04 março 2014

A lenda do lago dourado - Edson Vanzella Pereira

Os Baltimores não poderiam estar mais alegres. Seu filho mais velho David, foi selecionado para participar do Concurso Anual de Superdotados do Governo Federal Americano. David, com apenas 15 anos, pode ser um dos três escolhidos para um programa de formação de novos cientistas, remunerado e com emprego garantido para o resto da vida. Peter, o pai de David, decide dar uma festa para comemorar. É quando o Sr. Jobe, presidente da Moranreal, oferece um emprego a David. Ele oferece o dobro de que David ganharia trabalhando para o governo. David diz que vai pensar.

A Moranreal, é dona do lugar onde fica o Lago Dourado. Reza a lenda que dentro do lago havia uma caverna submersa. Só encontra essa caverna, a pessoa capaz de perceber uma luz dourada, que indica o caminho. Dentro da caverna, encontra-se um cajado brilhante, que quando tocado, passa para a pessoa escolhida, incríveis poderes. Peggy, a caçula da família, fica impressionada com essa história e quer a todo custo conhecer o Lago Dourado e aproveitando que Jobe está adulando eles, Peter consegue uma autorização para entrar no local.

David participa do concurso e não fica entre os 3 melhores, ele é tão inteligente, que eles criam uma categoria acima do primeiro lugar para ele, o "agente zero". E apesar da insistência de Jobe, David aceita a proposta do governo e já parte para sua primeira missão. Uma parte da missão é na China e depois no Brasil. Só que quando está no Rio de janeiro, ele é vitima de uma bala perdida e entra em coma profundo e irreversível. Sua mãe e seus irmãos Peggy e Max, sem saberem disso, visitam o Lago Dourado e quando chegam ao local, Max começa a passar mal e sem que ninguém perceba, ele vê a luz dourada e ela fala com ele. A luz diz a Max, que ele foi escolhido e que volte outro dia, sozinho, ao lago.

Max consegue voltar ao lago, escondido de sua mãe e descobre que a lenda é verdadeira. Ele está sendo convocado pelo Poder da Luz para defender a plenitude da liberdade humana. Ele fica sabendo que nesse mundo, além do Poder da Luz, existe a Fraternidade da Escuridão e ele, assim com seu irmão David, que foi convocado a alguns anos atras, e um tal de John Smith, que ele ainda não conhece, terão que enfrentar o Agente Negro, para equilibrar novamente, o curso normal da humanidade. Max então, começa a se preparar fisicamente e conta com a ajuda de Brenda Marshal, que primeiramente estava assessorando seu irmão, para conseguir desvendar esse mistério.

Num primeiro momento lendo o livro, achei que a história fosse mais infantil, por causa da lenda e da idade dos protagonistas. A história é mais juvenil que adulta, mas isso não me incomodou, mesmo tendo passado dessa idade, hehehehe. Me lembrou muito as aventuras da serie vaga-lume, que eu amava quando era criança. E uma coisa que eu achava ruim, era que as histórias acabavam muito rápido. A lenda do lago dourado ganhou nisso, pois o livro passa das 300 paginas. Comecei a ler e fui devorando essa história de aventura, que a cada pagina ficava melhor. Era uma descoberta atras da outra e as pistas iam levando a uma história de tirar o folego.

Só não considerei o livro ótimo, porque teve duas coisas que não curti. A primeira foi o protagonista Max, ele é um tanto chatinho. Muito certinho demais. Não acredito que existam adolescentes como ele. E em segundo lugar, achei os "vilões" da história bem burrinhos. Até o ultimo momento eles não perceberam o que estava acontecendo, o que não condizia com a enorme corporação que haviam criado no mundo. Mas indico com certeza, tanto para jovens, como para adultos que gostem de uma boa aventura. E mesmo o livro tendo um quê de fantasia, a realidade sobressaiu.
Nota: 



19 comentários:

  1. Ai, eu li esse livro para a Saleta de Leitura
    algum tempo atrás. Sabe que até gostei, também achei que poderia ser infantil. Aliás, acho até que detectei um tom bem moralista no autor defendendo valores familiares e tudo e tal... Mas no frigir dos ovos achei que ele escreveu uma história bem redonda, bem bonitinha até. Bem lembrada a Série Vaga-Lume, realmente pensando bem o livro até caberia nela néh?!? Se houvesse um resgate dessa experiencia com novos autores porque o livro tem disso mesmo, muita ação, várias descobertas... cada capitulo é uma aventura, uma peça do quebra-cabeça.

    Ah, achei bem engraçada suas considerações finais, realmente o Max é bem mauricinho, pentelho... e os vilões bem canastrões.

    Cheros, amei a resenha, Jaci.

    ResponderExcluir
  2. Li este livro no começo do ano e gostei bastante, foi o tipo de leitura que me surpreendeu muito, me prendeu do começo ao fim e que eu vou lembrar com carinho para o resto da vida. Foi um livro que foi me ganhando cada página mais, sem sombras de dúvidas, gostei de seu ponto de vista.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não consegui ler este livro, mas pelas resenhas que eu li ele parece ser muito bom.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee =)
    espero ler esse livro, gostei muito da capa, e da tua opinião, até cheguei a ri aqui com o "burrinho" em relação ao vilão. rs
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Olá Sil!
    Eu já li o livro, ele também não é algo para minha idade, porém, eu gostei muito mesmo não sendo dada a nota ótimo também.
    Achei algumas coisas sem nexos, sem "pontas", lacunas que não foram preenchidas... Também achei burro os malvados kkkk

    ótima resenha, beijos!
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  6. Já li esse livro e não curti.Realmente Max é bem certinho e os diálogos são muito adultos para a idade dos adolescentes do livro. Ah...esse livro também me irritou no começo...lento, massante e chato.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  7. Já li esse livro e não curti ele tanto quanto deveria, o livro tinha tudo para ser ÓTIMO, mas não sei por que não conseguiu me conquistar muito.
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Caramba, gostei demais dessa história. Parece ser ótimo. Começou parecendo uma história série sobre um garoto super dotado querendo um trabalho no governo e depois se acrescenta magia, lendas antigas e tudo o mais que eu acho demais!
    Estou com muita vontade de ler agora. Adicionado no Skoob rsrs

    Um abraço,
    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
  9. Oie Sil =)

    Estou lendo muitas resenhas desse livro ultimamente, mas confesso que ele não me chamou muito a atenção. Acho que ando com dificuldade de ler livros "juvenis" demais rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Já li e resenhei esse livro lá no meu blog, achei os conceitos de valores morais inseridos no livro bem bacana, a linguagem pode até desagradar um pouco por Max se portar de maneira muito certinha e tal, mas a história é muito boa, quem não leu ainda está perdendo!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil.

    Também já li este livro e gostei muito dele, mas os pontos que você indicou realmente ficou a desejar.
    Parabéns pela ótima resenha.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já tinha escutado falar desse livro, pela sua resenha o livro parece ser bom, fiquei curiosa.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Me animei com a resenha... até chegar a parte do protagonista certinho e dos vilões burrinhos.
    Vilões são meus preferidos, burrinhos não dá </3
    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  14. me animei muito! quero ler agora! haha
    beijos, http://ana-dodia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esse livro nunca me chamou atenção, não sei se eu leria.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da resenha. Pelo título e capa, pensei que o livro seria algo totalmente diferente. Sinceramente, não sei se leria. Não me parece um título que me agradaria.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  17. Gosto de livros que envolvem fantasias, acho que ia adorar ler este livro :)

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Sil,

    Não conhecia o livro e nem o autor, achei bem interessante, só não gostei muito da capa....parabéns pela sua resenha....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo