. Mas ele lembra de todas as histórias de Nárnia, de que sempre que eles precisaram Aslam mandou algumas crianças de outras terras. Ele começa a implorar e  como em um sonho, ele vê varias pessoas reunidas em volta de uma mesa e uma delas se identifica como Pedro, o Grande Rei.

Quando ele acorda, ele ouve um baque surdo e a menina e o menino mais novos que estavam a mesa, estão na sua frente. São Jill e Eustáquio que vieram a Nárnia para ajudar. Eles tentaram vir com os anéis, mas nem chegaram a utilizá-los, pois um acidente de trem, acaba por traze-los a Nárnia. A confusão é ainda pior do que eles pensavam a principio, pois Manhoso, numa tentativa de enganar a todos diz que Aslam e Tash, deus dos Calormanos é a mesma pessoa, fazendo com que o verdadeiro Tash apareça.

Chegamos ao fim de uma saga espetacular. Já estou carente de Nárnia. Dentre as sete crônicas, essa é a que tem menos aventuras, mas é a que mais emociona. Assim com teve o começo de Nárnia, em A ultima Batalha temos o fim de Nárnia e o começo de uma uma outra história. Podemos rever todos os personagens das outras cronicas e matar as saudades. Falando sobre a história bíblica temos a comparação de Manhoso e Confuso com o "Falso profeta" e  com o "Anticristo" e do livro em si, com o último livro da Bíblia, o Apocalipse. Temos a menção sobre a salvação, o julgamento, e a eternidade. Esse livro gerou bastante polemica e o autor foi acusado de racismo entre outras coisas. Ao descrever os calormanos com tendo pele escura e que eles não eram merecedores da "alegria eterna". Acho isso uma bobagem, igual a querer proibir os livros do Monteiro Lobato. Mas apesar de tudo As Crônicas de Nárnia sempre vai ter um cantinho especial no meu coração. Nota: . 



"Agora, finalmente, estavam começando o Capitulo Um da Grande História que ninguém na Terra jamais leu: a história que continua eternamente e na qual cada capitulo é muito melhor que o anterior".


Mais uma resenha do Desafio: As Crônicas de Nárnia.

Serie As Crônicas de Nárnia.
1- O Sobrinho do Mago
2- O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.
3- O Cavalo e seu Menino
4- Príncipe Caspian
5- A Viagem do Peregrino da Alvorada
6- A Cadeira de Prata
7- A Última Batalha

22 comentários:

  1. Bom, parei na primeira linha...hehehe. Não queria ler nenhum spoiler já que (sim, eu sei que é uma vergonha) nunca li nada das crônicas de Nárnia. Mas passei os olhos pelo texto e vi a parte em que você comenta que a saga é espetacular. Se tudo der certo, vou resolver isso! hehe

    bjs,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana, você ficaria chateada se eu não ler? Eu comprei o volume único de CDN e quero muito muito ler, mas não quero spoiler hahaha
    Seguindo seu blog!

    Beijos
    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Só li um livro das Crônicas de Nárnia! Mas ainda estou muito animada para ler os outros, especialmente esse , amo a alegoria e o paralelo com o mundo cristão! C.S Lewis é um gênio! Amo muito!
    Estou seguindo o blog, e queria te convidar para conhecer o meu cantinho também, ficaria muito feliz em recebê-los por lá!
    Beijos,
    Scar
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,Silvana!
    Acredita que nunca li As Cronicas de Nárnia?Tenho que rever as minhas leituras para poder encaixar este livro,sou apaixonada pelos filmes do mesmo.Por está razão não conhecia está história e já estou ansiosa para lê-lo.
    Beijos!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Sil
    pulei a parte da resenha, porque não quero ler spoilers. Vergonha dizer que nunca li nada dele. preciso mudar isso, já!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Silvana, acredita que tenho o livro e até hoje não li? Pelo que vi aqui a história é fantástica, quero ler logo, rsrs...

    Excelente resenha!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  7. Fantasia e aventura, até mesmo distopia, são gêneros de livros que eu não costumo ler, eles não me atraem e não me prendem, mas gosto dos filmes, mesmo que não sejam totalmente fieis aos livros e é assim com as Crônicas de Nárnia.
    Não sou a maior fã dos filmes, mas assisti e gosto bastante, até senti vontade de ler os livros, mas não o suficiente para começar a ler.

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  8. De todas as crônicas essa foi a que menos gostei, as partes com os irmãos são legais, não gostei das outras

    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Eu acompanhei alguma das suas resenhas das Crônicas ao decorrer do ano rs uhu!
    Depois de tudo quero muito poder ler logo cada uma das crônicas e poder apreciar tanto quanto você.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li as cronicas. Mais vou conseguir um tempo o mais rápido possível.

    Beijos

    Blog | Divulgue seu sorteio | Divulgue seu post no meu blog

    ResponderExcluir
  11. povo besta cara, é só um livro, ai pessoal fica pirando pq o cara falou algo eu hein
    eu tenho todos na versão unica
    mas ainda não li.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil :)
    Esse foi o conto que menos gostei. Não odiei, mas achei que poderia ter sido melhor. Mas nada que estrague ou tire o brilho do livro.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Acredita que eu nunca li nenhum livro dessa série? Pois é, sou louca pra lê-la, mas infelizmente não tive oportunidade. A versão única vive em promoção na submarino, mas eu sempre arrumo uma desculpa e acabo por não comprá-la.

    Enfim, eu não conhecia essa história, a desse livro né, mas gostei, parece muito legal e eu gosto bastante de aventura. Já vi todos os filmes de Narnia, então eu tenho como objetivo os livros.

    Beijos,
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Menina, esse desafio está indo longe hein,
    parabéns pela disposição, estou louca pra ler esse livro,
    perdi de comprá-lo de 16 reais outro dia... Me odiarei eternamente por isso

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie Sil =)

    Ain, só de ler sua resenha já fiquei com vontade de chorar, imagina na hora que eu terminar de ler as Crônicas então. É muito difícil dizer adeus ... vou começar a preparar psicologicamente já.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro a história de narnia , mas vi apenas os filmes! Gosto pois foge de qualquer realidade :)

    ResponderExcluir
  17. Oi Silvana,
    acredita que tenho o volume única das Crônicas de Nárnia e até hoje não li :(.
    Assisti aos filmes *-*. Mas, sério, depois de ler essa resenha fiquei com vontade de pegá-lo da estante e conferir a história.
    Adorei a resenha.
    Bjos!!!
    Andréia
    sentimentonoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sil as cronicas de Nárnia é meu livro místico mais preferido!!! como não amar? cada livro é melhor que o outro e não são histórias que te cansam! posso te contar um segredinho: esse era o último livro que faltava da coleção, ai eu desci do busão na frente de uma casa e bem na frente da lixeira tinha esse livro com a capa rasgada! tava jogado fora, ali ao relento, eu não pensei duas vezes e recolhi, restaurei o que deu mais ele ta aqui!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Esse é um dos meus livros preferidos das Crônicas.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei da proposta do livro, ainda mais quando falasse da semelhança que o autor quis causar sobre o Anticristo e Falso Profeta, até mesmo o apocalipse.
    Quero ler esse mais que todos os outros resenhados da série.
    Ahauaha Beijo

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Acho que não é certo acusarem o autor de racismo sem saber a intenção, tem a possibilidade de ser só uma coincidência, e se essa hipótese não estiver certa devemos levar em consideração a época em que o livro foi escrito.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo