13 dezembro 2013

Resenha | Querido Diário - Christina Kilbourne

Como o nome já diz, o livro é um diário. Quem escreve é Maxine. Ela tem 12 anos e está muito deprimida por algo que aconteceu, mas que só descobrimos ao longo do livro. Maxine não tem internet em casa pois seus pais acham muito perigoso. Mas ela usa a internet, escondido de seus pais, na casa da sua melhor amiga Leah. No começo era só joguinhos on-line e depois em fóruns de musicas, onde elas diziam ter 14 anos. É assim que elas conhecem D_Mais. Elas começam a conversar com ele e logo ele passa seu e-mail pessoal. Para poder se corresponder com ele, elas criam uma conta de e-mail falsa. Mas Leah logo perde o interesse e somente Maxine continua a troca de e-mails. Mas logo em seguida, Leah conhece FitBoy e começa a conversar com ele.

Mas o que no principio parecia ser apenas uma brincadeira, foi se tornando mais serio a cada dia. Maxine falava com D_Mais até quatro vezes ao dia na escola e na casa de Leah. Ela estava apaixonada por ele. E apesar dele avisar para não fazer isso, ela imprime os e-mails e esconde em seu quarto. Mas uma dia ela esquece um dentro de sua calça e sua mãe encontra. Seus pais deixam ela de castigo e proíbe que ela use a internet. Maxine sofre muito com esse afastamento de seu amor virtual, ao ponto de brigar com Leah. Coisa do qual ela está mais do que arrependida, pois se elas estivessem unidas como antes, ela teria percebido o que Leah pretendia fazer.

Um dia quando chega da escola, Maxine tem a triste noticia de que Leah desapareceu. Quando a policia pede sua ajuda, ela conta toda a história e entra na conta de Leah para mostrar aos policiais. Mas ao ler os e-mails ela percebe que D_Mais e Fitboy são a mesma pessoa e que no ultimo e-mail enviado, eles combinaram um encontro. Leah nunca mais voltou. Agora Maxine acha que o que aconteceu foi por sua culpa. E enquanto todos procuram por Leah, ela se fecha cada vez mais no medo. Medo pelo o que aconteceu com sua amiga e medo do que pode vir a acontecer com ela e com sua família.

O livro é bem fininho e dá pra ser lido em um dia. Adorei a edição do livro, vou até colocar  a foto para vocês verem. Ele é escrito como se fosse um diário mesmo. Quanto a história, alem de ser um suspense que prende a gente até o fim, é também um alerta para as pessoas que usam a internet da maneira errada. Até no final do livro, tem umas dicas para os pais e para os filhos. Quanto aos personagens, Maxine é uma tipica pré adolescente que começa a descobrir a internet. Enquanto os pais proíbe tudo, o "amigo" do outro lado a apoia. Não concordei com a atitude da mãe dela de proibir o uso da internet. Isso só levou Maxine a fazer exatamente o contrário e pior sem a orientação de um adulto por perto. Recomendo o livro. Nota: .




13 comentários:

  1. Oi Sil, adorei a diagramação do livro e a premissa da história. Serve realmente de alerta, principalmente para as crianças e adolescentes que não têm maldade e não imaginam o quanto a internet às vezes pode ser traiçoeira. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!
    Não sei se leria este livro. rs
    A premissa dele não me atraiu e eu, no momento, estou deixando de lado leituras assim.
    Caso tenha oportunidade em outro momento, talvez dê uma chance, até porque o lance sobre o mal uso da internet deixou-me um pouco curioso.
    Fico feliz que você tenha gostado. E realmente, a edição ficou legal. *-*
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. gostei da resenha até eu fiquei com vontade de ler, saber o que aconteceu e sim foi errado proibi quanto mais você proibe mais a pessoa fica curiosa e faz.
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!

    Nossa, estou com muita vontade de ler o livro agora que terminei de ler a resenha... Me interesso fácil por temas como este!

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!!!
    Eu estou louca por esse livro, amei a resenha.
    Aviso fixo: Você lembra de mim né? kk Eu tinha parado de entrar no blog por alguns motivos, mais agora estou de volta e vim te avisar.. Agora que voltei quero sempre vim aqui ver as novidades tá? Beijos!!

    www.diariodostreze.blogspot.com- Ariane♥

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas acho que já tinha visto a capa.
    O livro parece ser bem interessante e ainda passa uma mensagem ao leitor.

    bjo

    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  7. Aê...bem interessante parece ser esse livro. Acredita que nunca tinha ouvido falar? Show...verei se compro.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  8. Oie Sil =)

    Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa *-*
    Wishlist já!

    Beijos e um bom final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia, mas parece realmente ser interessante! E a diagramação parece ser bem legal, pela foto xD
    Acho que vou adicionar na lista de leitura sim.

    Beijo :*
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia o livro, mas gostei. A história parece ser bem interessante :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  11. O certo nunca é coibir, sempre ensinar. É um tema bem diferente para ser abordado num livro, e diria que eu ficaria roendo as unhas com a leitura... Parece ser um suspense desses que angustia. Principalmente por se tratar de personagens tão novas.
    Adorei a resenha!
    Beijos
    http://www.literature-se.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    O enredo desse livro é parecido com um filme que assisti (não me lembro o nome) e que não chegou a fazer muito sucesso.
    Adorei o filme e acho que adorarei o livro também.
    É um assunto que não deixa de ser atual, e ele ser escrito na forma de diário é bem gostoso de ler.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  13. Nossa!! Não conhecia esse livro!! Adorei a premissa e com certeza vai para a lista de desejados. Adoro livros em diários assim e ainda mais com internet envolvida.
    Adorei a resenha flor.
    Bjokas

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo