10 maio 2014

Resenha | Névoa - Alice von Amerling

"Num dia como esse, há mais tempo do que tenho coragem de confessar, foi o incio de um fim, ou o fim do incio, pode escolher se isso deixar mais confortável."

Em Névoa conhecemos Anna Christie. Ela nasceu na Inglaterra do século XVIII. Ela é uma vampira de mais de 200 anos, mas sua aparência é de uma jovem de 17. Anna tem aversão a humanos, por isso a muito tempo está vivendo sozinha em uma mansão em Westminster, Londres. Mas seus amigos Dieter e Eve convenceram-na a voltar a estudar. Ela está muito ansiosa, como faz muito tempo que não fica perto de humanos, ela teme atacar alguém. Anna vive de sangue do banco sanguíneo. A tempos ela não mata mais ninguém. Ela já até tentou, mas não há como viver de sangue de animais. Por isso tem que se contentar com o banco de sangue. Não é muito agradável o gosto dele frio, mas depois que estragou seu microondas tentando esquentá-lo, ela bebe assim mesmo.

As aulas são no período noturno, não porque o dia tem a capacidade de matá-la, só se for por um período continuo de seis horas de exposição a luz solar, mas mesmo assim, ela causa estragos. Mesmo não querendo, ela faz algumas amizades, e até um ficante/namorado. Mas Anna sempre fica por fora das conversas, a não ser quando o assunto é filme. Ela não tem o costume de assistir a telejornais e outros programas que passam na televisão, por isso fica difícil acompanhar o que seus amigos estão falando. Nem em um computador ela sabe mexer. Por isso as vezes ela dá alguns foras, mas até agora ela conseguiu contorná-los.

Anna começa até frequentar festas com eles, e num dia após uma dessas festas, ela acorda atrasada para a aula. Enquanto espera a segunda aula começar ela conhece Dean, um aluno novo, e acaba fazendo dupla com ele para um trabalho. Nesse mesmo dia, ela vê Julie, uma de suas amigas, lendo um jornal. Anna nunca lê jornais, mas acaba pegando na mão e por acaso vê uma noticia de corpos sem sangue que estão sendo encontrados. Na hora ela pensa que pode ser um vampiro que está se exibindo e decide que vai investigar o caso. Mas nessa investigação ela vai acabar se envolvendo em uma situação em que sua existência estará em risco.

"Tudo na minha vida aconteceu ao acaso, simplesmente aconteceu, não há como explicar o inexplicável. É antes de tudo uma palavra traicoeira, tão relativa e peculiar quanto as pessoas que as pronunciam."

Como já falei na postagem da parceira, me interessei por Névoa, depois de ler a resenha da Fran Borges do blog Poesia, Prosas e Algo Mais. Pelo o que tinha lido na resenha, achei que ia gostar do livro, por isso entrei em contato com a autora. O livro é uma relíquia e deve ser tratado com tal. Não só os amantes de livros, mas amantes do cinema tem que ler e ter em suas estantes. Quando vou começar uma leitura, gosto de ler as orelhas dos livros e uma frase na descrição da autora me chamou a atenção: "... a arte a inspira a escrever". Durante a leitura podemos comprovar como isso é verdadeiro. Em cada frase escrita pela autora podemos ver seu amor pelo cinema. Os títulos dos capítulos são nomes de filmes e a protagonista Anna é um exemplo quando o assunto é arte.

A cada capitulo lido, eu que não sou uma grande conhecedora do assunto, adquiri conhecimentos que com certeza vou levar comigo. Sem falar na vontade que me deu de assistir os filmes citados no livro. Além da história ser muito boa, o aprendizado é enorme. Você deve estar se perguntando: "mas o livro não era sobre vampiros?". Em NévoaAlice provou que é possível sim, escrever uma boa história de vampiros e ao mesmo tempo nos mostrar as riquezas da sétima arte. E quando digo boa, quero dizer que são vampiros de verdade, aqueles das antigas, não os vampiros conhecidos ultimamente que são mais mocinhos apaixonados do que as verdadeiras criaturas denominadas.

Anna me intrigou durante a leitura. Ela é um personagem que representa bem alguém que vive no conflito interno entre o certo e o errado, mas o que é certo para ela, não é bem o certo para nós humanos. Ela é uma personagem introspectiva e por vezes ela se perde nas conversas para ficar falando consigo mesma. Me identifiquei com ela em relação a defender seus atores e filmes favoritos. tem uma cena em que ela fica magoada por não conhecerem quem ela estava falando. já aconteceu isso comigo só que com livros. Doí saber que alguém que a gente ama tanto não é conhecido e amado por todos. Só tenho duas ressalvas quanto ao livro. Primeiro, achei que a autora soltou bastante spoiler ao falar dos filmes, coisa que para mim não fez diferença, mas sei que muita gente não gosta. E segundo, o ponto positivo do livro é ao mesmo tempo um ponto negativo, pois para quem não tem muito interesse em filmes antigos, a história fica um pouco cansativa. Mas recomendo por todos os motivos que expus acima.
Nota:




18 comentários:

  1. Oi
    Nossa, fiquei mega interessada na leitura, parece ser um livro muito bom mesmo, sua resenha ficou ótima viu ? Adorei

    Comenta lá:
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/05/tag-marcadores-de-livros.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Resenha supimpa, maravilhosa..não tinha visto esse livro ainda, mas acho que o leria mais pra frente.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Já gostei do livro! Parece ser muito bom!
    Muito boa a resenha, e adorei o visual do blog.

    http://blogfolheandomundos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gosto de livros que nos acrescentam conhecimentos... Gostei da dica de leitura ;) Ainda mais por se tratar de uma personagem introspectiva! Só não gosto muito da ideia de ter spoilers hahah

    Abraço,
    http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. oie Sil
    apesar de gostar de cinema e tudo mais, especialmente filmes antigos, não sou uma entusiasta no assunto. E o fato da história dar muito spoilers de filmes me lembrou um pouco o Patch de O lado bom da vida entregando spoiler de vários livros kkkkkkkk
    não sei se pegaria pra ler, mas achei a proposta muito original.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Resenha ótima, não conhecia o livro mas me chamou muita atenção. Que capa linda essa né?
    Fiquei apaixonado por ela hahaha

    bjs
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Uau, voltar a estudar depois de viver tanto tempo sozinha deve ter sido uma experiência e tanto pra Anna.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curiosa com os comentários, porque a partir da sinopse me pareceu uma história meio bobinha de investigação e estou me apaixonando pelo bad boy. Se eu tiver oportunidade lerei considerando a sua resenha.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não me chamou muito atenção a sinopse, mas fiquei um pouco curioso por conta do seu ponto de vista. Leria sim, não por ter ficado com vontade de ler, mas curioso.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro gostoso e divertido! Fiquei curiosa pela leitura ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Achei bem interessante a premissa do livro. Parece ser uma obra diferente e boa.
    Ninguém merece esses novos vampiros purpurinas. Bom saber que ainda existem bons livros de vampiros.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Achei a capa e a diagramação lindas!
    Mas a história em si não me chamou muita atenção de forma geral... Acho que não leria pois não faz meu tipo de livro.
    Beijos,
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Também me interessei por esse livro depois da resenha de Fran. Mas do mesmo jeito que gostei da premissa, corri do tamanho. Ultimamente ando preferindo leituras curtas - precisando acumular resenhas. hehehe
    Esse negócio de sétima arte chamou minha atenção. Sou atriz e escritora, portanto, qualquer coisa ligada a arte me deixa em extase!
    Ai ai...acho que preciso parar de ler resenhas desse livro. ahauhauha

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um bom livro,
    apesar de andar um pouco saturada de vampiros, os pontos abordados na sua resenha em favor do livro me deixaram intrigada.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro e pela sua resenha me pareceu super interessante.

    Sorteio do livro "A linguagem das flores" no blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Não conhecia o livro, mas a sinopse não me deixou muito interessada na história.Adoro quando um livro cita filmes ou outros livros, sempre acabo lendo ou vendo todos...rsrs'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, mais gostei da resenha
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Confesso que essa capa chamou minha atenção e sua resenha está demais!
    Um beijo
    ilov3books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo